Onde estão os Folgados que só encontro Folgadas?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Onde estão os Folgados que só encontro Folgadas?

#101946 | Lourval | 02 out 2005 01:09

Olá colegas!
Minha trisavó Rosa Folgada nasceu em 1863 aparentemente em Póvoa de Rio de Moinhos ou Alcains. Sua mãe era Isabel Folgada que por sua vez era filha de Maria Folgada. Eu não encontro os Folgados, só as Folgadas. Será coincidência? Rosa Folgada era casada com João dos Santos Silva, sua mãe Isabel Folgada era casada com Júlio Franco. Por fim a Maria Folgada, avó da Rosa, era casada com Manuel Marques dos Reis.
Alguém conhece as minhas Folgadas? Qualquer pista será bem vinda.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgadas?

#101954 | gouvre | 02 out 2005 10:40 | Em resposta a: #101946

Caro Lourval

Tambem tenho duas antepassadas do meu marido Folgadas.
Pode tratar-se da mesma familia dado a distancia entre Tortosendo e Alcains ser curta.

Por falta de tempo nos ultimos meses, tive que parar as minhas pesquisas.

Isabel da Silva- nasceu no Tortosendo a 17.04.1713, filha de
Pedro da Silva-Tortosendo- 03-08-1663 e de
Isabel Folgada-16-12-1667- Tortosendo
Casaram a 27-05-1696- Tortosendo

Neta paterna de Antonio Duarte Maldonado- Tortosendo e de
Maria da Silva-Tortosendo

Neta Paterna de Domingos Fernandes- Seia ? e de
Isabel Folgada- Alvares

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgadas?

#101978 | Lourval | 02 out 2005 16:42 | Em resposta a: #101954

Oi Maria.
Minhas Folgadas são mais recentes. A Rosa é de 1863. Dai deduzo que a Isabel é de 1840 e a Maria de 1815. Contudo tu tens razão, pode haver uma ligação. Obrigado pelas suas informações.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgadas?

#101983 | agp | 02 out 2005 17:22 | Em resposta a: #101946

Caro Lourval

O apelido Folgado(a) é seguramente um dos mais espalhados na Beira Baixa. Assim, de repente, tenho notícias de Folgados em Rosmaninhal, Monforte da Beira, Oledo, S. Miguel de Acha, Lousa, Ladoeiro, Aldeia de Santa Margarida, Salvaterra do Extremo, Castelo Branco, Proença-a-Velha e Cafede.
Há muitos ramos que pertencem aparentemente a famílias distintas. Salvo melhor opinião, entendo que o teu ramo tem se ser estudado de forma independente.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgadas?

#101987 | Lourval | 02 out 2005 18:27 | Em resposta a: #101983

Oi Antonio Pereira.
Sua visão é sempre esclarecedora e bem vinda.
A propósito....o avô paterno da Rosa Folgada é Manuel Marques dos Reis, casado com Maria Folgada.
Eu encontrei aqui no Genea um Manuel Marques dos Reis. Que coincidência. Mas pelas datas concluí que não se trata do mesmo.
Este nome, Manuel Marques dos Reis, te diz alguma coisa?
Cumprimentos
Lourval
ps: a certidão da Maria José já está a caminho do Brasil. eu não vejo a hora que ela chegue. será que na certidão de casamento informam a idade? aqui no Brasil elas informam.

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgadas?

#101989 | agp | 02 out 2005 19:04 | Em resposta a: #101987

Caro Lourval
É pena, mas a indicação das idades dos noivos começou apenas nos finais do século XIX. Assim, duvido muito que no assento do casamento da Maria José venha indicada a sua idade.
Do Manuel Marques dos Reis não sei mais nada.
Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

Folgados dos Escalos de Baixo

#105124 | agp | 12 nov 2005 19:15 | Em resposta a: #101987

Caro Lourval

Tenho alguma ascendência do casal Manuel Marques dos Reis e Maria Folgada, ambos dos Escalos de Baixo.

O Manuel, nascido a 22.4.1803, é filho de João Marques dos Reis, da freguesia da Mata, e de Catarina Mendes, dos Escalos de Baixo, neto paterno de José Marques dos Reis, do Souto da Casa, e de Maria João, da Mata, e materno de João Gonçalves de Figueiredo e de Maria Mendes, ambos dos Escalos de Baixo.

A Maria, nascida a 11.11.1805, é filha de Domingos Lourenço Mendo e de Joana Gomes de Sousa, neta paterna de outro Domingos Lourenço Mendo (este o único que não é dos Escalos de Baixo, sendo de Idanha-a-Nova) e de Antónia Nunes, e materna de Silvestre Lopes Folgado e de outra Joana Gomes de Sousa (ou Rita ? , como veremos abaixo).

A Catarina, filha de João Gonçalves de Figueiredo e de Maria Mendes, é neta paterna de António Gonçalves de Figueiredo e de Apolónia Duarte, e materna de José Antunes Nicolau e de Maria Mendes, todos dos Escalos de Baixo. Os dados foram tirados de António nascido a 26-2-1774.

Domingos, filho de Domingos Lourenço Mendo, de Idanha-a-Nova, e de Antónia Nunes, dos Escalos de Baixo, é neto paterno de outro Domingos Lourenço Mendo e de Inês Malcata, ambos de Idanha-a-Nova, e materna de Amaro Gonçalves Rascão e de Isabel Nunes, ambos dos Escalos de Baixo. Os dados foram tirados de irmãos de Domingos: Diogo (n. 29.1.1773), Isabel (n. 30.1.1775), Luís (n. 22.8.1877), Silvestre (n. 6.9.1779) e Maria (n. 27.11.1780).

Joana, filha de Silvestre Lopes Folgado e de Rita Gomes de Sousa, nascida a 14.12.1775, é neta paterna de Manuel Mendes Salgueiro e de Ana Lopes Folgada, e materna de José Gomes Vinagre e de Maria Gonçalves de Sousa, todos dos Escalos de Baixo.

Por hoje é tudo.
Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Folgados dos Escalos de Baixo

#105161 | Lourval | 13 nov 2005 14:02 | Em resposta a: #105124

Olá Primo Antonio. Obrigado mais uma vez por esses novos dados.
Interessante observar que no registo de nascimento da Isabel Folgada, consta como avó materna a Joanna Folgada e você obteve Joana Gomes de Sousa no assento da mãe da Isabel, a Maria. Fica parecendo que eles viviam um eterno dilema: qual apelido por em suas filhas, o do pai ou o da mãe? :)
Bom, até que enfim apareceu um Folgado, pois até agora eu só tinha Folgadas.
Parece que temos várias hipóteses para os padrinhos de nascimento da Isabel Folgada, que foram Domingos Lourenço Mendo e sua filha Maria. Pode ter sido a avó dela junto com o bisavô, nesse caso supondo que ele já era viúvo. É possível mas pouco provável. Uma outra possibilidade é que haja uma quarta geração de Domingos Lourenço Mendo. Nesse caso a Isabel Folgada teria sido batizada pelo tio e por uma prima, bem mais velha.
Uma dúvida: quando você se referiu à Idanha-a-Nova, você se referiu ao Concelho ou à Freguesia?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgadas?

#114994 | Xico Cruz | 24 mar 2006 22:12 | Em resposta a: #101954

Cara Maria
Tenho antepassados de apelido Folgado e do Tortosendo:
Domingos Folgado casou em 08/12/1686 com Maria Duarte no Tortosendo (ele é filho de Andre Folgado). Sei que tiveram uma filha Maria Duarte que casou com Pedro de Matos em 27/04/1717 no Tortosendo
Estou a pesquisar esse período nos paroquiais do Tortosendo.
Cumprimentos
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgada

#115025 | manuelr | 25 mar 2006 01:21 | Em resposta a: #114994

Caro Francisco de Matos

Manuel Folgado, natural da Machede, irmão de Domingos nascido em 1655 e filhos de André Folgado e de Maria Simões, casou com Martia de Matos filha de João de Matos natural da Boidobra e de Isabel Esteves natural do Tortosendo.
É a estes que se refere?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgada

#115064 | Xico Cruz | 25 mar 2006 17:28 | Em resposta a: #115025

Caro Manuel Rolão
Não sabia que Domingos Folgado tinha irmãos.
Os Matos que me interessam são os ascendentes de Pedro de Matos que casou com Maria Duarte (a filha do Domingos Folgado e Maria Duarte naturais do Casal da Serra freg NSOliveira/Tortosendo) cujos pais são Manuel Antunes de Matos e Sebastiana Rodrigues.
Espero na próxima semana dedicar algumas horas a pesquisar tanto os pais de Domingos Folgado como do Pedro de Matos
Como informação, aparece um Jose de Matos casado com Maria Pereira ambos da Boidobra e que foram testemunhas do casamento do 4º avô Manuel de Matos da Ascenção com Maria Dias celebrado em 19/03/1752 no Tortosendo
Se precisar de algo, diga
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: Folgado - Tortosendo

#115099 | rmfrp | 26 mar 2006 00:28 | Em resposta a: #115064

Caro Francisco Matos:

Será que os seus Folgados do Tortosendo têm alguma ligação com os meus? Eu tenho ascendência desse apelido no Tortosendo e em Unhais da Serra, como poderá ver no tópico "Origem da família Folgado", cuja consulta lhe aconselho:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=21823&fview=c

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Folgado - Tortosendo

#115146 | Xico Cruz | 26 mar 2006 20:59 | Em resposta a: #115099

Caro Rui Pereira
Na minha pesquisa aos paroquiais do Tortosendo, só agora cheguei ao início do séc. XVIII.
Todavia, o meu Domingos Folgado casado em 1686 com Maria Duarte (ambos solteiros) não pode ser nenhum dos 2 que casaram em 1855/57 que refere na sua mensagem de 21/05/2002 em "Origem da família Folgado", mas terá a ver com o Domingos referido pelo confrade Manuel Rolão.
Quando avançar mais, direi alguma coisa.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: Folgado - Tortosendo

#115622 | rmfrp | 01 abr 2006 22:31 | Em resposta a: #115146

Caro Francisco Matos:

Muito obrigado pela sua resposta. Ficarei então a aguardar eventuais novidades.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Folgado - Tortosendo

#116183 | gmg | 09 abr 2006 00:49 | Em resposta a: #115099

Caro Rui Pereira,

Também tenho ascendência FOLGADO, de Tortosendo, nomeadamente um ANDRÉ FOLGADO, natural de Tortosendo que casou no séc. XVII com CATARINA MARTINS. Foram pais de:

- ISABEL DOMINGUES (ou também chamada de Isabel Martins) a qual casou na freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco no dia 7 de Janeiro de 1685 com MANUEL DOMINGUES LAMEGO, natural da Bemposta e f.º de António Domingues e de Catarina de Lamego.

Tem alguma ideia da ascendência de ANDRÉ FOLGADO? Onde poderei encontrar?

Com os melhores cumprimentos,

Luís M.G.

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgada

#116184 | gmg | 09 abr 2006 00:50 | Em resposta a: #115025

Caro Manuel da Silva Rolão,

Também tenho ascendência FOLGADO, de Tortosendo, nomeadamente um ANDRÉ FOLGADO, natural de Tortosendo que casou no séc. XVII com CATARINA MARTINS. Foram pais de:

- ISABEL DOMINGUES (ou também chamada de Isabel Martins) a qual casou na freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco no dia 7 de Janeiro de 1685 com MANUEL DOMINGUES LAMEGO, natural da Bemposta e f.º de António Domingues e de Catarina de Lamego.

Tem alguma ideia da ascendência de ANDRÉ FOLGADO? Onde poderei encontrar?

Com os melhores cumprimentos,

Luís M.G.

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgada

#116185 | gmg | 09 abr 2006 00:52 | Em resposta a: #114994

Também tenho ascendência FOLGADO, de Tortosendo, nomeadamente um ANDRÉ FOLGADO, natural de Tortosendo que casou no séc. XVII com CATARINA MARTINS. Foram pais de:

- ISABEL DOMINGUES (ou também chamada de Isabel Martins) a qual casou na freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco no dia 7 de Janeiro de 1685 com MANUEL DOMINGUES LAMEGO, natural da Bemposta e f.º de António Domingues e de Catarina de Lamego.

Tem alguma ideia da ascendência de ANDRÉ FOLGADO? Onde poderei encontrar?

Com os melhores cumprimentos,

Luís M.G.

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgada

#116464 | Xico Cruz | 12 abr 2006 21:14 | Em resposta a: #116185

Caro Luis
O meu antepassado Andre Folgado, do Tortosendo casou com Maria Simois por volta de 1644. Como não consigo encontrar o assento desse casamento, nem do eventual segundo (partindo do princípio de que é o mesmo), não sei o nome dos pais dele.
É o que lhe posso dizer.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: Folgado - Tortosendo

#116469 | Xico Cruz | 12 abr 2006 22:29 | Em resposta a: #115622

Caro Rui Pereira
O meu Domingos Folgado (nascido no Tortosendo a 31/10/1655) casou, solteiro, com Maria Duarte em 08/12/1686 no Tortosendo e é filho de Andre Folgado e Maria Simois. Cruzei-me com mais 3 Domingos Folgado mais velhos e nenhum filho do Andre Folgado. Como não consegui encontrar os assentos de casamento dos respectivos pais, não sei se há alguma relação entre eles. Por isso, este assunto fica em "banho-maria", até lá para Julho, altura em que espero poder analisar umas pontas que ficaram e que têm a ver com Domingas Folgada (casada com Manuel Afonso) e Assenso Folgado casado com Izabel Gonçalves do Unhais da Serra.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgada

#116660 | gmg | 15 abr 2006 22:15 | Em resposta a: #116464

Caro Francisco,

Obrigado pela sua resposta. É bem capaz que o seu André Folgado seja o mesmo que o meu. Não tenho, aqui comigo, o Registo de Casamento dele mas julgo que foi em 1656. Não tenho bem a certeza. E pelo que me recordo, nesse casamento não consta que fosse viúvo. Contudo, é o que lhe posso dizer de memória".

Cumprimentos,
Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Folgados que só encontro Folgada

#116695 | Xico Cruz | 16 abr 2006 22:07 | Em resposta a: #116660

Caro Luis
Obrigado pela sua mensagem
Já agora podemos tentar deslindar esse caso. Se assim o entender, agradeço a transcrição desse assento de casamento.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

Transcrição do Registo Casamento de André Folgado

#123840 | gmg | 29 jul 2006 13:49 | Em resposta a: #116695

Caro Francisco,

Aqui sege a transcrição do Registo de Casamento de André Folgado com Catarina Martins.

"Aos quinze Dias do mes de Junho da era de mil, e seis centos, e sesenta equatro eu o P.e Cura abaixo asinado receby enface de Igreia a André folgado do lugar doturtusendo com Catherina Martins destaV.a os quais receby na forma doSagrado concilio tredentino e constituição Deste bispado forão testemunhas Domingos pires De moura, e bartholomeu friz Juiz da igreja, e por verdade fiz este termo, que asinei hoje Dia mes e Era ut supra"

Freguesia da Bemposta, concelho de Panamacor, Distrito de Castelo Branco.


Que me tem a dizer a isto? Acrescenta alguma coisa? Gostava de poder saber mais da Ascendência deste Folgado.

Fico à espera de resposta sua.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição do Registo Casamento de André Folgado

#123892 | Xico Cruz | 30 jul 2006 10:58 | Em resposta a: #123840

Caro Luis
Antes de mais, obrigado pela transcrição.
Até poderá ser o mesmo e nesse caso estaria a casar pela terceira vez.
O meu interesse no teor do assento residia no facto de haver a possibilidade de indicar os pais dos nubentes o que infelizmente não aconteceu. Por isso estamos os dois na mesma, pois não consegui até agora saber de quem o Andre Folgado descende (ainda continuo à procura dos assentos dos casamentos dele por volta de 1638 e 1644).
Asim que descobrir alguma coisa, informo.
Saudações
Francisco C Matos

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição do Registo Casamento de André Folg

#123894 | gmg | 30 jul 2006 11:21 | Em resposta a: #123892

Caro Francisco,

Pois.... Realmente é uma pena o pároco não ter feito nenhuma indicação à filiação do nubente. Parece que estamos num impasse, não e verdade?

Agradecia que assim que tivesse mais dados me informasse.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição do Registo Casamento de André Folg

#123906 | Xico Cruz | 30 jul 2006 15:41 | Em resposta a: #123894

Caro Luis
Por acaso, nos assentos de baptismo dos filhos, não há indicação se são do primeiro ou segundo ou terceiro matrimónio?
Saudações
Francisco C. Matos

Resposta

Link directo:

RE: Transcrição do Registo Casamento de André Folg

#123913 | gmg | 30 jul 2006 17:07 | Em resposta a: #123906

Caro Francisco,

Não tenho nenhum registo de baptismo dos filhos deste André Folgado. Só tenho o registo de casamento da filha deste André Folgado, Isabel Domingues ou Martins, com Manuel Domingues Lamego no dia 7 de Janeiro de 1685 na freguesia de Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco.

Tem mais alguma pista?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Há novidades?

#145351 | gmg | 24 fev 2007 23:55 | Em resposta a: #123906

Caro Francisco C. Matos,

Tem novidades sobre o ANDRÉ FOLGADO?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Há novidades?

#145669 | Xico Cruz | 26 fev 2007 23:42 | Em resposta a: #145351

Caro Luis
Infelizmente, não, pois tenho andado por outras paragens.
Todavia, veija o outro tópico sobre o Andre Folgado.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 04:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen