Pinas, de Trancoso

Este tópico está classificado nas salas:

Pinas, de Trancoso

#1011 | LCM | 26 nov 2000 03:19

Informações sobre Pinas, de Trancoso, nomeadamente do lugar da Torres de que foi 1º Visconde António Camelo Fortes de Pina, neto materno de José de Pina Tavares e de Maria Osório de Almeida. Notícias sobre a sua ascendência e descendência bem como sobre outros Pinas da mesma região.

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#1236 | 2910 | 08 dez 2000 23:38 | Em resposta a: #1011

Caro Lourenço, apenas sei que esta aldeia do conc. de Trancoso foi berço de Josefa Maria de Pina Osório, casada com António Camelo Fortes, falecido nesta povoação em 1819, mas natural de Fornos de Algodres. Foi seu filho Manuel Camelo Fortes de Pina Osório, que em 1810 foi presidente do senado da Câmara de Fornos. O solar desta família em Torres, estava ao abandono, de referir que o salão da dita casa tinha um brasão de armas no tecto.

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#1245 | LCM | 09 dez 2000 02:19 | Em resposta a: #1236

Caro Óscar,
Muito obrigado pela resposta. De onde retirou a informação sobre a casa de Torres e as armas no salão? Que armas eram?
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#1254 | 2910 | 09 dez 2000 14:29 | Em resposta a: #1011

Caro Lourenço, todas essas informações foram retiradas da monografia "Trancoso Terra de sonho e Maravilha" de Irene Avilez Teixeira, capitulo sobre a freg. de Torres, pag.409.
Quanto ao brasão o referido livro apenas o refere, mas não diz as famílias lá representadas. Quando for a Trancoso, posso ver se ainda existe, ( o livro é de 1982) estando a casa muito abandonada quando a dita autora a visitou.Ela propria diz "deixemos o velho solar, hoje propriedade de um emigrante que em breve, por certo, o demolirá para construir uma daquelas casas agaioladas sem qualquer estilo regional ou mesmo nacional"

Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#1256 | LCM | 09 dez 2000 15:51 | Em resposta a: #1254

Caro Óscar,
Agradeço a indicação desta Monografia que procurarei na Biblioteca Nacional já na próxima semana. Sou descendente de uns Pinas Tavares, de Torres, que quase certamente serão os mesmos do Visconde das Torres, António Camelo Fortes de Pina.
Se tiver mais alguma novidade sobre Pinas de Trancoso (Torres, Freches, Carnicães, vilares) fico-lhe muito grato.
Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#1258 | 2910 | 09 dez 2000 20:03 | Em resposta a: #1256

Caro Lourenço, conheço muito bem as freg. de Freches e Carnicães. Sobre os Pinas não tenho mais elementos, mas sobre Tavares do conc. de Trancoso, nomeadamente da aldeia de Carnicães tenho alguna dados que posso indicar.

Um abraço

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#1365 | LCM | 17 dez 2000 15:14 | Em resposta a: #1258

Caro Óscar

Consegui já avançar com os meus Pinas e fazer a ligação com o Visconde das Torres.
O José de Pina Tavares (avô materno do Visconde) era capitão, familiar do Santo Ofício, e c. com D. Maria Osório de Almeida de quem teve geração (esta era filha de António Ribeiro Osório, Captitão Mor de Trancoso, e de Maria Guerra de Almeida).
Era filho de Valentim Ferreira Coelho de Campos e de Inês da Fonseca de Pina, filha do capitão Bernardo Tavares e de Ana da Fonseca de Pina. Será este Tavares de Carnicães?
Os padrinhos dos Pinas Tavares são membros da família Tavares Lopes de Carnicães: Reverendo António (e seus filhos ? Margarida e Francisco) e Jacinto Tavares Lopes. Conhece?
Estes Tavares são os de Tanger passados a Trancoso e antepassados dos Lopes Tavares depois Viscondes de Trancoso?
Tenho outros antepassados em Carnicães que nunca investiguei muito mas que lhe poderei mandar.
Espero anciosamente novidades suas para o forum ou directamente para o meu e-mail: correia.de.matos@mail.telepac.pt
Muito obrigado.

Um abraço

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#1379 | 2910 | 17 dez 2000 20:51 | Em resposta a: #1365

Caro Lourenço

É verdade esses Tavares depois do despejo de Tanger vieram para Trancoso, onde já tinham raizes. São muito referidos nas memorias paroquiais de 22/8/1732(Trancoso),que diz, "tem a sua habitação nesta Villa outra familia oriunda de Tangere por seus avos Paternos que tem os Apellidos de Araujos, Tavares, Madureiras, Brandoins, Francas, Banhas, e pelos maternos da Villa de Alpedrinha Costas, Furtados, Mendoças, Cunhas, Almeidas e Gusmoes que se concerva em Jacinto Lopes Tavares da Costa, fidalgo da Casa de Sua Magestade professo da Ordem de Cristo e Brigadeiro de Infantaria e seus irmãos Diogo Furtado da Costa e Mendoça, Abbade de Santa Maria, e Comissario do Santo Oficio, e Manuel de Araujo Tavares da Costa, Abbade de S.Thiago, e beneficiado da Collegiada de Cernancelhe todos naturais desta Villa, que uzão das armas dos ditos apellidos.
Com os mesmos apellidos de Araujos, Tavares, Madureiras, Brandoins, Francas, Banhas, e com os de Pitas, Magalhains, e Machados, oriundos da Cidade de Tangere por pais avós paternos, e maternos, se acha outra familia no lugar de Carnicains, hua legoa distante desta Villa, que se concerva em António Tavares Lopes professo da Ordem de Christo, fidalgo da Casa de sua Magestade, natural do dito lugar sobrinho do dito brigadeiro Jacynto Lopes Tavares da Costa filho de hum irmão seu de primeiro matrimonio celebrado inda em Tangere e uza das armas dos ditos apelidos " .
Desta família descendem também os Viscondes de Trancoso, que construiram o maior solar de Trancoso, hoje por compra na posse de um primo meu. Lourenço, mande os dados que tiver sobre Carnicães e Torres, pois posso ajudar já que as famílias do termo de Trancoso são a minha especialidade.O meu e-mail : caeyropinto@net.sapo.pt

Um abraço

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#1415 | 2910 | 20 dez 2000 18:37 | Em resposta a: #1011

Caro Lourenço
Depois de ler o seu email, consultei os meus apontamentos e achei informações que lhe dizem respeito.
Os Ozorio da Fonseca, são uma velha família da boa fidalguia de Trancoso, aparentados com a melhor nobreza do concelho.
Já encontrei vários membros desta em documentação, julgo que são oriundos da freg. de Carnicães, com linhas na freg. de Avelãs da Ribeira e outras aldeias.
Por documentos consultados sei que em 1758 era abade da freg. de Avelãs da Ribeira, (na altura pertencia ao conc. de Trancoso), Manuel Ozório da Fonseca, era apresentado pelo cabido de Viseu e recebia de renda 150 mil reis, o dito era ainda senhor da sua capela de São Sebastião( julgo ser vinculo de morgado) na referida freg..Em 1732 era sargento-mor da vila de Trancoso , Manuel Ribeiro Ozório, cavaleiro do habito de Cristo, natural do lugar de Avelãs da Ribeira.
Os Tavares de Carnicães ligaram-se muito com os Ozório da Fonseca ou simplesmente Fonseca.
O abade de Santiago de Trancoso, diz em 1732, "Jacinto Lopes Tavares da Costa, cavalleiro do habito de Christo fidalgo da Caza de Sua Magestade, e Brigadeiro de infantaria co Regimento da Provincia do Minho, e aos filhos deste Balthezar Jacinto Lopes Tavares da Costa, que tão bem tem o fôro de fidalgo, e seu irmão Bartholomeu da Costa Coutinho tem por via materna mais alem dos appellidos referidos os de Fonseca e Ozorios" .
Tenho noticia em Carnicães do capitão Francisco Lopes Tavares filho de Francisco Lopes Tavares, Comissario da Cavalaria e de D.Emerencia da Fonseca. Pertencia a esta família a Venerável abadessa Bernarda da Ascenção, falecida em 1622 irmã do Doutor Miguel Osório Cabral "filha dos muito nobres Cristóvão Vieira da Fonseca e de sua mulher Leonor Osório da Fonseca", moradores na freg. de Freches(Trancoso).
Sobre os Almeidas da antiga Vila de Moreira de Rei, hoje freg. de Trancoso, são possivelmente da vasta família Almeida, antigos capitões-mores de Moreira de Rei, com solar no Terranho(Trancoso)que ostenta as armas plenas dos Almeidas, o Felgueiras Gaio nos seus costados trata a linha principal(ver Almeidas Amados de Trancoso pag.490). Se tiver mais dados genealogicos sobre os seus Ribeiros ou Almeidas de Moreira de Rei, gostaria de ver, pois tenho muitos elementos sobre familias dessa freg.

Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

P.S. Tem dados sobre os Almeida, de S.João da Pesqueira com linhas em Trevões, Vilarouco, Tabuaço ?

Resposta

Link directo:

RE: Pinas, de Trancoso

#257665 | MILU C | 01 jul 2010 17:11 | Em resposta a: #1415

Caros Confrades
Tenho uma ascendente Maria de Pina,natural de Minhocal(Celorico da Beira)que teve vários filhos de Cristóvão de Melo(filho do Senhor da Casa do Minhocal-Francisco de Melo Cabral),entre os quais Maria Rosa de Pina,cujos filhos nascidos entre 1754 e 1764,tiveram todos como Padrinho do Baptismo a Jacinto Lopes Tavares,natural de Carnicães(Trancoso):todas as pessoas mencionadas estão na BD do Genea.

Agradeço eventual informação ou opinião sobre esta ocorrencia;ou se terá alguma relação com o apelido Pina.
Com os melhores cumprimentos
Maria de Lurdes Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 17:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen