Pedra de armas em Manteigas

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Pedra de armas em Manteigas

#101362 | E. Osório | 24 set 2005 19:24

Caros confrades:

Uma pedra de armas quinhentista existente em Manteigas, não exposta ao público, mostra um escudo partido tendo à esquerda uma mão atravessada segurando um ramo (?), estando picada a parte direita. Por cima do escudo, a inscrição IHS (Jesus). Não tem elmo.

Gostaria de saber duas coisas: em primeiro lugar, se alguém conhece armas com uma mão, e em segundo se o IHS poderá significar alguma ligação à Ordem de Cristo (havia comendadores desta ordem em Manteigas) ou mais remotamente à Companhia de Jesus.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de armas em Manteigas

#101396 | jpcmt | 25 set 2005 09:55 | Em resposta a: #101362

Caro Confrade Eduardo Osório:

A Ordem de S. Francisco usa como armas uma cruz latina e dois braços moventes, cada um, de uma nuvem, passados em aspa, o primeiro nu, brocante sobre a cruz, e o segundo vestido, sob a cruz, com as mãos estigmatizadas; a cruz carregada no centro com as iniciais IHS; a letra do meio rematada por uma cruz latina.

Estas armas podem ser vistas em vários edifícios religiosos, quer no corpo dos brasões, quer mesmo usadas como timbre, com algumas variantes. Exemplos são o Colégio das Missões Franciscanas de Montariol e a Igreja dos Terceiros, em Braga e, pintadas no tecto da igreja, o convento de Varatojo.

A leitura da sua nota sugere-me, por conseguinte, uma ligação aos Franciscanos e não à Ordem de Cristo ou á Companhia de Jesus. Mas posso estar errado.

Se estiver interessado e para comparar, posso enviar-lhe algumas fotos das armas descritas.

Melhores cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de armas em Manteigas

#101398 | E. Osório | 25 set 2005 12:02 | Em resposta a: #101396

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira,

Agradeço a sua mensagem. Conheço as armas da ordem de S. Francisco, que são como descreve (e bem).

O lado esquerdo deste escudo, partido, tem uma única mão, horizontal, a sair da linha do meio, segurando claramente qualquer coisa.

O escudo tem um enquadramento de fantasia com motivos vegetalistas, sendo o conjunto cercado por uma moldura de guarnição. É por cima desta, mas fazendo parte da mesma pedra, que no meio tem a inscrição IHS, que portanto não faz parte das armas propriamente ditas. Daí que eu tivesse posto a hipótese de se tratar de um comendador ou um eclesiástico.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Ainda não disse que a pedra é de calcário, o que não é muito vulgar numa zona de granito como é Manteigas...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 19:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen