Origem da familia Souto Maior

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Origem da familia Souto Maior

#101493 | brunasoutomaior | 26 set 2005 16:32

Ola estou no Brasil e gostaria de saber agulma coisa sobre a familia Souto maior

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#101494 | RCCORREIA | 26 set 2005 16:59 | Em resposta a: #101493

Sugiro que comece por
http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=875

Depois dê-nos mais dados sobre o que procura mais precisamente, como nomes, datas, locais.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#101502 | brunasoutomaior | 26 set 2005 18:50 | Em resposta a: #101494

Primeiramente gostaria de agradecer por esta resposta guase que imediata , mais queria saber se Sotomaior - Sottomaior - Sottomayor - Sotto Mayor seria o mesmo de Souto Maior , nao sei nada sobre as minhas origens , queria saber se è possivel localizar alguem em Portugal que esteja ligado a este sobrenome , minha avò me disse que este sobrenome veio da Ilha de Madera em Portugal mais nao sei.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#101698 | apsotomayor | 29 set 2005 11:25 | Em resposta a: #101502

Olá Bruna.

Dedico grande parte do meu tempo livre ao estudo dos Sotomayor na Península Ibérica e América do Sul, desenvolvendo um trabalho cujos objectivos já apresentei neste forum há alguns anos, sob o tópico "Genealogia dos Sotomayores".

Relativamente à sua pergunta, devo dizer-lhe que salvo algumas raras excepções, todos os Sotomayor (independentemente do modo como se escreva, o que varia consoante a época e a língua), são oriundos da Província galega de Pontevedra, concelho de Soutomaior, onde ainda hoje existe o seu solar e castelo. Sugiro-lhe uma pesquisa na net, para que conheça o local a que me refiro, procurando em "Castillo de Soutomaior".

Linhagem fundada no século XII por Men Páez Sorred e Inés Perez de Ambía, os seus ramos espalharam-se por toda a Espanha e Portugal (alguns também por Itália), e no tempo dos Descobrimentos Marítimos e Conquista espanhola da América do Sul, também se diversificaram tanto pela America Latina, como pela África e Índia.

No tempo em que o Brasil pertenceu a Portugal, e com a intensificação das trocas comerciais entre ambos os continentes, também vários ramos da família se instalaram no Brasil, uns com mais "importância", outros com menos.

Como vê, é um vasto mundo o dos Sotomayor, ao qual decerto também pertencerá, só desconhece como.

Sugiro-lhe que tente averiguar mais sobre esse ramo da Ilha da Madeira, talvez através da certidão de casamento dos seus pais (se tiverem casado aí no Brasil), a qual deverá mencionar os seus avós, ou de seus avós, que deverá mencionar os seus bisavós e sua proveniência.

Com esses dados, tente então comunicar-se com as Conservatórias do Registo Civil respectivas (caso sejam datas com cerca de 80-100 anos), ou então com os Arquivos Distritais (se forem datas mais antigas).

Interessado que sou em todos os ramos da família, estarei ao seu dispôr no esclarecimento de qualquer dúvida que tenha.

Os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#101700 | 2910 | 29 set 2005 11:42 | Em resposta a: #101698

Caro António Pedro de Sottomayor
Por acaso tem alguns dados sobre um JOÃO PINTO DE SOTOMAIOR n.c. 1450, referenciado no Felgueiras Gaio, Tit. de “Pintos, § 334” onde se diz que alguns genealogistas lhe dão por pais Gonçalo Vaz Pinto e Guiomar de Castro.
Foi casado com VIOLANTE BORGES, de Lamego, filha de Henrique Borges e Isabel de Almeida.

os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#101709 | apsotomayor | 29 set 2005 14:05 | Em resposta a: #101700

Caro Óscar Caeiro Pinto.

Não tenho neste momento acesso a essa referência do Felgueiras Gaio, e desconheço esse João Pinto de Sotomaior.

Contudo, essa filiação não será de todo credível, tendo em conta que na ascendência de Gonçalo Vaz Pinto não está referenciada qualquer ligação aos Sotomayor, bem assim como na de sua mulher Guiomar de Castro.

D. António Caetano de Sousa, dá-lhes apenas os filhos seguintes: Rui Vaz Pinto, Fernão Pinto, Diogo Pinto Pereira, Catarina de Ataíde, Maria de Ataíde, Joana de Ataíde, Cecília de Castro, Leonor de Castro e Catarina de Castro.

Lamento, não poder ser de maior utilidade.

Ao dispôr, com os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#101722 | 2910 | 29 set 2005 16:38 | Em resposta a: #101709

Caro António Pedro de Sottomayor
Duvido que o dito João Pinto, seja "Sotomaior", (certamente confusão com outro João Pinto de Sotomaior, que viveu no séc.XVII, casado com Isabel de Alvarenga e Vasconcelos, de Mesão Frio),
pois não podia ser filho de Gonçalo Vaz Pinto e de sua 3ª mulher Guiomar de Castro. Ou era filho natural ou então seria filho da primeira mulher Leonor Gil.
A 1.4.1453 D. Afonso V doa a Gonçalo Vasques Pinto, cavaleiro da sua Casa, uma parte da tença anual, de 4.770 reais de prata até perfazer a quantia de 57.143 reais que lhe era devida pelo seu casamento, a partir de 1 de Janeiro de 1453. A 31.12.1457 D. Afonso V perdoa a justiça régia a Gonçalo Vasques Pinto, cavaleiro da sua Casa, culpado da morte de sua mulher, Leonor Gil, contanto que sirva 3 anos na cidade de Ceuta. A 19.5.1472 D. Afonso V doa a Gonçalo Vasques Pinto, do seu Conselheiro, vedor da fazenda dos lugares de Além-Mar em África, uma tença anual de 8.000 reais de prata, a serem pagos dos tributos régios, que se arrecadem em África, aos mouros tributários régios. A 11.10.1476 D. Afonso V doa a Gonçalo Vasques Pinto, regedor das justiças reais na comarca de Trás-os-Montes, a quantia anual de mantimento de seu ofício de 18.000 reais de prata. D. Afonso V doa a Gonçalo Vaz Pinto, do seu Conselho, regedor das justiças na comarca de Trás-os-Montes, uma tença anual de 6.000 reais de prata a partir de 1 de Janeiro de 1481, a juntar à quantia que já lhe fora doada, o que perfaz a soma total de 24.000 reais.
Casou primeiras núpcias com LEONOR GIL, morta pelo marido.
Casou segundas núpcias com Inês Rodrigues de Goês. Esta no seu testamento aparece referida como esposa de Gonçalo Vaz Pinto, do concelho do Rei, a pedir para ser sepultada em Mesão Frio e depois trasladada para Santarém “ a dicta minha carne for gastada que levem minha ossada a Santarém e que me lancem na capela de meu padre (…) e ponham um muimento sobre a dita cova e seja muito bem lavrado” (ANTT; Santa Clara de Santarém, liv 6, fl 15v- 17-v.)
Casou terceiras núpcias com Guiomar de Castro.

Só se a desconhecida Leonor Gil, fosse Sotomaior ?

os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#101903 | brunasoutomaior | 01 out 2005 16:40 | Em resposta a: #101698

OLá Sr. Antonio Pedro de Sottomayor

Em primeiro lugar gostaria de agradecer por vc estar me ajudando a descobrir as minhas melhor dizendo as nossas origens, sempre me interessei por saber realmente a historia de o porque do sobrenome , eu tenho apenas 19 anos mais sou muito curiosa com todos os fatos que envolvam a historia e ser for a minha melhor ainda , toco violino , estou estudando em um conservatorio e sempre quiz saber se eu teria alguem em Portugal para me guiar se algum dia eu fosse estudar musica em Portugal , pois sei que a Europa respira este mundo no qual me fascina muito.
Não tenho os conhecimentos que vc tem mais gostaira de saber mais sobre vc se possivel , vc mora em Portugal ?
Em relação a minha familia , meus pais se casaram no Brasil , minha avó me conta que um dos Souto Maior que veio para o Brasil se chamava Prof. Diomedes Souto Maior e q ele foi um dos primeiros habitantes da região norte e nordeste do país , eu pessoalmente tenho uma mistura de cultura pq meu pai tem o sobrenome Bonato q foi a 4ª imigração d italianos q veio p o Brasil e agora busco me aprofundar mais no meu sobrenome por parte d mãe q é o souto maior p saber como eles chegaram aqui no Brasil .
Bom por aqui fico , se vc puder me dar um e-mail seu , para mandar um CD q eu gravei c a Orquestra se caso lhe agradar , quem sabe não estreitamos os laços entre familia :-) posso paracer boba ou tola , mais me alegra muito ter encontrado estas informações q vc me deu sobre minha familia .

Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#102007 | apsotomayor | 02 out 2005 22:39 | Em resposta a: #101903

Olá Bruna.

Fico satisfeito de lhe poder ser útil.

O meu e-mail é : ap@memoria-artegenealogia.com

Cumprimentos,

António Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#119406 | asoutomaior | 26 mai 2006 19:45 | Em resposta a: #101494

hi o meu nome e amavel souto maior nasci na guarda portugal, 21.6.46procuro contato com relativos. Nome do pai arnaldo souto maior, mae maria de lourdes
o meu email e: info@soutomaior.nl

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#131404 | asoutomaior | 17 out 2006 08:36 | Em resposta a: #101698

Ola
eu nasci na Guarda, Portugal, em 1946. Os meus pais nasceram pert dessa cidade, em pequenas aldeias, mas nao me recordo mais dos nomes/
Os nomes dos meus pais eram Arnaldo Souto Maior, e Maria de Loudes souto maior.
Nos mudamos para Lisboa, quando eu tinha 2 anos, protanto cerca de 1948.
Se alguem conhece essa familia, gostaria de noticias.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#131405 | asoutomaior | 17 out 2006 08:41 | Em resposta a: #101494

ola
o meu nome e amavel souto maior, nasci na guarda em 1946, meus pais eram arnaldo
souto maior e maria de lourdes souto maior, mudamos para Lisboa, quendo eu tinha 2 anos.Procuro relativos, e origem da minha familia

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#266538 | liquen | 08 dez 2010 20:42 | Em resposta a: #101698

António Pedro Sottomayor


Muy sr. mio:

Segun su escrito en GeneAll ,agradeceria me informase si hay familia de Soutto Maior en Vila Nova da Barquinha ya Que mi Bisabuelo Joao Augusto Da Costa Soutto Maior era de esa zona; Y donde tendria que buscar para encontrar mas información .

Obrigado

Marcos Dacuña Soutto
marcos.dacunha@hotmail.es

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#266596 | liquen | 10 dez 2010 18:05 | Em resposta a: #101698

Buenas tardes
Aunque vivo en España mi Familia creo que es de es de Santarem ( Soutto mayor ) Quisiera investigar un poco mas que podría hacer.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#266604 | 1385 | 10 dez 2010 20:34 | Em resposta a: #101698

Caro Senhor
Tomo a liberdade de lhe pedir a juda que puder para esta questão
Um dos povoadores do termo da vila do Topo, na ilha de S. Jorge, Açores, chamava-se Jerónimo Gonçalves Teixeira * c 1490 alegandemente, de acordo com a genealogia tradicional, em Traz os Montes. Terá casado (na ilha Terceira) coma Luzia Dias. É-lhe apontada um filha: Adriana Teixeira de Souto Maior * c 1550 + c 1590 que casou com um Baltazaer da Cunha, que alguna linhagistas dão filho de um Bartolomeu da Cunha e de uma Catarina Teixeira.
Do tronco destes povoadores ficou descendência, alguma da qual não se encontra claramente entroncada, mas que se consta em fontes primarias no 1.º quartel do século XVII . João de (ou do, como tb figuram) Soutto Mayor, Manuel de Soutto Mayor e António Luís de Soutto Mayor , todos irmãos, e filhos de Nuno Jorge e Margarida Toste.
A ascendência do pai destes últimos é parcialmente conhecida e nela não encontrei ninguém a usar este apelido. A destes Toste estará ligada ao tronco dos Toste na ilha Terceira (em tese) onde se denota a mesma ausência.
Se o entronque dos 3 irmãos documentadamente Soutto Mayor da Calheta e Ribeira Seca nos do Topo parece admissível pela cronologia e pela endogamia da principalidade numa área restrita e insulada, resta a interrogação sobre a proveniência do tronco insular
Terá alguma ideia ou pista sobre um ramo da sua família que possa ter.se fixado nos Açores (S. Jorge) nos primeiros decénios de Quinhentos e atravéz de um Jerónimo Gonçalves Teixeira ?
Peço desculpa pelo incómodo e agradeço desde já
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#266730 | apsotomayor | 13 dez 2010 10:44 | Em resposta a: #266604

Caro Senhor Manuel Lamas de Mendonça.

Não consigo ser-lhe mais útil do que da seguinte maneira: depois de 1371, um dos Soutomaior da Galiza, mais específicamente Xoán Fernandes de Soutomaior, filho de Fernán Yañez de Soutomaior e de Maria Yañez de Nóboa, casou com uma fidalga de suposta origem inglesa chamada Maria de Kant, cujo apelido se agalegou por "do Canto". Viveram em Baiona, na Galiza e, segundo os genealogistas, foram pais de Vasco Fernandes do Canto, avós de João Anes do Canto e bisavós de Pedro Anes do Canto, fidalgo de D. João III que viveu na Ilha Terceira e foi o primeiro provedor das suas armadas.

Provavelmente esta informação não lhe será útil, mas é a única que tenho para lhe dar.

Sempre ao dispor,
com os melhores cumprimentos,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#266733 | Conde | 13 dez 2010 11:08 | Em resposta a: #101700

Caro Amigo:Continuo interessado neste João Pinto Sotomaior que não sei se é o meu ou outro parente.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#266735 | 1385 | 13 dez 2010 11:11 | Em resposta a: #266730

Senhor António Pedro Sottomayor

Bem haja pelo seu empenho, e pela paciência. De facto o que se conhece é demasiado vago e exíguo. Muito como procurar agulha em palheiro.
Se me não levasse a mal chamaria a sua atenção para o facto de que o chamado > de preponderante fámilia Canto parece terminar documentamente no termo de Guimarães. Como investigou cuidadosamente a Prof. Doutora Rute Gregório. A mesma que publicou o tombo de Pedro Anes do Canto, ex escudeiro do Mestre de Cristo, mais tarde competente e dedicado provedor das Armadas.
Sobre José do Canto, membro saliente dessa família notável, à qual o arquipelago tanto deve, acaba de ser editada uma biografia investigada pela Prof. Doutora Maria Filomena Mónica

Muito grato
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#281345 | luanasouto | 11 jul 2011 21:04 | Em resposta a: #101698

Olá Antonio,
meu nome é Luana Souto Maior e meu bisavô veio de Pernambuco para o Rio de Janeiro e se chamava Walfrido Souto Maior, pelo que sei ele era poeta e escreveu alguns livros, o mais famoso: "Levanta-te e Caminha". Gostaria de saber mais sobre as origens da minha família.
Pode me dar alguma informação além do que está aqui?
Agradeço desde já.

Luana Souto Maior.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#337226 | Conde | 25 out 2013 11:32 | Em resposta a: #101722

Prezado Amigo:
Depois destes anos todos volto a maçar com a mesma pergunta: Descobriu alguma coisa nova sobre o João Pinto de Souto Maior? Como sabe o Pinto dele veio na minha ascendência até muito recentemente.
Um abraço e obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#337270 | aníbal | 25 out 2013 23:03 | Em resposta a: #101698

Caro confrade António Pedro de Sottomayor,

Um meu antepassado/avô, foi casado com uma Senhora Sottomayor, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39090.

Um oitavo avô de minha mulher, chamava-se João Henriques de Almeida Sottomayor, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=128665, cuja ascendência também seria galega e comum ao tronco anterior.

Julgo que os Sottomayores em Portugal, serão parentes e a origem é Galega, será assim ?

A chefia desta família estará em Espanha ?

Caso possa, agradecia o esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#337271 | apsotomayor | 25 out 2013 23:26 | Em resposta a: #337270

Caro Aníbal Pacheco.

A grande maioria dos Sotomayor portugueses, em princípio, são de facto parentes, embora muitos ramos não se consigam entroncar nas linhas conhecidas. Digo "em princípio" porque os ramos principais "Sotomayor Muito Nobre", "Sá Sotomayor" e "Cunha Sotomayor", todos com origem em meados e finais do século XV, se baseiam em documentação produzida à posteriori, muitas vezes com um século de distância.
O caso de D. Nuno de Sotomayor é, no entanto, credível. Existem documentos da casa de Sotomayor que o colocam em finais do século XV ao lado dos filhos do Conde de Caminha, sendo referido como meio-irmão daqueles.
Quanto à chefia da Casa, penso que ela estará nos Duques de Sotomayor, Grandes de España. Já a varonia perdeu-se há muitas gerações.

Espero ter sido útil. De qualquer modo disponha sempre.

Os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#337290 | aníbal | 26 out 2013 09:46 | Em resposta a: #337271

Caro António Pedro de Sottomayor,

Agradeço os esclarecimentos, que me parecem bastante precisos.

Um abraço se me permite.
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#337299 | aníbal | 26 out 2013 18:00 | Em resposta a: #266735

Estimado Prof. Dr. Manuel Lamas de Mendonça,

Sinto uma grande confusão em entender o/os meus ramos de antepassados Açorianos do Canto/ Canto e Castro.

Passo aos Links: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41695 http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41415, etc.

Todos estes ramos terão tronco comum, e descendem de John of Kant ?

Agradeço a sua boa ajuda.

Aníbal Pacheco (aluno de seu Exmo. Pai, Prof Dr. Eugénio João de Figueiredo Lamas da Silva)

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#337330 | 1385 | 27 out 2013 18:00 | Em resposta a: #337299

Estimado Engenheiro Aníbal Pacheco

É verdade, não tenho o prazer de o ver há longos anos. Como saberá o Pai morreu entretanto, e descansa aqui ao pé de nós.

Li com atenção as suas questões e terei muito gosto em as discutir consigo, coisa que, com o passar do tempo, sucede quase exclusivamente em particular.

fsomas@sapo.pt

Fico aguardando o seu contato e despeço-me com amizade e consideração
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#341372 | Conde | 22 jan 2014 16:29 | Em resposta a: #101709

Prezado Confrade:
Não consigo encontrar rasto do João Pinto de Sotomayor de Mesãofrio casado com a Isabel de Alvarenga e Vasconcelos, já aqui mencionada. Como se dedica a esta família conseguiu, entretanto aclarar este assunto? Muito grato ficaria com qualquer pista nova. Nem da Isabel encontro dados, embora me pareça inevitável que descenda do Rui Monteiro Homem.
Muito agradeço e cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#341376 | PP | 22 jan 2014 17:09 | Em resposta a: #101493

Caros confrades,

Caso interesse, em 1680 havia um alcaide-mor na freguesia de Cividade, Braga, chamado Jerónimo da Cunha Soutomaior.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da familia Souto Maior

#341760 | TMA | 30 jan 2014 10:48 | Em resposta a: #337271

Caro António Pedro de Sottomayor,

Conhece este ramo:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=300532 ?

Resposta

Link directo:

Origem da familia Souto Maior

#351160 | Conde | 13 out 2014 16:00 | Em resposta a: #101493

Caro Confrade:
E este João Pinto Sotomaior será o mesmo que casou com Isabel de Alvarenga e VAsconcelos, que me parece filha de Diogo Monteiro e sua mulher Leonor Varela, de Tarouca e n.pat. do Rui Monteiro (Homem de Vasconcelos)? São meus antepassados mas há aqui alguma confusão do Gayo ou a coisa está incompleta,
Que me diz?
Será perto deste esquema, que segue e que me facultaram?
11-(2) JOÃO PINTO SOTOMAIOR, n. c. de 1461, Felgueiras Gaio, no tit. de “Pintos, § 334” refere que alguns genealogistas lhe dão por pais o 1º senhor de Ferreiros de Tendais Gonçalo Vaz Pinto e sua mulher Guiomar de Castro. Julgo, trata-se de um erro certamente motivado pelo pai de João Pinto ser homónimo do Sr. de Ferreiros de Tendais e ter casado também com uma senhora chamada Guiomar. Também deve ser este e não seu filho (como refere Gaio) que foi “vedor do Duque de Viseu D. Diogo, e pela infelicidade dele se retirou com sua mulher para Mazagão concelho de Anciães” (1484).
João Pinto, teve carta de perdão a 23/4/1484 (CH23.53) por ser culpado na morte de Fernão Lopes, natural da freg. de Queimadela, Armamar (Lamego).
Segundo as genealogias c.c. VIOLANTE BORGES, de Lamego, filha de Henrique Borges e de Isabel de Almeida. Filhos:

?12-Pedro Borges Pinto, casou com Helena de Alvarenga, filha de Rui Monteiro, (escudeiro, morador na vila de Bertiande, Lamego, a 9.2.1518 foi nomeado novamente recebedor das sisas da vila de Tarouca, com o mantimento anual do que as rendas renderem à razão de 60 reais o milheiro até quantia de 3.000 reais, à custa dos rendeiros, quando as rendas forem arrendadas e, quando não, à custa da Coroa.) e de sua mulher Leonor de Alvarenga. C.g. Ver Felgueiras Gaio, tit. de Monteiros, §27, nº1, nota de roda pé, nº(1).

12-JOÃO PINTO[1][1], n. c. de 1490, referido nas genealogias como João Pinto Borges. Documentado como tabelião do Publico e Judicial da vila de Ranhados[2][2] (hoje freg. do conc. da Mêda), por carta de 7/3/1520 “Dom Manuel ect. A vos juízes e omens boons da vila de ranhados fazemos vos saber que a nos dise ora joan pinto nessa dyta vila morador que nela avya bem duzentos vezinhos e que nem avya nele majs que hun tabeliam que na dita vila tinha çinquo filhos casados e parentes pelo que era a mujtas partes sospeyto e as vezes se he sy a jrem buscar outro tabaliam fora da dita vila pêra est prever nos teytos em que o outro tabeliam era sospeito per bem do quall a nos praz o darmos ora novamente tabaliam do pibrico Judiciall desa dita vila alem dese que orc hy he confiamdo delle que o fara bem e como nos e c/ serviço e bem das partes cumpre ( e esta) mercê lhe fazemos per virtude de hum nosso alvará do qual o trelado he o seguymte
Chamceler moor amyguo joam pimto morador em villa de ra(n)hados nos emviou dizer por sua pytiçam que na dita vila avya bem du(z)entos vezinhos e nom avya nela mays que huu tabaliam que nele tinha çinquo fil(h)os casados e parentes porque era sospeito a muytas pessoas e as vezes ……se sy yrem buscar outro tabaliam fora da villa pêra esprever nos teytos em que ele he sospeito e porque hy avya muita neçesydade de aver mays hum ta(b)aliam nos pedio que do dito oficyo lhe fezesemos merçe novamente por ho que (a)nos praz que o dito j(o)am pimto nos enviou dizer lhe fazer orc novamente merçe do dito oficio de tabaliam asy como ho outro he perc sejam dous notificanoo lo asy e vos mandamos que semdo o dito joam pimto auto e pertemcente pêra yssu fazendo certo o que dito he lhe pases dello (alvará?) …..firme(?) feyto em évora a xix dias de Fevereiro amtam paez o fez de myll e bcxx e porem vos mandamos que seja em forma o qual joam pinto jurou ……………………………(ilegível) ……de mil e bc xx..” ”.
C.c. BRITES DE FRANÇA, nascida na vila da Marialva (hoje freg. do conc. da Mêda), filha de Álvaro Dias de França, alcaide-mor de Marialva, (pelo patronímico parece filho de Diogo de França, natural do Porto e de Isabel Osório da Fonseca[3][3]). Filhos:

13-Nuno Pinto, casado em Mesão Frio, c.g.

13-Isabel Pinto, c.c. Gonçalo Queijo de Valverde, em Anciães. C.g.

13-Brites Pinto, casada c. João Lopes Ribeiro[4][4] e ao que parece pela segunda vez, com Manuel de Lemos, da vila de Ranhados. C.g.
Agradeço a sua ajuda, pois ando nisto há muito tempo e não pervebo qual é solução.


________________________________________

Resposta

Link directo:

Origem da familia Souto Maior

#351293 | Nel70 | 16 out 2014 15:26 | Em resposta a: #101493

Olá Bruna,

Diomedes Pinto Souto Maior era o irmão mais velho da minha bisavó Euthalia Souto Maior (Rosas), filhos do Coronel Joaquim Pinto Souto Maior e Petronilla Souto Maior residentes em Campina Grande mas da região de Sousa (PB). Segundo os meus familiares mais velhos, foi um dos pioneiros que desbravou o território de Roraima nos fins do século XIX início do sec. XX, é uma família de fazendeiros muito antiga do sertão de Pernambuco e Paraíba. Pode ser que seja o próprio ou algum descendente. Utilizando a informação disponível na internet e os mais velhos da família é tudo quanto consigo.
Ainda não consegui determinar a sua origem mas aparecem alguns personagens históricos na região com o mesmo apelido, a capitania de Pernambuco foi governada por João da Cunha Souto Maior no sec. XVII e alguns Souto Maior de Pernambuco afirmam que descendem da família de João Souto Maior, célebre "Leão de Tejucupapo (Goiânia-PE)" herói e mártir da revolução de 1817, dos primeiros movimentos independentistas. Depois da tentativa de assassinato do então governador Luiz do Rego, ele e dois irmãos foram mortos e toda a família fugiu para o interior. Bom, não me querendo alongar muito mais, espero ter contribuído. Os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Origem da familia Souto Maior

#351294 | 1385 | 16 out 2014 15:41 | Em resposta a: #101493

Caro e saudoso Eng.º Pacheco
Encontro-me finalmente em condições de lhe poder enviar aquilo que alguns de nós consideram como a mais sólida e documentada investigação sobre os anto de Guimarães que passaram aos Açores e, noutros casos, permaneceram no continente
Um abraço do
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Origem da familia Souto Maior

#351295 | Nel70 | 16 out 2014 15:49 | Em resposta a: #101903

Olá Bruna,

Diomedes Pinto Souto Maior era o irmão mais velho da minha bisavó Euthalia Souto Maior (Rosas), filhos do Coronel Joaquim Pinto Souto Maior e Petronilla Souto Maior residentes em Campina Grande mas da região de Sousa (PB). Segundo os meus familiares mais velhos, foi um dos pioneiros que desbravou o território de Roraima nos fins do século XIX início do sec. XX, é uma família de fazendeiros muito antiga do sertão de Pernambuco e Paraíba. Pode ser que seja o próprio ou algum descendente. Utilizando a informação disponível na internet e os mais velhos da família é tudo quanto consigo.
Ainda não consegui determinar a sua origem mas aparecem alguns personagens históricos na região com o mesmo apelido, a capitania de Pernambuco foi governada por João da Cunha Souto Maior no sec. XVII e alguns Souto Maior de Pernambuco afirmam que descendem da família de João Souto Maior, célebre "Leão de Tejucupapo (Goiânia-PE)" herói e mártir da revolução de 1817, dos primeiros movimentos independentistas. Depois da tentativa de assassinato do então governador Luiz do Rego, ele e dois irmãos foram mortos e toda a família fugiu para o interior. Bom, não me querendo alongar muito mais, espero ter contribuído. Os melhores cumprimentos.
Nelson Rosas Ribeiro filho

Resposta

Link directo:

Origem da familia Souto Maior

#359716 | Millafre | 20 jul 2015 09:39 | Em resposta a: #101493

Exmo. Sr. Dr. Antonio Pedro Sottomayor

He leido su monumental trabajo “No rasto matricial...” por el que le felicito efusivamente, y que podría servir para un simposio sobre el valor probatorio de los documentos, la búsqueda de pruebas apodícticas, y si los investigadores deben o no, estar como los guardias de Creón, en la Antigone de Anouilh, depourvus de toute imagination...No es el caso de este mensaje, sino el más modesto de informar que, tratando de seguir la línea expositiva de su razonamiento en el apartado IV, he querido consultar esa “extensao” da Ley Regia, de Salgado de Araujo, donde se menciona una escritura dotal, y no encuentro en las bibliotecas nacionales de España o de Portugal, más que la parte primera de la obra en búsqueda, con alguna indicación bibliográfica que da cuenta de haberse publicado únicamente esa parte, de la que por cierto, están digitalizados diversos ejemplares pertenecientes a prestigiosas bibliotecas. ¿Podría decirme donde puedo consultar esa “extensao” para que la realidad de la cita no descanse solamente en la autoridad del maestro? Muchas gracias por su ayuda y cooperación y mis cordiales saludos. Millafre.

Resposta

Link directo:

Origem da familia Souto Maior

#363080 | luanasouto | 03 nov 2015 22:57 | Em resposta a: #101493

Meus trisavôs eram de Limoeiro, Pernambuco e se chamavam Cristóvão Da Cunha Souto Maior e Joaquina Cavalcanti Souto Maior e nasceram por volta de 1840. Se tiverem alguma informação pra me ajudar.

Resposta

Link directo:

Origem da familia Souto Maior

#416971 | fsamonteiro | 10 ago 2019 12:26 | Em resposta a: #337271

Caro António Pedro, penso que provavelmente por esquecimento não referiu outros ramos, esses sim indubitavelmente descendentes da Casa de Sotomayor (na Galiza o apelido não é usado com o duplo "t" em nenhum dos ramos descendentes, segundo creio).
Refiro-me aos Sequeiros de Sotomayor e Benavides y Abreu, cuja ascendência está documentalmente provada, não só pelo Leonel de Abreu de Vasconcelos e Sotomayor (meu 8º avô materno), que justificou a sua nobreza e limpeza de sangue, em 1757 (tendo como testemunhas desta justificação de nobreza, Don Juan Antonio Ozores Silva Sequeiros Sotomayor y Aguiar, Conde de Priegue, Visconde de Santo Tomé, Regedor perpétuo da cidade de Santiago de Compostela, Don Juan Antonio González de Benavides, Don Félix Manuel Pérez de Porrúa e Don Matias Moscoso y Romay). provando ser bisneto em varonia de Don Juan de Benavides y Abreu (de Sequeiros y Sotomayor), sendo este filho de Don Rodrigo de Sequeiros Benavides y Sotomayor, e de sua 2ª mulher (segundo aquela “informacion de filiación, limpieza y nobleza”) Doña Beatriz de Abreu.(Vide “Linages Galicianos” de Pablo Pérez Costanti, ed. completa e ampliada de Eduardo Pardo de Guevara y Valdés, ed. 1998 Ara Solis_consorcio de Santiago); mas igualmente porque essa filiação de Juan de Benavides se confirma por documento (a que tive acesso graças à informação do prestimoso e conhecedor investigador galego Breogán Amoedo Villanueva).
Rodrigo de Sequeiros teria tido três filhos de uma Beatriz de Abreu (continuando ainda assim a dúvida se eles foram gerados fora de matrimónio): Juan de Benavides, Ambrosio de Sequeiros e Justa de Abreu. E, na verdade, um documento (datado de 29/11/1589) relacionado com um pleito litigado pelo comendador de Morentán e Biade, Don Luís de Ayala, contra os herdeiros de Rodrigo de Sequeiros parece confirmar essa filiação. Este pleito tinha por objecto a reclamação de um lugar e casal, com todas as suas casas, moínhos, herdades, vinhas e restantes anexos que os segundos tinham ocupados (Archivo de la Real Chancillería de Valladolid, Registro de Ejecutorias, Caja 1655, 12).
Ora nesse documento, entre os herdeiros de Rodrigo de Sequeiros, são factualmente citados Juan de Benavides, Ambrosio de Sequeiros e Justa de Abreu.
Assim sendo, e tomando a "defesa da honra" (lol) deste meu antepassado, coloco-o como um indiscutíveis descendentes da Casa de Sotomayor, já que quanto a outros (que até tiveram o título "Muito Nobre"), descendentes de um muito "nebuloso descendente", de nome João de Estrada Sotomayor, a sua ascendência é bem nebulosa (os nobiliaristas e medievalistas galegos não o referem sequer) e nem o estudo tentando entroncá-los, elaborado pelo saudoso Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de Sampayo o conseguiu provar, muito pelo contrário.
Obviamente que poderia ainda aqui referir os Sarmiento de Sotomayor que deixaram descendência em Portugal, nomeadamente na Casa do Peso (Melgaço) e por esta na Casa de Cavalhõesinhos (Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses), usando os apelidos Castro Sousa e Menezes Sarmento Sotomayor, de quem descende minha Mulher por seu saudoso Pai, Guilherme Cabral de Castro e Sousa Sarmento.
E por aqui me fico, parando com a basófia, aproveitando para cumprimentar com um abraço o António Pedro de Sottomayor, incansável investigador desta importante linhagem galega, que eu também investiguei "in loco", a quem felicito pela obra e pelo labor colocado num estudo sério de investigação.

Os melhores cumprimentos.

Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Origem da familia Souto Maior

#436191 | Ray Souto Maior | 10 set 2021 16:00 | Em resposta a: #101493

Gostaria da saber mais sobre meus avós e suas origens:
Manuel Souto Maior e Rosita Furtado Souto Maior.
Pernambuco- Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 08:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen