António Sousa Homem

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Bibliografia

António Sousa Homem

#101655 | vik | 28 set 2005 19:42

Caros Confrades

António Sousa Homem

António Sousa Homem nasceu no Porto em Março de 1920 e vive actualmente em Moledo.Advogado de profissão, é autor de um livro de botânica e de um roteiro do Minho Litoral, ainda inéditos.
Este é o seu primeiro livro, que reúne algumas das crónicas que escreveu para o semanário O Independente: "Os Ricos andam Tolos" da editora ASA

Possuo o livro da editora ASA, referido.
Sempre tive curiosidade em saber, ou confirmar, se existe - e não é um mero pseudónimo com biografia "arranjada", algo como um Fradique Mendes

Alguém conhece, pessoalmente este cavalheiro,

A minha dúvida levanta-se porque a sua escrita parece conter estranhas contradições que soam a "ficção literária".

Por um lado, consdera-se um velho eremita, afastado do mundo, por outro mostra uma estranha acuidade de observação sobre situações que só quem esteja bem inserido na activa ciência da realidade, consegue apreender.

Também certas singularidades de escrita e temas me levanta a suspeita de ser um personagem "inventado", para fins de arte literária

Que(m) sabe(m) disto ?

cptos,

Vítor

Resposta

Link directo:

RE: António Sousa Homem

#101667 | Vasco Campos | 28 set 2005 22:52 | Em resposta a: #101655

Caro Vítor

Fui assíduo leitor das crónicas de A.S.H. no Independente, que muito apreciava. Desconhecia o livro, que vou tentar adquirir.
Lembro-me de ler uma entrevista algures, onde se confirma os dados que aqui deixou.
O nome é verdadeiro e a sua “acuidade de observações” deve-se à sua vivência passada e também a alguma presente, pois o ser eremita é em comparação com a vida possivelmente agitada que anteriormente teve.
Não o conheço pessoalmente.
Esta é a minha impressão.
Cumprimentos.

Vasco Campos

Resposta

Link directo:

RE: António Sousa Homem

#310342 | santinhosarmando | 17 jul 2012 16:28 | Em resposta a: #101655

Caro António Sousa Homem

Sou um leitor assíduo das suas crónicas com as quais me identifico completamente.
A forma descritiva, romancizada e a saudade que coloca nos seus escritos, devolvem-me a juventude e um tempo quiçá mais dolente, espraiado de preguiça, "que o dia ainda vai cêdo"...

Transporta-nos na força e na simplicidade que faz brotar quadros e imagens pictóricas únicas, através da palavra. Simples, simplesmente através da palavra que se lê num ápice, levando-nos lá, em passeios guiados pela sua pena magnífica.

Ouso enviar-lhe um abraço (com estima)

Armando Santinhos - Administração do Porto de Sines

Resposta

Link directo:

RE: António Sousa Homem

#310385 | LBonifacio | 19 jul 2012 13:12 | Em resposta a: #310342

Conheço sim senhor, não nasceu em 1920, mas lá para meados dos anos 50 do século passado, dá essa "mentirita" para ser levado mais a sério. Conheço-o mais de vista que pessoalmente, mas já lhe apertei a mão.

É alto, um pouco "barrigudo", tem cabelo e barba grisalha, é um adepto "doente" do FCP, e quando fala de bola, tem uma conversa que faria corar uma peixeira da Ribeira do Porto. Odiava o Scolari e,quando este era treinador da Selecção (Por causa do Baía) apoiou publicamente (Se bem com outro nome) todas as selecções que contra nós jogaram.
Passa as férias em Moledo. Se bem que devido a uma nova ocupa desde meados do ano passado, pode ser visto em Lisboa, lá para as bandas da Ajuda.

Se fosse responsável pelos Bombeiros de Portugal, não publicaria nenhuma lei sem antes ouvir a opinião da Associação de Incendiários de Portugal.

Ah!

E não se chama António de Sousa Homem. E parece que os amigos mais íntimos o tratam por Senhor Palomar!

Como se chamará ele?

Conseguem adivinhar?

Resposta

Link directo:

RE: António Sousa Homem

#310393 | LBonifacio | 19 jul 2012 15:59 | Em resposta a: #101655

Conheço sim senhor, não nasceu em 1920, mas lá para meados dos anos 50 do século passado, dá essa "mentirita" para ser levado mais a sério. Conheço-o mais de vista que pessoalmente, mas já lhe apertei a mão.

É alto, um pouco "barrigudo", tem cabelo e barba grisalha, é um adepto "doente" do FCP, e quando fala de bola, tem uma conversa que faria corar uma peixeira da Ribeira do Porto. Odiava o Scolari e,quando este era treinador da Selecção (Por causa do Baía) apoiou publicamente (Se bem com outro nome) todas as selecções que contra nós jogaram.
Passa as férias em Moledo. Se bem que devido a uma nova ocupa desde meados do ano passado, pode ser visto em Lisboa, lá para as bandas da Ajuda.

Se fosse responsável pelos Bombeiros de Portugal, não publicaria nenhuma lei sem antes ouvir a opinião da Associação de Incendiários de Portugal.

Ah!

E não se chama António de Sousa Homem. E parece que os amigos mais íntimos o tratam por Senhor Palomar!

Como se chamará ele?

Conseguem adivinhar?

Resposta

Link directo:

RE: António Sousa Homem

#310396 | Vasco Camp | 19 jul 2012 17:30 | Em resposta a: #310393

Caro Bonifácio,

Em 2005 eu não sabia quem era o António Sousa Homem, mas entretanto vim a saber que é um pseudónimo de Francisco José Viegas.

Cumprimentos.

Vasco Campos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen