Fontes complementares de pesquisa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Fontes complementares de pesquisa

#100944 | mpinto | 20 set 2005 17:29

Caros Confrades,

Nas N/ buscas por arquivos nem sempre encontramos dados sobre aqueles que procuramos, o que nos leva, muitas vezes, a usar a imaginação e a "aguçar o engenho" para completar as N/ pesquisas.

Neste sentido, pergunto se algum dos caros confrades sabe se e onde podemos pesquisar sobre os primeiros automóveis vendidos para/em Portugal e repsectivos registos de propriedade. Talvez assim conseguisse mais alguma informação sobre um tio-bisavô meu que, segundo a tradição familiar (e uma fotografia de família), teria comprado um dos primeiros rolls royce a vir para Portugal. Deixo aqui o seu nome, caso tenha já surgido nas pesquisas de algum dos confrades: Constantino Soares Valente (o seu irmão José Soares Valente era sócio da Real Companhia Velha).

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#100945 | JCC | 20 set 2005 17:44 | Em resposta a: #100944

Caro Maurício Pereira Pinto

Será que na fotografia se vê a matrícula? Caso afirmativo poderá contactar a conservatória do registo automóvel e tentar obter a hsitória do veículo.

Há uns anos eu consegui-o para um carro do meu avô, de 1926.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101024 | mpinto | 21 set 2005 11:20 | Em resposta a: #100945

Caro João Cordovil Cardoso,

Obrigado pela dica. Infelizmente a matrícula não é visível na fotografia (a primeira coisa que fiz ao chegar a casa foi verificar). Dada a raridade de automóveis nessa época em Portugal (a foto ronda o ano de 1910) presumo não ser difícil conseguir uma listagem de todos (?) os automóveis existentes no país nessa altura e respectivos proprietários. Vou tentar a conservatória do registo automóvel como sugere.

Cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101028 | JCC | 21 set 2005 11:51 | Em resposta a: #101024

Caro Maurício Pereira Pinto

Outra hipótese que acabo de me lembrar é o recurso ao Clube Português de Automóveis Antigos ou ao ACP Clássicos.

Pode ser que eles tenham mais ideias se esta tentativa não der os resultados esperados.

Cumprimentos
João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101032 | mivapi | 21 set 2005 12:50 | Em resposta a: #101028

Caro Maurício Pereira Pinto

Na sua busca sobre a história desse automóvel, tratando-se de um Rols, devia escrever à própria marca mencionando o nome do seu tio.

Talvez tenha uma agradável surpresa.

Cumprimentos
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101036 | mivapi | 21 set 2005 13:09 | Em resposta a: #101032

Falta um sobressalente à minha mensagem: o l de Rolls.
MVP

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101042 | mpinto | 21 set 2005 14:04 | Em resposta a: #101032

Caro Miguel Vaz Pinto,

Já escrevi para a Rolls (através do site). Apesar de eles não terem um representante oficial em Portugal (pelo menos assim parece, pela informação disponível no site oficial), pode ser que consiga a tal agradável surpresa. Obg. pela dica.

Melhores Cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101067 | JASP | 21 set 2005 19:56 | Em resposta a: #100944

Caro Maurício Pereira Pinto

Para além das sugestões já indicadas, talvez possa encontrar alguns registos no arquivo do concelho onde residia o seu tio-bisavô. As câmaras municipais tinham registos dos veículos que circulavam no concelho, onde eram indicados os dados mais relevantes: matrícula, marca e modelo, proprietário, etc. Era assim em Loures, pelo menos.

Cumprimentos
Jorge Afonso
Arquivo Municipal de Loures

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101381 | mivapi | 24 set 2005 23:47 | Em resposta a: #101042

Caro Maurício Pereira Pinto

Não tem de quê.

Quanto ao representante da Rolls em Portugal era há poucos anos a Sonicel.

Não sei se terão perdido a representação mas talvez possam dar alguma indicação.

Melhores Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101393 | mpinto | 25 set 2005 08:58 | Em resposta a: #101067

Caros João Cordovil Cardoso, Miguel Vaz Pinto e Jorge Afonso,

Já contactei o Clube de Automóveis Antigos, a Rolls Royce (vou tentar a Sonicel) e a Camara Municipal do Porto. De ambos recebi simpáticas respostas a garantirem disponibilidade. Agora é só "deixar o processo correr". Depois darei aqui notícias dos resultados. De qualquer modo, novas dicas serão sempre bem vindas.

Obrigado a todos e melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fontes complementares de pesquisa

#101425 | Valeria F de Castro | 25 set 2005 20:20 | Em resposta a: #101042

Procuro pela familia Pinto.Meus bisavos sao portugueses e quem souber alguma informaçao sao eles;Antonio Pinto de Castro(portugues)casado com Erminia Linhares de Castro(portuguesa) pais de Antonio Albino Pinto de Castro, ano de nascimento 1837(portugues)casado com Maria Roza do Carmo (portuguesa),pais de Frederico Pinto de Castro(brasileiro).Tudo que sei e que meu avo Viveu no Rio de Janeiro e era conhecido como Major Antonio Albino Pinto de Castro e era dentista pratico.Aguardo ajuda
Valeria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 16:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen