Onde ficam estas herdades

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Onde ficam estas herdades

#101356 | jflfl | 24 set 2005 18:16

Alguém consegue ajudar-me a identificar a localização destas herdades alentejanas que presumo serem nos concelhos de Ourique e Odemira? Quem são os actuais proprietários?
O meu obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Lista de herdades:

Herdada da Portela, em Santa Luzia
Herdade da Raposeira
Herdade dos Calcos
Herdade da Bicada pequena
Herdade do Moinho do Comparador [Campanador]
Herdade dos Marmeleiros
Herdade da Comialha[?]
Herdade do Brejo
Herdade dos Fernandes
Herdade de S. Sebastião
Monte Novo
Noporttel
Pomarinho
Corte Preta
Herdade da Ribeira de João Vaz termo de Odemira
Herdade do Castellão
Herdade de S. Lourenço Velho
Herdade dos Palheiros
Herdade da Gontinha[?]
Herdade do Esticeiro[?]
Zurzais
Herdade do Casqueiro
Herdade das Eiras Velhas
Corte Branca
Herdade de Val de Casca no termo de Odemira
Herdade da Craveira[?] no termo de Odemira
Herdade do Monte Velho no termo de Odemira
Herdade do Bracial no termo de Odemira
Herdade do Barranquinho na freguesia de S. Martinho no termo de Ourique

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101518 | jflfl | 26 set 2005 22:50 | Em resposta a: #101356

retomo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101532 | JCC | 27 set 2005 10:34 | Em resposta a: #101356

Caro Joaquim

Penso que, a menos que tenhas muita sorte, terás que ir olhar para as cartas militares (1:25000) e isto apenas para saber onde ficam. Outra alternativa é a Direcção Regional de Agricultura mas aí não sei como funciona. Resta ainda o cadastro (Instituto Geográfico Português), na medida em que todo o Alentejo está cadastrado, mas também não sei se aqui não será precisa a matriz cadastral para se chegar ao prédio. Da minha experiência em herdades concluo que há nomes que se repetem em várias freguesias o que complica a sua localização.

Enfim, mais um tema para quinta-feira (não é desta semana, é da próxima).

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101543 | josemariaferreira | 27 set 2005 12:43 | Em resposta a: #101356

Caro Joaquim Falcão e Lima

Gente rica é outra coisa! Não me diga que ainda anda a ver se tem parte nalguma das propriedades que foram de seus avós?

Herdada da Portela-fica situada do lado esquerdo para quem circula na estrada nacional de Santa Luzia para Relíquias, ainda há cerca de quinze dias lá passei onde avistei o respectivo Monte.
Herdade da Raposeira-
Herdade dos Calcos-
Herdade da Bicada pequena - fica situada na freguesia de Garvão, concelho de Ourique, mesmo junto à barragem do Monte da Rocha. Para quem vai na estrada nacional de Panóias para Garvão, logo à saída do muro da barragem todos os terrenos à sua direita fazem parte da herdade, que tem um Monte novo construído no alto do cerro donde se deslumbra toda a albufeira da barragem. Nesta propriedade nasceu a minha avó Ignês Queimada, filha de Felipe Rodrigues Garros e Catarina Rodrigues. Foram depois morar para a freguesia de S. Luís, onde casou com Belchior Camacho de Barbuda, tendo deste casamento nascido o Cap. António Simões Camacho e o Belchior Camacho de Barbuda, esta minha família acompanhou sempre a sua família e depois voltaram novamente a Panóias, onde os encontro a morar na Gamita junto do Reguengo com a família dos Pais Matos Moreira.
Herdade do Moinho do Comparador-
Herdade dos Marmeleiros- fica situda no concelho de Ourique
Herdade da Comialha-
Herdade do Brejo- há uma herdade com esse nome na freguesia de Panóias e outra em Ourique.
Herdade dos Fernandes-
Herdade de S. Sebastião-
Monte Novo-
Noporttel-
Pomarinho- Há um Pomarinho situado no concelho de Santiago.
Corte Preta- Fica situada mesmo junto a S. Luzia, à beira da antiga estrada real que ìa desta localidade para Panóias.
Herdade da Ribeira de João Vaz- fica situada no concelho de Odemira.
Herdade do Castellão- fica situada no concelho de Ourique.
Herdade de S. Lourenço Velho-
Herdade dos Palheiros- fica situada no concelho de Ourique
Herdade da Gontinha- há uma Continha em Ferreira e outra em Setúbal.
Herdade do Esticeiro-
Zurzais-
Herdade do Casqueiro- fica situada no concelho de Odemira.
Herdade das Eiras Velhas-há uma herdade no concelho de Ourique com esse nome e outra no concelho de Odemira.
Corte Branca- fica situada no concelho de Ourique
Herdade de Val de Casca - fica situada no concelho de Odemira
Herdade da Craveira. concelho de Odemira
Herdade do Monte Velho- fica sitado no concelho de Odemira, na freguesia de Vale de Santiago. Quando era pequeno cheguei a atravessar esta herdade algumas vezes em companhia de meu pai, que me ía explicado tudo o que nos rodeava, naquela altura pertencia aos Britos Paes do Montenegro, por sinal ainda meus aparentados. Tinha uma extensão enorme e várias manadas de vacas, no centro da herdade erguia-se o Monte do tipo palacete donde antigamente os patrões ou feitores administravam aqueles territórios.
Herdade do Bracial- fica situado na freguesia de Colos concelho de Odemira, para quem circula na estrada nacional de Alvalade para o Cercal, fica ao lado direito, antes de atingir o cruzamento com a estrada nacional que vêm do Cercal para Ourique. Da estrada avista-se o Palácio que faz parte da herdade, donde os Condes de Bracial vieram a receber o titulo.
Herdade do Barranquinho na freguesia de S. Martinho no termo de Ourique.

As outras herdades não conheço, mas como têm topónimos semelhantes a vários lugares que não dá para saber a sua localização exacta.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101548 | Eleny | 27 set 2005 14:40 | Em resposta a: #101518

Caro Confrade JFLFL.Não sei quantos "Monte Novo" existirão em Pottugal,mas,eu quero dar conta de um:Vitória,primeira do Monte Novo e do nome do segundo matrimonio de seu pai e primeiro de sua mãe,filha legitima de José Soares e Ana Isabel do Monte Novo desta Freguesia,neta paterna de João Soares e Escholastica Francisca de Estombar,materna de José Andrés e Maria Isabel da Freguesia do Alferce.Nasceu em 2 de Maio de 1853 e aos 31 do mesmo mez foi Baptizada.Foram Padrinhos João Marques e sua mulher Ana Maria (meus avós) nunca os consegui ligar aos que tenho mas são da minha familia o casal do Alferce.O Pároco Joaquim Lourenço Callado.O Monte Novo segundo o que uma Senhora no Algarve me contou seria chamado de Monte do Mogo e ficaria na Sapeira.Esta Baptizada Vitória primeira do Monte Novo faleceu em 26 de Janeiro de 1946 em Monxique.Espero tê-lo ajudado de alguma forma.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101549 | Eleny | 27 set 2005 15:03 | Em resposta a: #101548

Caro Confrade.Tenho experiência nesse assunto por isso concordo com o que disse o nosso Confrade José Maria Ferreira.Estando na posse dos Artigos e Secções dos Prédios é só deslocar-se ao sitio respectivo,no meu caso a Camara Municipal de Silves onde no local respectivo lhe tiram uma cópia do Mapa por 5 Euros.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101555 | rafael | 27 set 2005 16:00 | Em resposta a: #101356

Caro Joaquim Falcão
O nome homónimo de muitas herdades de algumas regiões presta-se, se não houver cuidado, a algumas confusões.Por ex: na minha freg. existe a herdade do Pomarinho, que pertenceu, era eu menino, se não estou em erro aos Mendonças, da Cumiada-São Bartolomeu de Messines; mas também existe uma herdade deste nome no concelho de Castro Verde e sei que numa delas ( qual ? ) residiu ualguém da principalidade ligada aos Guerreiro Afilhado.
Os Zurzais, outra herdade confinante com terrenos que foram de meus avós paternos,tb.na freg. de Santana da Serra.
Não tenho tempo de alongar este assunto, mas espero aqui voltar não demorando ?!
Um abraço do amigo Rafael.
Quando vier a Setúbal com tempo diga-me para falarmos um bocado.

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101556 | Eleny | 27 set 2005 16:18 | Em resposta a: #101549

Quria dizer que concordava com o Confrade JCC.Só munido com esses dados pode lá chegar,até para avaliar a dimenção dos Prédios e seus limites.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101612 | josemariaferreira | 28 set 2005 09:31 | Em resposta a: #101543

Caro Joaquim Falcão e Lima

Calcos- não será A-DOS-CALÇAS, uma herdade situada no concelho de Ourique? Calças era um apelido muito frequente no Alentejo, conheci um amigo de meu pai que tinha a alcunha de Calças por ser ainda descendente dos de apelido Calças.

Moinho do Campanador- existe sim uma herdade no concelho de Ourique denominada de Campanador ( o homem que toca a campana, sino)

Monte Novo- há vários no concelho de Odemira e um na freguesia de Panóias.

Raposeira - na zona só conheço a Raposeira do Sousa Cintra em Vila do Bispo, será esta ou outra?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101762 | jflfl | 29 set 2005 23:13 | Em resposta a: #101543

Caro José Maria
Muitissimo obrigado. Apanhei a lista num inventário e quero agora perceber onde ficam e quem são os actuais proprietários. Nalguns casos gostava mesmo de registar imagens dos montes. Por exemplo, tenho antepassados cujo registo de baptismo referem terem nascido ou sido baptizados na herdade da Portela, ou da Corte Preta, ou na ermida da herdade tal.
Achaei muito curiosa a referência que faz de as nossas duas familias terem percursos comuns e gostaria de ter oportunidade de desenvolver esta sua indicação. Deixo aqui o meu mail para o caso de poder dar-me mais alguma informação sobre a relação das duas familias: jfalcaolimaarrobamailpontotelepacpontopt
Cumprimentos
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101765 | jflfl | 29 set 2005 23:19 | Em resposta a: #101556

Cara Helena Cabrita Mendes
Obrigado pelo seu contributo. A minha curiosidade é meramente genealógica e visa perceber a localização espacial e evolução das familias proprietárias.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101766 | jflfl | 29 set 2005 23:21 | Em resposta a: #101532

Caro João
Obrigado pelas dicas. Sem dúvida que este pode ser um tema para a proxima 5ª feira
um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101767 | jflfl | 29 set 2005 23:23 | Em resposta a: #101555

Caro Amigo Prof. Rafael
Terei o maior prazer em revê-lo e falar um pouco consigo por aí em Setúbal. Penso estar por aí no dia das eleições. Será que tem disponibilidade?
Um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101779 | ganimedes | 30 set 2005 03:52 | Em resposta a: #101767

Caro Joaquim

Em relação´ao seu topico, quero fazer uma questão.

Uma das Herdade que procura e que menciona como Castellão não será Castelão?

É que sei da existencia de uma Herdade com esse nome muito perto da Heldade de Val de Casca (ambas ficam no concelho de Odemira entre a Aldeia de São Luiz e Odemira (nacional 120))
A Herdade de Val de Casca pertence á familia Almeida e a Herdade de Castelão foi dividida e neste momento pertence a varias familias que nada têm a ver umas com as outras sendo entre elas a familia Gama, a familia Falcão e a Familia Almeida (a mesma de Val de Casca).
Seguindo a informação facultada pelo Zé Maria, efectivamente o Monte Velho pertence ainda hoje á familia Brito-Paes, um dos seus donos é um Jovem Cavaleiro Tauromático.

H Varela Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Onde ficam estas herdades

#101996 | jflfl | 02 out 2005 19:58 | Em resposta a: #101779

Caro(a)? H Varela Ramos
Deverá ser Castelão (a minha notação respeita a grafia do documento original que é do séc XIX...).
Obrigado pelas suas informações. Atrevo-me a pedir-lhe se lhe será possível precisar um pouco mais as familias que refere - Familia Almeida; Familia Gama; Familia Falcão - nomeadamente as relações entre elas.
Se preferir, deixo aqui o meu endereço de correio electronico: jfalcaolima arroba mail.telepac.pt
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen