Bandeira de Estarreja

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Bandeira de Estarreja

#10186 | mm81 | 03 out 2001 18:45

Agredeço toda a informação que me possam dar sobre uma familia Bandeira redicada em Estarreja pelo menos até ao século XIX

Agradecimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira de Estarreja

#10252 | Vasco Jácome | 04 out 2001 21:45 | Em resposta a: #10186

Caro Manuel Marques

Na “Casa e Capela de Santo António em Albergaria-A-Velha”, de Delfim Bismark Ferreira (nas Fontes do GP – CSAV), a pg 325, referem-se Patrício Inácio Ferreira c em Salreu a 24-2-1881c D. Clementina Rosa da Piedade Bandeira, n. em Salreu a 3 de Janeiro de 1855, filha do Dr. José Maria Bandeira, Vereador-fiscal da Câmara Municipal de Estarreja em 1858 e 1859, e de sua mulher D. Maria Rosa Bandeira, do lugar de Adou de Cima, Salreu, moradores no lugar do Cadaval, na mesma freguesia, neta paterna do Cap. Joaquim António Bandeira e de sua mulher D. Miquelina Rosa Bandeira, do lugar de Campinos, Salreu, e neta materna do Cap. Ricardo José Bandeira e de sua mulher D. Ana Joaquina Bandeira, do mesmo lugar.

Serão estes que procura? Se estiver interessado, posso transmitir-lhe o que é dito nesta pág. e seguintes, onde é descrita a descendência do casal.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira de Estarreja

#10310 | mm81 | 05 out 2001 18:55 | Em resposta a: #10252

Caro Vasco Jácome

Desde já agradeço a sua pronta resposta, á minha questão. Penso ser bastante plausivel a possibilidade de estes serem os Bandeiras que procuro, passo-lhe a explicar.
Uma velha amiga, Maria Lucília Bandeira, falecida á alguns anos deixou a suas filhas, uma "árvore geneológica", feita por seu pai, mas que não tem nomes mas sim fotografias dos seus antepassados, ora uma de suas filhas teve a ideia de dar nome às fotografias e descobrir o mais que pudesse acerca de sua familia materna, e sabendo que eu sou um curioso da genealogia desafiou-me a ajudá-la.
O pai de Maria Lucilia Bandeira era um conhecido industrial de ourivesaria portuense o Comendador Filipe José Bandeira(1895-1970) cc Maria Júlia Baptista, sendo que este era filho de um tal Antonio Maria Bandeira (natural de Estarreja) cc Corina de Oliveira.
Dado que estes dados só muito recentemente me chegaram ainda não tive tempo para começar a investigar, e a primeira coisa que fiz foi colocar este tópico no forúm. Mas após a sua resposta coloquei a questão à familia e para eles o nome de José Maria Bandeira não é estranho.
Já será então alguma coisa.
Muito obrigado

Cumprimentos,
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira de Estarreja

#97152 | patban1970 | 02 ago 2005 01:18 | Em resposta a: #10252

Caro Vasco,

Gostaria de saber mais sobre estes Bandeiras.
Eu nasci em Adou de Cima, filha de Jorge Bandeira, filho de Elisa de Almeida Bandeira.

Cumprimentos,
Patricia Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira de Estarreja

#257849 | Miguel E Pina | 04 jul 2010 11:58 | Em resposta a: #10310

Caro Manuel Marques,

Decorridos tantos anos, tropecei neste tópico. Apesar deste hiato, pergunto-lhe se já avançou na sua investigação. Os Bandeira de Estarreja e de Salreu têm origem num Carlos Bandeira e são os mesmos dos de Farminhão, Souto de Lafões e S. Pedro do Sul (Bandeira de Gouveia, na origem), descendentes de Gonçalo Pires Bandeira, o da Batalha de Toro. É o que consta de uma genealogia manuscrita, parcialmente publicada na Revista Beira Alta, que se encontra na Casa dos Bandeira em Souto de Lafões.
Dos Bandeiras de Estarreja, além dos militares (um deles é referido por Camilo no romance "A Brasileira de Prazins"), destacaram-se António Bandeira de Gouveia e Manuel Joaquim Bandeira como boticários no Rio de Janeiro. Ainda não confirmei, mas parece-me que destes descende uma ilustre família brasileira de lentes em Medicina (que dão nome à Av. Bandeira de Gouveia, no Rio de Janeiro): mas isto é mera suposição...
Se tiver mais dados sobre os Bandeira de Estarreja, estou muito interessado.

Cordiais saudações,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira de Estarreja

#259848 | talinx | 03 ago 2010 02:43 | Em resposta a: #257849

Estimado sr Miguel:El señor AMADOR, me indicó su nombre, como la persona que tal vez pueda ayudarme en mi pesquiza sobre la zona de Guarda sabugal, para ser más exacto Aldeia Velha, lindante a la frontera con España.Me gustaría contactar con usted. Desde ya muchas Gracias.
Talinx.

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira de Estarreja

#260454 | ricam | 13 ago 2010 19:20 | Em resposta a: #257849

Caro Miguel Esperança Pina,

Estes são também os "meus Bandeiras" por isso envio-lhe a informação que tenho:

Manuel José Bandeira n cerca de 1815, Salreu, Estarreja cc Maria Monteiro n. Estarreja c 1820.

Filipe José Bandeira n. 25.7.1843 Beduído, Estarreja cc Maria de Jesus n. c 1840, Estarreja filha de Bartolomeu Fernandes da Costa (ou Rocha), n. Murtosa e de Maria Joaquina da Silva

António José Bandeira n. 9.11.1869, Beduído, Estarreja cc Maria Júlia da Conceição n.16.11.1870, Esposende filha de Joaquim da Silva Guimarães, n.1825, Barcelinhos e de Maria do Rosário Silva n. 22.7.1836, Esposende.

Filipe José Bandeira, n.13.4.1895, Bonfim, Porto cc Corina Cândida de Oliveira, n.1.5.1895, Massarelos Porto e 2ª vez com Maria Cândida Alves da Silva, n. Lordelo do Ouro, Porto

Maria Lucília Bandeira n. 1.5.1917 Bonfim Porto, minha Avó.

Todos estes dados estão no Geneall basta consultar por um dos nomes.

Todo o resto da informação que tenho é biográfica. Tenho também mais estudada a familia de Maria Monteiro mulher do Bandeira "mais antigo", quanto a este ainda tenho pouca informação.

Melhores Cumprimentos,
Ricardo Camarinha

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira de Estarreja

#276741 | DBismarck | 20 mai 2011 11:49 | Em resposta a: #97152

Bom dia,

Podia dizer-me os nomes dos seus avós e bisavós Bandeira?
É que estou a estudar todos os Bandeira de Salreu e Beduído.
Muito obrigado.
D. Bismarck

Resposta

Link directo:

Bandeira de Estarreja

#375206 | angelaloura | 14 nov 2016 13:05 | Em resposta a: #276741

Sr. Bismark, já vi que não entra no fórum há algum tempo, mas apenas o quero congratular pela sua pesquisa publicada no "Terras de Antuã". A minha avó de Salreu e o meu avô de Beuído deliciaram-se!


Ângela dos Santos Loura

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 04:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen