Casa de Sergude-Para Carlos Siva

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Casa de Sergude-Para Carlos Siva

#101331 | texmel | 24 set 2005 14:45

Caro amigo:
Cá recebi e muito agradeço a sua mensagem em que me fala sobre a Casa deSergude,quena realidade eu bem conheço,todavia consultei e net sobre o que me indicava e lá vem em nota de rodapé a indicação da Casa.Todavia devo infor ma-lo que tenho em meu poder um numero da Ilustração Portuguesa,n.º 24 da 2ª Serie em que vem em fografia a Casa de Sergude em 5 de Agosto de 1906,com unaspecto desolador,totalmente arruinada,sem telhado e no meio de um campo de milho e redeada de arvores e silvas.E foi assim que acabou uma das mais poderosas casas do norte e que foi uma das residencias do nosso Egas Moniz,todavia a Ilustração POortuguesa diz«Comserva ainda a feição dos velhos Domicilios aristocraticos» .A casa foi mais tarde recontruida,ao gosto do novos proprietários ,mas nada lembra o velho solar cujas ruinas ainda se vêm na Ilustração.Ali viveram grandes vultos da nossa historia como Nicolau Coelho insigne navegador,compenhero de Vas do Gama e Pedro Alvares Cabral,D.António Prior do Crato,e o celebre Gonçalo Cristovão,que deu o nome a uma das principais Rua da cidade do Porto e ande vitima do Marquês de Pombal. Só de origem ainda lá estãoos tumulos na Capela,mas mesmo estes ainda recentemente sofreram «« Uma lavagem a jato de agua que lhes desfez as pinturas que davam a cor às armas neles esculpidas,ficando assim muito lavadinhos mas tabém mui estragados»»»enfim trabalho de quem não sabe mas que os prejudicou muito.
Obrigado pela sua lembrança e daqui vão os meus agradecimentos.
J.L.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sergude-Para Carlos Siva

#101348 | Carlos Silva | 24 set 2005 17:13 | Em resposta a: #101331

Caro José Luiz Melo,

Ao seu excelente conhecimento do assunto com certeza nao trouxe nada a referência da nota do F. Martins sarmento, na Revista de Guimaràes, mas para o seu fundo pessoal é talvez uma pequena achega (de bom autor em boa fonte).

Abraço
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sergude-Para Carlos Siva

#101500 | antoniosilva | 26 set 2005 18:17 | Em resposta a: #101331

Caro J.L. Melo:

À laia de achega e a propósito do palácio de Sergude e do feudo desta, a Torre de Rande, alguma genealogia e algumas histórias são citadas no livro “As Memórias do Capitão” de João Sarmento Pimentel.

Cumprimentos,

A Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 19:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen