Genealogista sec. XVII e XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Genealogista sec. XVII e XVIII

#100947 | nuno27 | 20 set 2005 17:49

Algum dos confrades conhece um genealogista que deve ter vivido no século XVIII (ou XVII) chamado Dr. João Barreto (ou Barreiro) de Torres Novas (não sei se era o apelido ou simplesmente o lugar onde vivia)?

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#100960 | Paulo | 20 set 2005 18:59 | Em resposta a: #100947

Olá Nuno,

Houve um genealogista de Torres Novas que publicou uma obra sobre as famílias de Torres Novas reeditada pela CMTN há cerca de uma década. Não tenho o nome dele presente mas vou ver se consigo saber.

Um abraço amigo,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101017 | nuno27 | 21 set 2005 10:08 | Em resposta a: #100960

Olá Paulo. Chegaste a resolver o problema do Paf?

Abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101025 | Paulo | 21 set 2005 11:25 | Em resposta a: #101017

Bom dia Nuno,

Sinceramente não consegui mas calculo que os meus fracos conhecimentos de informática sejam os responsáveis. De todo o modo muito obrigado pela dica.
Estou neste momento a estudar uns paroquiais de Paio Mendes (óbitos) do século XVII é natural que encontre por lá algum dos nossos Heitores ou Cotrins...

Um abraço amigo,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101060 | Matilde Souto Pires | 21 set 2005 17:21 | Em resposta a: #100947

Sr. Nuno Alves

Em 1663,nasceu em Torres Novas,sendo baptizado na Igreja de Santa Maria,João Barreto Borges,filho do Dr.Manuel Barreto Borges ,advogado da casa da Suplicação e de D. Isabel de Aguiar da Costa .Foi estudante distinto da Universidade de Coimbra e aí recebeu o grau de bacharel na faculdade de Direito,etc, etc,dedicou-se aos estudos genealógicos,alem de ser cultor assíduo da poesia vulgar
Casou com D. Arcangela Gabriela Pimenta do Avelar,em Tôrres Novas e foram pais deD. teresa Aurélia Feliciana Pimenta do Avelar que casou com Francisco Correia de Carvalho
Tenho mais duas gerações,mas não sei se é esta a personagem que procura,por isso não desenvolvo mais

Cumprimentos
Matilde souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101076 | amtf | 21 set 2005 22:17 | Em resposta a: #101060

Caro Nuno Alves,

Complementando as informações de Matilde Souto Pires, transcrevo o que escreveu o Pe. Diogo Barbosa Machado na Bibliotheca Lusitana (1741-1759) acerca de João Barreto Borges:

"João Barreto Borges filho do Doutor Manoel Barreto Borges, e de D. Izabel de Aguiar naceo em a Villa de Torres-novas do Patriarchado de Lisboa, e na Igreja Parochial de Santa Maria recebeo a primeira graça em o anno de 1663
Recebido o gráo de Bacharel em direito Civil pela Universidade de Coimbra se aplicou ao estudo da Historia profana investigando com summo disvelo as Antiguidades da sua patria. com igual curiosidade cultivou a Poezia vulgar, e a Genealogia deixando escritas:
Obras varias poeticas. Ms
Nobiliario das Familçias de Portugal. Ms"

Cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101352 | nuno27 | 24 set 2005 17:50 | Em resposta a: #101060

Cara Sra. Matilde Souto Pires,
Muito obrigado pela sua resposta.
Veja por favor a resposta que enviei ao António Maria Fevereiro, igualmente dirigida a si.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101353 | nuno27 | 24 set 2005 17:51 | Em resposta a: #101076

Cara Sra. Matilde Souto Pires e António Maria Fevereiro, agradeço-lhes as vossas respostas à pergunta que aqui coloquei.
A pessoa que procuro deverá ser realmente o Dr. João Barreto Borges, que nasceu em 1663 e faleceu…?
Existiu uma família na cidade de Tomar, perto de Torres Novas, que se chamava Bravo, da qual possuo bastantes dados, porém a sua origem é um pouco nebulosa. De acordo com genealogias manuscritas que consultei na Torre do Tombo (21.F.34, fl. 29 e seguintes, as quais não tenho a certeza de quem seja o autor e que terá sido escrita em 1722) esta família Bravo terá a ver com outra família, a Valadares, que igualmente viveu nessa então vila. A ascendência que aí mencionam será a meu ver um pouco “fantasiosa”, porém quem escreveu essa genealogia faz uma ressalva dizendo que embora as suas deduções estejam correctas, “Francisco Xavier da Serra” (que deverá ser o Craeesbeck) “ e o Dr. João Bar. to de Torres Novas, o fazem filho de Joaquim de Valadares e de Cristina Brava, sem que para isso aleguem fundamento provável”.
O António Maria menciona a obra “Nobiliário de Famílias de Portugal”, manuscrito pelo Dr. João Barreto (só dele?). Procurei na base de dados da BN e não encontrei. Onde posso encontrar esta obra?
Saberá o António Maria Fevereiro e a Sra. Matilde algo sobre estas famílias Bravo e Valadares. E outra ainda, a Quintal?
A título de curiosidade qual o grau de parentesco entre a D. Arcângela Gabriela Pimenta do Avelar e o genealogista Bernardo Pimenta do Avelar Portocarrero?

Os meus melhores cumprimentos a ambos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101380 | Matilde Souto Pires | 24 set 2005 23:00 | Em resposta a: #101352

Sr. Nuno Alves

Não tenho informações sobre Tomar.mas sim de Torres Novas.Ainda sobre o Dr. João Barreto Borges, posso acrescentar que sua filhaD. Teresa Aurélia Feliciana Pimenta do Avelar casada com Francisco Correia de Carvalho tiveram Francisco Correia Pimenta do Avelar ,casado com D. Ana do Carmo Pinheiro de Gouveia, que tiveram o Dr. Francisco Luis de Gouveia Pimenta,que casou com D. maria Bruma de Araújo Soares,enviuvou ,sem geração, voltando a casar em 24-9-1839 com D. Quitéria Antónia da Cunha Dantas Pereira com geração
Esta família foi das mais ilustres de Torres Novas Tenho realmente bastante mais informações sobre esta família, mas não sei se lhe poderá interessar, alem de que émuito difícil transcrever tudo . São muitas páginas

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101382 | amtf | 24 set 2005 23:49 | Em resposta a: #101353

Caro Nuno Alves,

Nada tem que agradecer. Limitei-me a transcrever a referência a João Barreto Borges na "Bibliotheca Lusitana".

Também consultei o "Diccionario Bibliographico Portuguez", de Inocêncio Francisco da Silva, mas não encontrei referência ao "Nobiliário" manuscrito do Dr. João Barreto.

Sobre Bravos em Tomar não tenho qualquer notícia. Tenho um 5º Avô, Luís Pereira Bravo, natural da freguesia de N.ª Sr.ª do Pópulo das Caldas da Raínha, que veio a casar a Lisboa, em 6-3-1762, nas Mercês. Porque os livros de N.ª Sr.ª do Pópulo estão perdidos receio não poder subir nesta linha.

Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101399 | nuno27 | 25 set 2005 12:07 | Em resposta a: #101380

Cara Sra. Matilde, de novo muito obrigado pelas suas informações. A descendência do Dr. João Barreto não me é necessária. Interessava-me saber qual a data da sua morte. E mais uma vez qual a relação com Bernardo Pimenta do Avelar.
Desculpe se lhe estou a dar trabalho.

Cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101400 | nuno27 | 25 set 2005 12:19 | Em resposta a: #101382

Caro António Maria Fevereiro,
muito obrigado pela sua resposta. Já andei na Biblioteca Nacional a tentar ver onde teria o Craeesbeck feito referencia a esta família, mas não encontrei ou porque não está lá, ou por inépcia minha. Alguns dos nobiliários foram escritos e acrescentados por vários genealogistas, portanto é possível, que haja algo do Dr. João Barreto, lá pelo meio. Também há a hipótese de quem escreveu aquela genealogia, que referi se encontrar na TT, tenha contactado directamente com Craeesbeck e Dr. João Barreto, e daí ter obtido aquelas informações.
Em relação aos Bravos de Tomar, são também conhecidos por Moura Bravo ou Bravo de Moura, e tiveram vários cargos na governança de Tomar, foram FSO, Cavaleiros Ordens Militares.
Há já bastante tempo, atenção que não tenho a certeza, vi uns Pereira Bravo na zona de Abrantes, por volta de 1600 e qualquer coisa.
Não si se já o fez mas talvez o António, ver se aparece o seu Luís Pereira Bravo, em outros documentos, como a Mordomia da Casa real, ou Mercês, etc. pode ser que consiga avançar um pouco mais.

Melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101402 | JCALD | 25 set 2005 15:40 | Em resposta a: #101399

Caro Nuno Alves:

O genealogista Dr. João Barreto Borges vem mencionado sob o n.º 120, a páginas 296 do livro «Torrejanos Ilustres», da autoria do falecido investigador local Artur Gonçalves, publicado em Torres Novas em 1933.
A biografia e genealogia confere com a que já aqui foi revelada pelos outros participantes.
A obra, segundo aquele Autor, era constituida por 3 manuscritos:
«Obras Várias Poéticas»;
«Nobiliário das Famílias de Portugal»; e
«Memórias Genealógicas das Famílias Grandes de Torres Novas e Vizinhanças».
Artur Gonçalves termina assim o artigo: «Em balde buscámos o paradeiro das 'Memórias Genealógicas' dêste autor, que para nós constituïriam um rico manancial e muito trabalho nos poupariam, ...».
Portanto, já em 1933 não se sabia destes manuscritos genealógicos, ou até 18 anos antes, pois o livro «Torrejanos Ilustres» é constituído por uma compilação de artigos saídos no semanário «O Torrejano» de 1915 a 1917.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogista sec. XVII e XVIII

#101480 | nuno27 | 26 set 2005 14:40 | Em resposta a: #101402

Caro José Caldeira, muito obrigado pela sua resposta, e pela referência ao livro "Torrejanos Ilustres" que desconhecia.
Será realmente uma pena se de facto o manuscrito do Dr. João Barreto se perdeu.

Cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 10:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen