RE: Arquivo Dist. do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo Dist. do Porto

#100920 | R.Miguel Nunes | 20 set 2005 11:59

Caros Confrades,

Estu disposto a auxiliar, dentro das minhas limitações de tempo, embora com todo o gosto, V. Ex. em pequenas pesquisas no Arquivo Dist. do Porto.

Disponham,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#100934 | tfp | 20 set 2005 15:14 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Agradecendo a sua oferta pedia-lhe, se não fôr abuso, que me informasse sempre que durante as suas pesquisas encontrar referências a "Sousa Pimentel".

Estou a estudar esta familia, que vive desde pelo menos 1700 no Porto, nas seguintes freguesias: Vitória, Santo Ildefonso, Cedofeita, S. Mamede Infesta, Barca (Maia), Marecos (Penafiel).

Agradeço mais uma vez

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#100935 | R.Miguel Nunes | 20 set 2005 15:27 | Em resposta a: #100934

Caro Tiago Pedroso,

Estarei atento e esses sobrenomes, apesar das minhas pesquisas não estarem de momento direccionadas para tais freguesias, de qualquer forma se tiver novidades n deixarei de lhe comunicar.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#100938 | ANABESS | 20 set 2005 16:46 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes

Agradeço a sua amabilidade em ajudar e sem querer abusar, se nas suas pesquisas encontrar:
- Aloísio Augusto de Seabra n.Cedofeita 1865(?), filho de Alfredo Balduíno de Seabra e de D. Júlia Carlota dos Santos Samora.
- Almira Silva de Seabra n.Miragaia 1848(?), filha de José António da Silva e de Maria Henriqueta de (Seabra).
- Almira Alísia de Seabra n.Cedofeita 1878(?)1885(?), filha de Alfredo Balduíno de Seabra e de D.Júlia Carlota Samora

Obrigado
Melhores cumprimentos
Pedro MB

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#100939 | ANABESS | 20 set 2005 16:49 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes

Uma correcção na ´2ª Almira:
- Almira Aloísia de Seabra

Obrigado
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#100951 | Matilde Souto Pires | 20 set 2005 17:57 | Em resposta a: #100920

Senhor R. Miguel Nunes
Agradeço a sua disponibilidade, não querendo no entanto abusar ,peço-lhe se um dia me pode procurar algo sobre:
Francisco Xavier de Araújo , talvez filho de João de Araújo(Leão?)e Mariana Dias,que casaram em1735, no Porto.Este casal morava perto das Aldas? e ele era mercador .O filho aparece-me em documentos morando na rua das Flores em casa com Oratório e já doutor em 1755 oque me faz duvidar que seja o mesmo individuo cujos pais casaram em 1735
Opai era natural de S. Silvestre de Requião.
Não se preocupe se não conseguir aceder ao meu pedido, está bem?

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#100952 | R.Miguel Nunes | 20 set 2005 18:32 | Em resposta a: #100938

Caro Pedro,

Estarei atento.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#100953 | R.Miguel Nunes | 20 set 2005 18:35 | Em resposta a: #100951

Cara Matilde,

Farei o que estiver ao meu alcance, e tendo novidades publica-las-ei neste fórum.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101008 | mm81 | 21 set 2005 02:09 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Não querendo também abusar, gostaria de encontrar referências e ascendentes de: Filipe José Bandeira nascido a 13/04/1895 no Bonfim, industrial de ourivesaria e de sua mulher Corina de Oliveira.

Muito Obrigado pela sua disponibilidade.
Melhores Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101010 | LProjecto | 21 set 2005 08:31 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Sem querer abusar da sua boa vontade, solicito-lhe que verifique (quando puder) um casamento entre Manuel Gonçalves e Marianna Francisca, que ocorreu na freguesia de Guidões - Trofa, por volta de 1705 ou anterior. Este casal teve um filho também chamado de Manuel Gonçalves, que terá nascido, também na freguesia de Guidões, por volta da mesma data e que casou em Redondo (1725). O meu interesse era encontrar os respectivos ascendentes.

Fico-lhe bastante agradecido.

Os melhores cumprimentos.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101018 | jliberato | 21 set 2005 10:09 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,
Na medida das suas possibilidades, pedia-lhe a seguinte informação:
Procuro Bento da Costa, nascido em São Romão do Coronado, hoje concelho da Trofa, filho de Adriano João e Maria Antónia. Esta pessoa foi casar ao Fundão em 1683, pelo que terá nascido antes de 1665 e é ascendente de minha mulher.
Fico-lhe muito grato por qualquer informação.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Filipe José Bandeira.

#101581 | R.Miguel Nunes | 27 set 2005 19:55 | Em resposta a: #101008

Caro Manuel Marques,

Sob o assento N.º 370/1895 (da Igreja Paroquial de Senhor do Bonfim - Porto) consta o registo de um Filippe, nasc. a 13 de Abril de 1895 e bapt. a 29 de Abril de 1895. Filho legitimo primeiro de António Maria Bandeira (carpinteiro, nat. de Beduido, concelho de Estarreja, diocese do Porto) e de Maria Julia Baptista (costureira, nat. de Santa Maria dos Anjos de Esposende, diocese de Braga), recebidos em Santa Maria dos Anjos de Esposende, diocese de Braga. Paroquianos da Igreja do Senhor do bonfim - Porto; moradores na Rua de S. Victor.
Neto paterno de Filippe José Bandeira e de Maria de Jesus; neto materno de Joaquim Baptista da Silva e de Maria do Rosário.
Foram padrinhos, o avô paterno (empregado, morador na vila de Estarreja e que assinou) e Maria Julia da Conceição (casada, moradora na dita freguesia de Esposende), baptizou o Coadjutor Joaquim Monteiro.
Averbamentos:
1. Noivo de corina de Oliveira falecida em 1951 ( N.º 133/1951, Porto (julgo que Bonfim));
2. Casou com Maria Candida Alves da Silva (nat. de Lordelo do Ouro), a 13 de Abril de 1953 em Lordelo do Ouro (N.º 213/1953 Porto - Lordelo do Ouro);
3. Sentença de 7 de Março de 1959, da 2.ª Vara Civil do Porto, que decreta a separação de pessoa e bens (Doc. 12, maço 5 em 4 de Abril de 1959);
4. Faleceu em Santa Marinha, Gaia, a 6 de Julho de 1970 (reg. de 28 de Julho de 1970).

Estas forão todas as informações que colhi do livro de baptismos do ano de 1895 da paróquia do Bonfim, espero vivamente que lhe sejam úteis.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101587 | ramos | 27 set 2005 22:09 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes
Perante a sua disponibilidade atrevo-me a solicitar quando puder verificar na Freguesia de Sto. Ildefonso, o registo de nascimento de Filomena Julia Marques, filha de Bernardo Julio Lopes e de Perpetua do Socorro Marques, que terá nascido entre 1865 e 1870.
Desde já muito grata
Céu

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101598 | miguellabrego | 28 set 2005 00:54 | Em resposta a: #100920

Meu antepassado, Joao Rodrigues da Cunha Martins nasceu em 1774/1775 no Canelas, Sebolido, Penafiel, Porto, Portugal. Os pais dele eram Manuel Martins e Ana Rodrigues da Cunha, tambem natural de Canelas. Eu penso que Joaquim da Cunha e Perpetua Rodrigues, naturais de Sao Mamede de Ferreira, Valenca, Braga podem ser os pais de Ana..mas nao se. É possível você poderia procurar registro baptismal do Joao no arquivo dist. do Porto?

Eu agradeço-o adiantado e espero-o ouvir-se de você!

Meus melhores cumprimentos de um Miguel a outro... ;-)

Miguel da Rocha Labrego
MiguelL@admissions.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Filipe José Bandeira.

#101602 | mm81 | 28 set 2005 02:48 | Em resposta a: #101581

Caro R. Miguel Nunes

Muito obrigado era isto mesmo que procurava.
Se alguma vez lhe puder retribuir o favor...

Melhores Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101605 | luis262 | 28 set 2005 06:34 | Em resposta a: #100951

Caro R.Miguel Nunes:

Não querendo de forma alguma abusar da sua amável disponibilidade, ficava-lhe agradecido se, acaso pudesse, me procurasse o assento de nascimento de Maria da Conceição Macambira, nascida na freguesia de São Mamede de Infesta, no antigo concelho de Bouças, hoje de Matosinhos, entre 1870 e 1885, filha de Prudêncio Olimpio Pereira Macambira e de Maria Torquata Megre.
Desculpe estar a maçá-lo, mas vivendo actualmente, em Carcavelos,Cascais, tenho alguma dificuldade em deslocar-me ao Porto.

Com os meus cumprimentos

Luís M.F.C.Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Filipe José Bandeira.

#101652 | R.Miguel Nunes | 28 set 2005 19:20 | Em resposta a: #101602

Caro Manuel,

Sempre que esteja ao meu alcance a palavra "interajuda" é "rainha" no meu vocabulário...
Se não for indescrição de que zona do país é V. Ex.? E qual o arquivo distrital que lhe fica mais próximo.. caso em algum momento venha a necessitar do auxilio de V. Ex..

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101696 | daf64 | 29 set 2005 11:02 | Em resposta a: #100934

Caro R. Miguel Nunes,

Agradecendo a sua oferta pedia-lhe, se não fôr abuso,numa certidão de nascimento de um dos meus ascendentes, reparei que um meu Trisavô, em vez de ter o local de nascimento, constava epenas - "Exposto da roda do Porto". Onde tenho que pesquisar?
sou francês e não falo bem portugues.
Agradeço mais uma vez

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101697 | daf64 | 29 set 2005 11:12 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Agradecendo a sua oferta pedia-lhe, se não fôr abuso,numa certidão de nascimento de um dos meus ascendentes, reparei que um meu Trisavô, em vez de ter o local de nascimento, constava epenas - "Exposto da roda do Porto". Onde tenho que pesquisar?
sou francês e não falo bem portugues.
Agradeço mais uma vez

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101753 | R.Miguel Nunes | 29 set 2005 21:03 | Em resposta a: #101697

Caro,

Exposto na "roda do Porto" significa que foi abandonado numa instituição do Porto, provávelmente a Santa Casa da Misericórdia, usando um sistema "a roda" que permitia deixar as crianças enjeitadas sem que se soubesse quem as deixava, e tocando uma sineta quem estivesse de guarda na instituição iria recolher a criança do outro lado da roda, dentro do edificio (mas se pesquisar poderá obter mais informações a este respeito), uma pesquisa nessas circunstâncias é muito complicada e morosa, não podendo por tal fazê-la gratuitamente, não podendo sequer mesmo garantir que conseguissemos encontrar o registo desse seu trisavô, mas é possivel, e seria pelo menos necessário bastantes mais dados acerca desse seu trisavô, datas de nascimento, casamento e morte, e respectivos lugares (freguesias, paróquias...), etc., e talvez com esses dados se pudesse vislumbrar a possibilidade de satisfazer o seu pedido.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101788 | daf64 | 30 set 2005 11:26 | Em resposta a: #101753

CARO RUI MIGUEL,
obrigado pela sua resposta.Cuanto pode custar essas pesquisas?
eu nao tenho mas que o casamento,31 marzo de 1834 freguesia de san martinho do campo,nao sei da sua idade e nao tenho assento de obito.Tenho certidao de nascimento da sua filha.
Pozo mandar le o certidao de casamento por e mail?
Cordialmente françois de abreu(FRANCE)

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101855 | R.Miguel Nunes | 30 set 2005 21:11 | Em resposta a: #101605

Caro Luis Piçarra,

Lamento informa-lo, mas no periodo 1870-1885, nos livros de assento de baptismo de São Mamede de Infesta, não conta nenhuma "Maria" ou "Maria da Conceiçaõ", filha de Prudêncio Olimpio Pereira Macambira e de Maria Torquata Megre.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101858 | R.Miguel Nunes | 30 set 2005 22:03 | Em resposta a: #101788

Caro François de Abreu,

Enviei um e-mail para o endereço que me indicou. Aguardo a sua resposta.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101867 | luis262 | 30 set 2005 23:08 | Em resposta a: #101855

Caro Miguel Nunes,

Obrigado pela sua informação e pelo trabalho que teve.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101871 | R.Miguel Nunes | 01 out 2005 01:31 | Em resposta a: #101867

Caro Luis Piçarra,

Ora essa, a interajuda é algo que eu valorizo muito... se repensando sobre a dita senhora lhe surja outra hipótese que careça de verificação, e desde que esteja ao meu alcance, não exite em pedir...

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101884 | luis262 | 01 out 2005 10:56 | Em resposta a: #101871

Caro Miguel Nunes:

Sem querer abusar, penso existir uma outra possibilidade.
Tenho uma cópia do assento de batismo de Francisco Alves Carneiro, que nasceu na freguesia de Paranhos, Porto a 22.11.1906 , filho legítimo de António Alves Carneiro, proprietário, natural da Freguesia de Serôa, concelho de Paços de Ferreira, e de Maria da Conceição Macambira Alves Carneiro, natural da freguesia de São Mamede de Infesta, concelho de Bouças, ambos da diocese do Porto, recebidos, paroquianos e moradores na rua de Costa Cabral; neto paterno de Francisco d`Assis Carneiro e de Rita Barbosa e materno de Prudêncio Pereira Macambira e de Maria Torquata Megre Pereira Macambira(...)

Ora Francisco A.C. , já falecido, foi o pai de minha mulher, Maria Teresa Couto Carneiro, tambem natural Porto, Paranhos onde nasceu a 25.9.1946.
Tinha um irmão mais velho três ou quatro anos, António Alves Carneiro, como seu pai, que terá pois nascido cerca de 1902 ou 1903. Foi base nisso que calculei eventual data de nascimento , da mãe de amboc, Maria da Conceição Macambira.
Na verdade pode ter nascido alguns anos mais tarde e ter o primeiro filho com cerca de 20 anos... ou então com mais idade que é habitual !
Outra hipótese seria procurar o assento d seu casamento com António Alves Carneiro, por volta de 1900... mas como disse custa-me abusar da sua disponibilidade apesar das suas amicais palavras.
Com os meus cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101891 | cp | 01 out 2005 13:07 | Em resposta a: #100920

Caro Rui Miguel

Permita-me que aproveite a sua generosa oferta para lhe pedir ajuda na busca de meus antepassados, Manuel do Couto de Azevedo e seu pai Domingos do Couto que terão nascido no Porto (desconheço a freguesia) na 1ª metade do sec.XVII.

Antecipadamente grato
Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101893 | R.Miguel Nunes | 01 out 2005 13:55 | Em resposta a: #101891

Caro Manoel,

Desconhecendo a freguesia e num espaço temporal tão vasto a sua tarefa parece-me longa e "penosa"... logo a única coisa que poderei fazer é estar atento a esses sobrenomes, pois como deve compreender uma pesquisa sistemática implicaria determinados custos, decorrentes do tempo e trabalho "gastos" nessa mesma pesquisa de triagem a esses 50 anos em que incide o seu pedido.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101956 | luis262 | 02 out 2005 11:30 | Em resposta a: #101884

Caro Miguel Nunes:

Apenas mais alguns dados, que ontem não referi :

Maria da Conceição Macambira, mãe do meu sogro e, portanto, avó paterna de minha mulher, faleceu quando quando ele tinha cinco anos, isto é depois de 22.11.1911 ou em 1912.
O avô de minha mulher tornou a casar, cerca de um ou dois anos depois, com Isabel Megre, muito provavelmente familiar da sua primeira mulher.
Infelizmente o meus sogro e o irmão já faleceram e não disponho de outros elementos , para além de fotografias antigas.

Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101963 | R.Miguel Nunes | 02 out 2005 13:16 | Em resposta a: #101956

Caro Luis Piçarra,

Verei, mediante os dados que me facultou, o que poderei fazer por si... Agoro irá perdoar-me uma pergunta mais pessoal, mas por mero acaso o Sr. não é professor na faculdade de ciência do Porto?

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101969 | Marco | 02 out 2005 14:23 | Em resposta a: #101956

Caro Luís Piçarra,

Pode ser útil:

Maria Alves, nascida em 17.7.1778 em Frazão, Paços de Ferreira e filha de António Alves Salgado casado a 4.11.1770 em Seroa, Paços de Ferreira, com Mariana Carneiro, casou em Seroa a 4.8.1809 com Joaquim Carneiro, filho de José Carneiro e Custódia da Costa
Com geração em Frazão.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101971 | luis262 | 02 out 2005 14:48 | Em resposta a: #101963

Caro Miguel Nunes:

Obrigado pela sua disponibilidade.

Respondendo à sua pergunta, deve tratar-se de alguém com um nome parecido com o meu, mas que desconheço.
Eu fiz, a partir do segundo ano ( na altura eram 6 anos) o curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, que terminei no ano lectivo de 1974/75, quando o Director era, o recentemente falecido, Arquitecto Fernando Távora.

Fui profesor no Porto durante um ano lactivo, na antiga Escola do Magistério Primário, hoje substituída pela Escola Superior de Educação.
Desde o verão de 1977, que resido em Carcavelos, Cascais, com um intervalo em que morei no contíguo conselho de Oeiras.

Daí a minha dificuldade em explorar os Arquivos no Porto , onde só de tempos a tempos me desloco, sobretudo para poder ester com familiares e amigos, nunca me sobrando tempo suficiente para outras coisa, o que aliás é sinal que os amigos são muitos e bons!

Por isso lhe venho tirar tempo com estas minhas solicitações...

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#101973 | luis262 | 02 out 2005 15:03 | Em resposta a: #101969

Caro Marco:

Agradeço a sua intervenção, que pode efectivamente ajudar.
Vou tentar saber mais alguma coisa.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102136 | rijo | 03 out 2005 23:49 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Não querendo abusar da sua amabilidade, e caso tenha disponibilidade, peço-lhe o favor de verificar se existe na freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto o assento de nascimento de Romeu Osório Alves, nascido em 1887. Vem averbado o assento de nascimento, no Registo de Óbito, em Antas – Famalicão em 1889. Como o referido não aparece em Famalicão talvez esteja nesse intrevalo (1887/1889) em Santo Ildefonso.
São seus pais João Osório (Alves) e Josefa Rosa naturais de Requião em Vila Nova de Famalicão.

Grato pela atenção dispensada, com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102254 | luis262 | 05 out 2005 10:03 | Em resposta a: #101971

Caro Miguel Nunes:

Desculpe , mas na altura não pude rever o texto e a minha última mensagem tinha uma série de "gralhas".
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102260 | R.Miguel Nunes | 05 out 2005 11:12 | Em resposta a: #102254

Caro Luis Piçarra,

Mais uma vez, lamentavelmente, o insucesso bafejou-me nas mnhas buscas pela sua "Maria da Conceição", mas ainda há luz ao fundo do tunél... Ontem mesmo vi os livros e baptismo dos anos [1865-1869] e [1886-1889], prefazendo um periodo já pesquisado de [1865-1889] faltando-me ainda pesquisar o periodo [1863-1868], perioso onde recaem todas as minhas esperanças de localicar a sua "Maria da Conceição".

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102296 | holstein | 05 out 2005 19:53 | Em resposta a: #101696

A pesquisa terá de ser feita na Assembleia Distrital do Porto.

Álvaro de Sousa Holstein

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102376 | R.Miguel Nunes | 06 out 2005 19:31 | Em resposta a: #102136

Caro Luis Alves,

Para o periodo indicado por V. Ex. (1887/1889), não nasceu nenhum Romeu em Sto. Ildefonso... Se me adiantar outro periodo provável, assim que puder poderei conferir.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102377 | R.Miguel Nunes | 06 out 2005 19:43 | Em resposta a: #101587

Cara Céu,

O que eu consegui mais aproximado ás informações que me facultou foi, no registo de baptismo da Paróquia de Sto. Ildefonso, N.º 280/1868, de uma FILOMENA, baptizada no dia 30-Julho-1868 pelo presbitero Jose Corrêa Maia (Coadjutor); nasceu pelas 7h do dia 15-Julho-1868, filha legitima primeira de Bernardo Julio cc Perpétua Marques, ele natural de Espanha e ela do Porto, recebidos na freg. da Sé (Porto), paroquianos de Sto. Ildefonso, moradores na rua de Sto Ildefonso; neta paterna de Pedro Julio cc Cepryana Lopes; neta materna de João Antonio Marques Junior cc Maria do Socorro; foram padrinhos o avô materno (João Antonio Marques Junior ), casado e morador na Rua de Cedofeita e Filomena Amalia da Nobrega e Marques, casada e moradora na Rua de Cedofeita, ambos assinaram o assento.
Estas informações foi tudo quanto consegui colher do assento de baptismo, espero que lhe possam ser uteis.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102380 | rijo | 06 out 2005 20:50 | Em resposta a: #102376

Caro R. Miguel Nunes,

Muito obrigado pela disponibilidade e amabilidade com que respondeu ao meu pedido. Da inexistência de Romeu em Santo Ildefonso concluo que o seu registo deve estar perdido numa das freguesias de Famalicão.
Mais uma vez agradeço, com os melhores cumprimentos.
Luís Alves

Resposta

Link directo:

Arquivo Dist. do Porto

#102409 | luizsillos | 07 out 2005 04:41 | Em resposta a: #102377

Exmo Sr. Miguel Nunes,

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpa por incomodá-lo. Meu nome é Luiz Gustavo de Sillos, e lendo as mensagens postadas neste Fórum, notei que o senhor tem auxiliado alguns confrades junto ao Arquivo Distrital do Porto. Seria possível o senhor ajudar-me junto a um antepassado? Seu nome é Alexandre (ele é por duas linhas distintas meu 6.º avô), nasceu na freguesia de São Veríssimo Lagares, Concelho de Felgueiras, Distrito do Porto, Portugal, no dia 17 de julho de 1760, filho de António Luís de Melo e de sua mulher Liberata Maria. Gostaria muito de saber os nomes dos avós dele, dos padrinhos e o local onde seus pais foram moradores.

Independente de sua possibilidade, ou não, já fico imensamente grato.

Cordialmente,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

Apelido Milheiro

#102411 | Txispa | 07 out 2005 05:43 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Levo muito tempo recolhendo informações de pessoas com o apelido MILHEIRO em Portugal. Se alguma vez encontra dados de gente com este apelido agradecería o dado.

Fico muito agradecido. Um abraço desde Pontevedra (Galiza)

Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102419 | R.Miguel Nunes | 07 out 2005 09:00 | Em resposta a: #102409

Caro Luiz Gustavo,

Farei o que estiver ao meu alcance para o ajudar, embora dentro das minhas limitações de tempo.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#102420 | R.Miguel Nunes | 07 out 2005 09:06 | Em resposta a: #102411

Caro Celso Milleiro,

Estarei concerteza atento.
Já que me fala desde a Galiza o nome de Familia TABORDA é-lhe familiar, e o nome de familia TABOADA?
E ainda embora noutro contexto e o nome de familia PRIEGUE?

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#102440 | Txispa | 07 out 2005 13:42 | Em resposta a: #102420

Caro Miguel Nunes,

O meu e-mai é cxmilleiro@hispavista.com

Espero a sua mensagem

Cumprimentos

Celso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102464 | luizsillos | 07 out 2005 17:47 | Em resposta a: #102419

Caro Sr. Miguel Nunes,

Mais uma vez, agradeço imensamente!

Cordialmente,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102476 | R.Miguel Nunes | 07 out 2005 21:33 | Em resposta a: #102254

Caro Luis Piçarra,

Apesar de n saber se a Maria que encontrei será a "sua" Maria (dodo que o Sr. teve 5 filhas chamadas Maria, embora anteriores a esta), mas adiante...
No registo N.º72/1864 da Paróquia de São Mamede de Infesta, foi baptizada uma menina de nome MARIA, no dia 3-Dez-1864, e que havia nascido pelas 10h da manhã do dia 26-Nov-1864, filha legitima e quinta deste nome de Prudêncio Olympio Pereira Macambira, Médico Cirurgião, natural da Provincia do Pará - Império do Brasil, e de Maria Torquata Megre Pereira Macambira, natural da Rua do Gramalde - freguesia de Cedofeita/Porto. Recebidos e paroquianos em Cedofeita, moradores na Rua da Estrada Nova - Cedofeita.
Neta paterna de Francisco José Pereira cc D. Maria Margarida Pereira; e materna de Thomáz Megre Restier cc D. Anna Gonçalves de Jesus Megre.
Foram padrinhos, o tio materno, Thomáz Megre Restier Junior, Estudante, solteiro, morador na Rua de Gramalde - Cedofeita, e D. Maria Torquata Pereira Macambira, irmão da baptizada, solteira, moradora com seus pais; apenas assinou o padrinho dado a madrinha n saber.
O referi registo n possui qualquer averbamento.

Espero que estas informações lhe sejam uteis...

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102477 | R.Miguel Nunes | 07 out 2005 21:41 | Em resposta a: #102254

Caro Luis Piçarra,

Veja ainda: http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_names.php?id=18606

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102478 | R.Miguel Nunes | 07 out 2005 21:49 | Em resposta a: #102254

Caro,

ainda segundo: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=93711#lista

Thomaz Megre Restier foi Tabelião/Notário no Porto/Portugal em 1832

Na GELB,Vol 25,pág.330:

"Restier,Luis Megre.Professor e editor francês,que viveu em Lisboa no séc.XVIII.Em 1796,tinha em Lisboa um colégio de educação e editou várias obras literárias,entre elas um Dicionário de Língua Portuguesa,em que também colaborou.Parece ter passado depois à Covilhã onde perdurou a família destes apelidos,durante muito tempo"

a familia parece ter passado novamente ao Brasil...

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102485 | luis262 | 07 out 2005 23:37 | Em resposta a: #102478

Caro Miguel Mendes:

Quero agradecer as informações que me enviou e que são de grande importância para poder avançar relativamente a este ramo familiar da minha mulher.

Ao seu dispôr .
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102491 | graciete | 08 out 2005 02:28 | Em resposta a: #100920

joaquim valente de queiros monteiro e vasconcelos o que há pra trás? é meu trisavô de familia de baião.no arquivo encontrei-o no sec.XIX a testemunhar um baptizado oficiado pelo filho meu bisavô em santa maria de gove moro em lisboa raramente vou ao porto.em que posso ser util? grata graciete

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102505 | R.Miguel Nunes | 08 out 2005 10:51 | Em resposta a: #102491

Cara Graciete,

Não se importa de esclarecer o seu pedido.. é que não consegui compreender o que é que a senhora pretende.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102508 | RCR | 08 out 2005 11:32 | Em resposta a: #101891

Manuel

Existem duas leituras de bacharéis na TT para Manuel do Couto de Azevedo:

1. Manuel do Couto de Azevedo
Núcleo: Leitura de Bachareis
Data: 1722
Maço: 21
Número: 9

2. Manuel do Couto Azevedo e Magalhães
Núcleo: Leitura de Bachareis
Data: 1740
Maço: 30
Número: 12

Se tiveres dificuldade em consultá-las avisa, que eu tento ver-te isto (sem compromissos de datas).
Bjs
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102518 | luis262 | 08 out 2005 14:11 | Em resposta a: #102485

Caro Miguel Nunes:

Na verdade é muito provável que seja esta a minha " Maria", ou seja a Maria da Conceição e não qualquer uma das quatro "Marias" suas imãs mais velhas, (como é o caso da Maria Torquata, que foi madrinha de batismo referida neste assento) , dado que a mais nova já tinha 41 anos, quando nasceu o seu 2º filho, meu sogro, nasceu...

O mais importante quanto a mim, é que se passou a conhecer os nomes dos trisavós da minha mulher, visto que, como é habitual, não constavam da certidão de nascimento do seu pai.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102530 | ramos | 08 out 2005 17:03 | Em resposta a: #102377

Caro Miguel
Muito útil para mim esta informação. Trata-se da minha bisavó materna. Agora irei continuar. Meus sinceros agradecimentos, ao seu dispor
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102540 | cp | 08 out 2005 19:23 | Em resposta a: #102508

Querida Rita

Que grata surpresa, não fazia ideia que também navegavas por estas bandas.
Apenas sei que o Manuel do Couto de Azevedo que procuro formou-se na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra em 30.06.1645 e era filho de Domingos do Couto.
Se tiveres possibilidade de ver se os nomes que referes têm alguma relação com estes fico-te muito grato.
Bjs
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102543 | RCR | 08 out 2005 20:25 | Em resposta a: #102540

Manel
Vou tentar ter notícias para ti ainda esta semana. Hoje estive a organizar uns registos e tenho alguns processos para consultar na TT.
Depois contacto.
Bjs
Rita

Resposta

Link directo:

Torre do Tombo.

#102548 | R.Miguel Nunes | 08 out 2005 21:32 | Em resposta a: #102543

Cara Rita,

Poderme-ia ajudar numa questão relacionada com as Armas atribuidas aos TABORDA, após a tomada de Ceuta (1415), julgo que por D. JoãoI, na pessoa (ao que julgo saber) de João Rodrigues Taborda (cc Teresa de Ayala), cavaleiro da casa de D.Afonso 1.º Duque de Bragança.
Qualquer informação será bemvinda.

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102579 | cp | 09 out 2005 01:07 | Em resposta a: #102543

Rita
Obrigado
Bjs
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102589 | RCR | 09 out 2005 12:15 | Em resposta a: #102548

Caro Miguel

Terei todo o gosto em tentar ajudá-lo, dada a sua simpática disponibilidade, mas facilitaria muito dar-me algumas pistas que informações precisa e as onde procurar (núcleos, obras).
É conveniente saber que sou completamente autodidacta nestas andanças da genealogia e que não tenho qualquer formação estruturada em história.
De qualquer forma, para aferir se sei do que está a falar fiz algum “trabalho de casa”.
Na História de Portugal e História da Expansão Portuguesa (ed. Círculo de Leitores), coord. pelo Professor Matoso, não encontrei qualquer referência a João Rodrigues Taborda (apenas ao conde de Andeiro).
Do que consultei na GEPB, parece existir alguma confusão entre João Rodrigues Taborda e seu pai, Garcia Rodriguez Taborda. Não sei se tem acesso a esta obra, por isso aqui vai.
Relativamente às armas desta família, na mesma obra, vol.30, pp. 490: “Provém esta família do lugar de S. Miguel de Taborda, próximo da cidade de Tui, na Galiza, e dela passou a Portugal Garcia Rodriguez de Taborda, primo do conde de Ourém, D. João Fernandez Andeiro.
D. Fernando I (*1345 +1383) lhe fez mercê da vila do Porto de Mós e de outras terras, de juro e herdade, e o fez alcaide de Leiria e seu meirinho-mor.
Veio na mesma ocasião seu parente Gonçalo Vasques Taborda. Deste ramo de Tabordas procedem os que há em Portugal. Trazem por armas: De vermelho, cinco cadernas de crescentes de ouro. Timbre: asa de águia de vermelho, carregada com uma das cadernas do escudo.”
Para João Rodrigues/Rodriguez Taborda tem depois duas entradas. Uma que penso enganada e que se referirá ao seu pai, relatando a ambiguidade das suas relações com Portugal e Castela e o episódio da sua morte em Aljubarrota, ao serviço de Castela. Outra que o refere como um dos capitães portugueses presentes na conquista de Ceuta, em 1415. Penso que é deste último que pretende informações.
Até breve
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102596 | R.Miguel Nunes | 09 out 2005 14:37 | Em resposta a: #102589

Cara Rita,

Se em relação à pesquisa em registos paroquiais já possuo alguma experiência (resultante de mtas horas de intensa pesquisa), em relação a fontes mais antigas, e que estejam ligados a fidalgia e mercês régias, confesso-me, um completo leigo, logo não sei como fazer para ser mais preciso nas minhas indicações.. o meu interesse nesse João Rodrigues Taborda cc Teresa de Ayala (filha de Pedro Lopez de Ayala, 11.º Senhor de Ayala cc D. Leonor de Gusmão), prende-se no facto de serem meus antepassados, que pouco que julgo saber, e que mto se deve ao Sr. António Pereira (aqui do Genea), tiveram uma vida bastante conturbada e malograda, mas que me parecem estar presentes em pontos cruciais da nossa história, factos que me aguçam a curiosidade e conhecer o melhor possivel este ramo ancestral da minha familia.
Se mais não me puder fazer, por favor consulte-me tb estes livros, pois infelizmente não sei onde os possa encontrar:

"Titulo de Tabordas", de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, que se encontra na Torre do Tombo/Lisboa;

Metelo,Manuel Arnao - Gente d'Algo-Súmulas das cartas de brasão existentes na Torre de Tombo coligidas por sanches de baena no Archivo Heraldico-genealogico,Lisboa 2002;

e sei que existe ainda (embora n faça a ideia onde) um documento genealógico da família Taborda "Discurso preliminar ou Aparato ao título de Tabordas para melhor inteligência do mesmo", da autoria de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, Julho de 1791...

Caso descubra mais alguma referência, entrarei em contacto... aguardo noticias...

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102597 | R.Miguel Nunes | 09 out 2005 14:41 | Em resposta a: #102589

e ainda:

ALBERGARIA, António Soares de (1581- depois de 1639)

- Triunfos de la nobleza lusitana y origen de sus blazones / por António Soares de Albergaria. -, 1631. - [VII], 194 f., enc.; 43 cm. Oito desenhos aguarelados de santos, com brasões de armas relacionados com Portugal, e dois contendo plantas da disposição da sala aquando dos juramentos reais e das cortes (numerados de I a X e intercalados nos primeiros 14 f.). - Meia enc. em pele. Lombada com filetes dourados e rótulo em pele preta com tít. também em dourado. - Bibliogr. António Soares de Albergaria, heraldista do século XVII / António Machado de Faria. - Lisboa [s.n.], 1928. - Contém Apontamentos com assentos de baptismo, datados do séc. XVIII e assin. por M. Cristóvão Correia, Jerónimo António de Castilho, M. José António de Castilho Furtado de Mendonça e Francisco de Andrade Sousa e Brito (f. não numerado antes da f. de rosto).

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102598 | R.Miguel Nunes | 09 out 2005 15:01 | Em resposta a: #102596

Cara Rita,
Igonore, a referência : e sei que existe ainda (embora n faça a ideia onde) um documento genealógico da família Taborda "Discurso preliminar ou Aparato ao título de Tabordas para melhor inteligência do mesmo", da autoria de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, Julho de 1791..., pois diz respeito ao primeiro livro que referi, "Titulo de Tabordas", de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, que se encontra na Torre do Tombo/Lisboa, esse sim consulte por favor, e questione se é possivel obter uma cópia do mesmo.

P.S.: Peço desculpa pela minha inadvertida incorrecção.

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102602 | beetty | 09 out 2005 15:18 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes

Nao querendo abusar da sua disponibilidade e boa vontade,agradecia que me tentasse localizar Americo Pereira de Castro,filho de Manuel Pereira de Castro e de Rosa Ferreira Viana,nascido a 19/11/1920,natural de Valbom - Gondomar.
Obrigada.
Beatriz

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102608 | RCR | 09 out 2005 16:42 | Em resposta a: #102598

Caro Miguel

Temos então um know how semelhante em termos de genealogia. As minhas linhas mais recuadas chegam apenas ao sec. XIX e, para além dos paroquiais, apenas me sei "mexer" entre habilitações, inquirições e outros processos semelhantes.

Tentarei consultar as três obras que referiu e pedir apoio a algum dos funcionários da TT que, por experiência própria, sei serem muito solicitos.

Darei notícias.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102609 | RCR | 09 out 2005 16:43 | Em resposta a: #102598

errata: séc. XVI

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102612 | R.Miguel Nunes | 09 out 2005 17:16 | Em resposta a: #102602

Cara Beatriz,

Esse registo ainda se encontra na respectiva conservatória,

Cartório Notarial de Gondomar
Rua Nossa Senhora de Fátima, 26 - 1º
4420-214 Gondomar

tel: 224830054 fax: 224641127

Envie-lhes os dados que indicou, pedindo uma fotocópia não certificada (este dado é importante referir) e cole com fita cola 50 centimos (o valor do emulmento), e eles enviar-lhe-ão o cópia do respectivo registo.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102613 | R.Miguel Nunes | 09 out 2005 17:18 | Em resposta a: #102608

Cara Rita,

Estou-lhe muito grato pela sua disponibilidade em me ajudar.

Ao seu dispôr,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Filipe José Bandeira.

#102651 | mm81 | 10 out 2005 02:48 | Em resposta a: #101652

Caro R. Miguel Nunes,

Mais uma vez lhe agradeço.
Quanto à minha residência é neste momento fora de Portugal, na Aústria até ao fim do próximo ano, mas se o puder ajudar em alguma coisa agora ou quando voltar ficarei muito contente.

Melhores Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#102878 | RCR | 13 out 2005 13:12 | Em resposta a: #102540

Manuel

Aqui vão as notícias que tenho (não são grande coisa).
O Manuel do Couto de Azevedo e Magalhães, processo de 1740, era de S. Vicente de Paul, Santarém, (e não era filho de Domingos do Couto) portanto penso que não te interessa.
Já o Manuel do Couto de Azevedo, processo de 1722, era natural do Lugar da Torre de Vigião, Aregos, Resende, na altura Lâmego. Como sei que tens bastantes ascendentes em Resende (não sei se é o caso do teu Manuel do Couto de Azevedo), aqui vai:
O processo abriu-se pela sua candidatura a encartado dos oficios de inquisidor, contador e distriguidor do então concelho de Aregos, comarca de Lâmego.
Era filho de:
Jacinto Botelho, n. e morador do Lugar da Torre de Vigião, do então concelho de Aregos, comarca de Lâmego.
Eugénia do Couto, n. do lugar de Marvilhe, do concelho de V... ...vão ou rão, Lâmego

Neto paterno de:
Luis Botelho do Amaral
Maria Correia
moradores no Lugar da Torre de Vigião, do então concelho de Aregos, comarca de Lâmego. Este casal está na base de dados do Genea.

Neto materno de:
Manuel do Couto de Azevedo (será o teu?)
Maria de Mello
Moradores no lugar de Marvilhe, do concelho de V... ...vão ou rão, Lâmego

Será este último casal que te poderá interessar mais, mas o processo tinha imensa tinta trespassada e não consegui ler o local.
Bjs
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102880 | RCR | 13 out 2005 13:31 | Em resposta a: #102597

Caro Miguel

Não tenho grandes notícias. Não localizei nenhuma das obras que referiu na TT. Tive a ajuda de uma senhora da livraria/biblioteca que também não as localizou.

Localizei outra obra de António Soares de Albergaria, uma obra manuscrita, que me deliciei a ler enquanto esperava pelos resultados da pesquisa da funcionária da livraria. Eram as crónicas dos reis Conde D. Henrique a D. Filipe III. Li as crónicas do Rei d. Fernando I, D. João I e do Infante D. Fernando, o Santo, que apanham os períodos da Batalha de Aljubarrota, da Guerra com África e da Tomada de Ceuta, mas não vi referido João Rodrigues Taborda, apenas várias referências a seu primo, João Fernandes Andeiro.

Coloquei a hipótese de que haveria qualquer engano e que as obras estariam na Biblioteca Nacional e fiz uma pesquisa na PORBASE, o que de facto acontece para a obra de António Soares de Albergaria e de Ántónio Machado de Faria:

1. Livro de Linhagens do século XVI / Academia Portuguesa de História ; introd. pelo académico correspondente António Machado de Faria
por Academia Portuguesa da História; Faria, António Machado de, 1898-?, pref.
PUBLICAÇÃO: Lisboa : Academia Portuguesa de História, 1956

DESC.FÍS.: XXVIII, 368, [1] p., [4] f. ; 27 cm

COLECÇÃO: Fontes narrativas da história portuguesa ; 3

CDU: 929.7 A/Z "15"

Existências:
Local Cota Vol. Colecção Tipo Emprést. Estado Notas
BIBLIOTECA NACIONAL H.G. 20281 V. 0 Monografia Geral BN - Monografia Geral Disponível
BIBLIOTECA NACIONAL H.G. 33009 V. 0 Monografia Geral BN - Monografia Geral Disponível Usual da Sala de Leitura de Reservados
BIBLIOTECA NACIONAL H.G. 49584 V. 0 Monografia Geral BN - Monografia Geral Nova aquisição
BIBLIOTECA NACIONAL P. 5826 V. 0 Monografia Geral BN - Monografia Geral Disponível
Univ. Cat. Bibl. João Paulo II 93(082) CC-3 0 UCJPII Cooperantes Biblioteca Cooperante
Univ. Porto Fac. Letras 90/I/13 0 UPLE Cooperantes Biblioteca Cooperante FG

2. Triunfos de la nobleza lusitana y origen de sus blazones [ Manuscrito / por Antonio Soares de Albergaria
por Albergaria, António Soares de, 1581-1639?
Assuntos Famílias nobres portuguesas -- Séc. 12-17 -- Genealogias -- [Manuscritos]

Famílias nobres portuguesas -- Brasões de armas -- Séc. 12-17 -- [Manuscritos]

PUBLICAÇÃO: 1631

DESC.FÍS.: [VII], 194 f., enc. : 8 desenhos aguarelados e 2 des. à pena ; 43 cm

REF.EXT.: Bibliogr.: A ciência do desenho: a ilustração na colecção de códices da Biblioteca Nacional ...- Lisboa: BN, 2001
Bibliogr.: António Soares de Albergaria, heraldista do século XVII / António Machado de Faria. - Lisboa : [s.n.], 1928

NOTAS: Cota antiga: C-5-1
Oito desenhos aguarelados de santos, com brasões de armas relacionados com Portugal, e dois contendo plantas da disposição da sala aquando dos juramentos reais e das cortes (numerados de I a X e intercalados nos primeiros 14 f.)
Meia enc. em pele. Lombada com filetes dourados e rótulo em pele preta com tít. também em dourado

CONTÉM: Contém: Apontamentos com assentos de baptismo, datados do séc. XVIII e assin. por M. Cristovão Correia, Jerónimo António de Castilho, M. José António de Castilho Furtado de Mendonça e Francisco de Andrade Sousa e Brito (f. não numerado antes da f. de rosto)

CDU: 929.5/.7(=1.469)"11/16"(0.032)

Existências:
Local Cota Vol. Colecção Tipo Emprést. Estado Notas
BIBLIOTECA NACIONAL F. 6707 0 Reservados BN - Microfilme reservados Disponível Microfilme

A obra de de Manuel Arnao Metelo não a consegui localizar, mas é capaz de a encontrar na livraria Esquina no Porto, pois é uma obra recente.

Chamo atenção para que dispõe da obra de Machado de Faria na Univ. Porto Fac. Letras e pode sempre pedir para consultar a obra de Soares de Albergaria ao abrigo do acordo das bibliotecas cooperantes (só não sei se é válido para microfilmes, como é o caso).

Tenho pena de não ter sido de maior préstimo.
Cumprimentos,
Rita

Nota: Se fizer uma pesquisa por PORBASE localiza a base de dados que consultei.

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102885 | agp | 13 out 2005 16:33 | Em resposta a: #102880

Cara Rita Ramos

O "Titulo de Tabordas", de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, que se encontra na TT, está catologado em Miscelânea Genealógica, Genealogias Manuscritas, cota 21-F-46, estando disponível uma versão em microfilme. Existe uma outra versão do mesmo Título, cuja cota não tenho aqui à mão, mas que julgo ser do mesmo tipo: 21-F- ...
Mais informo que o "Titulo de Tabordas" foi "localizado" na TT pelo confrade Manuel Rolão, tendo a sua procura sido suscitada pelo confrade Jorge Lemos.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102892 | RCR | 13 out 2005 17:41 | Em resposta a: #102885

Caro António Pereira

De facto não vi os catalogos da Miscelânea Genealógica. Ainda me arrisquei nos catalogos dos Manuscritos da Livraria mas como os mais antigos não estão organizados por ordem alfabética, desisti e confiei na Sra. Dra. que se ofereceu para ajudar.
É bom saber, para futuras pesquisas.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102893 | RCR | 13 out 2005 17:44 | Em resposta a: #102597

Caro Miguel

De acordo com a simpática mensagem do confrade António Pereira, o Título de Tabordas está mesmo na TT (que me tinha esquecido de mencionar na mensagem anterior). Com a cota será muito mais fácil a pesquisa. Não lhe prometo quando, mas depois darei notícias.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102894 | RCR | 13 out 2005 17:49 | Em resposta a: #102892

Caro António Pereira
Peço desculpa, na mensagem anterior esqueci-me de agradecer a atenção (e a informação).
Renovados cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102895 | RCR | 13 out 2005 17:51 | Em resposta a: #102885

Caro António Pereira
Peço desculpa, na mensagem anterior esqueci-me de agradecer a atenção (e a informação).
Renovados cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#102916 | R.Miguel Nunes | 13 out 2005 20:37 | Em resposta a: #102893

Cara Rita,

Agradeço o tempo dispendido, e a atenção que dedicou ao meu pedido. Aguarderei novidades.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#103466 | luis262 | 20 out 2005 07:35 | Em resposta a: #102476

Caro Miguel Nunes:

Sem querer abusar da sua disponibilidade agradecia, se não lhe causar transtorno nas suas pesquisas, que tentasse encontrar o assento de nascimento de Maria Torquata Megre, nascida em Cedofeita, Porto, cerca de 1820, filha de Thomaz Megre Restier e Anna Gonçalves de Jesus Megre.

Com os meus cumprimentos
Luís Piçara

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#103475 | LProjecto | 20 out 2005 10:44 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Com todo o respeito à sua disponibilidade, pergunto-lhe se já foi possível verificar um pedido que lhe dirigi: Trata-se de um casamento entre Manuel Gonçalves e Marianna Francisca, que ocorreu na freguesia de Guidões - Trofa, por volta de 1705 ou anterior. Este casal teve um filho também chamado de Manuel Gonçalves, que terá nascido, também na freguesia de Guidões, próximo da mesma data.

Antecipadamente agradecido pela sua atitude de ajuda ao próximo.

Os melhores cumprimentos.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#103494 | R.Miguel Nunes | 20 out 2005 15:50 | Em resposta a: #103475

Caro Luis Calhau,

Dada a minha curta disponibilidade, sempre reduzida com o inicio da actividade académica, ainda não me foi possivel auxilia-lo na sua pesquisa. Por tal, lhe rogo que me desculpe, mas só aos poucos, vou fazendo, aquilo que posso e o tempo que disponho livre me vai permitindo..

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#103581 | ramos | 21 out 2005 21:37 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel
Atrevo-me a incomodá-lo mais uma vez. Poderia por favor verificar na Freguesia de Leça da Palmeira, casamento de António Gonçalves Azevedo e Filomena Júlia Marques entre 1886/1894.
Grata e cumprimento-o
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104016 | luis262 | 28 out 2005 10:35 | Em resposta a: #100920

Caros(as),

Será que alguém me pode arranjar mais elrementos sobre a ascendência de Maria Torquata Megre, nascida em Porto , Cedofeita cerca de 1820 e filha de Thomaz Megre Restier e Anna Gonçalves de Jesus Megre ?

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104021 | flordealecrim | 28 out 2005 11:38 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes

Sem querer abusar da sua boa vontade, pedia-lhe para se numa das suas deslocações ao Arquivo Distrital do Porto, poderia confirmar a data de óbito de um ascendente de nome Joaquim Maria Pedreira (General de Brigada).
Os dados que tenho obtive no Arquivo Histórico Militar são que faleceu no Porto em 04-04-1896, mas não dizem a freguesia. Era filho de António Manuel Pedreira (Capitão).

Antecipadamente grata

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104041 | R.Miguel Nunes | 28 out 2005 19:05 | Em resposta a: #104021

Cara Isabel Roque,

Sem saber a respectiva freguesia torna-se bastente mais complicada a verificação solicitada (não existe sequer um palpite? onde estaria ele qdo morreu? que faria ele no Porto? qualquer indicio podera traduzir-se numa pista), mas sem promessas de celeridade, tentarei localizar o referido óbito.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#104078 | RCR | 29 out 2005 14:26 | Em resposta a: #102597

Caro Miguel Nunes

Consultei finalmente o Título de Tabordas de Miguel Ant.º Ferreira Taborda Leitão da Cunha, em microfilme. Escrito em 1791, em Penamacor.
É um documento de dimensão significativa e com muito interesse para quem tenha ascendentes Taborda ou afins.
Começa com uma introdução em que o autor descreve toda a história da recolha de elementos que teve de realizar e com uma lista bastante extensa das fontes que consultou (foros de fidalgo, renovação de brasões, títulos, etc.). Durante o desenvolvimento do próprio texto o autor vai acrescentando várias notas de pé de página, onde não só cita outras fontes como desenvolve os ramos colaterais e não principais de Tabordas (nomeadamente com árvores de costados).
O que lhe vou deixar aqui é apenas um “aperitivo” – fui apenas até 1600 e pouco. Não sabia exactamente que ramo ou pessoas procurar, optei assim por tomar nota do texto/ramos principais. Provavelmente não conseguirá entroncar os “seus” Taborda, mas aconselho-o vivamente a tentar agendar dois ou três dias em Lisboa para consultar este documento (está microfilmado, não faço ideia se o Arquivo Distrital do Porto o poderá requisitar como empréstimo).

Tabordas de Portugal

Oriundos da casa de Tabordas da Galiza, onde vivia o primogénito, Garcia Rodrigues Taborda (1.) e seus primos ou sobrinhos, Álvaro Gonçalves Taborda, Gonçalo Vasques Taborda, João Fernandes Andeiro (Taborda pela mãe, julga o autor) que quiseram seguir o Rei D. Henrique como moços fidalgos.

João Fernandes Andeiro, posteriormente conde de Ourem, cc. D. Mayor ..., fºs:
- Rui Andeiro ... (Pagem Mor do Rei D. João de Castela)
- D. Concha cc. João Gonçalves Andrade/Azevedo? (Alcaide Mor de Santarém)
- D. Isabel cc. Fernando Alvares Osório
- D. Teresa cc. D. Pedro da Guerra
- D. Inês, morreu donzela

2. João Rodrigues Taborda, fº de Garcia Rodrigues Taborda ficou, pela morte de seu pai, Mordomo Mor. Foi cavaleiro da casa de D. Afonso I, duque de Bragança. Foi com os infantes a Ceuta, levando gente a seu soldo. Viveu em Lisboa e casou na Galiza com D. Teresa de Ayala, fª de Pedro Lopes de Ayala, rico homem na Galiza e de d. Leonor de Gusmão. Fºs:
- Rui Taborda, que segue.
- Pedro Rodrigues Taborda, fidalgo da casa de D. Afonso, não se sabe com quem casou, teve Baltazar Taborda, fidalgo da casa do Rei D. João III e seu moço de câmara .

3. Rui Taborda, fidalgo de solar na Galiza, fidalgo da casa real, cavaleiro do infante D. Fernando, serviu com o seu pai em África. Foi destituído (ou restituído?) dos seus senhorios pelo infante D. Pedro.
Foi comendador da Ordem de Santiago foi a Alcácer Seguer em 1458, a ... e finalmente a Arzila, onde morreu a 24/08/1470. Casou com D. Eufémia de Castro, da ilustríssima família dos Castros da Galiza, de onde descendem todos os reis da Europa. Fºs:
- Garcia Rodrigues Taborda, que segue
- D. Joana Taborda cc. Em Coimbra com Martim Almada (dos verdadeiros Almadas)
- Brás Rodrigues Taborda, fidalgo da casa da excelentíssima Senhora, não se sabe se casou.

4. Garcia Rodrigues Taborda, fidalgo de solar na Galiza e da casa real de D. João e D. Manuel. Foi alcaide mor de Óbidos, senhor de Porto de Mós, ... viveu em Lisboa em 1500. Casou com D. Maria Peixoto, fª de João Peixoto. Fºs:
- Luís (ou Rui?) Gonçalo Taborda
- D. Leonor Taborda cc. fora do reino

5. Luís (ou Rui?) Gonçalo Taborda, fidalgo de solar na Galiza, Sr. de Porto de Mós e mais senhorios. Viveu no Alentejo onde casou com D. Maria de Negreiros, fª de José Vidal de Negreiros, fidalgo da casa real que serviu em África. Fºs:
- Bento Taborda de Negreiros
- D. Isabel Taborda cc. Fernão Pires de Carvalho, fidalgo da casa real

6. Bento Taborda de Negreiros, nasceu em Elvas, viveu em Évora, morreu em 1580. Fidalgo da casa real, comendador da Ordem de Cristo, Sr. de Porto de Mós, etc. casou com D. Elena de Aguiar Sequeira, fª de Pedro Afonso de Aguiar e D. Mécia (ou Maria) de Sequeira. Fºs:
- Rui Taborda, que morreu menino
- Estevão Taborda de Negreiros (depois Estevão Gonçalves Taborda)
- Rui Taborda de Negreiros, o Degolado (por ordem dos Filipes), criou o ramo de Taborda, de o Degolado.

7. Estevão Taborda de Negreiros (depois Estevão Gonçalves Taborda), fidalgo da casa dos reis D. Sebastião e D. Henrique. Casou em Coimbra com D. Ana da Mota Cabral, fª de Diogo Paes de Castelo Branco e de Petronilha da Mota Barreiros de (...). Casou 2ªvez com Inês Taborda, sua parente, fª de Simão Roiz Taborda. Fºs:
- Salvador Taborda de Negreiros
- João Rodrigues Taborda (2º ramo de Tabordas de Vale dos Prazeres)
- Domingos Taborda (Tabordas de (...))
- Estevão Taborda de Negreiros
- D. Isabel Taborda cc. Diogo Martins de Patela (não se sabe se teve geração)
- D. Maria Taborda (Tabordas de Chãos?)
- D. Violante Taborda cc. João Rodrigues Vicente, fº:
- Estevão Rodrigues Taborda cc. Brites Lourenço Ferreira, fºs:
- João Rodrigues Taborda, n. 1629
- Violante Taborda, n. 1633
- Maria Ferreira Taborda cc. João Rodrigues Taborda Vicente, s.g.
- Catarina Lopes Taborda, n. 1636 cc. Henrique Dias Ferreira, s.g.
- Catarina Taborda cc. 1ªvez Cap. João Pires Nobre, s.g.; cc. 2ªvez Manuel da silva Serrão; cc. 3ªvez João Ferreira Taborda
- Maria Vaz Taborda, n. 1638 cc. Estevão Bernardo Botelho


E fiquei-me por aqui. Reitero o interesse e pormenor do documento. Sei que alguns destes dados já constam no genea mas outros completam os mesmos. Espero que ao menos tenha satisfeito um pouco da sua curiosidade.
Melhores cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#104079 | jliberato | 29 out 2005 14:42 | Em resposta a: #104078

Cara Rita,
Muito obrigado pela transcrição.
É na Torre do Tombo que esse documento pode ser consultado? Tem a referência?
Muito obrigado
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#104080 | RCR | 29 out 2005 14:57 | Em resposta a: #104079

Caro J Liberato

Foi de facto na TT que consultei o documento. A cota é 21-F-46, de Genealogias Manuscritas. O documento está microfilmado em 2 microfilmes mas não tomei nota dos números. O segundo microfilme não o cheguei a ver (nem cheguei a metade do primeiro). O primeiro microfilme começa por umas árvores de costados que nada têm a ver com Tabordas e só depois de várias é que se inicia o documento em referência.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#104081 | jliberato | 29 out 2005 15:02 | Em resposta a: #104080

Cara Rita,
Muito obrigado pelas suas informações.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#104113 | R.Miguel Nunes | 30 out 2005 01:12 | Em resposta a: #104078

Cara Rita,

Como deve calcular estou-lhe francamente grato por tamanha amabilidade, e fraterna disponibilidade. Tomarei seriamente em conta o seu conselho, e assim que me seja possivel certamente me deslocarei a Lisboa, isso caso n seja possivel o emprestimo para para consulta através do arquivo distrital do Porto.

Eternamente agradecido,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104148 | Dsousa | 30 out 2005 19:34 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Agradecendo a sua oferta e sem querer abusar, pedia-lhe que pesquisasse no Arquivo informações sobre Ilídio Francisco de Sousa, nascido entre 1875 e 1895 e Rosa Alves dos Santos, nascida entre 1885 e 1900, ambos nascidos em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, e meus bisavós. Vivo em Lisboa e não me desloco com frequência ao Porto.

Agradeço desde já a sua ajuda.
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104181 | Andrea Mesquita | 31 out 2005 10:18 | Em resposta a: #101598

Sr. Miguel Nunes,

Vejo que o senhor tem ajudado outros confrades na busca de parentes que tenham vivido no Distrito do Porto. Queria saber se poderia me ajudar com dados referentes a minha bisavó. Ela se chamava Albina Pinto Duarte, nascida em 16 ou 18 de maio de 1890 em Bispado do Baião (hoje creio que somente se chama Baião), Distrito do Porto. Os nomes dos seus pais eram José Pinto Duarte e Amélia de Jesus Duarte. Gostaria de saber os nomes dos avós dela e de seus irmãos para que possa seguir com minhas pesquisas familiares. Não sei se poderá me ajudar, mas, desde já lhe agradeço a atenção.
Andréa Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104183 | RCR | 31 out 2005 10:49 | Em resposta a: #102579

Manuel
Não consigo perceber, no meio de um tópico tão cheio, se enviei a mensagem para ti ou para outro confrade. Aqui vai cópia:

Manuel

Aqui vão as notícias que tenho (não são grande coisa).
O Manuel do Couto de Azevedo e Magalhães, processo de 1740, era de S. Vicente de Paul, Santarém, (e não era filho de Domingos do Couto) portanto penso que não te interessa.
Já o Manuel do Couto de Azevedo, processo de 1722, era natural do Lugar da Torre de Vigião, Aregos, Resende, na altura Lâmego. Como sei que tens bastantes ascendentes em Resende (não sei se é o caso do teu Manuel do Couto de Azevedo), aqui vai:
O processo abriu-se pela sua candidatura a encartado dos oficios de inquisidor, contador e distriguidor do então concelho de Aregos, comarca de Lâmego.
Era filho de:
Jacinto Botelho, n. e morador do Lugar da Torre de Vigião, do então concelho de Aregos, comarca de Lâmego.
Eugénia do Couto, n. do lugar de Marvilhe, do concelho de V... ...vão ou rão, Lâmego

Neto paterno de:
Luis Botelho do Amaral
Maria Correia
moradores no Lugar da Torre de Vigião, do então concelho de Aregos, comarca de Lâmego. Este casal está na base de dados do Genea.

Neto materno de:
Manuel do Couto de Azevedo (será o teu?)
Maria de Mello
Moradores no lugar de Marvilhe, do concelho de V... ...vão ou rão, Lâmego

Será este último casal que te poderá interessar mais, mas o processo tinha imensa tinta trespassada e não consegui ler o local.
Bjs
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104213 | cp | 31 out 2005 16:53 | Em resposta a: #104183

Rita

Muitissimo obrigado, de facto o meu antepassado é o avô, morador no lugar de Mourilhe, concelho de S. Cristovão de Nogueira.
Bjs
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104521 | luis262 | 04 nov 2005 16:43 | Em resposta a: #102478

Caro Miguel Nunes

Desculpe estar aincomodá-lo de novo, mas a distância em relação às fontes é sempre um problema...

Porque pretendia conhecer a ascendência de Thomáz Megre Restier, pedi para o ADP há dias, uma fotocópia do assento de nascimento de sua filha Maria Torquata Megre, que indiquei , atendendendo aos elementos de que dispunha, como tendo nascido cerca de 1820 em Cedofeita , Porto.
Recebi hoje a resposta , na qual dizem ter feito pesquisas na referida freguesia, entre 1919 e 1923 e não terem encontrado nada.

Se por acaso tiver algum tenpo disponível e calhar ter de consultar o Arquivo, agradecia que no caso de deparar com alguma referência ao dito nascimento, me dissesse alguma coisa.
É claro que aquilo que me interessa obter , são elementos sobre a ascendência de seu pai, mas como não sei onde nasceu (Porto, Covilhã, Lisboa, França), resta-me tentar encotrar esses dados a partir do assento de nascimento da fiha, ou do assento do seu casamento com Anna Gonçalves de Jesus Megre.
A verdade é que, embora tenha feito vários tipos de diligências, a única coisa concreta que consegui até agora, foi o tal assento de nascimento que o Miguel Nunes fez o favor de me transmitir.
Repito que percebi que anda assoberbado pelo trabalho e que só se por acaso vier a a talho de foiçe dar uma olhada nesses assentos de Cedofeita e descobrir qualquer coisa, lhe agradeço que me passe a informação.

Com os meus cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#104555 | R.Miguel Nunes | 04 nov 2005 21:07 | Em resposta a: #104521

Caro Luis Piçarra,

Tomarei em boa conta o seu pedido, e caso "tropece" em algo que me pareça relevante, entrarei em contacto.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

Arquivo Dist. do Porto

#104811 | Andrea Mesquita | 08 nov 2005 09:41 | Em resposta a: #104181

Sr. Miguel Nunes,

Vejo que o senhor tem ajudado outros confrades na busca de parentes que tenham vivido no Distrito do Porto. Queria saber se poderia me ajudar com dados referentes a minha bisavó. Ela se chamava Albina Pinto Duarte, nascida em 16 ou 18 de maio de 1890 em Bispado do Baião (hoje creio que somente se chama Baião), Distrito do Porto. Os nomes dos seus pais eram José Pinto Duarte e Amélia de Jesus Duarte. Gostaria de saber os nomes dos avós dela e de seus irmãos para que possa seguir com minhas pesquisas familiares. Não sei se poderá me ajudar, mas, desde já lhe agradeço a atenção.
Andréa Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#104973 | RCR | 10 nov 2005 10:57 | Em resposta a: #104113

Caro Rui Miguel Nunes

Se tiver o Genea Plus sugiro-lhe a consulta da página familiar http://genealogia.netopia.pt/0185/ onde tem várias referências a Taborda, com indicação das fontes, nomeadamente o Título de Tabordas de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

Páginas Pessoais

#104983 | agp | 10 nov 2005 12:39 | Em resposta a: #104973

Cara Rita

Toda e qualquer página familiar é de acesso livre, isto é, não é necessário aderir ao nível Genea Plus para ter acesso à totalidade da informação que cada uma delas contém.
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105064 | ramos | 11 nov 2005 18:46 | Em resposta a: #103581

Caro Miguel
Renovo pedido, dado não saber se o terá visualizado. Trata-se do casamento de meus bisavós, que terá sido realizado na freguesia de Leça da Palmeira, entre 1886/1894, de António Gonçalves Azevedo com Filomena Júlia Marques
O meu obrigado
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Páginas Pessoais

#105099 | RCR | 12 nov 2005 10:50 | Em resposta a: #104983

Caro António Pereira
Agradeço a rectificação.
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo.

#105140 | R.Miguel Nunes | 13 nov 2005 01:25 | Em resposta a: #104973

Cara Rita,

Agradecido pela informação que amavélmente me remeteu...

Cordialmente,
Miguel Nunes

(P.S.: O meu 1.º nome não é Rui... mas o segundo sim é Miguel, e este sim é um nome pelo qual estou bastante mais habituado que me tratem, quer colegas, quer grande parte das pessoas amigas.)

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105186 | R.Miguel Nunes | 13 nov 2005 20:37 | Em resposta a: #105064

Cara Maria do Céu,

Lamento mas ainda não consegui dispôr de algum tempo para concretizar o seu pedido.

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105284 | Atocha | 15 nov 2005 00:59 | Em resposta a: #100920

Estou em busca de alguns antepassados no Porto, mais precisamente, em Foz e Jugueiros. Caso tenha condições de auxiliar-me, agradeço.
Com os melhores cumprimentos.
Stanley Santos de Souza
Belo Horizonte, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105328 | celia.s | 15 nov 2005 19:01 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes

O meu avô chamava-se Silverio Marques Moreira e a minha avo Conceiçao Pinto Marques, nascidos em 1900 e 1903 respectivamente em S.Cosme - Gondomar e eu gostava de saber o nome e data de nascimento dos avos deles. Estou no começo da minha arvore de familia, mas estou muito longe para poder fazer tudo sozinha.
No que me puder ajudar, agradecia.
Os meus comprimentos.
Celia de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105342 | R.Miguel Nunes | 15 nov 2005 20:28 | Em resposta a: #105284

Caro Stanley de Souza,

Só sendo mais preciso no seu podido o poderei eventualmente vir a auxiliar, embora de momento esteja bastante limitado no meu tempo disponivel para tal..

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105343 | R.Miguel Nunes | 15 nov 2005 20:32 | Em resposta a: #105328

Cara Celia de Sousa,

De momento ser-me-à bastante dificil satisfazer o seu pedido celeremente... mas fica a promessa de que irei tentar... por favor dentro de algum tempo, se não obtiver resposta da minha parte, renove o seu pedido...

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105354 | Atocha | 15 nov 2005 23:43 | Em resposta a: #105342

Caro Miguel Nunes,

Procuro informações sobre duas pessoas em especial:
1) Domingos Corrêa da Silveira que foi casado com Luiza Martins de Paiva. Moravam em Foz do Douro quando nasceu um de seus filhos, Domingos, em 07-NOV-1700. Não sei se tiveram mais filhos. O Domingos (filho) veio para o Brasil em 1713. A Luiza possivelmente nasceu em Foz, uma vez que dois de seus irmãos foram lá batisados em 1660 e 1661. Meu interesse é obter informações sobre a ascendência dos Corrêa da Silveirae, dentro do possível, dos Martins de Paiva.
2) Tenho aqui um registo de um batismo do ano de 1700 feito por um padre de Masarelos (?) que era Martins de Paiva. Não foi possível ler o primeiro nome. Parece-me Nicodemos. Seria possível verificar se existe no ADP processo de inquirição de genre de algum padre com esse sobrenome?
Coloco-me também à disposição de V. Exª para auxiliá-lo no que necessitar.

Com os melhores cumprimentos.

Stanley Santos de Souza
Belo Horizonte, Brasil
stanleyss@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105355 | Atocha | 15 nov 2005 23:43 | Em resposta a: #105342

Caro Miguel Nunes,

Procuro informações sobre duas pessoas em especial:
1) Domingos Corrêa da Silveira que foi casado com Luiza Martins de Paiva. Moravam em Foz do Douro quando nasceu um de seus filhos, Domingos, em 07-NOV-1700. Não sei se tiveram mais filhos. O Domingos (filho) veio para o Brasil em 1713. A Luiza possivelmente nasceu em Foz, uma vez que dois de seus irmãos foram lá batisados em 1660 e 1661. Meu interesse é obter informações sobre a ascendência dos Corrêa da Silveirae, dentro do possível, dos Martins de Paiva.
2) Tenho aqui um registo de um batismo do ano de 1700 feito por um padre de Masarelos (?) que era Martins de Paiva. Não foi possível ler o primeiro nome. Parece-me Nicodemos. Seria possível verificar se existe no ADP processo de inquirição de genre de algum padre com esse sobrenome?
Coloco-me também à disposição de V. Exª para auxiliá-lo no que necessitar.

Com os melhores cumprimentos.

Stanley Santos de Souza
Belo Horizonte, Brasil
stanleyss@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105383 | Francisca258 | 16 nov 2005 12:40 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Se me puder ajudar agradecia. Eu moro em Ponte de Lima e faço o mestrado em Braga, de mqneira que se torna impossível ir ao Porto. O meu bisavô - Francisco Ferreira da Silva - nasceu na praia da Granja. Penso eu que deve ter nascido por volta de 1880. Eu precisava de saber alguma coisa dele para uma pesquisa que estou a fazer.
Se eu puder retribuir com alguma ajuda em Braga ou mesmo em Ponte de Lima pode dispor. Mais uma vez digo que se me puder ajudar agradecia.
Atenciosamente e com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105414 | R.Miguel Nunes | 16 nov 2005 20:28 | Em resposta a: #105383

Cara Francisca,

Apesar das minhas grandes limitações de tempo tentarei dar seguimento ao seu pedido, embora certamente não da forma mais celere que certamente gostaria... Se notar que passa demasiado tempo sem obter uma resposta minha, por favor renove o pedido...

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105484 | celia.s | 17 nov 2005 16:02 | Em resposta a: #105343

Caro R. Miguel Nunes
Quando puder, claro que nao vou abusar da sua boa bondade. Mas ja agora, sei que meus avos casaram a 12-07-1931 em S. Cosme - Gondomar.
Muito obrigado novamente,
Os meus cumprimentos
Celia de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105494 | Francisca258 | 17 nov 2005 17:44 | Em resposta a: #105414

Caro Miguel Nunes,
Agradeço a atenção dispensada. Espero que não se esqueça do meu pedido. Quando puder dê-me notícias, sff.
Atenciosamente e com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105576 | celia.s | 18 nov 2005 15:35 | Em resposta a: #100920

renovo o meu pedido
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105664 | ivrqku | 19 nov 2005 17:30 | Em resposta a: #102136

Caro R. Miguel Nunes,

Não querendo abusar da sua amabilidade, e caso tenha disponibilidade, peço-lhe o favor de verificar o assento de casamento de Manuel de Almeida (n= 14.01.1845 em S.Salvador Burgo Arouca) com Rita da Silva (n=23.06.1845 e batizada em 10.7.1845 em Quebrentoes Oliveira do Douro VNGaia) e onde os filhos nasceram em Madalena VNGaia.
Agradecia igualmente que me ajudasse na pesquisa dos pais de Antonio de Almeida (n=26.12.1857 em Sta Marinha (Coimbroes)) e de Joaquina Moreira de Sousa (n=01.03.1862 em Madalena VNGaia) estes casaram em 11.11.1881.

Grato pela atenção dispensada, com os melhores cumprimentos,
José Pereira - marques.pereira@sapopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105672 | R.Miguel Nunes | 19 nov 2005 21:04 | Em resposta a: #105664

Caro José Pereira,

Devido a motivos de ordem pessoal e académica de momento não poderei satisfazer o seu pedido... mas certamente te-lo-ei em conta... só lhe peço é, que dentro de algum tempo renove o seu pedido...
As minhas sinceras desculpas.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105692 | emilio semblano | 20 nov 2005 04:32 | Em resposta a: #100920

Prezado Confrade Miguel Nunes
Poderia me ajudar em algums peqsquisas nos arquivos do Porto e de Beja?
Agradeço
Emilio Semblano

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105701 | R.Miguel Nunes | 20 nov 2005 12:15 | Em resposta a: #105692

Caro Emilio Semblano,

Como já referi a outros confrades infelizmente neste momento por motivos de ordem pessoal e académica não poderei ser tão solicito quanto desejaria ser... mas deixe-me o seu pedido.. e verei o que poderei fazer, não lhe prometo é infelizmente celereridade... ah! e apenas o poderei auxiliar no AD do Porto, pelo menos de momento.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105702 | R.Miguel Nunes | 20 nov 2005 12:21 | Em resposta a: #105383

Cara Francisca,

Na eventualidade de eu esta semana poder dispor de algum, embora muito pouco, para a ajudar, por favor indique a filiação do se bisavô, senão tal pesquisa será penosa e muito mais dificil, infelizmente não me podendondo dar ao luxo de uma procura tão "cega"...

Cordialmente,
Miguel Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105703 | R.Miguel Nunes | 20 nov 2005 12:24 | Em resposta a: #105494

Correcção:

Por lapso escrevi "podedondo", qdo realmente pretendia dizer (não) "posso"...

atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105747 | emilio semblano | 20 nov 2005 19:23 | Em resposta a: #105701

Prezado Miguel Nunes
Necessitaria de seus uteis prestimos quanto a:
1. Registro de batismo de Maria do Amaral, batizada em 01.02.1663
Filha de Gonçalo da Madre de Deus Semblano e de Catarina Antonia
Neta paterna de Antonio Dias e Tereza do Amaral
Neta materna de ? : ............................... e de ...............................

Lugar de Nascimento: Fermaria- S.Tiago de Burgaes - Braga
2. Idem casamento : 25.6.1690 em Freguesia de Sao Nicolau Porto
Nao há pressa, pode ser quando melhor lhe convier.
Desde já muito grato
cordialmente

Emilio Semblano

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105759 | R.Miguel Nunes | 20 nov 2005 21:41 | Em resposta a: #105747

Caro Semblano,

Terei em conta o seu pedido, mas não poderei prometer, dada a conjuntura, que lhe dê seguimento, pelo menos para já.
Espero que compreenda, mas razões pessoais e académicas não me o permitem de momento.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105776 | emilio semblano | 20 nov 2005 23:32 | Em resposta a: #105759

Caro Miguel
Compreendo e aguardo sem problema algum, e desde ja meu agradedcimento.
Abracos
Emilio Semblano

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#105777 | luis262 | 20 nov 2005 23:36 | Em resposta a: #104555

Caro Miguel Nunes,


Agradeço a disponibilidade que continua a manifestar.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106029 | Francisca258 | 24 nov 2005 10:37 | Em resposta a: #105702

Caro Miguel Afonso,
infelizmente não sei nada acerca dos ancestrais do meu bisavô e o meu intuito era mesmo esse. Se eu soubesse eventualmente não estaria a fazer-lhe este pedido de ajuda.
Agradeço a atenção e volto a referir que se precisar de alguma ajuda em Braga, estou ao seu dispor.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106034 | Vieira-SimõesIII | 24 nov 2005 11:33 | Em resposta a: #102419

Caro Miguel Nunes

Quando tiver disponibilidade, agradecia-lhe se procurasse o assento de casamento de Alexandre Ribeiro e Ana Marques de Carvalho, na freguesia de S.Mamede de Valongo, em data anterior a 1826.

Muito obrigado desde já
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106051 | agp | 24 nov 2005 14:49 | Em resposta a: #106029

Cara Francisca

Como deve saber saber, no séc. XIX, era regra constar apenas o nome próprio nos nascimentos / baptismos. Sendo assim, não é fácil procurar o baptizado de Francisco (Ferreira da Silva), sem saber antecipadamente quem são os seus pais.
E, se não sabe nada dos ancestrais desse seu bisavô Francisco Ferreira da Silva permita-me dar-lhe duas sugestões:
Procure, primeiro, o assento do nascimento / baptizado do seu avô ou avó, filho do Francisco. Nesse assento, os avós paternos são obviamente os pais do Francisco.
Procure, em alternativa, o casamento do seu bisavô Francisco Ferreira da Silva, no qual devem estar igualmente indicados os seus pais.
Na posse dos dados dos pais do Francisco pode repetir os procedimentos para ficar a conhecer mais uma geração. E assim sucessivamente ...

Cumprimentos.
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106241 | Dsousa | 26 nov 2005 18:34 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Agradecendo mais uma vez a sua disponibilidade e uma vez que não sei se visualizou a minha mensagem, renovo o meu pedido, sem querer de forma alguma abusar da sua boa vontade. Pedia-lhe que, dentro da sua disponibilidade, me desse informações sobre Ilídio Francisco de Sousa, nascido entre 1875 e 1895, e Rosa Alves dos Santos, nascida entre 1885 e 1900, ambos nascidos na freguesia de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia. Sei apenas que a mãe de Rosa se chamava Ana. Agradeço desde já a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106250 | R.Miguel Nunes | 26 nov 2005 20:13 | Em resposta a: #106241

Caro Daniel Sousa,

Sem o nome dos pais será tarefa bastante dificil pois poderão surgir imensos Ilidios ou Rosas (principalmente Rosas), mas assim que tenha alguma disponibilidade tentarei ajuda-lo.. Mas sem dados mais precisos não é tarefa fácil.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106592 | luis262 | 02 dez 2005 00:22 | Em resposta a: #104555

Caro Miguel Nunes:

Recebi hoje uma mensagem de Sónia Megre, que é trineta de Anna Megre, outra filha de Tomás Megre Restier e de Ana Gonçalves de Jesus, moradores na Rua de Gramalde Freguesia de Cedofeita, nascida a 9 de Julho de 1834 e baptizada na Igreja de Cedofeita a 24 de Julho do mesmo ano.
Esta Anna Megre é pois irmã de Maria Torquata Megre, bisavó da minha mulher.

Do assento de nascimento, constam os avós paternos, Francisco Megre Restier e Joanna Bernardino(a ?) de Queiróz e maternos António Duarte Silva e Custódia de Jesus. Estou à espera que me envie uma cópia por email.

Outra questão:
Sónia Megre também possui uma cópia do assento de baptismo de uma filha de Anna Megre, de nome Anna Megre de Miranda, em que um dos padrinhos foi o avô, Thomaz Megre Restier que aí é designado como tabelião.
Para além disso possui um outro documento assinado por ele em 1844, nessa qualidade. Não restarão pois dúvidas de que se trata do tabelião, que o Miguel Nunes referiu.

O meu interesse por estes ascendentes de minha mulher continua, por isso ficava-lhe muito agradecido, se caso deperasse com qualquer coisa sobre estes Megres se lembrasse deste meu interesse.

Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106613 | luis262 | 02 dez 2005 15:07 | Em resposta a: #106592

Caro Miguel Nunes:

Também posso confirmar que a certidão da tal filha "Maria", de Prudencio Pereira Macambira e de Maria Torquata Megre, é mesmo de Maria da Conceição Macambira, pois coincide com a data de nascimento da avó, que consta de documentação em posse da irmã mais velha da minha mulher.

Cumprimentos.
Luís Piçarra.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106637 | luis262 | 02 dez 2005 18:59 | Em resposta a: #106592

Caro Miguel Nunes:

Já recebi a fotocópia do assento de baptismo de Anna Megre e devo corrigir que oano de nascimento foi 1843 e não 1834, confome primeiro me tinham indicado por lapso.
consta da bobine 323, frguesia de Cedofeita Livro B-6 Folhas 83/ 83V .
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106647 | R.Miguel Nunes | 02 dez 2005 20:37 | Em resposta a: #106592

Caro Luis Piçarra,

Congratula-me saber que lhe consegui ser útil.. Ficarei atento ao seu pedido.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106652 | ANDER | 02 dez 2005 21:13 | Em resposta a: #100920

Estou começando minha busca por documentos do meu bisavô: JOSÉ MADEIRA (ou JOSÉ JOAQUIM MADEIRA, não sabemos ao certo) , nasceu na ILHA DA MADEIRA, por volta de 1894 ,mas não sabemos o distrito ou concelho. Veio ao Brasil com 17 anos. Onde devo começar a procurar na Ilha da Madeira ?

Muito grato por enquanto.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106654 | R.Miguel Nunes | 02 dez 2005 21:43 | Em resposta a: #106652

Caro,

Para melhores indicações informe-se junto do:

Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Alameda da Universidade
1649-010 Lisboa

Telefone: 21 781 15 00

Horário: 2ª e 4ªs das 14h30 às 17h30

Email: aatt@iantt.pt

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106702 | Francisca258 | 03 dez 2005 16:03 | Em resposta a: #105414

Caro Miguel Nunes,
renovo o pedido.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106817 | ANDER | 05 dez 2005 10:44 | Em resposta a: #106654

Caro R. Miguel Nunes

Agradeço sua inestimável ajuda quanto ao meu caso.

Minhas Estimas.

Anderson Munhoz Madeira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106849 | R.Miguel Nunes | 05 dez 2005 20:40 | Em resposta a: #101973

Caro Luis Piçarra,

Por um feliz acaso "tropecei" no seguinte assento de casamento, que creio poder-lhe vir a ser util, mas que por manifesta falta de tempo apenas trascrevi a seguinte informação:

Paroquia de Sto. Ildefonso, asssento de casamento N.º64/1884; no dia 19 de Julho de 1884 casaram na referida paróquia, Agostinho Gandra Megre Restier (filho de: João Megre Restier cc D. Inácia Emilia Gandra Restier) e Eliza da Silva Santos, ele segundo consta no referido assento era natural e baptizado na paróquia de S. Nicolau (Porto).

Sem mais, cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#106865 | luis262 | 05 dez 2005 22:36 | Em resposta a: #106849

Caro Miguel Nunes,

Agradeço mais uma contribuição para o estudo dos Megre Restier. No Porto, viveram vários elementos desta família sobretudo nos finais do séc. XVII e século XIX, que deverão ser parentes , isto quase em paralelo com os Maigre Restier da Covilhã que parecem ter as suas raízes num Luis Mégre Restier que viveu em Lisboa e para lá se deslocou, já referido neste tópico.
No Tópico família Restier também se pode encontrar informação.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#107660 | Maria Barreiro | 19 dez 2005 16:08 | Em resposta a: #101018

Caro JLiberato

Hoje "tropecei" num André, filho de Adriano João e Maria Antónia, nascido em Dezembro, 1655(?). O microfilme, neste registo, não estava em boas condições, por isso deixei para a tarde a confirmação no livro do ano de nascimento e a procura do Bento. Infelizmente nada mais pude fazer porque, para meu espanto, o Arquivo encerrou da parte da tarde.

Com os melhores cumprimentos e votos de um Santo Natal
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#107664 | jliberato | 19 dez 2005 17:23 | Em resposta a: #107660

Cara Maria Barreiro,
Muito obrigado pela sua mensagem. Fico ansioso pelo Bento. E muito grato.
Cumprimentos
JLiberato
Viena

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#107741 | Jorgito | 20 dez 2005 23:58 | Em resposta a: #100920

Caro Confrade,
Não sei se já lhe pedi auxílio. Se o fiz peço desculpa pela insistência. Meu trisavô José Domingues de Oliveira foi Capitão da Guarda Nacional do Porto em Maio de 1844. A 12 de Outubro de 1847 teve um filho no Porto de nome Eduardo João da Costa Oliveira falecido em Maio de 1914 na sua residência 22, 2º da rua Heliodoro Salgado, julgo que freguesia dos Anjos em Lisboa e foi a sepultar no Cemítério Oriental de Lisboa. Era Capitão de Mar e Guerra. Não sei o nome de minha trisavó nem em que freguesia nasceu aqui na Terceira nos Açores. Nos arquivo militares nada encontro de nomes femininos. Sei que minha bisavó filha do General José Domingues de Oliveira de nome amélia Júlia da Costa Oliveira casou em Torres Vedras com Silvino Cândido Moniz da Maia e minha avó chamava-se Hermínia Moniz da Maia que julgo ter nascido por volta de 1883 em Torres Vedras e falecido depois de 1938 em Torres Novas. Não tenho qualquer outro dado. Peço a sua ajuda se conseguir alguma coisa ficaria imensamente grato.
Victor Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#107861 | R.Miguel Nunes | 23 dez 2005 11:44 | Em resposta a: #107741

Caro Victor Ramos,

Estarei atento...

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#108003 | Fatimamg | 26 dez 2005 05:05 | Em resposta a: #101891

Caro Senhor, Miguel Nunes

Permita-me aproveitar da sua generosidade, para pedir-lhe ajuda na busca de informação de saída para o Brasil no ano de 1914 (pela segunda e última vez), do Sr. António Maria Pereira, batizado em 29 de agosto de 1883 em Freguesia de Avanca, era filho de Gabriel Pereira e Maria Joaquina.
Ajudar-me-ia mais, obter seu registro no Consulado de Portugal e/ou o nome e a data mais exata do navio no qual embarcou para cá, o Brasil.

Agradeço antecipadamente.

Fátima Pereira de Souza

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#108390 | Dsousa | 30 dez 2005 19:40 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Mais uma vez peço desculpa pelo incómodo. Tenho mais informações sobre o pedido que lhe fiz, relativo a Ilídio Francisco de Sousa e Rosa Alves dos Santos. Ambos terão nascido entre 1885 e 1895, em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, e casaram nessa mesma paróquia. Relativamente a Ilídio, terá nascido no lugar da Lavandeira, onde residiam seus pais, e morreu em Abril ou Maio de 1951, em Vilar de Andorinho, onde residia. Relativamente a Rosa, terá nascido na quinta dos seus pais, em Oliveira do Douro, e falecido no mesmo lugar, em 1968. A sua família era originária de Sebolido, Penafiel, e penso que usava o nome dessa terra como apelido. A sua mãe chamava-se Ana e provavelmente terá nascido no Brasil, onde a família fez fortuna.

Agradeço desde já a sua atenção e faço os meus sinceros votos de um óptimo 2006 para sí e para os seus.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#108412 | R.Miguel Nunes | 30 dez 2005 22:04 | Em resposta a: #108390

Caro Daniel Sousa,

Lamento ainda não ter tido oportunidade de me debruçar sobre o seu pediso mas não me tem sido facil arranjar tempo sequer para as minhas pesquisas, sendo absorvido até aos tempos mais próximos pela minha actividade académica, que me vem exigindo cada vez mais tempo.. Tentarei logo que possivel... e se possivel... auxilia-lo na sua pesquisa.

Retibuo os votos de um próspero ano de 2006.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#108860 | ricardo bicalho | 05 jan 2006 21:54 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes

Quero aproveitar de sua disposição e boa vontade.
Sou brasileiro, do Estado do Espírito Santo, Região Sudeste.
Gostaria e saber se há nos Arquivos Distritais da cidade do POrto o registro de nascimento de ANTONIO DIAS BICALHO, que emigrou para o Brasil por volta de 1735.
Por informações colhidas no Brasil, tomei ciência que ANTONIO DIAS BICALHO é filho de DOMINGOS ANDRÉ e MARGARIDA GONÇALVES. Muito me estranhou não ter sido batizado/registrado com os apelidos de família do pai ou da mãe (???). Poderia haver alguma razão objetiva para não utilizar os apelidos de família ??
Por mais que procure informações sobre o nome de família "BICALHO" em PORTUGAL, nada resultou positivo. Parece ser um topônimo, pois na cidade do Porto há referência à Fundição do Bicalho ou Cais do Bicalho.
Segundo informações que parecem fidedignas, ANTONIO DIAS BICALHO nasceu por volta de 1700 em MASSARELOS, na CIDADE DO PORTO, sendo batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem.
São as informações que tenho a respeito desse meu ancestrau português, que deixou grande descendência no Brasil.
Qualquer informação de como e onde posso obter seus registros (civil e de batismo), será imesamente grata.
Atenciosamente

RICARDO T. RIZZO BICALHO
e-mail: bicalho.vix@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#109550 | luis262 | 14 jan 2006 09:01 | Em resposta a: #106592

Caro Miguel Nunes:

Até à data, ainda não consegui saber a ascendência dos pais de Thomaz Megre Restier, notário / tabelião, no Porto, ou seja de Francisco Megre Restier e D. Joana Bernardina de Queirós.
Sem querer abusar da sua disponibilidade, agradecia que, se por acaso, numa das suas passagens pelo Arquivo, deparasse com qualquer coisa fizesse o favor de me informar.
Aproveito para lhe agradecer as ajudas que já me deu nesta pesquisa.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#109606 | R.Miguel Nunes | 15 jan 2006 00:05 | Em resposta a: #109550

Caro Luis Piçarra,

Estarei atento a qualquer "ocorrência"...

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

ARQUIVO/PORTO pedido de ajuda

#110284 | Marmello | 20 jan 2006 22:40 | Em resposta a: #100920

Caros contrades

Dado não ser possíevl deslocar-me ao Porto venho pedir a seguinte ajuda:

Data e cota dos Registos de Casamentos:

1-Respeitante ao casamento de Joaquim Moreira filho de João Moreira e de Joaquina Pereira Rosas, natural da Maia, Silva Escura.
Com de Joaquina (de) Carvalho filha de Joaquim da Silva Marques e de Maria Joaquina nascida natural da Maia, Silva Escura.
A data provável do casamento ocorreu em entre 1892 e 1898 no concelho de Maia, freguesia Silva Escura. (em 1898 já estavam casados)

2- Respeitante ao casamento de Estêvão da Costa Senra filho de José da Costa Senra e de Angelina da Silva, natural da Maia, Silva Escura.
Com de Alexandrina Salgado de Souza filha de António da Silva Travajunha(?) e de Miquelina Salgado de Faria nascida natural da Santo Tirso, São Mamede.
A data provável do casamento ocorreu em entre 1894 e 1900 no concelho de Maia, freguesia Silva Escura. Ou menos provável em Santo Tirso, São Mamede.
(em 1901 já estavam casados)

Cumprimentos,
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110878 | Metalbrain | 29 jan 2006 20:07 | Em resposta a: #100920

R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110879 | Metalbrain | 29 jan 2006 20:11 | Em resposta a: #110878

Sr. R.Miguel Nunes gostaria de de lhe poder falar sobre alguns registos, mas gostaria que me enviasse um mail para: vitor_d_silva@sapo.pt
Pois necessitava de saber como funciona a pesquisa de registos e mais outras duvidas existentes.
Fico a aguardar resposta para o meu e-mail.

Com os meus melhors cumprimentos,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110882 | Dsousa | 29 jan 2006 20:16 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Consegui mais informações sobre o pedido que lhe fiz, relativo a Ilídio Francisco de Sousa e Rosa Alves dos Santos.

Rosa, terá nascido na quinta dos seus pais, em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, por volta de 1893 e falecido no mesmo lugar, a 10 de Fevereiro de 1968. A sua família era originária de Sebolido, Penafiel, e penso que usava o nome dessa terra como apelido. A sua mãe chamava-se Ana e provavelmente terá nascido no Brasil.

Ilídio Francisco, terá nascido no lugar da Lavandeira, onde residiam seus pais, por volta de 1880, e morreu em Abril ou Maio de 1951, em Vilar de Andorinho, onde residia.

Casaram em Oliveira do Douro por volta de 1913.

Mais uma vez agradeço e peço desculpa pelo incómodo.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110891 | R.Miguel Nunes | 29 jan 2006 21:48 | Em resposta a: #105692

Caro Emilio Semblano,

Se o tempo disponivel me permitisse teria todo o gosto em o auxiliar em pesquisas no AD do Porto, mas de momento não é de todo possivel, a não ser que necessite de alguma informação para a qual tenha dados bem concretos e não me resultem em longas horas de consulta, pois como referi ando muito parco de tempo, devido a todas as minhas obrigações académicas, em contrário só lhe poderei ser útil dentro de alguns meses, e por tal peço as minhas sinceras descuçpas.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110893 | R.Miguel Nunes | 29 jan 2006 21:54 | Em resposta a: #110879

Caro Vitor Silva,

Tenha a bondade de colocar as suas duvidas aqui no fórum, pois assim não só eu o poderei esclarecer, mas também outros confrades mais experimentados..

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110900 | ISSIS2004 | 29 jan 2006 23:24 | Em resposta a: #100920

HOLA! BUENAS NOCHES A TODOS! MI NOMBRE ES SONIA Y POR CASUALIDAD VI SU PAGINA, YA TENGO INSCRITO UN NUEVO TOPICO(TODAS LAS SALAS) PARA PODER ENCONTRAR A MI PADRE EL SE LLAMA ANTONIO GARCIA FERREIRA DE UNOS 50-53 AÑOS, NATURAL DE OPORTO, MI PADRE TIENE UN HERMANO LLAMADO ROGERIO GARCIA FERREIRA, MAS PEQUEÑO QUE EL. LLEVO BUSCANDOLO YA CERCA DE 5 AÑOS SIN ENCONTRAR RESPUESTA ALGUNA, PARA MI ESTA BUSQUEDA SE ESTA TORNANDO UN POCO DIFICIL YA QUE NO OBTENGO NINGUNA PISTA SOBRE SU PARADERO O SOBRE EL PARADERO DE MIS FAMILIARES PATERNOS..QUISIERA PEDIRLES EL FAVOR DE QUE ME AYUDARAN, POR FAVOR... AYUDENME. GRACIAS POR TODO..

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110901 | Metalbrain | 30 jan 2006 00:08 | Em resposta a: #110893

Sr. R.Miguel Nunes, pretendia saber se seria possivel que pesquisasse no arquivo do Porto vários registos, pois estou a contruir a minha árvores Genealogica, ja me desloquei ao registo de Marco de Canaveses e ja tenho cópias de alguns registos (grande parte de óbitos) que tb têm nº de registos de nascença, como neste momento estou em Beja e não me é possivel deslocar ao Porto, e quando vou aí a cima é durante o fim de semana, gostaria de saber se seria possivel lhe dar os meus pedidos ( ainda são bastantes) para ir pesquisando com calma. Mas queria, como fiz no registo de Marco de Canaveses, que me tirasse uma cópia de cada registo, cópia essa não autenticada (as cópias que tirei anteriormente ficaram-me por 0.50€ cada registo) e mas enviasse por correio. Era isso que queria saber se era possivel fazer. Pagaria todas as cópias e os portes de envio. Aguardo resposta.
Obrigado

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110903 | paulovribeiro | 30 jan 2006 00:34 | Em resposta a: #100920

Senhor Miguel Nunes

Desde já agradecendo a sua preciosa ajuda, procuro por registro de nascimento de meu avo Avelino Ribeiro, nascido na provincia de Amarante na cidade do Porto em 20/08/1902.
Necessito deste documento, obrigado.
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110904 | paulovribeiro | 30 jan 2006 00:37 | Em resposta a: #110903

se puder me envie uma mensagem por paulo_pvr#hotmail.com
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110908 | emilio semblano | 30 jan 2006 01:19 | Em resposta a: #110891

Caro Miguel
Primeiramente minha gratidao por seus espontaneos prestimos; quanto a pesquisa gostaria de lhe fornecer os dados para pesquisa:
1. MARIA DO AMARAL : nome dos avós=>
Nasceu em janeiro de 1663, e batizada em 01.02.1663, em Fermaria, Sao Tiago de Burgaes, Braga, - hoje santo tirso;
Casamento: 25.8.1690, na Freguesia de Sao Nicolau, Porto.
Nome dos Pais: Gonçalo da Madre de Deus Semblano e Catarina Antonia;
Conjuge: Antonio Barbedo Pereira.

Minha dificuldade e saber nome dos avós de Maria do Amaral, que registo de batismo ou de casamento devem trazer.
Abraços
Emilio Semblano

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110954 | Metalbrain | 30 jan 2006 18:23 | Em resposta a: #101858

Também pretendia saber se no arquivo do Porto estão todos os arquivos dos nossos antepassados (sendo eles do norte), ou se a partir de certo ano vão para a Torre do tombo?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110985 | R.Miguel Nunes | 30 jan 2006 23:05 | Em resposta a: #110901

Caro Vitor Silva,

Como já tive oportunidade de referir a outro prezado confrade: Se o tempo disponivel me permitisse teria todo o gosto em o auxiliar em pesquisas no AD do Porto, mas de momento não é de todo possivel, a não ser que necessite de alguma informação para a qual tenha dados bem concretos e não me resultem em longas horas de consulta, pois como referi ando muito parco de tempo, devido a todas as minhas obrigações académicas, em contrário só lhe poderei ser útil dentro de alguns meses, e por tal peço as minhas sinceras desculpas.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110986 | R.Miguel Nunes | 30 jan 2006 23:07 | Em resposta a: #110903

Caro Paulo,

Julgo que esse documento apenas o poderá de momento obter junto da respectiva conservatória, mas irei conferir tal suspeita.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110987 | R.Miguel Nunes | 30 jan 2006 23:12 | Em resposta a: #110954

Caro ???,

Julgo que sim que estarão lá todos (pelo menos a grande maioria) os registos do distrito do Porto, pelo menos microfilmados estão no ADP.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110988 | Metalbrain | 30 jan 2006 23:13 | Em resposta a: #110985

Boa Noite, de alguns registos tenho vários dados concretos que simplificariam bastante a pesquisa.
Mas também pretendia uma cópia desses registos, seria possivel tirar uma cópia de cada registo que encontrasse (apenas dos que tenho dados concretos) e me enviar á cobrança?

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#110993 | emilio semblano | 31 jan 2006 00:36 | Em resposta a: #110891

Caro Miguel Nunes
Agradeco-lhe da mesma forma; de qualquer forma ia voltar tendo em vista que os dados que pedi ja os tenho, pois o que nao tgenho e dos bisavós, o que seria bem mais dificil ainda. Deixemos para mais tarde.
Abracos
Ao seu dispor
Emilio Nunes Semblano

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111125 | Metalbrain | 02 fev 2006 00:04 | Em resposta a: #110987

Caro R.Miguel Nunes,

Visto que não pode dispensar muito tempo para estas pesquisas (1º os estudos!), pedia que, se possivel, eu lhe dizia todos os registos que pretendia, com todos os dados que tenho (grande parte tenho o nº do registo a procurar), pretendia apenas que me indicasse os dados mais relevantes (datas, locais e nº de registo dos ue ainda não tenho), ficando com os numeros pedirei a um amigo meu para se deslocar ao Porto e será mais rápido pedir todos esses registos para os poder copiar.
Poderá demorar o tempo que precise para verificar esse registos, mas se poder poderá me ir informando de cada pesquisa efectuada.

Aguardo resposta para lhe dar todos os dados que disponho!

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111134 | R.Miguel Nunes | 02 fev 2006 09:55 | Em resposta a: #111125

Caro Victor Silva,

Se os assentos que pretende forem registos do séc.XIX e ainda forem cosultaveis nos livros (suporte físico) respectivos, terei todo o gosto em tentar auxilia-lo, mas para registos mais antigos que apenas constem em microfilme, de momento é para mim humanamente impossivel, dado que implicam da minha parte uma maior dedicação, esforço e tempo a dispender. Por tal solicito as minhas sinceras desculpas, colocando-me à sua disposição para a ajuda à sua pesquisa nos termos dispostos.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111165 | Metalbrain | 02 fev 2006 21:15 | Em resposta a: #111134

Caro R.Miguel Nunes

Aqui estão os registos que pretendia que encontrasse:

Registo de Casamento de Maria Rosa de Jesus (N: 07-11-1902; F: 03-01-1980) com Manuel Monteiro (N: 04-08-1899; F: 08-09-1960)

Registo de nascimento (diário 4310, averbamento 1, assento nº 20) de Maria José Monteiro (N: 1883; F: 12-05-1962), natural de Vila Boa do Bispo (Marco de Canaveses)

Registo de nascimento de José Pinto Leite (N: 1886; F: 03-08-1947), natural de Vila Boa do Bispo (Marco de Canaveses)

Registo de nascimento (diário 17388, averbamento 2, assento 10) de António Soares Ferreira (N: 28-09-1893; F: 16-11-1980) natural de Favões (Marco de Canaveses)

Registo de nascimento de Maria Júlia Madureira (N: 30-10-1894; F: 23-07-1932) natural de Favões (Marco de Canaveses)

Registo de nascimento de José da Silva (N: 1894; F: 14-08-1957) natural de Abragão (Penafiel)

Registo de nascimento de Antónia Pessoa de Jesus (N:1893; F: 11-09-1967) natural de S. paio (Marco de Canaveses), sepultada em Abragão (Penafiel).


Caso consigua ter tempo para tirar fotocópias dos registos, depois enviava-me á cobrança com todas as despesas. Caso não possa tirar cópias, pedia-lhe que me indicasse também o numero dos registos.

Muito obrigado

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111170 | ivrqku | 02 fev 2006 22:53 | Em resposta a: #105664

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111237 | ivrqku | 03 fev 2006 22:53 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,

Não querendo abusar da sua amabilidade, e caso tenha disponibilidade, peço-lhe o favor de verificar o assento de casamento de Manuel de Almeida (n= 14.01.1845 em S.Salvador Burgo Arouca) com Rita da Silva (n=23.06.1845 e batizada em 10.7.1845 em Quebrentoes Oliveira do Douro VNGaia) e onde os filhos nasceram em Madalena VNGaia.
Agradecia igualmente que me ajudasse na pesquisa dos pais de Antonio de Almeida (n=26.12.1857 em Sta Marinha (Coimbroes)) e de Joaquina Moreira de Sousa (n=01.03.1862 em Madalena VNGaia) estes casaram em 11.11.1881.

Grato pela atenção dispensada, com os melhores cumprimentos,
José Pereira - marques.pereira@sapopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111245 | R.Miguel Nunes | 03 fev 2006 23:59 | Em resposta a: #111237

Caro José Pereira,

Como já tive oportunidade de referir a outro prezado confrade: Se o tempo disponivel me permitisse teria todo o gosto em o auxiliar em pesquisas no AD do Porto, mas como referi ando muito parco de tempo, devido a todas as minhas obrigações académicas, logo só lhe poderei vir a ser útil dentro de alguns meses, e por tal peço as minhas sinceras desculpas.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111524 | 2570 | 07 fev 2006 21:28 | Em resposta a: #100920

Agradeço se me poder ajudar na pesquisa de um casamento.
Pelas informações que tenho, teria sido na freguesia de campanhã, entre os anos de 1891/1894, e os internenientes são:
ALBANO(OU ALBINO) PEREIRA PINTO, nasciso em 1869, natural de Santa Marinha do zezere (Baiao), e ADELAIDE ROSA, nascida em 1874 natural Vila Nova da Barquina (freguesia da Atalaia).
Agradecido

Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111532 | R.Miguel Nunes | 07 fev 2006 23:26 | Em resposta a: #111524

Caro Martins,

Farei o que estiver ao meu alcance, e dentro da minha de momento reduzida disponibilidade, mas dado o tipo de informação que pretende julgo poder satisfazer o seu pedido.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111780 | R.Miguel Nunes | 10 fev 2006 19:38 | Em resposta a: #111524

Caro Martins,

Não contava poder auxilia-lo tão rápidamente mas uma pesquisa urgente que tive de fazer nos paroquiais de campanhã, levou a que esbarra-se com casamento de que me solicitou que localiza-se, então:

Pode lêr-se no assento de casamento N.º9/1894 que, Albano Pereira Pinto cc com Adelaide Rosa, na paróquia de Sta. Maria de Campanhã no dia 4 de Abr. de 1894; ele com 24 anos, solteiro, Trabalhador, natural e batizado ba freg. de Sta. Marinha do Zezere, Concelho de Bayão, diocese do Porto, morador na freg. de Campanhã na rua de S. Roque, filho legitimo de António Pereira cc Anna Ribeiro ambos naturais da freg. de Zezere; ela com 20 anos (casou com consentimento do pai), solteira, costureira, nat. da freg. de Atalaia, Concelho da Barquinha, Diocese de Lisboa, , batizada na mesma, paroquiana e moradora na freg. de Campanhã no lugar da Bomjoia, filha iligitima de Salustianno Gonçalves, natural de Vila Franca de Xira, Diocese de Lisboa cc Engrácia Rosa, nat. de Sta. Engrácia de Lisboa. Foram testemunhas: Nicola Oneto David, "machenista" e sua mulher Emilia de Magalhães, doméstica, moradores em Campanhã no lugar da Noeda; foram testemunhas do consentimento do pai, Ayres Teixeira e Jacintho Ferreira, "serventes da egreja" e junto à mesma moradores.

E isto é tudo quanto pude retirar do dito assento de casamento.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111785 | 2570 | 10 fev 2006 21:23 | Em resposta a: #111780

Caro Miguel Nunes
Antes de mais um muito obrigado pela sua disponibilidade, foram deveras importantes as informações que me conseguiu.
Se não for abusar da sua bondade, agradecia-lhe que verifica-se uns dados que me estão a fazer confusão, e que são os seguintes:
1--Albano Pereira Pinto cc com Adelaide Rosa, na paróquia de Sta. Maria de Campanhã no dia 4 de Abr. de 1894; ele com 24 anos, solteiro, Trabalhador, natural e batizado ba freg. de Sta. Marinha do Zezere, Concelho de Bayão, diocese do Porto, morador na freg. de Campanhã na rua de S. Roque, filho legitimo de António Pereira cc Anna Ribeiro ambos naturais da freg.
2—Possuo uma certidão de uma filha desse casamento, e que a dá como neta paterna de antónio pereira pinto MAS… casado com joanna Maria.
Portanto e mais uma vez não querendo abusar da sua disponibilidade, agradecia se possível que me consegui-se informações deste Albano Pereira.
Muito agradecido
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111974 | GARRIDOS | 13 fev 2006 23:19 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel precisava de um pequeno favor seu .O meu bisavó ,nasceu 25-6-1882 na Sé filho de João Garrido
e de Joaquina da Silva. O nome dele era João da Silva Garrido.Queria saber se tinha irmãos, e quantos e os nomes .
Muitos obrigado e desculpe o pedido ,abraços

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#111994 | R.Miguel Nunes | 14 fev 2006 10:10 | Em resposta a: #111974

Caro ???,

As informações que me pede implicam uma pesquisa bastante exaustiva, pois os dados que fornece para o pedido que faz, são tremendamente vagas, o que num conceito de auxilio, que eu me disponibilizo a prestar, n se enquadra, o seu pedido estrapola o auxilio, sendo mesmo um "trabalho de pesquisa", que implica plano e método, e que obviamente estaria sujeito a avença e despesas. Para qualquer esclarecimento adicional, estarei à disposição.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112060 | GARRIDOS | 14 fev 2006 22:48 | Em resposta a: #111994

Caro Miguel as minhas desculpas, se me poder esplicar como possso encontrar algumas pistas e começar ,esta pesquisa agradecia muito obrigado um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112073 | LProjecto | 15 fev 2006 08:02 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Com todo o respeito à sua disponibilidade, pergunto-lhe se já foi possível verificar um pedido que lhe dirigi: Trata-se de um casamento entre Manuel Gonçalves e Marianna Francisca, que ocorreu na freguesia de Guidões - Trofa, por volta de 1705 ou anterior. Este casal teve um filho também chamado de Manuel Gonçalves, que terá nascido, também na freguesia de Guidões, próximo da mesma data.

Antecipadamente agradecido pela sua atitude de ajuda ao próximo.

Os melhores cumprimentos.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112114 | R.Miguel Nunes | 15 fev 2006 17:05 | Em resposta a: #112073

Caro Luís Calhau,

Lamento ainda não ter correspondido ao seu pedido, mas limitações de tempo não me o permitem de momento, se entretanto não conseguir obter essa informação, tentarei daqui a algum tempo auxilia-lo...

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112143 | LProjecto | 15 fev 2006 21:17 | Em resposta a: #112114

Caro Miguel Nunes,

Agradeço-lhe a gentileza da resposta. Compreendo, sem reservas, que nem sempre é fácil corresponder a tanta solicitação.

Aguardarei pacientemente, mas com natural expectativa.

Um abraço,

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112776 | 2570 | 23 fev 2006 20:37 | Em resposta a: #100920

Caro Rui Niguel Nunes
Depois do favor que lhe pedi em relação ao casamento de Albano Pinto com Adelaide Rosa, em 1894, na Freguesia de Campamhã, e que tão protamente respodeu, venho pedir-lhe um outro favor intimamente ligado com este, e que é.
Quando puder me pesquise uma certidão de nascimento em nome de Adelaide Rosa (A MESMA), no ano de 1894, talvez mesmo pouco anterior ou até no mesmo dia do casamento que foi em 4 de Abril de 1894.
Para não me alongar peço-lhe que visite o topico 2 baptismos/uma pessoa, que abri para perceber o problema.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112781 | R.Miguel Nunes | 23 fev 2006 21:58 | Em resposta a: #112776

Caro Martins,

Como lhe disse em tempos neste momento estou com o meu tempo livre reduzido ao minimo dos minimos. Logo sem prometer nada, tentarei ajuda-lo logo que me seja possivel...

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112828 | Metalbrain | 24 fev 2006 18:33 | Em resposta a: #111165

Boas!
Esses dados que aqui estava a pedir já os conseguir arranjar!

Obrigado na mesma!

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112929 | Dsousa | 25 fev 2006 22:11 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Peço-lhe mais um favor. Se por acaso em alguma das suas pesquisas no A. D. Porto “tropeçar” no assento de baptismo de Margarida Soares Martins, peço-lhe o favor, se possível, de me transmitir o conteúdo do mesmo. Margarida nasceu na Freguesia da Sé, Porto, sendo filha de António Soares de Oliveira, natural de Pedroso, Gaia, e de Antónia Martins, natural de Vilar de Andorinho, Gaia. Nasceu entre 1870 e1880.
Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade.

Cumprimentos
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112933 | 2570 | 25 fev 2006 22:42 | Em resposta a: #112929

Cara Dsousa
Desculpe a intrmissão, mas como a sua pesquisa chamou-me à atenção, e se tiver algma informação sobre os Martins que pesquiso fico-lhe agradecido.
Então lá vai:
JOAQUIM JOSÉ MARTINS, natural de Santa Marinha, (V:N:Gaia), (1860....75?)
JOSÉ MARTINS, (pai do anterior)
Obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112936 | Dsousa | 25 fev 2006 23:10 | Em resposta a: #112933

Caro Martins

Creio não haver qualquer ligação. Os Martins que tenho são da Freguesia de Vilar de Andorinho e são:
Antónia Martins (c.1855), mãe de Margarida Soares Martins;
Ana Martins, mãe da anterior.

Lamento não poder ajudar.
Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112951 | R.Miguel Nunes | 26 fev 2006 14:10 | Em resposta a: #112929

Caro Daniel Sousa,

Estarei atento.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#112959 | luis262 | 26 fev 2006 16:02 | Em resposta a: #106849

Caro Miguel Nunes,

Agradecia-lhe que me fosse alertando pera qualquer informação com que deparasse, sobre Megres Restier do Porto, nomeadamente a ascendência do casal Francisco Megre Restier / Joanna Bernardina de Queirós, nascidos por volta s´dee 1770 e cujo casamento de ter sido cerca de 1800, pais do notário e Tabelião Thomáz Megre Restier, que como se sabe viveu no Porton na rua de Gramalde , Cedofeita.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#113619 | luis262 | 08 mar 2006 15:07 | Em resposta a: #112959

Caro Miguel Nunes,

Como talvez tenha lido noutro tópico, isto pouco tem avançado no que diz respeito aos Restier do Porto : apenas soube o nome de um outro filho do Thomáz Megre Restier notário, do mesmo nome de seu pai, proprietário, a partir do assento do seu casamento com Maria Amélia de Azevedo Viana.
Por isso, qualquer informação com a qual depare nas suas buscas será de grande utilidade.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114451 | coutinhorebelo | 18 mar 2006 23:31 | Em resposta a: #104811

Caro Sr. Miguel Nunes,
Muito agradecia a sua colaboração no sentido da obtenção da seguinte informação: Procuro os assentos de baptismo de António José da Costa Fajardo e de Maria Clara de San Bernardo, ambos naturais da paróquia de Paços de Gaiolo, concelho de Marco de Canavezes, nascidos em 1760.
Tiveram um filho de nome Manuel José da Costa Fajardo, nascido em 1780, Paços de Gaiolo, Benviver, Marco de Canaveses, Porto que casou no Arcozelo da Torre, Moimenta da Beira, com Ana Josefa Trigo. Conheço os seus descendentes, todos do Arcozelo da Torre, mas agora gostaria de encontrar os respectivos ascendentes.
Antecipadamente agradecido pela atenção dispensada, cumprimenta,
António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114462 | dmotta | 19 mar 2006 03:09 | Em resposta a: #100920

Prezado Sr. R. Miguel Nunes,

Estou a buscar a ascendência do 1º Visconde de Ribamar, Almirante João da Costa Carvalho, n. 8.3.1790 (S.João da Foz), filho de Francisco da Costa de Carvalho e de D. Rita de São José Pinto. Já estive pesquisando nos livros de S.João da Foz e das freguesias de Aldoar e de Nevogilde, pelos microfilmes dos mórmons, mas parei numa altura em que preciso de ajuda.

Era o Visconde neto paterno de Manuel da Costa (b. freg. Aldoar, M1,fls.37v, em 25.4.1703) e de Maria Martins (b.S.João da Foz, M1,fls.33 em 28.4.1700).

Manuel da Costa (o avô do Visconde), era filho de Antônio João (n.S.Mamede,bisp.do Porto) e de Joana da Costa (n.aldeia de Passos), viúva de Gonçalo João (com este casada em Nevogilde 1698).

Maria Martins (a avó do Visconde) era filha de Manuel André e de Maria Martins.

Se o senhor puder ajudar-me a continuar esta pesquisa ficar-lhe-ei muito grato.

Com os melhores cumprimentos,

Dmotta.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114472 | R.Miguel Nunes | 19 mar 2006 13:51 | Em resposta a: #114462

Caro Dmotta,

Lamento mas de momento afazeres académicos, que não posso descurar, não me permitem, por uma questão meramente de falta de tempo (inclusivé para as minhas pesquisas), auxilia-lo na sua nobre empresa.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114508 | Andrea Mesquita | 19 mar 2006 22:38 | Em resposta a: #104811

Sr. Miguel Nunes,

Vejo que o senhor tem ajudado outros confrades na busca de parentes que tenham vivido no Distrito do Porto. Queria saber se poderia me ajudar com dados referentes a minha bisavó. Ela se chamava Albina Pinto Duarte, nascida em 16 ou 18 de maio de 1890 em Bispado do Baião (hoje creio que somente se chama Baião), Distrito do Porto. Os nomes dos seus pais eram José Pinto Duarte e Amélia de Jesus Duarte. Gostaria de saber os nomes dos avós dela e de seus irmãos para que possa seguir com minhas pesquisas familiares. Não sei se poderá me ajudar, mas, desde já lhe agradeço a atenção.
Andréa Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114553 | MLS | 20 mar 2006 16:08 | Em resposta a: #110908

Boa tarde
É só para lhe dizer que não é Fermaria mas sim Enfermaria. Pode confiar pois sou de Santo Tirso.
Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114558 | MLS | 20 mar 2006 16:43 | Em resposta a: #112073

Boa tarde Luís
Não sei se já obteve resposta, mas quando eu for ao ADP prometo procurar esse casamento. Tenho em Guidões antepassados e pelo que tenho visto com ligações ao Alentejo. Estou a dizer isto porque penso que o Luís é alentejano. Tenho um antepassado de Guidões Isidoro de Oliveira que faleceu em S. Lourenço de Alqueva, Portel, não tenho a data aqui comigo. Mas depois digo-lha ao certo, no caso de estar disposto a ver esse óbito. Gostaria de saber se diz alguma coisa acerca dele, o que fazia. Nos óbitos de Guidões consta referida a morte dele onde diz que faleceu sem sacramentos por não haver tempo para tal.
Aguardo uma resposta sua.
Maria de Lourdes Santarém
Braga- Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114562 | CTBARATA | 20 mar 2006 17:12 | Em resposta a: #102419

Caro Miguel Nunes

Se por acaso "tropeçar" no apelido Themudo em especial no Themudo Barboza, agradecia que me informasse. É que ando a fazer um trabalho sobre o apelido Themudo, e do ramo de minha Tia Bisavó Ana Adelaide da Silveira Themudo de Vera tenho poucos dados, nem a data de nascimento(poderá ter ocorrido a partir de 1850. Dos seus seis filhos três já localizei (mas tenho de ir ao ADB), mas sei que um dos outros de nome Militão Themudo Barboza, terá trabalhado nos Armazéns do Bolhão. Será que deixou descendência aí pelo Porto?
Cumprimentos
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114581 | R.Miguel Nunes | 20 mar 2006 21:03 | Em resposta a: #114562

Caro Carlos Themudo Barata,

Estarei atento ao seu pedido, e já que refere que irá fazer pesquisas no ADB se por acaso tropeçar no apelido "Malafaia", por favor não exite em deixar mensagem.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114602 | emilio semblano | 21 mar 2006 00:03 | Em resposta a: #114553

Prezada Maria de Lourdes
agradeco seu esclarecimento, mas os arquivos consultados me davam conta ser
Fermaria - Santiago de Burgaes - Braga - atualmente Santo Tirso. De qualquer forma para a edicao primeira do Livro "Semblano, uma familia, sua origem e historia"nao da mais, mas servira para uma nova edicao.
Grato
Emilio Semblano

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114703 | CTBARATA | 22 mar 2006 09:14 | Em resposta a: #114581

Caro R. Miguel Nunes

Assim o farei, logo que vá a Braga, pois vivo em Lisboa. Mas a ida é certa, pois em Inquirições de Genere tenho dois processos para consultar.

Um abraço

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114838 | Marmello | 23 mar 2006 18:38 | Em resposta a: #114581

Caro confrade R.Miguel Nunes

Sou do sul do pais não tenho diponibilidade para ir ao Porto

Preciso da data e cota do seguinte casamento:

Respeitante ao casamento de JOAQUIM (de Sousa) MOREIRA filho de João Moreira e de Joaquina Pereira Rosas, natural da Maia, Silva Escura.
Com de JOAQUINA (de) CARVALHO filha de Joaquim da Silva Marques e de Maria Joaquina, natural da Maia, Silva Escura.
A data provável do casamento ocorreu em entre 1892 e 1898 no concelho de Maia, freguesia Silva Escura. (em 1898 já estavam casados)

Agadecia imenso se conseguisse obter o meu pedido

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114872 | R.Miguel Nunes | 24 mar 2006 02:51 | Em resposta a: #114838

Caro Marmello,

Apesar da minha reafirmadade falta de tempo, devido a comprissos académicos, tentarei na medida do possivel auxiliar o confrade.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114971 | Marmello | 24 mar 2006 18:32 | Em resposta a: #114872

Caro R.Miguel Nunes

Agradeço a amabilidade.

Cordialmente,
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#114974 | jose930 | 24 mar 2006 19:34 | Em resposta a: #110900

E possivel que o contacto com estes telefones possam ajudar.
Cumprimentos
J.Salgado



22 951 72 43
antónio joaquim ferreira garcia
leça do balio - rua d dinis

22 971 94 96
antónio josé garcia ferreira
águas santas - rua moutidos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#115046 | aphrodyte5 | 25 mar 2006 12:21 | Em resposta a: #100920

Bonjour,

Excusez-moi de m'adresser à vous en français mais je commence à peine à apprendre le portugais et pour l'instant ce n'est pas vraiment ça !

Je me demandais si vous pourriez m'aider.

Je cherche le lieu et la date de naissance de DA SILVA Anna Roza, elle serait née entre 1860 et 1879 dans le district de Porto ou celui de Braga.

C'est la fille de VELHO Luiz Manuel (°Barcelos) e de DA SILVA Esperança Roza (°Macieira de Maia, Vila do Conde, Porto)

Elle s'est mariée à GONCALVES GOMES José le 09/07/1894 à l' Eglise de Sao Marthino do Fornelo, Vila do Conde, Porto.

J'ai réussi à avoir son acte de maraige mais malheureusement il n'est pas indiqué dessus son lieu de naissance ce qui rend les recherches un peu plus difficiles !

Merci en tous cas pour ce que vous faites c'est une bonne initiative !

Cumprimentos,

Vanessa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116157 | 2570 | 08 abr 2006 15:59 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes
Mais uma vez me dirijo a si, na espectativa que me possa ajudar.
Caso possível agradeço in formações sobre:
Albano Pereira Pinto, nascido em Baião (Santa Marinha do Zezere), em, 1869/70, filho de Antonio Pereira de Anna Ribeiro, naturais da mesma freguesia.
Desde já muito agradecido,
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116793 | Maria Barreiro | 18 abr 2006 14:23 | Em resposta a: #107664

Caro JLiberato

Filhos de Adriano João e Maria Antónia:

- André, n. dez. 1655;
- Domingos, n. 10/9/1658;
- Angela, n. 23/12/1659;
- Bento, n. 9/7/1661;
- Luísa, n. 23/6/1664.

Possuo a cópia do registo de Bento (embora quase imperceptível). Posso enviar-lhe por e-mail ou correio.
mariabarreiroarrobasapopontopt.

Com os melhores cumprimentos.
Mari

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116795 | R.Miguel Nunes | 18 abr 2006 14:45 | Em resposta a: #114451

Caro António Rebelo,

Como já tive oportunidade de referir a outro prezado confrade: Se o tempo disponivel me permitisse teria todo o gosto em o auxiliar em pesquisas no AD do Porto, mas como referi ando muito parco de tempo, devido a todas as minhas obrigações académicas, logo só lhe poderei vir a ser útil dentro de alguns meses, e por tal peço as minhas sinceras desculpas.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116796 | R.Miguel Nunes | 18 abr 2006 14:48 | Em resposta a: #114508

Cara Andrea Mesquita,

Peço dclp na demora na resposta mas o seu pedido nunca me foi comunicado para o mail, e de entre tantas mensagens, apenas leio as que me "caiem" no mail. De qualquer forma de momento devido a falta de tempo e afazeres académicos não poderei ajuda-la num tempo próximo, embora irei registar o seu pedido, e eu ou um estimado amigo meu que possui ascendência em Baião, poderemos tentar localizar os registos dos seus antepassados.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital do Porto - Teixeiras Osórios

#116802 | Lourval | 18 abr 2006 15:31 | Em resposta a: #100920

Caro R.Miguel Nunes,
Tenho um trisavô português Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. Júlio Teixeira nasceu cerca de 1856. Nós não sabemos onde nasceu. Temos suspeitas que ele pode ser do Porto. Um dos motivos é que a maioria das famílias Teixeira Osório que encontramos na PT Comunicações é da região do Porto. Júlio Teixeira já estava no Brasil em 1887. Como não sei onde ele nasceu me ocorre que seria um bom começo procurar pelo passaporte dele no Arquivo Distrital do Porto cerca de 1885, pouco antes pouco depois. Grato por qualquer informação.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116805 | Andrea Mesquita | 18 abr 2006 16:07 | Em resposta a: #116796

Muito obrigada!
Não tenho pressa na resposta. Estou feliz de que tenha recebido a minha mensagem, que já havia enviado em outra ocasião.
Desde já agradeço sua atençao.
Atenciosamente,
Andréa Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto - Teixeiras Osórios

#116818 | R.Miguel Nunes | 18 abr 2006 19:08 | Em resposta a: #116802

Caro Lourval,

Como já tive oportunidade de referir a outro prezado confrade: Se o tempo disponivel me permitisse teria todo o gosto em o auxiliar em pesquisas no AD do Porto, mas como referi ando muito parco de tempo, devido a todas as minhas obrigações académicas, logo só lhe poderei vir a ser útil dentro de alguns meses, e por tal peço as minhas sinceras desculpas.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto - Teixeiras Osórios

#116819 | R.Miguel Nunes | 18 abr 2006 19:08 | Em resposta a: #116802

Caro Lourval,

Como já tive oportunidade de referir a outro prezado confrade: Se o tempo disponivel me permitisse teria todo o gosto em o auxiliar em pesquisas no AD do Porto, mas como referi ando muito parco de tempo, devido a todas as minhas obrigações académicas, logo só lhe poderei vir a ser útil dentro de alguns meses, e por tal peço as minhas sinceras desculpas.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116826 | diogopp | 18 abr 2006 20:57 | Em resposta a: #100920

Carissimo R.Miguel Nunes,

Com antecipado reconhecimento pela sua boa vontade permito-me pedir-lhe um favor: Sou de Elvas e por isso para mim não é nada fácil deslocar-me ao Porto, a minha avó paterna é originária do Porto, mais especificamente de Vila Nova de Gaia, é descendente de uma família de Industriais, Políticos, Professores Universitários e produtores de vinho do Porto. Sei, e sei-o porque a minha avó o sabe de memória o nome dos pais e dos avós da minha avó, vou-lhe dar o que sei, o que lhe peço é se me pode ajudar a descobrir o nome dos bisavós da minha avó. Então:
A minha avó chama-se Maria Alda de Macedo Ferreira, nasceu a 21.06.1925 em Gaia, filha de António de Jesus Ferreira nascido a 13.06.1900?(Proprietário Industrial) e de Aurélia da Conceição Pinto de Macedo nascida a 22.06.1902 (Prof. Primária e Prop de uma Ourivesaria e de uma loja de Vestidos de Senhora).
António de Jesus Ferreira era filho de António Clemente Ferreira *1865-1875 (Proprietário Industrial) e de Margarida Rosa de Jesus Ferreira * 1867-1877.
Aurélia da Conceição Pinto de Macedo era filha de Manuel Pinto de Macedo *1865-1875 (Professor Universitário e Politico) e de Maria da Conceição de Macedo *1865-1875.
Digo-lhe tudo isto porque creio que quanto mais elementos tiver melhor será!
Muito, muito obrigado desde já. Qualquer ajuda que me possa dar será preciosa!

Os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116827 | R.Miguel Nunes | 18 abr 2006 21:18 | Em resposta a: #116826

Caro Diogo Pinheiro de Paiva,

Como já tive oportunidade de referir a outro prezado confrade: Se o tempo disponivel me permitisse teria todo o gosto em o auxiliar em pesquisas no AD do Porto, mas como referi ando muito parco de tempo, devido a todas as minhas obrigações académicas, logo só lhe poderei vir a ser útil dentro de alguns meses, e por tal peço as minhas sinceras desculpas.
Mas se por essa altura ainda quiser dispôr do meu auxilio terei todo o prazer em o auxiliar.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116836 | jliberato | 18 abr 2006 23:12 | Em resposta a: #116793

Cara Maria Barreiro,
Muito obrigado pela sua informação.
Vou mandar-lhe um mail, hoje ou amanhã, pois estou muito interessado.
Muito grato
Cumprimentos,
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116844 | coutinhorebelo | 19 abr 2006 00:10 | Em resposta a: #116795

Caro Sr. Miguel Nunes,

Agradeço a atenção da sua resposta e caso tenha futura disponibilidade, conto com a sua preciosa ajuda.

Com os meus cumprimemtos,

António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116851 | SCMS | 19 abr 2006 01:27 | Em resposta a: #100920

Boa noite.
Já reparei na quantidade de questões que lhe levantam mas de certo que, se for do seu âmbito, me ajudará a prosseguir na minha pesquisa sobre uma familia da Foz do Porto - Lima Aires. Um dos pontos de referência que tenho chama-se Francisco Oliveira de Lima Aires. Gostaria muito de poder contar com a sua colaboração.
Grata.
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116860 | R.Miguel Nunes | 19 abr 2006 10:30 | Em resposta a: #116851

Cara Cristina,

Apesar do facto de que de momento me encontro um pouco "parado" no que toca a pesquisas, dado que afazeres académicos me deixam muito pouco tempo livre... posso no entanto, prometo-lhe que estarei atento a qualquer ocorrência.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116877 | diogopp | 19 abr 2006 11:48 | Em resposta a: #116827

Caro Miguel Nunes,

Muito obrigado pelas suas palavreas e pela sua preocupação, não tenho pressa, não é nada urgente, são apenas coisas que estou a tentar descobrir com calma e por isso mesmo fico-lhe muito agradecido que me ajude mesmo daqui a uns meses. Se puder, e não for pedir muito, tire nota dos dados que lhe enviei ou então diga-me se prefere que o volte a contactar dentro de algum tempo.

Os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116886 | R.Miguel Nunes | 19 abr 2006 12:22 | Em resposta a: #116877

Caro Diogo Pinheiro Paiva,

Não tem de quê, o bom destas novas tecnologias é isso mesmo, o de criar laços de interajuda... só lamento não poder ser-lhe útil de momento. Agradecia para que não caia anadvertidamente no esquecimento que regularmente me vá chamando a atenção para o seu pedido, embora temo que antes do inicio de Junho não o possa de todo ajudar.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#116925 | SCMS | 19 abr 2006 22:18 | Em resposta a: #116860

Caro Miguel Nunes,

Agradeço a sua disponibilidade para responder á minha solicitação e ficarei a aguardar novos desenvolvimentos.

Cumprimentos,

Cristina S.

Resposta

Link directo:

Desembargado da Rel. Lourenço Coelho Leitão

#117040 | victorferreira | 21 abr 2006 11:23 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,
Já que tem acesso a informação do ADP, recorro ao seu conselho na forma de esclarecer uma dúvida.

Há um senhor Constantino Moreira de Castelo Branco - de nome, e não da terra. A bibliografia refere-o como casado com uma senhora das Escouras, a sul de Viseu, e também que era " ... sobrinho do Desembargador do Paço Lourenço Coelho Leitão". Sobrinho aqui pode ser mesmo isso ou sobrinho-neto, e um ou outro, de sangue ou por afinidade.
O que gostaria de saber era como é que os dois se aparentam.

Ora sobre esse personagem de fins de 500 princípio de 600 (n. ca. 1570), que andou por Viseu diz-se " ... Lourenço Coelho Leitão, desembargador da Relação do Porto ... " encomendou uma série de obras para a Sé de Viseu.

Ora aqui está: Desembargador da Relação do Porto.

Não parece que o Desembargador tenha tido descendentes. Andei a pesquisar aqui no site a ele e à esposa mas não cheguei a nenhuma ligação que possa levar ao Constantino (esse aparece aqui no site sem ancestrais, claro está). No entanto Constantino casa-se com a tal senhora das Escouras, cuja ascendência está aqui no site e que, essa sim, é trineta por via paterna de um António Moreira de Castelo Branco. Mas dos descendentes deste último também não sai nenhuma linha que possa levar p.ex. ao Constantino com um ramo a dar no Lourenço ou à sua esposa (Ana Cardoso)

Resposta

Link directo:

Desembargado da Rel. Lourenço Coelho Leitão

#117041 | victorferreira | 21 abr 2006 11:23 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,
Já que tem acesso a informação do ADP, recorro ao seu conselho na forma de esclarecer uma dúvida.

Há um senhor Constantino Moreira de Castelo Branco - de nome, e não da terra. A bibliografia refere-o como casado com uma senhora das Escouras, a sul de Viseu, e também que era " ... sobrinho do Desembargador do Paço Lourenço Coelho Leitão". Sobrinho aqui pode ser mesmo isso ou sobrinho-neto, e um ou outro, de sangue ou por afinidade.
O que gostaria de saber era como é que os dois se aparentam.

Ora sobre esse personagem de fins de 500 princípio de 600 (n. ca. 1570), que andou por Viseu diz-se " ... Lourenço Coelho Leitão, desembargador da Relação do Porto ... " encomendou uma série de obras para a Sé de Viseu.

Ora aqui está: Desembargador da Relação do Porto.

Não parece que o Desembargador tenha tido descendentes. Andei a pesquisar aqui no site a ele e à esposa mas não cheguei a nenhuma ligação que possa levar ao Constantino (esse aparece aqui no site sem ancestrais, claro está). No entanto Constantino casa-se com a tal senhora das Escouras, cuja ascendência está aqui no site e que, essa sim, é trineta por via paterna de um António Moreira de Castelo Branco. Mas dos descendentes deste último também não sai nenhuma linha que possa levar p.ex. ao Constantino com um ramo a dar no Lourenço ou à sua esposa (Ana Cardoso)

Resposta

Link directo:

Desembargado da Rel. Lourenço Coelho Leitão

#117042 | victorferreira | 21 abr 2006 11:23 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,
Já que tem acesso a informação do ADP, recorro ao seu conselho na forma de esclarecer uma dúvida.

Há um senhor Constantino Moreira de Castelo Branco - de nome, e não da terra. A bibliografia refere-o como casado com uma senhora das Escouras, a sul de Viseu, e também que era " ... sobrinho do Desembargador do Paço Lourenço Coelho Leitão". Sobrinho aqui pode ser mesmo isso ou sobrinho-neto, e um ou outro, de sangue ou por afinidade.
O que gostaria de saber era como é que os dois se aparentam.

Ora sobre esse personagem de fins de 500 princípio de 600 (n. ca. 1570), que andou por Viseu diz-se " ... Lourenço Coelho Leitão, desembargador da Relação do Porto ... " encomendou uma série de obras para a Sé de Viseu.

Ora aqui está: Desembargador da Relação do Porto.

Não parece que o Desembargador tenha tido descendentes. Andei a pesquisar aqui no site a ele e à esposa mas não cheguei a nenhuma ligação que possa levar ao Constantino (esse aparece aqui no site sem ancestrais, claro está). No entanto Constantino casa-se com a tal senhora das Escouras, cuja ascendência está aqui no site e que, essa sim, é trineta por via paterna de um António Moreira de Castelo Branco. Mas dos descendentes deste último também não sai nenhuma linha que possa levar p.ex. ao Constantino com um ramo a dar no Lourenço ou à sua esposa (Ana Cardoso)

Resposta

Link directo:

Desemb. da Rel. Lourenço Coelho Leitão

#117044 | victorferreira | 21 abr 2006 11:44 | Em resposta a: #100920

Caro R. Miguel Nunes,
Já que tem acesso a informação do ADP, recorro ao seu conselho na forma de esclarecer uma dúvida.

Há um senhor Constantino Moreira de Castelo Branco [de nome, e não de terra].
A bibliografia refere-o como casado com uma senhora das Escouras, a sul de Viseu, e também que era " ... sobrinho do Desembargador do Paço Lourenço Coelho Leitão". Sobrinho aqui pode ser mesmo isso ou sobrinho-neto, e um ou outro, de sangue ou por afinidade.
O que gostaria de saber era como é que os dois se aparentam.

Ora sobre esse personagem de fins de 500 princípio de 600 (n. ca. 1570), que andou por Viseu lá por 1620 diz-se " ... Lourenço Coelho Leitão, desembargador da Relação do Porto ... " encomendou uma série de obras para a Sé de Viseu.

Ora aqui está: Desembargador da Relação do Porto.

Não parece que o Desembargador tenha tido descendentes. Andei a pesquisar em ascendentes aqui no site a ele e à esposa mas não cheguei a nenhuma ligação que possa levar ao Constantino (esse aparece aqui no site sem ancestrais, claro está).
No entanto Constantino casa-se com a tal senhora das Escouras, cuja ascendência está aqui no site e que, essa sim, é neta de um Pe. Manuel Leitão 'abade de Vilar' (seja ele qual for o 'Vilar' uma vez que há tantos: Vilar, Povolide? Vilar em Aveiro?
Vilar, Freg. Do concelho de Moimenta da Beira?).

Mas adiante.

Pergunto-lhe: considera que seja fácil saber se existe alguma documentação sobre o tal Desembargador aí perdida no ADP, que possa lançar alguma luz nas suas relações com Viseu, mais especificamente, relações familiares? Terá ele casado no Porto com a Dª Ana Cardoso? De onde era Dª Ana? Será o Constantino sobrinho pelo lado dela?
Bem sei que me refiro a uma época de charneira e que mais facilmente se encontrará alguma referência em algum índice já feito por alguém no ADP que nos próprios documentos (nem eu lhe estou a pedir isso, bem entendido).
Mas se algum dia der com qalquer informação sobre o Desembargador, a sua esposa, os seus familiares e ligações com Viseu, agradecia que me dissesse qualquer coisa.
Se chegou até aqui, muito obrigado por aturar este relambório e cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Desemb. da Rel. Lourenço Coelho Leitão

#117054 | R.Miguel Nunes | 21 abr 2006 12:52 | Em resposta a: #117044

Caro Victor Ferreira,

Por completo desconhecimento do assunto em questão, abstenho-me de momento de qualquer comentário, que não seria mais do que um "chorrilho" de suposições... que a minha inesperiência nestas lides ainda me desautoriza a fazer. Logo o máximo que poderei fazer por V. Ex.ª será ficar atento a qualquer ocorrência.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#117074 | spes | 21 abr 2006 16:16 | Em resposta a: #100920

Caro Confrade

Será possivel obter informação sobre Delfim da Cunha Lima (nascido em 28.01.1857), casado com Guilhermina Cândida Pereira Machado, que era filha do primeiro Visconde de Pereira Machado.

Muito agradecido
Fernando de Brito e Cunha Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#117075 | spes | 21 abr 2006 16:24 | Em resposta a: #100920

Caro Confrade

Muito agradecia informação sobre Henrique de Oliveira Maia (*15.03.1804+29.03.1845) e sua mulhêr Carolina Angélica Ribeiro, nascida a 02.10.1819.

Muito agradecido
Fernando de Brito e cunha Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#117666 | Francisco Carlos | 30 abr 2006 03:14 | Em resposta a: #112073

Sou um genealogista amador, moro no brasil tenho informações de ascendencias que talvez seja útil o Luís do Projeto Calhau:
Deolinda Dias de Oliveira + 05/05/1873 * 08/06/1957 filha de:
Manoel Gonçalves d'Oliveira Filho de:
Antônio Gonçalves d'Oliveira
Todos nascidos em Guidões - Trofa
Atenciosamente,
Francisco Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#117675 | LProjecto | 30 abr 2006 11:18 | Em resposta a: #117666

Caro Francisco Carlos,

Agradeço-lhe a gentileza da resposta, tanto mais por vir empacotada do Brasil, no entanto continuo sem conseguir estabelecer qualquer relação de parentesco entre os indivíduos que referiu e os meus ascendentes, a não ser a coincidência geográfica e do apelido "Gonçalves". Poderão, eventualmente, os nomes que refere entroncarem na minha gente, mas para conseguir provar isso seria necessário recuar mais algumas gerações.
Infelizmente resido a cerca de 400 km do Arquivo Distrital do Porto, facto este que inviabiliza qualquer tentativa de pesquisa "in loco", daí a razão de ter lançado a apelo a alguém que, residindo nas proximidades, tenha essa possibilidade...

Cumprimentos,
Luís Miguel Costa Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#120763 | luis262 | 14 jun 2006 11:23 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Porque de trata de uma consulta directe, que não envolve pesquisas, pedia-lhe, se tal lhe fôr possível, que numa das suas idas ao A.D.P. procurasse o assento de nascimento do avó paterno de minha mulher, António Alves Carneiro, nascido em Paços de Ferreira, freguesia de Serôa, em 23.12.1866 , filho de Francisco d´Assis Carneiro e de Rita Barbosa.
Proprietário, residente no Porto viria aí falecer em 26.08.1930.

Peço-lhe esse favor, pois da sua ascendência apenas conhecemos os nomes dos pais. Pedi, em Dezembro de 2005, uma cópia do registo ao ADP, mas fui informado que os registos dessa data, da freguesia de Serôa se encontravam na Conservatória de Paços de Ferreira.
Escrevi para a dita Conservatória e acabei mesmo por para lá telefonar, mas disseram-me que os livros que continham os registos em causa, estavam de quarentena, visto irem ser submetidos a uma desinfestação e, posteriormente, seriam enviados para o ADP o que estava previsto acontecer em Janeiro/ Fevereiro de 2006.
Depois dessa resposta , já fiz dois pedidos para o ADP o último dos quais já em fins de Março, mas apenas recebi a respectiva resposta automática...
Como estamos já em meados de Junho e não consegui obter nada, resolvi recorrer, mais uma vez , à sua boa vontade, caso não lhe cause transtorno...
Se por acaso não lhe fôr possível passar por lá, apenas agradecia que me informassa, pois tentarei mais uma vez, pelo telefone saber o que se passa.
Não queria de forma alguma abusar, por isso peço desculpa de o estar a incomodar mais uma vez.

Cumprimentos

Luís Piççarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#120789 | R.Miguel Nunes | 14 jun 2006 20:17 | Em resposta a: #120763

Caro Luis Piçarra,

Poderei ajuda-lo sim, mas... nas próximas semanas, devido a indisponibilidade, ser-me-á completamente impossivel... por tal, aconselho-o a que efectue mais uma tentativa directamente com o ADP e depois me informe novamente do seu pedido, caso ainda se justifique.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#121635 | luis262 | 26 jun 2006 17:41 | Em resposta a: #120789

Caro Miguel Nunes,

Falei pera o A D Porto e, afinal, os tais livros de Paços de Ferreira , Serôa, continuam de quarentena, quiçá perpétua , na Conservatória de Paços de Ferreira.

Como depois de várias tentativas frustradas , a diferentes horas, concluí que deve haver algum problema com o "aparelho telephónico" dessa respeitável instituição , vou arrancar uma pena a um dos muitos faisões , que povoam as redondezas e passar , como suplicante, à escrita...

Enfim, no meio de tanta burocracia, ou nos rimos ou desistimos.
Eu prefiro rir, para arranjar paciência para continuar.

Desculpe o meu desabafo, que aliás nada tem, como é evidente, a ver consigo, mas é, aliás precisamente o contrário da sua atitude de entreajuda à qual muito devo e só merece ser apontada como um exemplo solidário.

Com os meus cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#121643 | R.Miguel Nunes | 26 jun 2006 18:45 | Em resposta a: #121635

Caro Luis Piçarra,

Muita admiração grangeou da minha parte a sua magistral intervenção, mesmo sob o designio do desabafo...
A minha atitude de entreajuda, é tão só e apenas motivada pela minha firme oposição ao individualismo "gangrenante" que os tempos modernos nos trouxeram... digo isto com um certo sabor a utopia nostálgica, dado que ainda nem o quarto de século ultrapassei.
Lamento apenas que tal documentação esteja indefenidamente retida, afastada da consulta e, como tal sendo impossivel auxilia-lo na sua nobre pesquisa.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#121646 | luis262 | 26 jun 2006 19:20 | Em resposta a: #121643

Caro R. Miguel Nunes,

Obrigado pelas suas palavras.
Muitas vezes é o entusiamo e uma correcta postura dos mais novos que nos ajudam a persistir. É o caso.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#121656 | R.Miguel Nunes | 26 jun 2006 21:58 | Em resposta a: #121646

Caro Luis Piçarra,

Não me deve qualquer agradecimento, pois eu muito aprendo com aqueles que a vida permitiu que acumulassem saber, e que acima de tudo tivessem, o dom, de o transmitir.. eu sim, é que devo a si, e a outros de igual e tão digna estirpe, que muito me têm ensinado... o meu sincero bem haja.

Cordilamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#121780 | diogopp | 28 jun 2006 11:32 | Em resposta a: #100920

Caro R.Miguel Nunes,

Tinha já falado há cerca de dois meses consigo e pediu-me para o voltar a contactar por esta altura, aqui estou eu na esperança de que me possa ajudar a descobrir mais da minha ascendência nesta parte da familia.
A minha avó chama-se Maria Alda de Macedo Ferreira, nasceu a 21.06.1925 em Gaia, filha de António de Jesus Ferreira nascido a 13.06.1900?(Proprietário Industrial) e de Aurélia da Conceição Pinto de Macedo nascida a 22.06.1902 (Prof. Primária e Prop de uma Ourivesaria e de uma loja de Vestidos de Senhora).
António de Jesus Ferreira era filho de António Clemente Ferreira *1865-1875 (Proprietário Industrial e produtor de vinho do porto) e de Margarida Rosa de Jesus Ferreira * 1867-1877.
Aurélia da Conceição Pinto de Macedo era filha de Manuel Pinto de Macedo *1865-1875 (Professor Universitário, Politico, secretario geral do Partido Republicano, é avô também do Dr.Jorge Borges de Macedo que foi Director da torre do Tombo) e de Maria da Conceição de Macedo *1865-1875.
Volto-lhe a repetir tudo isto porque creio que quanto mais elementos tiver melhor será!
Muito, muito obrigado desde já. Fico à espera na esperança de que agora já me possa ajudar. Qualquer ajuda que me possa dar será preciosa!

Os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira SilvaCouto, médico.

#122041 | luis262 | 02 jul 2006 10:45 | Em resposta a: #121646

Caros participantes,

No passado dia 26 de junho, pedi para o A.D.Porto, uma fotocópia não autenticada, do assento de nascimento de Manuel Ferreira da Silva Couto, médico, que sei ter nascido no Porto em 12 de Agosto de de 1860, filho de Manuel Ferreira da Silva Couto e de sua mulher D. Emília Augusta.
Pedi igualmente que fizessem as buscas necessárias, uma vez que desconheço a freguesia em que nasceu, visto na certidão de nascimento de uma filha sua apenas é referido que nasceu no Porto.

Responderam-me, informando que, passo a citar "os dados que refere são insuficientes para proceder à pesquisa, sendo necessário que nos indique a freguesia" fim citação...

Como moro em Carcavelos, Cascais, e de momento não posso deslocar ao Porto, ficava agradecido se alguém, nas suas pesquisas no ADP, deparasse com o referido assento me infomasse via fórum.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira SilvaCouto, médico.

#122047 | 2570 | 02 jul 2006 15:31 | Em resposta a: #122041

Caro Luis
Sou recenta nestas andanças, mas creio que terá hipoteses de saber algo mais, através da certidão de casamento da filha, mou através da certidão de óbito do individuo em questão, caso saiba onde faleceu;....ou ainda: através da certidão de óbito da esposda, caso ele tenha casado, pois caso consiga a certidão de óbito da esposa é muito bom, pois poderá a mesma conter elementos para poder pedir uma certidão de casamento, que são a meu ver muito importantes para as pesquisas.
Corcialmente
martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#122048 | diogopp | 02 jul 2006 15:44 | Em resposta a: #111134

Caro R.Miguel Nunes,

Tinha já falado há cerca de dois meses consigo e pediu-me para o voltar a contactar por esta altura, aqui estou eu na esperança de que me possa ajudar a descobrir mais da minha ascendência nesta parte da familia.
A minha avó chama-se Maria Alda de Macedo Ferreira, nasceu a 21.06.1925 em Gaia, filha de António de Jesus Ferreira nascido a 13.06.1900?(Proprietário Industrial) e de Aurélia da Conceição Pinto de Macedo nascida a 22.06.1902 (Prof. Primária e Prop de uma Ourivesaria e de uma loja de Vestidos de Senhora).
António de Jesus Ferreira era filho de António Clemente Ferreira *1865-1875 (Proprietário Industrial e produtor de vinho do porto) e de Margarida Rosa de Jesus Ferreira * 1867-1877.
Aurélia da Conceição Pinto de Macedo era filha de Manuel Pinto de Macedo *1865-1875 (Professor Universitário, Politico, secretario geral do Partido Republicano, é avô também do Dr.Jorge Borges de Macedo que foi Director da torre do Tombo) e de Maria da Conceição de Macedo *1865-1875.
Volto-lhe a repetir tudo isto porque creio que quanto mais elementos tiver melhor será!
Muito, muito obrigado desde já. Fico à espera na esperança de que agora já me possa ajudar. Qualquer ajuda que me possa dar será preciosa!

Os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira SilvaCouto, médico.

#122198 | luis262 | 04 jul 2006 23:56 | Em resposta a: #122041

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Arquivo Dist. do Porto

#123883 | Plinio | 30 jul 2006 02:26 | Em resposta a: #100920

Prezado Senhor Miguel Nunes

Estou a procura de informações sobre a origem de meu avô, minha avó e bisavó materna que vieram de Portugal lá por volta de 1907/1908.

O que sei são dados contidos em uma cópia do passaporte deles datado de 17/10/1907 emitido na Terceira Repartição do Districto do Porto -> registrados na folha 85 do livro 128, e de Certificados Criminais emitidos em 11/10/1907 na comarca de Baião.

Antonio Pereira Gomes tinha 27 anos, natural do lugar chamado Pinheiro, freguezia de Campelo, da comarca de Baião - era casado, lavrador, filho de Antonio Pereira Gomes e de Maria Ribeiro Peixoto.

Rosa de Jesus de Almeida tinha 24 anos, natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, também pertencente a comarca de Baião - era casada, filha única de Bernardo Pinto d'Almeida e de Margarida de Jesus.

Margarida de Jesus tinha 52 anos, natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, comarca de Baião - era viuva, filha de Francisco Soares e de Anna Joaquina, e tinha mais duas irmas uma se chamava Maria e a outra Anna.

Temos uma cópia de testamento feito por Anna Joaquina em 23/03/1881 em Campello, comarca de Baião perante o tabelião público de notas Antonio Augusto d'Andrade , casada, propietaria, do lugar de Sarnado freguezia de Santa Marinha de Zêzere.

O que mais sei, é que uma sobrinha de meu avô chamada Palmira, em 12/12/1929 escreveu uma carta a ele aqui para o Brasil, endereçada de Pinheiro/Baião, onde respondia carta do meu avô e dava noticias dela e falava que o seu irmão Aristides estava bem.

Para que eu possa dar andamento na cidadania portuguesa para o meu pai, necessito saber a data e local de nascimento e casamento de:
- Antonio Pereira Gomes (meu avô)
- Rosa de Jesus de Almeida (minha avó)
- Margarida de Jesus (minha bisavó materna)

Desde já muito grato, agradeço a atenção.

Plinio Sessegolo Gomes
Rua Avarë, 30
Bairro Vila Floresta
Porto Alegre - RS CEP -> 91040-440
Brasil
plinio.sessegolo@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#124017 | Plinio | 01 ago 2006 01:45 | Em resposta a: #100920

Prezado Senhor Miguel Nunes

Estou a procura de informações sobre a origem de meu avô, minha avó e bisavó materna que vieram de Portugal lá por volta de 1907/1908.

O que sei são dados contidos em uma cópia do passaporte deles datado de 17/10/1907 emitido na Terceira Repartição do Districto do Porto -> registrados na folha 85 do livro 128, e de Certificados Criminais emitidos em 11/10/1907 na comarca de Baião.

Antonio Pereira Gomes tinha 27 anos, natural do lugar chamado Pinheiro, freguezia de Campelo, da comarca de Baião - era casado, lavrador, filho de Antonio Pereira Gomes e de Maria Ribeiro Peixoto.
Nota: Por informações que obtive neste Fórum, possivelmente os dados do seu nascimento e casamento encontrem-se registrados na Igreja Católica São Bartolomeu (Campelo, Porto).

Rosa de Jesus de Almeida tinha 24 anos, natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, também pertencente a comarca de Baião - era casada, filha única de Bernardo Pinto d'Almeida e de Margarida de Jesus.
Nota: Por informações que obtive neste Fórum, possivelmente os dados do seu nascimento ou casamento encontrem-se registrados na Igreja Católica Santa Marinha (Santa Marinha do Zêzere, Porto).

Margarida de Jesus tinha 52 anos, natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, comarca de Baião - era viuva, filha de Francisco Soares e de Anna Joaquina, e tinha mais duas irmas uma se chamava Maria e a outra Anna.

Temos uma cópia de testamento feito por Anna Joaquina em 23/03/1881 em Campello, comarca de Baião perante o tabelião público de notas Antonio Augusto d'Andrade , casada, propietaria, do lugar de Sarnado freguezia de Santa Marinha de Zêzere.

O que mais sei, é que uma sobrinha de meu avô chamada Palmira, em 12/12/1929 escreveu uma carta a ele aqui para o Brasil, endereçada de Pinheiro/Baião, onde respondia carta do meu avô e dava noticias dela e falava que o seu irmão Aristides estava bem.

Para que eu possa dar andamento na cidadania portuguesa para o meu pai, necessito saber a data e local de nascimento e casamento de:
- Antonio Pereira Gomes (meu avô)
- Rosa de Jesus de Almeida (minha avó)
- Margarida de Jesus (minha bisavó materna)

Desde já muito grato, agradeço a atenção.

Plinio Sessegolo Gomes
Rua Avarë, 30
Bairro Vila Floresta
Porto Alegre - RS CEP -> 91040-440
Brasil
plinio.sessegolo@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#124277 | marcoiack | 04 ago 2006 02:01 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Há tempo recebi a informação de que o assento de nascimento de meu avô deveria estar no arq, dist, do porto por ter ele vivido em vila nova de gaia, venda das pedras segundo o que conta minha mãe. Gostaria muito que me ajudasse nessa busca.

JOSÉ GUEDES DAS NEVES JUNIOR
filho de josé guedes das neves e amelia domingues moreira vinha
nasceu em 24/03/1890
emigrou para o Brasil com 24 anos (pelo que sabemos)

Grato pela sua disponibilidade e boa vontade,
marco neves iack

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto -

#124574 | Gusmão999 | 09 ago 2006 03:12 | Em resposta a: #116802

Prezados Senhores,

Venho solicitar ajuda para encontrar a certidão de registro de nascimento de HENRIQUE FERREIRA DE CARVALHO, nascido em 25 de janeiro de 1879, filho de ANTONIO FERREIRA DE CARVALHO e THEREZA DE CASTRO CARVALHO.

Pelos dados que me passaram, o nascimento ocorreu na cidade do Porto.

Fico no aguardo de alguma informação que me possa ajudar.

Desde já agradecido.

Luis Gusmão.

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital do Porto

#124575 | Lourval | 09 ago 2006 03:38 | Em resposta a: #124574

Caro Luís Gusmão,
O Conselho do Porto tem 15 freguesias. Como você tem a data exata do nascimento de seu avô, acho que você pode convencer o pessoal do Arquivo Distrital do Porto a procurar nas 15 freguesias do Conselho. Normalmente eles exigem o nome da pessoa e de seus pais, o conselho e a freguesia e uma data que pode ser aproximada. O nome da freguesia é essencial para a busca. Mas você tem sorte que há apenas 15 freguesias e tem uma data exata. Reúna todas estas informações e solicite uma busca pelo registro de baptismo do Henrique Ferreira de Carvalho ao Arquivo Distrital do Porto cujo e-mail é info@adporto.org
Cumprimentos e boa sorte.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#124651 | graça58 | 10 ago 2006 11:23 | Em resposta a: #116796

Exmo. Sr. R. Miguel Nunes
Peço desculpa pelo meu pedido mas precisava de informações de dois nascimentos na cidade do Porto, talvez na freguesia de Santo Ildefonso nos anos anos de 1805 a 1815. Os nomes das pessoas são:
- José Pedro Mendonça Barreto, filho de José Alvares Mendonça Barreto e Maria Luísa Mendonça Barreto.
- Maria Antónia Fonseca Barreto, filha de Maria Margarida da Fonseca e João José da Fonseca e Sá.
Os meus melhores agradecimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Arquivo Dist. do Porto

#124695 | Plinio | 11 ago 2006 05:05 | Em resposta a: #100920

Prezado Senhor Miguel Nunes

Estou a procura de informações sobre a origem de meu avô, minha avó e bisavó materna que vieram de Portugal lá por volta de 1907/1908.

O que sei são dados contidos em uma cópia do passaporte deles datado de 17/10/1907 emitido na Terceira Repartição do Districto do Porto -> registrados na folha 85 do livro 128, e de Certificados Criminais emitidos em 11/10/1907 na comarca de Baião.

Antonio Pereira Gomes tinha 27 anos, natural do lugar chamado Pinheiro, freguezia de Campelo, da comarca de Baião - era casado, lavrador, filho de Antonio Pereira Gomes e de Maria Ribeiro Peixoto.
Nota: Por informações que obtive neste Fórum, possivelmente os dados do seu nascimento e casamento encontrem-se registrados na Igreja Católica São Bartolomeu (Campelo, Baião - Porto).

Rosa de Jesus de Almeida tinha 24 anos, natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, também pertencente a comarca de Baião - era casada, filha única de Bernardo Pinto d'Almeida e de Margarida de Jesus.
Nota: Por informações que obtive neste Fórum, possivelmente os dados do seu nascimento ou casamento encontrem-se registrados na Igreja Católica Santa Marinha (Santa Marinha do Zêzere, Baião - Porto).

Margarida de Jesus tinha 52 anos, natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, comarca de Baião - era viuva, filha de Francisco Soares e de Anna Joaquina, e tinha mais duas irmas uma se chamava Maria e a outra Anna.

Temos uma cópia de testamento feito por Anna Joaquina em 23/03/1881 em Campello, comarca de Baião perante o tabelião público de notas Antonio Augusto d'Andrade , casada, proprietaria, do lugar de Sarnado freguezia de Santa Marinha de Zêzere.

O que mais sei, é que uma sobrinha de meu avô chamada Palmira, em 12/12/1929 escreveu uma carta a ele aqui para o Brasil, endereçada de Pinheiro/Baião, onde respondia carta do meu avô e dava noticias dela e falava que o seu irmão Aristides estava bem.

Para que eu possa dar andamento na cidadania portuguesa para o meu pai, necessito saber a data e local de nascimento e casamento de:
- Antonio Pereira Gomes (meu avô)
- Rosa de Jesus de Almeida (minha avó)
- Margarida de Jesus (minha bisavó materna)

Desde já muito grato, agradeço a atenção.

Plinio Sessegolo Gomes
Rua Avarë, 30
Bairro Vila Floresta
Porto Alegre - RS CEP -> 91040-440
Brasil
plinio.sessegolo@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#124726 | Maria de Fatima L | 11 ago 2006 20:14 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel,
queria le pedir como fazer par ter informacoes sobre os pais de meu avô e avo
nasceu en Giao Vila do Conde antes 1882 mas nao sei a data.
Como estou em França nao sei se em Portugal tem um sito internet par saber dos casamentos, nascimentos e obitos por os nomes das pessoas et se no Arquivo do Porto se pode ver so por os nomes ou se precisa das dates exatas
Desculpe de meus erros e agradeco de soua resposta
Maria de Fatima

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#125359 | diogopp | 20 ago 2006 19:21 | Em resposta a: #100920

Caro R.Miguel Nunes,

Tinha já falado há cerca de dois meses consigo e pediu-me para o voltar a contactar por esta altura, aqui estou eu na esperança de que me possa ajudar a descobrir mais da minha ascendência nesta parte da familia.
A minha avó chama-se Maria Alda de Macedo Ferreira, nasceu a 21.06.1925 em Gaia, filha de António de Jesus Ferreira nascido a 13.06.1900?(Proprietário Industrial) e de Aurélia da Conceição Pinto de Macedo nascida a 22.06.1902 (Prof. Primária e Prop de uma Ourivesaria e de uma loja de Vestidos de Senhora).
António de Jesus Ferreira era filho de António Clemente Ferreira *1865-1875 (Proprietário Industrial e produtor de vinho do porto) e de Margarida Rosa de Jesus Ferreira * 1867-1877.
Aurélia da Conceição Pinto de Macedo era filha de Manuel Pinto de Macedo *1865-1875 (Professor Universitário, Politico, secretario geral do Partido Republicano, é avô também do Dr.Jorge Borges de Macedo que foi Director da torre do Tombo) e de Maria da Conceição de Macedo *1865-1875.
Volto-lhe a repetir tudo isto porque creio que quanto mais elementos tiver melhor será!
Muito, muito obrigado desde já. Fico à espera na esperança de que agora já me possa ajudar. Qualquer ajuda que me possa dar será preciosa!

Os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#125406 | tiagova | 21 ago 2006 12:22 | Em resposta a: #100920

Caro Miguel Nunes,

Será possível localizar o registo de nascimento de Maria Teresa Meira Barbosa Ferreira Gonçalves na freguesia de Bonfim, em 1919? Maria Teresa é filha de Carlos Miguel Antunes Ferreira Gonçalves e Maria da Glória Meira Barbosa Gonçalves.

Obrigado,
1 abraço,

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#129693 | Dsousa | 28 set 2006 21:18 | Em resposta a: #101598

Caro Miguel,

Reparei numa mensagem sua, existente neste tópico, em que refere que tem ascendentes naturais da freguesia de Sebolido. Tem, na sua base de dados, algum Joaquim da Rocha, nascido por volta de 1815, em Sebolido, filho de Manuel da Rocha e de Maria de Freitas?
Agradeço desde já a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo de António Alves Carneiro

#129702 | luis262 | 28 set 2006 23:54 | Em resposta a: #121656

Caro R. Miguel Nunes,

Como prova de que felizmente ainda vai havendo gente que é capaz de ultrapassar "quarentenas" burocraticas, como é o caso da pessoa a quem devo a possibilidade de ter comigo uma cópia do assento de baptismo de António Alves Carneiro e, pela razão do conhecimento do seu conteúdo poder vir a importar a outros e também pelo simples gosto de lhe poder enviar os meus cumprimentos, passo a transcrever o dito assento:

" Aos vinte e tres dias do mes de Dezembro do anno de mil oito centos e sessenta e seis nesta igreja parochial de San Mamede da Serôa concelho de Paços de Ferreira Dioceze do Porto, administrei todas as cerimonias que se costumão fazer no baptismo solemne a um individuo do sexo masculino, a quem dei o nome de Antonio, o qual foi baptizado em casa por Maria Ferreira Lage solteira desta mesma freguesia, por se achar em perigo de vida ao acto do nascimento, o qual nasceu nesta freguesia pelas dez horas da manhã do dito dia vinte e tres do dito mes e anno, filho legítimo, primeiro do nome, de Francisco d`Assis Carneiro natural da freguesia de Meixomil, do mesmo concelho e Dioceze e Maria Ferreira natural desta freguesia de Serôa, recebidos e parochianos nesta mesma freguesia, lavradores e moradores no logar de Villar da mesma freguesia. Neto paterno de António José Carneiro e Custodia Dias Gonçalves e materno de Manoel Alves Barbosa e Margarida Ferreira. Forão padrinhos Antonio Carneiro, casado lavrador e Custodia Dias Gonçalves viuva os quaes sei serem os próprios. E para
constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante
os padrinhos não assignou a madrinha por não saber. Era ut supra.

O Padrinho António Carneiro
O Parocho Joaquim Antonio da Silva "

Entretanto, a quarentena dos assentos de Serôa (posteriores a 1860) continua. Era ut supra.

Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira SilvaCouto, médico.

#129705 | luis262 | 29 set 2006 00:17 | Em resposta a: #122047

Caro Martins,

Desculpe não lhe ter agradecido as suas sugestões, mas só hoje deparei com asua resposta neste tópico.
Entrtanto já estive uns dias no Porto , no final de Agosto e fui ao ADP, onde encontrei os assentos de nascimento e de casamento de Manuel Ferreira da Silva Couto.
Infelizmente, não tive tempo para poder pesquisar os assentos de nascimento de Tomás Megre Restier, Tabelião/Notário no Porto, nem o do casamento de seus pais, Francisco Megre Restier( também Tabelião/ Notário) e de Joana Bernardina de Queirós...

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#129714 | miguellabrego | 29 set 2006 04:24 | Em resposta a: #129693

Infelizmente, eu não tenho alguem que cabe mas eu acredito que nós podemos ter uma conexão mais mais para trás.
Meu segundo bisavo era um Joaquim Alves Nogueira e ele nasceu 7 Janeiro 1858 em Santo, Sebolido, Penafiel. Ele era filho de Jose Nogueira, Novo (natural de Castelo de Paiva) e Maria Pereira Martins. Maria era natural de Sebolido. E ela nasceu 30 Dezembro 1822. Ela era filha de Henrique Pereira Alves e Maria Vieira Martins, naturais de Sebolido. O Henrique nasceu entre 1796 e 1801 em Sebolido e era filho de Jose Pereira Alves e ANA DE FREITAS DA ROCHA, naturais de Sebolido.
Jose era filho de Manuel Pereira (natural de Castelo de Paiva) e Maria Soares Alves (natural de Sebolido).

Ana de Freitas da Rocha nasceu entre 1776 e 1777 em Sebolido e morreu no 30 Dezembro 1847 em Sebolido. Ela era filha de Bartolo da Rocha e Leonor de Freitas, naturais de Sebolido.
Eu não sei nada mais sobre esta família.

Talvez seu Manuel da Rocha ou Maria de Freitas pode ser irmãos do meu Ana de Freitas da Rocha...porque eles talves nasceurem volta 1785..provavelmente um irmão ou irma mais novo. Eu ja muito vezes duas famílias casar com irmãos e irmãs da outra família.
Ana é minha quinto bisavó! Como é você relacionado a Manuel e a Maria? Assim, eu estou certo que nós somos distante relacionados!!

Eu tenho outros antepassados que são naturalmente desta mesma área (Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva). Você tem algumes outros?

Seu primo distante,
Miguel da Rocha Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Eu desculpo-me por meu português impróprio. O inglês era minha primeira língua.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#129762 | Dsousa | 29 set 2006 21:54 | Em resposta a: #129714

Caro Miguel,

Agradeço a informação. Talvez Manuel da Rocha e Maria de Freitas estejam mesmo relacionados com Ana de Freitas da Rocha, pois Sebolido era, penso eu, uma povoação pequena, além dos apelidos serem os mesmos.

Manuel e Maria eram meus 6º avós. O seu filho Joaquim fixou-se em Vila Nova de Gaia, onde casou, dando origem a uma família ainda hoje conhecida como “Sebolidos”.
Joaquim é, que eu saiba, o meu único antepassado da região de Penafiel. Todos os outros são da Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira e Arouca.

Se descobrir mais alguma coisa entro em contacto consigo.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#129764 | miguellabrego | 29 set 2006 22:17 | Em resposta a: #129762

Sim, mantenha por favor contato com mim também se você encontrar mais informação.
Sebolido é uma vila muito pequena e assim, eu penso que você está correto.

Eu estou certo que Ana (filha de Bartolo da Rocha e Leonor de Freitas) está relacionado a Manuel da Rocha ou a Maria de Freitas.
Se eles fossem irmãos, a seguir nós seríamos décimos terceiros primos!
Eu mantê-lo-ei informado se eu encontrar para fora mais.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel da Rocha Labrego

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Dist. do Porto

#129950 | spes | 02 out 2006 15:31 | Em resposta a: #100920

Exmº Senhor Miguel Nunes

Procuro os pais do Comendador António Rodrigues Vieira Fartura, nascido no Porto em 1795. A sua referência encontra-se aqui na Genea. Será que é possivel ajudar-me?

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 10:43

Tópico encerrado.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen