Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias

Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101389 | luis262 | 25 set 2005 01:14

Caros Participantes:

Será que alguém conhece e me pode dar alguma indicação, sobre onde se consegue encontrar o livro "Mattos e Fernandes", Edição de autor, Évora, que aliás, aparece como uma das fontes, no Genealogia.
Embora não seja mencionado o nome do autor, julgo que se trata do general Duarte Silva.
Se é a obra que eu penso ser , tem referências a várias famílias alentejanas, nomeadamente de Moura e de Brinches.
É claro que há sempre a possibilidade de o procurar na Biblioteca Nacuonal , mas para além de não morar em Lisboa, de momento ter dificuldade em arranjar utempo para dar uma saltada à Biblioteca, tenho mesmo interesse em conseguir arranjar um exemplar do livro.

Agradeço qualquer informação.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101409 | victorferreira | 25 set 2005 17:03 | Em resposta a: #101389

Na BN há uma publicação 'Mattos e Fernandes - quem somos? quantos somos" com 38 páginas. Cota H.G. 52961 V.
Não sei se sabe mas antes de lá ir pode ver se lá há o livro, indo ao site da BN e entrando na pesquisa pela Porbase [Pesquisa preferencial - (HIP - Pesquisa na PORBASE)]
VF

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101410 | PML | 25 set 2005 17:42 | Em resposta a: #101409

Caro Luís Piçarra,

Foram publicadas duas obras: a primeira cerca de 1984, "Mattos e Fernandes - Quem somos, Quantos somos"; a segunda, em Dezembro de 2002, "Mattos e Fernandes - Quantos é que já somos?".
Não vêm assinadas, mas nas notas explicativas da primeira é referida uma Comissão.
Em ambas as obras só são referidos os nomes e as gerações a que pertencem, existindo no final umas tabelas estatísticas.
Presumo que as obras só terão circulado entre os parentes e que nunca tenha entrado no circuito comercial.
Se o seu interesse vai para além dos nomes, sugiro que procure nas várias obras existentes que abordam famílias alentejanas, e são muitas.
Se quiser tirar alguma dúvida em relação a parentescos, pergunte que eu tentarei ajudá-lo.
Tenho as duas edições, sendo a primeira em fotocópia.
Cumprimentos.
Paulo Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101412 | victorferreira | 25 set 2005 18:00 | Em resposta a: #101389

[tomo a liberdade de lhe re-enviar a mensagem do Paulo Maria de Loureiro, que me foi dirigida por engano]

"Caro Luís Piçarra,

Foram publicadas duas obras: a primeira cerca de 1984, "Mattos e Fernandes - Quem somos, Quantos somos"; a segunda, em Dezembro de 2002, "Mattos e Fernandes - Quantos é que já somos?".
Não vêm assinadas, mas nas notas explicativas da primeira é referida uma Comissão.
Em ambas as obras só são referidos os nomes e as gerações a que pertencem, existindo no final umas tabelas estatísticas.
Presumo que as obras só terão circulado entre os parentes e que nunca tenha entrado no circuito comercial.
Se o seu interesse vai para além dos nomes, sugiro que procure nas várias obras existentes que abordam famílias alentejanas, e são muitas.
Se quiser tirar alguma dúvida em relação a parentescos, pergunte que eu tentarei ajudá-lo.
Tenho as duas edições, sendo a primeira em fotocópia.
Cumprimentos.
Paulo Maia de Loureiro"

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101419 | luis262 | 25 set 2005 19:41 | Em resposta a: #101410

Caros Paulo Maia de Loreiro e Victor Ferreira:

Antes do mais, agradeço a colaboração e as informações prestadas.

Desde 2003 que abri um tópico, Piçarras de Moura, que tem contado com a intervenção de muitos participantes deste fórum, no qual teria imenso agrado de poder contar com aparticipação de ambos.

A consuta deste livro ( que entretanto vi que integra a lista das "fontes" do Genea com a sigla MEF) , foi-me sugerida pelo Manuel Madeira Piçarra, o proprietário e director do " Jornal do Sul" de Évora, que descende dos Piçarras e Vaz Piçarras de Brinches, contemporâneos dos meus Piçarras de Moura.
Até agora, embora tudo indique que é provável existir origens comuns, quem consutar o referido tópico, verá que nada ainda se conseguiu provar a esse respeito.
Estou neste momento à espera de mais alguns assentos que pedi para Beja, mas têm a ver com Aguilares de Moura e Serpa, que se ligaram aos Piçarras pelo casamento do meu trisavós Pedro Eloy Piçarra e Benta Maria da Conceição de Aguilar.
Ao contrário do que acontece com o meu lado materno onde, consegui recuar incomparavelmente mais, pois existem obras escritas que me facilitaram a vida, nestes meus costados paternos não tem sido fácil...
Como já há este tópico, e alguns outros com ele relacionados e como a maioria p das pessoas têm página editada no Genea, só me resta esperar que aceitem o meu convite que aliás se liga ao estudo da genealogia de outras fanílias da região.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101421 | luis262 | 25 set 2005 19:44 | Em resposta a: #101419

Caro Paulo Maia Loureiro :
Peço desculpa pela "gralha" ...
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101423 | luis262 | 25 set 2005 20:08 | Em resposta a: #101421

Meus caros:
Estive a rever o texto com tempo e vi que "passaram" , várias gralhas.Mea culpa...
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101452 | JCC | 26 set 2005 11:20 | Em resposta a: #101389

Caro Luis Piçarra

Eu tenho as duas edições mas creio que, pelo menos no que se refere à primeira, a que é citada aqui como fonte, já não existirá. No entanto como a tenho em pdf se estiver interessado será fácil enviá-la.

Esta primeira edição foi feita há cerca de 20 anos para que, num grande almoço em que reunimos grande parte da família, as pessoas se localizassem. Como acontece sempre em situções destas há sempre alguém que não responde e outros que, na ânsia de ajudar, acabam por dar informações erradas. Na segunda edição, que mais não é do que uma tentativa de actulização da anterior, a situação mantém-se, até porque houve menos "cuidado" em procurar respostas. E digo isto sem que envolva qualquer crítica ao meu parente Gen. Joaquim Miguel Duarte Silva, que foi capaz de por de pé o 1º encontro e ambas as edições. É assim que, por exemplo, eu apenas tenho uma filha e não os três que realmente existem, graças a Deus.

Como já alguém disse, do ponto de vista genealógico, ambas as obras ficam um pouco "a menos" pois não têm mais do que nomes. Ficamos, por isso, sem saber as datas e as localidades em que os factos ocorreram nem tão pouco quais as fontes que permitiram obter os dados que nos são apresentados.

Quanto ao conteúdo trata-se das descendências de Joaquim António de Sousa Matos e de Joaquim José Fernandes que casaram, respectivamente com Inácia dos Reis Cidade em 1809 e com Ana Angélica Teodorao Galego Piteira em 1804, trazida até ao "presente" (1985? 1ª edição, 2004? a segunda). Não são estudados os ramos dos conjuges. Houve vários casamentos entre os descendentes de ambos e daí esta abordagem.

No seu caso estarão os nosso parentes comuns, nomeadamente o tio António Fernandes Piçarra Cabral eo seus irmãos Maria Luisa (mãe do nosso confrade genealogista João Luis Picão Caldeira) e Luis e os seus descendentes.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101462 | fg | 26 set 2005 13:08 | Em resposta a: #101452

Caro João Cordovial Cardoso
Será que nesta obra estará tratada a descendência de Joaquim Fernandes Vaz Piçarra (neto de Joaquim José Fernandes) e portanto tio de Maria Luisa Piçarra Cabral? Este senhor casou com D. Maria de Lurdes da Cunha e Menezes (Lumiares) tendo tido uma filha D. Gabriela da Cunha e Menezes Piçarra (casada c.g.).
Sabe alguma coisa desta gente?
Cumprimentos
F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101485 | luis262 | 26 set 2005 15:31 | Em resposta a: #101452

Caro João Cordovil Cardoso:

Agradecia se me enviasse a primeira edição pois pode ser que descubra alguma coisa ...
O meu e-mail : picarrasvinteetrêsarrobaclixpontopt

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101486 | luis262 | 26 set 2005 15:33 | Em resposta a: #101485

Desculpe : verifico que não lhe enviei os meus cumprimentos.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101488 | JCC | 26 set 2005 15:37 | Em resposta a: #101462

Caro F. Giuimarães

Isto é o que encontro:

Ana José Segurado Fernandes cc Joaquim António Vaz Piçarra. Tiveram:

1- Joaquim Fernandes Vaz Piçarra cc Maria de Lurdes da Cunha Memezes
2- Maria Alice Fernandes Piçarra cc seu primo Luis ernandes de Sousa Cabral
3- Maria da Consolação Fernandes Piçarra cc Francisco Garcia
4- Manuel Fernandes Vaz Piçarra cc sua prima Maria Luisa Fernandes Soares

Quanto à descendência de 1, temos

Maria Gabriela da Cunha Menezes Vaz Piçarra cc José Carlos Vieira Guedes. Tiveram

1- José Manuel Vaz Guedes cc Maria Teresa Teodoro Antunes. Tiveram:

1- José Manuel
2- Rita

E não há mais nada neste ramo

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101489 | JCC | 26 set 2005 15:48 | Em resposta a: #101485

Caro Luis Piçarra

Já seguiu o livro; fiquei na dúvida se era picarra23 ou picarravinteetres e por isso usei os dois. Um deles dará erro.

Lembrei-me de outro livro que, certamente, já viu: Os Morgados de Santa Catarina por João Luis Picão Caldeira. Creio que também lá haverá qq coisa mas não o tenho agora à mão (está em Évora...)

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101490 | fg | 26 set 2005 15:53 | Em resposta a: #101488

Caro João Cordovil
Será que me pode informar da descendência de Maria da Conceição e de Manuel Fernandes Vaz Piçarra?
Por outro lado, parece que José Manuel Vaz Guedes casou duas vezes e que a Rita seria filha do 1º casamento e o José Manuel filho do segundo casamento (por outro lado consta que a Rita casou com um Pinto de Mesquita, vive no norte e tendo este casal tido 2 filhos).

Cumprimentos

Obrigado

F. Guimarães

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101492 | luis262 | 26 set 2005 16:24 | Em resposta a: #101489

Caro João Cordovil:

É : picarras23 , por isso creio que as mensagens não serão recebdas.
Obrigado .

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101496 | JCC | 26 set 2005 17:28 | Em resposta a: #101490

Caro F. Guimarães

Lamento mas nada vem indicado sobre a eventual descendencia desse casal. Qaunto aos seus restantes comentários é bem possível que assim seja. Como lhe disse uso este livro para uma primeira aproximação, sobretudo nestes ramos que não me são tão próximos. Há muitos que conheço pessoalmente e que me permitem outro tipo de validações. Mas não é o caso desta linha.

De qq modo se conseguir obter mais dados agradeço que me diga para poder ir acrescentando ao que já existe.

Já agora, desculpe a minha curiosidade, mas qual é o seu interesse nesta linha?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101497 | JCC | 26 set 2005 17:29 | Em resposta a: #101492

Caro Luis Piçarra

Embora tenha escrito picarra23 no email foi picarras23. Se não receber nada diga que voltamos a tentar.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101515 | jflfl | 26 set 2005 22:17 | Em resposta a: #101452

Olá João
Porventura estes "Matos Fernandes" terão alguma ligação aos "Pais de Matos"?
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101522 | luis262 | 26 set 2005 23:39 | Em resposta a: #101497

Caro João Cordovil Cardoso:

Acabo de lhe enviar uma mensagem acusando a recepção do livro.
Obrigado pela colaboração.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101523 | JCC | 27 set 2005 00:22 | Em resposta a: #101515

Viva Joaquim

Não creio, já que estes Matos (Sousa Matos para ser mais preciso) tem origem em S. Mateus do Bunheiro, Estarreja.

Tenho andao às voltas com eles por causa de outro do mesmo nome e já descobri dois que foram para o Alentejo, se bem que um deles que não o meu enviuvou cedo e casou novamente em Lisboa. Encontrei também um padre da mesma família mas, se quiseres, podemos trocar apontamentos para a semana no nosso almoço.

Um abraço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#101528 | fg | 27 set 2005 09:57 | Em resposta a: #101496

Caro João Cordovil

Lamento, mas não tenho mais elementos sobre a descendência de Joaquim Piçarra; o meu interesse por esta linha ocorre do facto de eu, em tempos idos, ter conhecido parte dos seus integrantes; foram grandes cavaleiros ( note-se que D. Maria de Lurdes (mulher de J. Piçarra, de quem posteriormente se divorciou) e que montava como nenhuma senhora jamais vi montar- era filha do grande cavaleiro e aristocrata D. José Manuel da Cunha e Menezes - e quem hoje em dia se lembra do seu famoso e emblemático picadeiro em Lisboa?). No entanto perdi o contacto com esta gente. Restam poucos e quem saberá deste ramo são os Cabral / Picão Caldeira (primos direitos) que estiveram sempre muito próximos destes seus parentes distantes.

Cumprimentos

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

website Mattos e Fernandes

#123173 | ze-la | 20 jul 2006 01:12 | Em resposta a: #101389

Estamos a começar um website que pretende ser um ponto de união desta grande familia, onde além de ser possivel consultar o LIVRO, também premite fazer actualizações ao mesmo, e muito mais...

(...)

JLA

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. d

#123271 | JVGuedes | 21 jul 2006 15:47 | Em resposta a: #101488

a sua resposta nao e exacta se bem que coincida com os dados do livro.

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. de Autor, Évora

#123272 | JVGuedes | 21 jul 2006 15:48 | Em resposta a: #101528

gostave de saber mais quem fala com alguma mas nao completa precisao sobre a minha bisavo.

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. d

#123292 | JCC | 21 jul 2006 20:47 | Em resposta a: #123271

Caro JVGuedes

Segundo depreendi da outra mensagem que aqui deixou, descende desta família o que, por si só, nos faz parentes.

Creio também poder concluir que tem mais elementos do que os que constam do livro em causa e que, para além disso, ainda tem algumas correcções a indicar.

Como saberá não sou o autor do livro mas dedico-me há vários anos a esta actividade, a genealogia, tendo uma boa quantidade de informação sobre a família mas, claro, sempre incompleta.

Muito grato lhe ficarei, pois, se me puder indicar os dados correctos que possui bem como as fontes em que se baseia, já que essa é uma das falhas que o livro do nosso parente Gen. Duarte Silva apresenta - não nos diz quais as fontes da sua informação.

Cumprimentos

Joãso Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livro : " Mattos e Fernandes", Ed. d

#123296 | JVGuedes | 21 jul 2006 21:22 | Em resposta a: #123292

de facto o gen Duarte Silva, como lhe chama, de facto lembro me de falar bastantes vezes com a minha avo.
de- me uma morada de email e podemos falar o meu e zevazguedes@ hotm,ail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen