Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#101054 | Samuel C O Castro | 21 set 2005 15:12

Sensibilizado com um pedido de ajuda, que abaixo transcrevo, de um morador da cidade de CASTRO, no Estado do Paraná, Brasil, solicito ajuda a todos no sentido de fornecimento de alguma ampla biografia e informação de onde coseguir uma foto de Martinho de Melo e Castro - N-1716 – F-1795 – Diplomata. Ministro da Marinha e Ultramar de PT. 6º Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, em 9.12.1785. Em sua homenagem, a cidade de Castro, no Paraná, Brasil, recebeu seu nome. GEPB, vol. 16, pg. 831. LON, Tomo II, pg. 8.

Sobre a ascendência do MARTINHO e uma pequena biografia já forneci ao solicitante, mas gostaria de contribuir também com a foto e uma biografia mais ampla.

Antecipo agradecimentos a todos. Um abraço.

Samuel de Castro

"Eu náo sou da familia Castro, mas, nasci e moro na cidade que leva o nome desta nobre familia.

A Cidade de Castro, eh uma das mais antigas do Parana, e recebeu este nome em homenagem ao Ministro portuguës MARTINHO DE MELO E CASTRO.

Embora a cidade esteja homenagenado este politico portugues a um tempão, sabemos muito pouco sobre ele. Nao conseguimos nenhuma biografia ou mesmo um retrato do ministro. Nossa cidade talvez seja a única que faz homenagem a alguém e não conhece o homenageado e também nao podemos ter uma estatua com seu busto.

Podemos, no entanto, perceber que você fez uma grande pesquisa sobre a família Castro. Assim, gostaria de saber se você tem alguma informacão sobre a biografia, foto, ou mesmo algum local onde possamos consguir maiores informacoes sobre o nosso homenageado, até para que a homenagem tenha algum significado"

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#101234 | Samuel C O Castro | 23 set 2005 14:30 | Em resposta a: #101054

Reiteração.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#103980 | Samuel C O Castro | 27 out 2005 18:09 | Em resposta a: #101234

Reiteração

Aqueles que tiverem acesso à TORRE DO TOMBO ou outros Arquivos / Bibliotecas em Lisboa e puder fazer o favor de verificar se existe alguma GRAVURA dele e puder conseguir cópia, será um grandíssimo favor, que antecipo agradecimentos. Um abraço a todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#103997 | aeiou2 | 27 out 2005 21:57 | Em resposta a: #101054

Caro Samuel de Oliveira e Castro,

Só hoje dei com este tópico, e consultada a Grande Enciclopédia Luso Brasileira ,Vol.16,pág.831

Notável estadista do séc.XVIII e grande diplomata,n.em Lisboa 11.11.1716 (quase 200 anos ) e m.24.3.1795 sendo filho de Francisco de Melo e Castro dos Castros de Melgaço tronco das casas dos condes de GAlveias e Resende.Cursou Filosofia na U Évora.Entrou na carreira diplomática por mão de D.José I,indo em 1751 representar Portugal nos Estados Gerais das Provincias Unidas,em 1754 foi para a corte de Londres.Inimigo fidagal do Marqu~es de Pombal,a quem deu a notícia da sua demissão como ministro.foi ministro de D.Maria I,aumentando a Cordoaria,reorganizando o Arsenal e melhorou todos os ramos de serviço naval.
Escreveu:
Memória sobre o projecto da Companhia da India

Memoria sobre o melhoramentodos domínios de Sua Magestade no Brasil

Instruções a Luis Vasconcellos e Souza acerca do Governo do Brasil,com data de 27.1.1779,in Revista do Instituto Histórico,t.,1862,p.479

Escreveu larga cópia de avisos que vêm descriminados in Inocêncio,Dic.Bibliogr.,XVII,6 e 7,...

Talvez nos arquivos gerais da Armada Portuguesa,ou Museu da Marinha, haja algum retrato ou gravura ,ou mesmo alguma biografia.
Não prometo nada pois estou com a vida um pouco complicada,até fim do ano,mas se conseguir dar uma saltada ao A G da Armada,logo lhe darei notícias.

Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#104030 | Samuel C O Castro | 28 out 2005 15:32 | Em resposta a: #103997

Estimada Maria,

Os dados que enviaste sobre o Martinho de Melo e Castro servirão tanto para minha base, quanto para o colega que está me pedindo ajuda, os quais lhe repassarei.

Caso você ou algum colega puder dar uma olhada em alguns Arquivos portugueses e ver a possibilidade da existência de algum quadro ou gravura dele, será um grande favor que estarão prestando à toda população e naturais de uma cidade, que anseiam em conhecer a figura daquele que leva o nome da localidade onde nasceram.

Muitíssimo obrigado pela disponibilidade e interese em ajudar. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#104062 | vbriteiros | 28 out 2005 23:40 | Em resposta a: #103997

Cara Maria
Consultando a Nobreza de Portugal ,vol II, pag 632, título Galveias, verifico que este Martinho era um dos sete filhos de Francisco de Melo e Castro e que este nasceu em Estremoz em 1702.
Como Martinho nasceu em 1716 e não era o mais velho, o pai foi pai muito cedo!!!!
O avô de Martinho que era o 4º Conde das Galveias e 5º Vice-Rei do Brasil, ainda vivia e deve ter ficado admirado com a precocidade do neto.
Será que estas datas estão certas?
A Casa Galveias deve ter retratos.
Beijinhos pra Matilde
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#104071 | aeiou2 | 29 out 2005 07:19 | Em resposta a: #104062

Bom dia,

Consultada novamente a GELB, é a data que consta, e nasceu em Lisboa e é dos Castros de Melgaço,sendo estes um tronco das casas Galveias e Resende.Portanto temos é que acertar "baterias" para os Castros de Melgaço.

Como também estudou em Coimbra, Direito Pontifício, donde saiu bacharel, vou pedir ao exceptional Pedro França que nos informe.

Já respondi ao Manel àcerca das novas normas de trabalho, que me fez dar uma bela gargalhada e que decerto me ajudará neste longo fim de semana com a Matilde, cá em casa desde 5ª feira até à próxima 4ªfeira e para haver mais festa veio do Colégio constipada e com tosse.
É muito gostoso ser avó mas por vezes é difícil.....por isso estou a aproveitar a manhãzinha para o computador

Beijinhos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106393 | Samuel C O Castro | 29 nov 2005 12:03 | Em resposta a: #104030

Reitero à todos o meu pedido. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106517 | vbriteiros | 01 dez 2005 00:27 | Em resposta a: #104071

Cara Maria.
A minha avó tratava as minhas constipações com xarope de limão, feito em casa, mas não sei a receita. Dava muito resultado.
Quanto ao D. Martinho, poderá consultar a Corografia de Portugal do Padre António Carvalho da Costa sobre e terá a ascendência toda.
Bom fim de semana longo e as melhoras da Matilde.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106532 | aeiou2 | 01 dez 2005 13:18 | Em resposta a: #106517

Bom dia,

Também uso as receitas do meu bisavô , médico, Libânio Northway do Valle, e quem sabe, talvez do Pai dele o cirugião, que amputou o braço ao Sá da Bandeira, e retirou a bala junto do coração do então conde de Mafra, depois dos combates da Rua da Bandeirinha,aí do Porto.

Tenho "curado" a Matildinha de várias maleitas.
E uso:

1. Licor anizado amonialcal:

muito bom para desentupir as vias respiratórias superiores, pede-se para ser feito numa Farmácia e deitam-se umas gotas num chá ( verde, de ...)

2.Xarope de :

Hortelã Pimenta, +Salsa, +mais Cenoura raspada fininha, +Mel, tudo deixado em infusão e depois coa-se e dá-se à colher de café.É muito bom, para a tosse.

e etc...

Mas a sua querida e simpática, resposta "veio " com cerca de um mês de atraso....Está pior do que eu.

Este fim de semana grande, não ficou cá, bem tentaram, mas eu tenho andado muito atrapalhada eliminando umas pedrinhas dum rim, desde Outubro.
Agora já só há uma que está descendo e é pequenininha .Livrei-me da litotrícia.

Terça feira falamos

Bjs

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106558 | Matilde Souto Pires | 01 dez 2005 17:25 | Em resposta a: #103980

Senhor Samuel de Castro

Num dos meus livros encontrei uma pequena biografia de Martinho de Melo e Castro e tambem a assinatura do mesmo,mas nada sobre a sua imagem.Interessa-lhe?

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106561 | aeiou2 | 01 dez 2005 18:50 | Em resposta a: #101054

Caro Samuel de Castro,

Veja sff a mensagem do VBriteiros, do dia 1.12.2005 às 00h27

Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106569 | Samuel C O Castro | 01 dez 2005 20:44 | Em resposta a: #106558

Estimada Matilde,

Interessa-me sim, pois tudo que se acrescenta de diferentes fontes, sempre se enriquece os dados. Remeta-me a BIOGRAFIA e a ASSINATURA da maneira que lhe for mais fácil: aqui descrita; escaneada e anexada como documento; ou ainda cópia simples pelo correio. Tanto para mim, quanto para o amigo que estou a ajudar, esses dados serão de extrema utilidade.
Caso você, ou algum colega conseguir a FOTO, GRAVURA ou QUADRO dele para fotografar e puder remeter cópia, igualmente será de valor imensurável para toda a população da cidade de Castro, no Paraná, Brasil.
Muitíssimo obrigado. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106572 | Samuel C O Castro | 01 dez 2005 20:53 | Em resposta a: #106517

Estimado Vasco Briteiros,

Atento na sua citação da Corografia de Portugal, do Padre António Carvalho da Costa, na qual não tenho fácil acesso, peço-lhe sua gentileza, se possível, disponibilizar-me o que cita na obra sobre o referido Martinho. Não havendo necessidade da ascendência, que já possuo. Além da biografia, um elemento de maior significado seria uma FOTO, GRAVURA ou QUADRO dele, que pudesse ser fotografado e disponibilizado cópia.
Antecipo agradecimentos. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106578 | vbriteiros | 01 dez 2005 22:47 | Em resposta a: #106572

Caro Samuel de Castro.
Quando consultei a Corografia e vi a referência a Martinho procurei alguma gravura mas em vão. Nessa obra não aparece.
Julgo que só na documentação relativa o "Estado da India" , "Colónia do Brasil" ou Condes das Galveias, poderá encontrar a representação gráfica de Martinho Melo e Castro.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#106675 | Samuel C O Castro | 03 dez 2005 10:55 | Em resposta a: #106578

timado Vasco,

A documentação que você se refere do "Estado da India" , "Colónia do Brasil" ou Condes das Galveias, em que Arquivos poderão estar ?
Muito obrigado pelo interesse em ajudar. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#169491 | vbriteiros | 06 out 2007 22:11 | Em resposta a: #101054

Caríssimo Samuel de Castro,
Finalmente e após dois anos deparei com uma gravura de D. Martinho de Melo e Castro :
- Revista Museu, IV Série , Nr 15 , 2006, página 208..
A gravura aparece integrada num artigo " A Marinha de Guerra Portuguesa nos séculos XVII e XVIII " da autoria de José Antonio Rodrigues Pereira , Director do Museu da Marinha . A gravura aparece a preto e branco e o autor do artigo não refere a respectiva origem,mas dado o autor que é, provavelmente será retrato na posse do Museu da Marinha.
A melhor maneira será a Perfeitura daí escrever oficialmente ao " Museu da Marinha - Lisboa - Portugal " e obterá seguramente uma resposta.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#169492 | vbriteiros | 06 out 2007 22:20 | Em resposta a: #101054

Complemento da minha informação de há momentos:
A Revista "Museu" que refiro é editada no Porto pelo Círculo Dr Jose de Figueiredo ( Museu Soares dos Reis - Porto ) e refere as actividades de 2006, mas só foi editada no 2º semestre de 2007.
VB

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#169499 | jpm2353 | 07 out 2007 01:27 | Em resposta a: #106572

Caro Samuel de Castro,

Poderá consultar a Corografia Portuguesa e Descrição Topográfica do Famoso Reino de Portugal, do Padre António Carvalho da Costa, na internet pois a obra está digitalizada no Google Books.
Com a licença do moderador envio-lhe o endereço: http://books.google.com/books?id=JjQBAAAAQAAJ&dq=Igreja+da+Gra%C3%A7a+de+lisboa&psp=1

Cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#169526 | Samuel C O Castro | 07 out 2007 18:03 | Em resposta a: #169492

Estimado Vasco Briteiros,

Recebi, através de e-mail, algumas biografias de D. Martinho de Melo e Castro, inclusive duas fotos / gravuras, que na época repassei para o morador da cidade de Castro no Paraná.

Apesar de já ter transcorrido 2 anos, estarei repassando a informação para o interessado paranaense. Inclusive, fornecerei o endereço e e-mail do Museu Nacional de Soares dos Reis e do Museu da Marinha, que achei na Net. Vou sugerir a ele que solicite à Prefeitura da cidade interessada, que escreva diretamente para as Instituições acima, objetivando conseguir cópia da matéria e da foto.

Caso você tiver a revista e puder escanear apenas a foto e enviar como anexo de e-mail, peço a gentileza de remeter para: castro.genealogia arroba bol.com.br (sem espaços).

Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Martinho de Melo e Castro - Você pode ajudar ?

#169527 | Samuel C O Castro | 07 out 2007 18:05 | Em resposta a: #169499

Estimado João de Magalhães,

Recebi, através de e-mail, algumas biografias de D. Martinho de Melo e Castro, inclusive duas fotos / gravuras, que na época repassei para o morador da cidade de Castro no Paraná.

Vou ver na Corografia Portuguesa o que lá tem de dados sobre o referido D. Martinho e, apesar de já ter transcorrido 2 anos, estarei repassando para o interessado paranaense. Vou também seguir as sugestões do amigo Vasco Briteiros, que já respondi.

Muitíssimo obrigado pela excelente dica. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 12:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen