Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

Este tópico está classificado nas salas: Património | Heráldica | Famílias | Formação

Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101673 | Julius | 28 set 2005 23:03

Caros Confrades,

Gostaria de saber se é verdade que os brasões da sala de Sintra estão dispostos em ordem de importância, representando as famílias da mais notável nobreza da época, ilustres em história, honra e bens. Sendo assim, significa que os Noronhas eram os mais importantes naquele tempo em Portugal?
Existia uma hierarquia de importância?
Quais outras importantes famílias ficaram de fora daquela relação?

Desde já agradeço pela atenção.
Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101714 | Julius | 29 set 2005 14:37 | Em resposta a: #101673

Será que alguém pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101739 | jpbabc | 29 set 2005 19:23 | Em resposta a: #101714

Caro Julius,



Depois de consultar o livro «O Paço de Cintra» do conde de Sabugosa deixo-lhe aqui a lista de todos os membros da Família Real e das Famílias cujas armas se encontram na Sala dos Brasões:


A. Rei
B. Infante D. João
C. Infante D. Luís
D. Infante D. Fernando
E. Infante D. Afonso
F. Infante D. Henrique
G. Infante D. Duarte
H. Infanta D. Isabel
I. Infanta D. Beatriz

1. Noronhas
2. Coutinhos
3. Castros (seis arruelas…)
4. Ataíde
5. Eça
6. Menezes
7. Castros (treze arruelas…)
8. Cunhas
9. Sousas
10. Pereiras
11. Vasconcelos
12. Melos
13. Silvas
14. Albuquerque
15. Andradas
16. Almeidas
17. Manoeis
18. Febos Moniz
19. Limas
20. Tavoras
21. Henriques
22. Mendonças Furtados
23. Albergaria
24. Almadas
25. Azevedos
26. Castel-Branco
27. Abreus
28. Britos
29. Mouras
30. Lobos
31. Sas
32. Corte Real
33. Lemos
34. Ribeiros
35. Cabrais
36. Mirandas
37. Tavares
38. Mascarenhas
39. Sampaios
40. Malafaias
41. Meiras
42. Aboim
43. Carvalhos
44. Motas
45. Costas
46. Pesanhas
47. Pacheco
48. Soutomaior
49. Lobatos
50. Teixeiras
51. Valente
52. Serpas
53. Gama
54. Nogueira
55. Betancor
56. Goes
57. Pestanas
58. Barretos
59. Coelhos
60. Queiroz
61. Ferreiras
62. Siqueiras
63. Cerveiras
64. Pimenteis
65. Goios
66. Arcas
67. Pintos
68. Gouveias
69. Faria
70. Vieiras
71. Aguiar
72. Borges



Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101743 | Julius | 29 set 2005 19:39 | Em resposta a: #101739

Caro José Pedro Castro,

Lhe agradeço pela valiosa ajuda. Também gostaria de saber se tem conhecimento de outras famílias importantes da época, que tenham ficado de fora da lista das famílias da Sala de Sintra.

Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101745 | jpbabc | 29 set 2005 19:44 | Em resposta a: #101743

Caro Julius,


Lamentavelmente nada mais lhe poderei responder !

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101747 | feraguiar98 | 29 set 2005 19:47 | Em resposta a: #101673

Caro Julius,

Os Brasões de Sintra seguiram a ordem do Livro da Perfeiçam das Armas ... de António Godinho - há algumas diferenças para o fim mas creio estarem fora do âmbito da sua pergunta - que por sua vez seguiu quase exactamente o anterior livro de António Rodrigues - bacharel, Rei d'Armas Portigal e Juiz da Nobreza - sendo portanto este que determinou a ordem das principais famílias.

Apesar do juramento que fez de seguir a antiguidade é óbvio que o não fez nem poderia fazer pois, sendo o Livro para exibir, não iria desencadear hostilidades das famílias então mais poderosas.

A resposta à sua primeira pergunta é afirmativa. Existia uma hierarquia.
A seguir às armas da Família Real em sentido estrito, as dos maiores Senhores, Duques de Bragança e Coimbra, Marquês de Vila Real e sob o título genérico de Casa de Bragança, D. Diniz, irmão do Duque casado em Castela, e os primos, Condes de Odemira e Tentúgal; depois as do Conde de Penela, de descendência real, os Noronhas, pelo Marquês, as dos Menezes de Tarouca pelo Conde de Valença, as dos Coutinhos pelo Conde de Marialva, as dos Castros pelo Conde de Monsanto, as dos Ataíde pelo Conde de Atouguia; seguiu-se Eça, de linhagem real e Menezes que, além dos antigos tinham já os títulos de Condes de Cantanhede e de Tarouca.

A 2ª questão é mais complicada. Em relação ao Livro da Perfeiçam das Armas ..., ficaram de fora Rezende, Moniz, Silveira, Falcão, Pedrosa, Barros e Sem, tendo sido incluídas em seu lugar Carvalho, Gama (Vidigueira), Gouveia, Lobato, Pestana e Valente.
Mas, já no LIvro da Perfeiçam, haviam ficado de fora Guantes, Cáceres, Frade, Garcês, Spínola, Lombardo, Amador, Tânger, Sarcide, Loronha, Beringel e Penha (la Penha); e, ainda, Búzio, Pegado, Calheiros, Imperial, Altero, Arnao, Accioli, Padilha, Rio, Cisneiros, Badajoz, Maciel, Mariz, Figueiroa, Pó, Segurado, Varela Gago, Espargosa, Zagalo, Salema, Landim, Maldonado, Alfaro, Valdez, Viegas, Couto, Drummond, Proença, Chanoca, Pavia, Seixas, Corelha, Carvalhal, Bemfeito, Sacoto, Vilanova, Caminha, César, Barém, Esteves e Palhavã. Todos eles já registados na Torre do Tombo em 1541, última data possível para ter sido terminado o Livro.

Sintetizando, direi que nenhuma família principal ficou excluída, bastando dizer que as 1ªs 26 são idênticas nos dois Livros e em Sintra.

Por último, o seu a seu dono, retirei este "saber" de Braamcamp Freire.

Melhores cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101755 | S.João de Rei | 29 set 2005 21:08 | Em resposta a: #101739

25. Azevedos, de S. João de Rei.

Att.

José de Azevedo Coutinho

PS. Braancamp Freire não se dedicou muito à minha família! A primogenitura seguiu para Espanha após Aljubarrota.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101798 | Julius | 30 set 2005 12:36 | Em resposta a: #101747

Caro Fernando Aguiar,

Obrigado pelo esclarecimento. No entanto, ficam ainda, algumas questões:
Quer dizer então, que a partir da 26ª família, a ordem já não é a mesma nos dois livros citados? Por quê ?
E outra:
Também me disse que as famílias Rezende, Moniz, etc, foram substítuidas por Carvalho, Gama, entre outras. Como pode isso ?

Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101868 | Julius | 30 set 2005 23:17 | Em resposta a: #101798

Alguém mais pode me ajudar ?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#101927 | Julius | 01 out 2005 21:16 | Em resposta a: #101673

Alguém mais pode tirar minhas dúvidas ?????????????

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#134909 | Julius | 21 nov 2006 15:48 | Em resposta a: #101927

Caros Confrades,

Retomo este tópico na esperança de obter demais esclarecimentos.
Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#135028 | Julius | 22 nov 2006 12:26 | Em resposta a: #134909

Caros Confrades,

Retomo este tópico na esperança de obter demais esclarecimentos.
Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#135140 | Julius | 23 nov 2006 12:05 | Em resposta a: #135028

Caros Confrades,

Retomo este tópico na esperança de obter demais esclarecimentos.
Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#135200 | fxcct | 23 nov 2006 17:31 | Em resposta a: #135140

Caro Julius,

Os entendido em heráldica consideram que os brasões de armas pertecem a indivíduos e não a famílias. Na prática, os brasões de armas passam de pai para filho com poucas alterações. Deve também ter em conta que as leis, regras e normas que definem o direito ao uso de brasões de armas sofreram alterações ao longo da história (ordenações Filipinas, etc.).

Isto para dizer que os brasões expostos em Sintra e em outras obras de heráldica podem ser um excelente idicador da importância de uma família, mas não passam de um indicador.

Deve também ter em conta que houve cruzamentos entre as famílias, incluindo as já citadas neste tópico, como por exemplo Cunha e Távora (Condes de São Vicente), e como também já foi referido, não é habitual a importância de uma família perdurar no tempo. Ou seja, ao longo das gerações, a importância das famílias aumenta, ou diminui, consoante o seu contributo para a sociedade ou reino ou país, mas raramente se mantém estável.

Seria útil definir "importante" para o melhor podermos ajudar.

Seria ainda mais útil se acrescentasse substância a este tópico cada vez que intervém, pois com certeza obterá mais e melhores respostas.

Respeitosamente

FXCCT

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#135215 | Julius | 23 nov 2006 18:56 | Em resposta a: #135200

Caro FXCCT,

Concordo com o que diz. Na verdade quando me refiro a famílias "importantes", me refiro a famílias que contribuiram para a história de Portugal das mais diversas formas, seja através das letras, feitos históricos, honra, antiguidade, nobreza (no sentido de virtudes), grandes atos guerreiros, etc. Me fascina ter conhecimento sobre famílias que tiveram relevância neste sentido e não apenas por riqueza, poder e influência. Como fiquei sabendo que tais famílias eram ilustres em "honra, história e bens", particularmente me chamou bastante a atenção justamente as palavras HONRA e HISTÓRIA. Basicamente me interessa aquelas famílias que serão sempre lembradas por seus valorosos atos em prol da sociedade e da nação. Como fica difícil para mim ter acesso a determinadas grandes obras de genealogia e heráldica, tenho tentado através deste e de outros tópicos, compreender um pouco destas ciências.
Cumprimentos,
Julio Cesar Picolli Moreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#136530 | Pato | 05 dez 2006 19:16 | Em resposta a: #135215

Quer dizer: "aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando" ?

Desses, há muitos ... e nem todos têm brazão de armas. Ex. a Padeira de Aljubarrota.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#159212 | TOMAZINE | 13 jun 2007 02:52 | Em resposta a: #101673

Se estiver curioso a ponto de ver os brasões das famílias sugiro entrar em www.dedechi.com.br.tf e no menu clicar no botão sintra, ali você verá os brasões em ordem numerada das famílias em importância e poder da época.

Anderson de Castro Tomazine
Dedechi Heraldica
www.dedechi.com.br
dedechi@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#159610 | aeiou2 | 16 jun 2007 05:41 | Em resposta a: #159212

Muito obrigada pela utilidade
Cumpts
Maria

Resposta

Link directo:

Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#439480 | jmaqm | 19 fev 2022 16:23 | Em resposta a: #101747

Boa tarde
Apesar de ter passado muitos anos volto ao tema por uma curiosidade que gostava de ver esclarecida : na lista que refere das familias proximas da Casa Real de Aviz nenhuma tem as armas na dita Sala dos Brasoes
Nao estao os Bragança nem os Lancastre nem os outros que muito bem refere até falar nos Noronha.
Pergunta: porquê??
Alguém me poderá esclarecer ?

Mutions obrigado
Joao Quintanilha

Resposta

Link directo:

Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#439482 | mariafaia | 19 fev 2022 18:16 | Em resposta a: #439480

Bastardias, de certeza. nesse tempo D. Manuel não os quiz assinalar pois obrigava ao filete de bastardia, embora ele mesmo descendesse dum bastardo de D. Pedro I, mas já tinham passado muitas gerações e o tempo vai apagando,

Resposta

Link directo:

Famílias dos Brasões da Sala de Sintra

#439665 | jmaqm | 01 mar 2022 18:39 | Em resposta a: #439482

Não me parece que seja essa a razão ; os Bragança já tinham várias gerações e o Duque era cunhado do Rei D Manuel pelo que não se percebe.
Quanto aos Lancastre são mais recentes ( os primeiros são netos de D João ll)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 06:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen