Casamento na Ermida dos Marqueses de Angeja

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Casamento na Ermida dos Marqueses de Angeja

#101181 | MCNN | 23 set 2005 00:21

Caros confrades

Uns antepassados meus casaram, em 1840, na Ermida dos Marqueses de Angeja, ao Lumiar (presumo que teria sido no palácio que hoje alberga o Museu do Trajo, mas não tenho a certeza).

Ora ao consultar o registo paroquial desse casamento, constato que o mesmo consiste apenas numa transcrição do que teria sido o registo original, o qual deveria ter sido assinado quer pelos noivos quer pelas testemunhas.

Como desconfio que a transcrição que foi feita não foi nem a mais correcta nem a mais completa, tinha interesse em consultar o registo original.

A grande questão é: Onde será que está esse registo, caso ainda exista ? Como se tratava de uma ermida particular, será que a própria ermida teria o seu próprio livro ? O que era costume ser feito nessa época em casamentos como este ?

Agradecia pois qualquer ajuda que me pudessem fornecer.

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Casamento na Ermida dos Marqueses de Angeja

#101200 | JCC | 23 set 2005 11:10 | Em resposta a: #101181

Caro MᲩo C鳡r Navarro

Apenas n㯠nos diz onde encontrou essa transcri磯 e esse dado talvez seja ?para uma eventual ajuda.

Cumprimentos

Jo㯠Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Casamento na Ermida dos Marqueses de Angeja

#101247 | MCNN | 23 set 2005 16:08 | Em resposta a: #101200

Caro João Cordovil Cardoso

Se bem entendi a sua questão (não tenho bem a certeza, dado que o seu texto não está muito legível, mercê ou do meu computador ou do seu quando escreveu a sua mensagem), a transcrição obtive-a no registo paroquial (neste caso o da Encarnação).

Uma vez que este casamento não foi feito na paróquia da Encarnação, mas sim numa ermida particular, deduzo que quem celebrou o casamento não levou consigo para a ermida dos Marqueses de Angeja o livro com os registos de casamento da paróquia da Encarnação.

O que ele deve ter feito foi, em data posterior, transcrever para o livro da paróquia o registo deste casamento.

Mas quer os noivos quer os padrinhos devem, no local onde se celebrou a cerimónia, ter assinado um qualquer registo (donde foi feita a posterior transcrição), e é disso que eu estou à procura.

Espero não ter sido muito confuso na explanação da minha questão.

Obrigado


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Casamento na Ermida dos Marqueses de Angeja

#101248 | JCC | 23 set 2005 16:20 | Em resposta a: #101247

Caro Mário César Navarro

Era exactamente essa a minha questão (não sei o que ao PC que converteu o alfabeto).

Porquê a paróquia da Encarnação? É na Baixa, não é? Se, como diz, o Palácio era no Lumiar, deveria ter sido lá feito o assento original pois, tanto quanto julgo saber, para presidir a um casamento numa paróquia o celebrante tem que pedir jurisdição ao respectivo pároco. Daqui concluo, mas sem certeza, que seria também obrigatório lavrar o assento no livro respectivo. Provavelmente, depois, como o Lumiar ficava fora de Lisboa e não era prático lá ir, os noivos pediram a transcrição para uma paróquia mais perto de casa.

Mas isto são apenas suposições.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Casamento na Ermida dos Marqueses de Angeja

#101300 | aeiou2 | 24 set 2005 03:39 | Em resposta a: #101181

Bom dia,

Deve estar constar do livro de assentos da respectiva freguesia

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 set 2024, 15:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen