Alberto Pimentel

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Alberto Pimentel

#101341 | Rute Faro | 24 set 2005 16:20

Terminei, este ano, uma Dissertação de Mestrado sobre Alberto Pimentel, centrada essencialmente na bibliografia sobre o Porto.
Para os interessados na genealogia deste escritor portuense, o último capítulo do volume "O Porto na Berlinda: memórias duma Família Portuense" revela algumas linhas de investigação sobre a genealogia do autor.
Também, em "Vinte anos de Vida Literária", Alberto Pimentel dedica um capítulo à memória de seu pai, Fortunato Augusto Pimentel.
Infelizmente, muitas das suas obras são raras e por isso, caso surgam, o que não será fácil, na montra de um qualquer alfarrabista portuense, são vendidas a peso de ouro.
De facto, não entendo como um escritor, que foi dos mais produtivos do Séc. XIX, não é honrado pela reedição das suas obras.

Resposta

Link directo:

RE: Alberto Pimentel

#109031 | belasmont | 07 jan 2006 22:58 | Em resposta a: #101341

poderá fornecer dados especificos sobre Alberto Pimentel? Meu sogro é Pimentel. E o pai dele era Luís Filipe Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Alberto Pimentel

#109032 | tfp | 07 jan 2006 23:15 | Em resposta a: #109031

Alberto Augusto de Almeida Pimentel, nasceu a 14 de Abril de 1849 em Cedofeita (Porto), foi escritor e jornalista. Era filho do médico-cirurgião Fortunato Augusto de Sousa Pimentel e de D. Ana Olímpia Bragante de Almeida.

O pai do seu sogro seria Arouca Pimentel ? Pode adiantar alguns dados sobre a filiação do seu sogro ?

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Alberto Pimentel

#109038 | belasmont | 08 jan 2006 00:49 | Em resposta a: #109032

manuel b. dias de arouca pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Alberto Pimentel

#109039 | belasmont | 08 jan 2006 00:50 | Em resposta a: #101341

Rute
Sei que andas ocupada. Diz-me, se fizeste o curso na ANE?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen