'Corpo Cronológico' em linha

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

'Corpo Cronológico' em linha

#101804 | victorferreira | 30 set 2005 13:16

Caros confrades,
Soube ontem que essa colecção de documentos da Torre do Tombo está disponível para visualização 'on line'.
São dezenas de milhares de documentos que já eram disponíveis em microfilme na TT e que passam a estar disponíveis via net, certamente interessantes - no âmbito dos interessados neste Forum - para a reconstituição das vidas, aventuras e desventuras dos nossos mortos.
Em ttonline, a descobrir em qualquer motor de busca.
Fica o registo.
Bom fim de semana a todos. VF

Resposta

Link directo:

RE: 'Corpo Cronológico' em linha

#101905 | Paulo | 01 out 2005 17:33 | Em resposta a: #101804

Caro Victor Ferreira,

Venho por este meio agradecer a sua dica e com esta mensagem puxar este tópico para a página principal pois parece-me importante demais para passar despercebida.

Cumprimentos

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

9 x 9 x 9 x esgotada a paciência ...

#101908 | victorferreira | 01 out 2005 18:29 | Em resposta a: #101905

Pois é meu caro Paulo,
Há uns dias fui dar neste Forum com uma daquelas discussões que comumente por aqui aparecem, de se saber o que é mais interessante: 'tocar' nos documentos e inalar de uma vez ou aos bocadinhos a maior variedade de espécies de ácaros possível ou editá-los de forma digital e consultá-los via net.
Nem um nem outro, como deverá estar de acordo. O problema não é esse.
O problema está em que, nestes últimos meses pelo menos, quem quiser decifrar e estudar em casa ou não tiver tempo para estar na TT e quizer ter uma fotocópia de um documento que não esteja microfilmado ou que se integre num processo ou num 'livro' ou por outra que não esteja isolado (que é uma enorme parte) tem que esperar ... 9 meses ...
9 horas seria bom. 9 dias já andaria no limite do razoável. 9 semanas já poderia complicar a vida que quem de facto disso precisasse para um trabalho com prazos. Mas, 9 meses?!
É muito para além daquilo a que tranquilamente rotularíamos de 'absolutamente ridículo'. Alguém já disse que as fotocópias na TT não são tiradas, são paridas.
Assim, mesmo parecendo não ser o caso nisto do CC, passei a ter resposta para a tal polémica do tópico: 'tudo on line'.

Resposta

Link directo:

RE: 9 x 9 x 9 x esgotada a paciência ...

#101912 | Eleny | 01 out 2005 19:06 | Em resposta a: #101908

Caro Confrade Vitor Ferreira,concordo plenamente consigo,no meu caso aguardo um decumento faz dia 12 um ano!!!Penso que não fiz mal,entrei na TT atravéz do Genea pesquizei foi debitado os 15 centimos por consulta e fiz o pedido 3.50 foram também debitados e até hoje,nada.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: 9 x 9 x 9 x esgotada a paciência ...

#101924 | Paulo | 01 out 2005 20:21 | Em resposta a: #101908

Caro Victor Ferreira,

Nos últimos meses não tenho tido tempo para me deslocar á Torre do Tombo pelo que estou desactualizado relativamente ao problema que coloca. Soube entretanto primeiro pelo Genea e depois através de pessoas amigas da criação de uma Associação de Amigos da Torre do Tombo cujos orgãos sociais contam com vários genealogistas.

Perante a situação que refere sugiro-lhe e a todos os que se sentirem prejudicados com a situação que descreve uma de duas opções:

1º - Solicitar o livro de reclamações e preencher uma reclamação por cada fotocópia em atraso,

2º - Contactar a direcção da supracitada Associação de molde a que esta dê conhecimento da situação referenciada a quem de direito.

Por fim quero dizer-lhe que concordo inteiramente com a solução tudo on line, o POC deve ser aproveitado para situações como esta em que a Torre do Tombo e os investigadores beneficiam atendendo a que:

1. A TT reduz custos a médio, longo prazo,
2. Os investigadores ficam com um acesso á informação deslocalizado e simples, 3. A documentação é mais bem preservada

Espero nãp precisar de nenhuma fotocópia da TT nos próximos tempos.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: 9 x 9 x 9 x esgotada a paciência ...

#101944 | JCouceiro | 02 out 2005 00:27 | Em resposta a: #101924

Caros confrades,

Realmente esperar 9 meses por uma reprodução é muito tempo, mas convêm saber quais as razões subjacentes a esta demora.

Segundo informação da TT, a razão prende-se com a nova política de reprodução documental, que estabelece o priorado da microfilmagem na íntegra de qq. documento, ou parte dele, sempre que haja um pedido nesse sentido.
Esta nova metodologia é correcta do ponto de vista da preservação do acervo (pensemos as inúmeras vezes que o mesmo doc. pode ter sido microfilmado), e ainda permite o alargamento do arquivo de microfilmes, existindo na sala de referência uma listagem actualizada dos mesmos, que permite ao utilizador requisitar o microfilme pretendido e em 3 ou 4 min. o poderá consultar e de imediato reproduzir o que dele pretende, existindo para o efeito um cartão carregável; desta forma agiliza-se a consulta, agiliza-se a reprodução – agora efectuada pelo investigador.

Claro que persiste a actual demora de 9 meses, e para este assunto convinha reflectir-se sobre a actual organização do ANTT, e já agora do próprio País.

Melhores Cumps.

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: 9 x 9 x 9 x esgotada a paciência ...

#101982 | victorferreira | 02 out 2005 17:20 | Em resposta a: #101944

Eu sei meu caro, eu sei. Sabemos todos, penso.
É claro que o trabalho que está a ser feito é o que tem que ser feito: preservar as fontes. Se se vai microfilmar um documento ou uma página, faz-se o pleno no 'tomo' completo e já fica.
E também sabemos que os recursos são exíguos (termo elevado este, hã? quando o que apetece dizer é "recursos miseráveis", "não há dinheiro").
Outro exemplo. Soube também há pouco que há UM (1, 'one', 'un', 'ein', 'uno', 'un'!) técnico de restauro na TT ...
Outra vez, se me dissessem que há só uma EQUIPA - p.ex., uma pessoa para 'papeis' com menos de trezentos anos, uma para mais, outra para carneiras, palimpsextos e quejandos, outra para encadernações, um para contar anedotas para as outras enquanto trabalham para ver se os anima, sei lá, umas cinco ou seis pessoas! - eu já acharia pouco. Mas uma PESSOA (mais ou menos acolitada por mais um ou dois)?
Isto até faz lembrar as listas de espera nos hospitais públicos, credo. Se a moda pega e a minha mulher estivesse para dar a luz e fosse com ela a um hospital 'tipo TT' mandavam-nos aparecer lá daí a nove meses ...
Já pensei em escrever um e-mail à direcção ou a quem quer que o leia, mas o que me vão fazer? Passar o meu pedido para a frente dos outros? Não o admitiria. Se calhar têm só um ou dois funcionários numa sala bafienta diante de uma ou duas máquinas de fotografar ronceiras (parece estar a falar mal 'porque sim', mas diante dos exemplo do restauro ...).
Mas, palavras para quê.
Uma saudação à dedicação dos funcionários que mesmo assim compensam (mais ou menos) a nossa decepção quanto à falta de resposta com um atendimento sempre simpático.
VF

Resposta

Link directo:

RE: 'Corpo Cronológico' em linha

#215492 | mafs | 14 dez 2008 19:49 | Em resposta a: #101804

Ex.mos Srs

Podima me explicar o que e o corpo cronologico e que tipos de documentos podemos encontrar neste fundo

obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 08:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen