Origens do apelido Veríssimo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Origens do apelido Veríssimo

#101415 | sv | 25 set 2005 19:04

Olá colegas do forum,
Procuro as origens do apelido Veríssimo. Apenas sei que a familia do meu pai viveu em fanhões, concelho de Loures.
Obrigado
sv

Resposta

Link directo:

RE: Origens do apelido Veríssimo

#101422 | victorferreira | 25 set 2005 19:59 | Em resposta a: #101415

Caro/a sv,
Não sei se sabe, mas 'veríssimo' quer dizer literalmente 'verdadeiríssimo', do latim 'verum'=verdadeiro.
Tive um colega de trabalho Veríssimo, mas não faço a menor ideia se era de Loures. O que certamente lhe garanto é que sendo um nome próprio pouco usado, não era propriamente raro, pelo menos na região de Viseu pelos dois últimos séculos. Ou seja, sendo originalmente um nome próprio, terá sido fixado como nome de família por diversos locais. Eles devem existir mais ou menos por todo o país.
Daí que a melhor maneira será procurar os SEUS Veríssimos, nas Conservatórias de origens dos seus pais e avós e mai para longe no tempo, no Arquivo Distrital de Lisboa (Torre do Tombo). Começe pela sua certidão de nascimento e lá verá com grande probabilidade as freguesias de origens dos seus ancestrais mais próximos. Depois é andar uma a uma as gerações.
É assim que se faz. Que todos nós fazemos. O trabalho começa connosco. Mas vale a pena.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Origens do apelido Veríssimo

#101450 | sv | 26 set 2005 10:47 | Em resposta a: #101422

Obrigado Vitor Ferreira pelo seu cuidado em responder-me e pela sugestão dada, assim o faria.
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Origens do apelido Veríssimo

#104431 | JASP | 03 nov 2005 18:04 | Em resposta a: #101415

Caro SV (V de Veríssimo, suponho)

O apelido Veríssimo é bastante frequente em Fanhões e também em Casaínhos, uma povoação próxima. Para além das indicações que já lhe deram, caso esteja interessado pode contactar-me para encontrar mais informações sobre os seus antepassados.

Cumprimentos
Jorge Afonso
Arquivo Municipal de Loures
(jorge.afonso@mail.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Origens do apelido Veríssimo

#129711 | carlosacmv | 29 set 2006 04:04 | Em resposta a: #101415

Ola,
Ando a procura das mesmas origens.Chamo-me Carlos Antonio Crisostomo
Machado Verissimo.Sei que em 1800`s meus antepassados viviam no Paco do
Lumiar em Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: Origens do apelido Veríssimo

#131649 | sv | 19 out 2006 20:25 | Em resposta a: #129711

Ola Carlos,
O que consegui averiguar da minha família paterna é que até ao ano 1855 viveu em Casaínhos, Concelho de Loures. O ano passado fui à Torre do Tombo pesquisar os registos de nascimento e foi possível chegar ao meu tetra avô: António Veríssimo Domingues e ao meu "Penta avô" Verissimo Domingues. (Curiosamente o apelido muda para primeiro nome.) Tb encontrei um Veríssimo Matheus. Entretanto esta pesquisa está em stand-by, mas tenho vontade de continuar.
Tentarei perguntar à família sobre o Paço do Lumiar.
cumprimentos,
Sofia Veríssimo

Resposta

Link directo:

RE: Origens do apelido Veríssimo

#139388 | GV | 06 jan 2007 02:39 | Em resposta a: #101422

Antes de iniciar a procura nos arquivos locais(Loulé e Faro), gostaria de saber se alguém sabe alguma pista sobre a origem dos Verissimo que residiram no concelho de Loulé antes de 1900, sei que a minha avó paterna nasceu em 1909 e o seu nome Felismina Verissimo, irmã de José Verissimo que imigrou para a Argentina nos anos 20 e de mais 2 outros irmãos de que agora não posso precisar o seu nome.

GV

Resposta

Link directo:

RE: Origens do apelido Veríssimo

#139522 | victorferreira | 07 jan 2007 19:51 | Em resposta a: #139388

Eu, não sei nada.
Descubra neste Forum uma mensagem da participante Fernanda Farrajota (nick 'ffarrajota') que andou a pesquisar no Algarve. Pode ser que ela saiba.
Há mais um ou dois, mas pode descobri-los nos Tópicos onde ela intervém. Procure também um tópico sobre a família Caboz. Aí aparecem muitos pesquisadores de famílias algarvias.
E em geral sempre pode escrever 'algarvias' ou 'algarve' e procurar tópicos onde esse tema tenha sido debatido.
Leia muitas mensagens antes de começar. Mas nunca perca de vista que ir aos arquivos é de facto a única coisa que resolve inequivocamente as nossas dúvidas e faltas de informação sobre gente que viveu nos períodos em que há livros.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Origens do apelido Veríssimo

#201566 | NFVS | 25 jun 2008 19:56 | Em resposta a: #101415

Penso que ainda devemos ter alguns genes em comum, também eu me chamo Verissimo e ainda vivo em Casaínhos, na freguesia de Fanhões, assim como viveram todos os meus antepassados, é um facto que existem numerosas pessoas com este apelido nesta aldeia, mas se fizermos a nossa árvore genealógica verificamos que todos temos algum grau de parentesco. Isso deve-se á origem deste povoado. No inicio, não sei ao certo em que século, só existiam 7 casais nesta pequena aldeia, e foi a partir do cruzamento destas 7 familias que teve origem toda a povoação de Casainhos. Foram poucos os casamentos feitos com pessoas fora desta terra, mesmo com pessoas de aldeias vizinhas, daí que no 5º ano de escolaridade, quando se ia estudar para Fanhões, era perceptivel a diferença de fenótipo entre as pessoas de Casaínhos e de Fanhões. Os Veríssimos tinham em comum serem louros, altos e de olhos claros, e quando se via uma pessoa com estas características em Fanhões percebia-se logo que era familiar de habitantes de Casaínhos. Espero que estas informações tenham sido uteis à sua pesquisa, e vou questionar a minha avó de 90 anos de idade, sobre os nomes dos avós dela. Quando descobrir mais alguma coisa sobre os seus antepassados agradecia que partilhasse essas informações comigo através do forúm, uma vez que os nossos antepassados são certamente os mesmos.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Origens do apelido Veríssimo

#438119 | AnaRosa90 | 18 dez 2021 09:26 | Em resposta a: #101415

Amigos,

Também eu procurava as origens para este curioso e nobre apelido (verdadeiro é um grande atributo!) e apercebi-me em como existem terras a norte de Portugal, possivelmente bem antigas com este nome, nomeadamente São Veríssimo em Tamel e em Amarante, Porto.

É possível que o apelido seja portanto toponímico, indicativo de pessoas com proveniência destas terras!

Espero que ajude!

Bem haja

Resposta

Link directo:

Origens do apelido Veríssimo

#438120 | joserocha | 18 dez 2021 13:19 | Em resposta a: #101415

Conheço uma família Veríssimo em Salzedas, concelho de Tarouca, distrito de Viseu.

Resposta

Link directo:

Origens do apelido Veríssimo

#438139 | Vasco Briteiros | 20 dez 2021 23:19 | Em resposta a: #101415

O apelido Veríssimo existia no anos 30 em Braga , industriais de Chapéus, saboarias e outras indústrias.
Veja o livro As Indústrias em Braga nos anos 30. Os Veríssimos de Braga tinham grande Palacete na estrada que dava acesso ao BOM JESUS do Monte.
Vasco.

Resposta

Link directo:

Origens do apelido Veríssimo

#450139 | SVeri | 21 set 2023 16:45 | Em resposta a: #201566

Olá NFVS, Há muito que nao entrava aqui, até perdi o meu perfil. Gostava de saber se somos familia e se sabe algo mais sobre a sua pesquisa ao apelido Verissimo en Casainhos.
Eu deixei de pesquisar desde a data da ultima resposta. Mas quero voltar à investigaçao.
Se ainda estiver por aqui, avise.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 21:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen