Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Brasil

Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#101984 | NFA | 02 out 2005 17:22

Pretende-se obter a data do registo de casamento na Igreja S. Francisco Xavier, RJ, de ANTÓNIO MANUEL LOPES, nascido a 28.8.1872, freguesia de S. Pedro de Goães (Vila Verde-Braga), filho legitimo de Manuel José Lopes e de Maria Gonçalves, com GERALDINA BRUM LOPES, nascida a 6.9.1881, freguesia de N.Srª das Dôres, Rio de Janeiro, filha legítima de Francisco José Fernandes Lopes e de Clara Rosa Brum.
Grato pela V/ atenção recebida, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#153281 | NFA | 22 abr 2007 00:00 | Em resposta a: #101984

Renovo o meu pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#159105 | svcosta | 12 jun 2007 06:02 | Em resposta a: #101984

Caro Confrade,

Sou brasileiro, de terceira geração, com antepassados, todos portugueses. Atualmente estou a residir em Nova Zelândia, e ando a procurar informações de meus antepassados nesta Genea Portugal.
Bem sei o quanto é difícil achar tais informações, principalmente quando se está de longe.
Como estou a ler cuidadosamente este fórum, à procura de alguém que tenha algum conhecimento que me permita investigar o que preciso, é que encontrei essa vossa mensagem e senti a sua frustração em estar a procurar o que deseja, após quase dois anos da primeira mensagem.
Estou indo ao Brasil (Rio de Janeiro) em fins de julho próximo e tentarei ir até a Igreja de S. Francisco Xavier para ver se encontro o que deseja. Tão logo consiga algo lhe transmitirei.

Cordiais Saudações.

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#159652 | NFA | 16 jun 2007 17:01 | Em resposta a: #159105

Meu Caro Sérgio Torres da Costa,

Sá agora tive oportunidade de lêr a sua mensagem.
Fico muito sensibilizado pela sua disponibildade e que desde já muito lhe agradeço.
Com um abraço aguardo ansiosamente suas noticias.
Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#162527 | ignez | 12 jul 2007 19:14 | Em resposta a: #159652

Sr. Francisco:

Vi a sua solicitação e como estou pesquisando essa igreja aqui no Rio de Janeiro,procurei no indice de casamentos da mesma no Centro Historico da Familia( Igreja Mormon ) , nos micro filmes 1252347 e 1242346, e não encontrei o casamento de seus parentes.
Facilitaria se o sr. soubesse o ano do casamento.Ou do nascimento do primeiro filho do casal, pois assim teriamos uma data aproximada.
Gostaria de ajudá-lo e aguardo sua resposta.Atenciosamente.
Ignez.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#162617 | FGJ | 13 jul 2007 16:20 | Em resposta a: #159105

SERGIO,
Seria perda de tempo ir à igreja.
Vá direto ao arquivo da cúria metropolitana do Rio de Janeiro, no subsolo da Catedral, a qual fica na AVENIDA REPUBLICA DO CHILE, perto do LARGO DA CARIOCA.
FREDERICO GRINBERG JR em 13/7/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#162811 | MLS | 16 jul 2007 14:41 | Em resposta a: #162527

Ignez

Peço desculpa pela intromissão, mas ao ver a sua disponibilidade para ajudar o meu amigo Francisco Freire de Andrade e precisando eu também de uma ajuda em São Francisco Xavier, não resisti a fazer-lhe este pedido.

Será que pode fazer-me a transcrição completa destes dois assentos?
- Casamento de Bernardino Alves Barbosa Santarém, natural de Santo Tirso, Portugal que se realizou a 21/1/1869, com prévia licença paroquial da freguesia do Santíssimo Sacramento da Corte, na igreja de S. Francisco Xavier do Engenho Velho, Rio de Janeiro, Brasil com D. Mariana Corrêa de Sá, filha de Bernardo Alves Corrêa de Sá e de D. Maria Cândida do Couto e Sá
- Óbito de D. Mariana Correa de Sá que ocorreu a 3/2/1870 e foi sepultada no dia 4 no cemitério de S. Francisco Xavier.

Também gostaria de saber onde é ou era a freguesia do Santíssimo Sacramento da Corte e pedir-lhe o favor de me informar se nas suas buscas” tropeçar” no casamento de Francisco Alves Barbosa (irmão do acima), natural de Santo Tirso, filho de José Alves Neto Barbosa e de D. Maria Antónia de Noronha. Sei que casou, mas não sei com quem nem onde.

Muito obrigada.

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#162956 | ignez | 18 jul 2007 14:28 | Em resposta a: #162811

Maria de Lourdes:
Vou procurar os seus parentes nos mfs citados (indice da Igreja de Sao Francisco Xavier ) e anotei os dados do Francisco Alves Barbosa.
A igreja do Santissimo Sacramento fica no Centro da cidade do Rio de Janeiro ,onde se encontram varias igrejas que eram sedes das antigas freguesias da area como a Candelária.Hoje os bairros da cidade são formados de antigas freguesias do tempo do Imperio.
Assim que tiver noticias lhe informo.,está bem? Atenciosamente.
Ignez.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#162974 | MLS | 18 jul 2007 19:37 | Em resposta a: #162956

Ignez

Muitíssimo obrigada. Ficarei à espera de notícias.

Cumprimentos

Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#163052 | ignez | 19 jul 2007 23:42 | Em resposta a: #162974

Maria de Lurdes:
Ontem procurei o casamento de Bernardino Alves B. Santarém e não consta seu nome no indice da Igreja de Sao francisco Xavier.Encontrei o nome de Francisco Alves Barbosa no ano de 1886,sem o nome da esposa ,portanto não sei se é realmente o que voce procura.Vou solicitar o micro filme correspondente ao livro n.9,folha 68,para confirmar.Isso vai demorar um pouco porque as vezes ele nãoestá disponivel.Voce tem certeza de que o casamento de Bernardino e Mariana foi nessa igreja? Interessante é que verifiquei toda a letra B para Benardino e a A para Antonio Manuel Lopes e não encontrei esses nomes .
Atenciosamente. Ignez

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#163100 | MLS | 20 jul 2007 18:16 | Em resposta a: #163052

Ignez

Obrigada pelo trabalho que está a ter. Pensei que seria mais fácil. Os dados que lhe mandei são tirados de um manuscrito deste meu bisavô que tem estas frases: " Casei-me em primeiras núpcias com Marianna Corrêa de Sá..." e outra "...fomos recebidos na igreja paroquial de São Francisco Xavier do Engenho Vestro, com previa licença paroquial da freguesia do S. Sacramento da Côrte, aos 21 de Janeiro de 1869 pelas 6 horas da tarde."
Será que o nome dele não estará sem o Santarém?
Quanto ao irmão Francisco Alves Barbosa, pode ter casado noutra paróquia. No tal manuscrito, ao falar neste irmão, diz "... casado com (espaço em branco) de cujo matrimónio teve filhos, um de nome Francisco que é meu afilhado...".
Este meu bisavô regressou a Portugal no ano de 1871, onde faleceu em 1886.
É tudo o que tenho sobre as coisas para as quais lhe pedi ajuda.
Mais uma vez obrigada.
Melhores cumprimentos.
Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#163916 | ignez | 30 jul 2007 21:45 | Em resposta a: #162617

Maria de Lurdes e Francisco:
Como não encontrei vossos parentes no indice de matrimonios da Igreja de Sao Francisco Xavier,um amigo pesquisador vai procurar no CXlegio Brasileiro de Genealogia.Assim que eu tiver noticias ,entro en contato. Cumprimentos aqui do Rio de janeiro. Ignez.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#163983 | NFA | 31 jul 2007 12:39 | Em resposta a: #163916

Ignez,


Tendo só agora oportunidade de lêr as suas mensagens venho reconhecidamente agradecer o seu empenho ao assunto solicitado.

Com os meus melhores cumprimentoa aguardo desde já noticias suas,
Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#164235 | MLS | 02 ago 2007 15:02 | Em resposta a: #163916

Ignez
Só hoje vi esta mensagem. Fico a aguardar notícias. Muito obrigada.
Cumprimentos
Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#164664 | ignez | 08 ago 2007 19:46 | Em resposta a: #163983

Maria de Lourdes e Francisco:
Meu amigo de nome Guilherme está tentando localizar vossos parentes através do CBG e AN.
Já localizou o casamento de Bernardino Alves Barbosa,na Igreja do Sacramento e não na de Sao Francisco Xavier. Oano é 1869,livro 9-A folha 242 v .
Vou solicitar o mf. correspondente e enviar o texto caso o localize.
Solicitarei também o mf de Sao Francisco Xavier onde consta o nome Frasncisco Alves Barbosa para verificar se é o irmão do Bernardino.
Procurarei o obito de Mariana no mf de Sacramento.
Quanto ao casamento de Antonio Manuel Lopes,deve ter ocorrido já no sec. XX ,e como no CBG só tem registros até 1900, meu amigo Guilherme ficou de procurar no Arquivo Nacional.
Assim que eu tiver novidades,entro em contato. Abraços. Ignez.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#164717 | NFA | 09 ago 2007 11:36 | Em resposta a: #164664

Ignez,


Renovando os meus agradecimentos efectivamente o casamento de ANTÓNIO MANUEL LOPES & GERALDINA BRUM LOPES deve ter ocorrido +/- 1906 na Igreja S. Francisco Xavier.

Um abraço de muito obrigado,

Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#164729 | ignez | 09 ago 2007 14:53 | Em resposta a: #164717

Francisco:
Ontem tornei a procurar o seu parente no indice de casamentos e
não o encontrei,inclusive no sec. XX. Tem certeza que é S.F. Xavier?De todo o modo meu amigo Guilherme irá tentar no AN. Qualquer noticia,entro em contacto.
Abraços. Ignez.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#164730 | MLS | 09 ago 2007 15:05 | Em resposta a: #164664

Cara Ignez

Muito obrigada e ao seu amigo Guilherme pela ajuda que estão a dar. Só espero que também encontrem o casamento do Francisco Alves Barbosa. Assim ficaria com a esperança de ter mais família no Brasil. Em Portugal, só existem os descendentes do 2.º casamento do meu bisavô Bernardino.
Até breve

Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#166548 | svcosta2000 | 04 set 2007 22:46 | Em resposta a: #164664

Prezado Confrade,
Como prometido estive pesquizando na Curia Metropolitana do Rio de Janeiro o primeiro livro de registos de casamento da Igreja de São Francisco Xavier (do Rio de Janeiro) o qual cobre os anos de 1765 e 1932.
Cuidadosamente acabei verificando em todo o índice de nomes e posso lhe assegurar que lá não consta nenhum registo, conforme já informado pela Ignez.
Como em 1932 a nubente (D. Geraldina) já estaria com 51 anos aproximadamente, resta saber se o casamento foi realizado em idade já avançada.
Ao conversar com um dos atendentes do arquivo, o mesmo fez uma busca nos arquivos dos Processos de Casamento (Os Proclamas de Casamento), também não encontrando nenhuma referência a este casamento. Porém posso lhe passar algumas informações que obtive:
- Foi encontrado o Processo de Casamento de um irmão de D. Geraldina. Trata-se do casamento de Francisco José Fernandes Lopes Júnior, filho de Francisco José Fernandes Lopes e de D. Clara Rosa Lopes.
Informa que a noiva, proveniente da cidade de Montevideo chamava-se Maria das Dores Machado. Consta que o noivo foi batizado na Freguesia de São José (no Centro do Rio de Janeiro) e que o mesmo nasceu no dia 13/03/1867.
- O atendente achou estranho a menção feita sobre a Freguesia de N. Sra. das Dôres, pois diz que na data de nascimento de D. Geraldina, não existira tal paróquia, a qual só foi criada em 1956. Disse que poderia existir sim uma capela com o mesmo nome. Como a atual matriz de N. Sra. das Dôres está localizada no bairro do Rio Comprido, e portanto na ocasião pertencia à matriz de N. Sra. da Conceição, Freguesia de Engenho Novo. Foi feita então uma busca dos registos de casamento dessa Freguesia e também lá nada foi encontrado (entre 1895 e 27/10/1906).
- Informou ainda que existem no Rio de Janeiro as seguintes paróquias que utilizam o nome de N. Sra. das Dôres:
* Paróquia de N. Sra. das Dôres, no bairro de Inhaúma, criada em 1978
* Paróquia de N. Sra. das Dôres e São Judas Tadeu, no bairro de Anchieta, criada em 1962.
Lamento pois, não ter encontrado mais nenhuma informação relevante. Mas se algumas desses dados adicionais puder fazer com que possamos seguir na pesquisa, enquanto ainda estiver aqui no Rio de Janeiro, antes de regressar à Nova Zelândia, não exite em me informar pois poderei tentar ver se encontro algo.
Com as minhas sinceras saudações, me despeço.
Sergio Torres da Costa.
PROCURA: FAMÍLIAS PORTUGUESAS - MONTENEGRO (ligada aos Montenegros de Castelo de Paiva); RODRIGUES DA COSTA (de Campo d´Arca) e BORGES VILLARINHO (sem conhecimento de local).

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#166563 | NFA | 05 set 2007 00:49 | Em resposta a: #166548

Prezado Sérgio Torres da Costa,


Grato pelo o empenhamento demonstrado na informação pretendida venho confimar através de uma certidão de nascimento de uma filha deste casal, de nome Marina, nascida a 14 de Julho de 1907, freguesia de São Pedro de Goães, concelho de Vila Verde, distrito de Braga (Portugal), filha de António Manuel Lopes, negociante, natural e morador nesta freguesia, e de Geraldina Lopes, proprietária, natural da freguesia de Nossa Senhora das Dôres, da capital do Rio de Janeiro dos Estados Unidos do Brasil, recebidos na igreja de São Francisco Xavier, da dita cidade do Rio de Janeiro, paroquianos e moradores nesta freguesia de São Pedro de Goães; neta paterna de Manuel José Lopes e de Maria Gonçalves; e neta materna de Francisco José Fernandes Lopes e de Clara Rosa Brum Lopes.
Renovando os meus sinceros agradecimentos envio-lhe um afectuoso abraço,
Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#166644 | Cau Barata | 06 set 2007 03:16 | Em resposta a: #166548

Prezado Confrade,

Talvez ajude em suas pesquisas anotar que Francisco José Fernandes Lopes, pai de Francisco Júnior e de Geraldina Brum Lopes, foi casado em 1871, com Clara Rosa Brum, cujo registro de casamento foi lançado no Livro 7.º, da freguesia de São José, folha 26, onde será possível obter o nome dos pais do casal.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#166706 | NFA | 06 set 2007 23:52 | Em resposta a: #166644

Caro Confrade Cau Barata,
Digmº Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia,


Primeiro que tudo muito e muito obrigado por esta valiosa informação, pois não fazia a minima ideia de que o casal, Francisco José Fernandes Lopes e Clara Rosa Brum, tivesse casado no Brasil e muito menos na freguesia de São José.
Será possível obter mais informação detalhada deste casamento?

Com um afectuoso abraço,
Francisco Freire de Andrade
(sócio correspondente do CBG)

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#166708 | cverde | 07 set 2007 00:09 | Em resposta a: #166644

Caro Confrade Cau Barata,
Digmº Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia,

Peço desculpa de me intrometer mas, aproveitando o tópico, procuro informações sobre o meu trisavô Francisco Alves de Figueiredo http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=621147
falecido no Brasil, presumo que na cidade do Rio de Janeiro, previsivelmente entre 1895 e 1911 para onde terá emigrado sózinho, com cerca de 40 anos, em 1892/3. Era natural da freguesia de S. Dinis, concelho de Vila Real (Trás os Montes) e exercia, em Portugal, a profissão de serralheiro. sei que é extremamente difícil mas não custa tentar; gostaria de pelo menos tentar localizar o registo de óbito se é que existe!

Cumprimentos e desde já muito obrigado por qualquer informação

Luis Miguel Figueiredo Martins Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#167660 | MLS | 18 set 2007 12:43 | Em resposta a: #164664

Cara Ignez

Não se esqueça de mim, por favor.

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#167951 | zengi | 20 set 2007 20:07 | Em resposta a: #164730

Maria de Loudes:
Não esqueci,amiga.É que os mfs não chegaram no Centro Historico da Familia para a pesquisa. Também não consegui contacto com a minha senha,e assim tive que mudar os dados.Assim que eu tiver novidades,as envio,está bem?
Saudaçoes aqui do Rio de Janeiro. Ignez.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#170491 | zengi | 20 out 2007 17:56 | Em resposta a: #164235

Oi,Maria de Loudes:
Encontrei o seguite obito:
mf 125374,Igreja de Sacramento,obitos de 1859 a 1875:
D. Marianna Correia de Sá Santarém.
Aos quatro dias do mes de fevereiro de 1870,nesta Matriz de Sta. Rita,na rua da Candelária n. 34 faleceu D. Marianna Correia de Sá Santarém,natural do Rio de janeiro,idade de dezoito anos,casada com Bernardino Alves Barbosa Santarém,de eclampsia post-partum ;foi encomendada em casa e acompanhada em andor para o cemitério de Sao Francisco Xavier.
Quanto ao casamento do casal acima,não consegui encontrar mf relativo ao casamento e ainda estou procurando o casamento de Francisco Alves Barbosa.Poderia me informar se ele tinha o sobrenome Santarém e a sua filiação?

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO do Castelo de Paiva

#170514 | FGJ | 20 out 2007 23:51 | Em resposta a: #166548

Prezado SERGIO TORRES DA COSTA,
Por favor, me informe quem são os MONTENEGRO ligados ao Castelo de Paiva. São os CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO?
Atenciosamente,
FREDERICO GRINBERG JR em 20/10/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO do Castelo de Paiva

#170721 | svcosta2000 | 23 out 2007 10:16 | Em resposta a: #170514

Prezado Frederico Grinberg Jr.,

Trata-se de meu bisavô, FRANCISCO PINTO MONTENEGRO, nascido provavelmente em 1849 em Portugal.

Achar algo dele está sendo como procurar uma agulha no palheiro, pois não sabemos em que localidade nasceu, tampouco os nomes e origem de seus pais, nem o ano em que veio para o Brasil. O período provável de sua chegada ao Rio de janeiro coincide com a inexistência de registros no Arquivo Nacional da chegada de navios de imigrantes.

Sabemos que meu bisavô é ligado aos Montenegro de Castelo de Paiva por termos jornal enviado de Portugal a ele, o qual contem artigo sobre o Conde de Castelo de Paiva. Tal jornal foi conservado por meu bisavô que afirmava tratar-se de homenagem a parente seu.

Com estas poucas informações, os arquivos distritais em Portugal não fazem pesquiza, pois precisam sempre do ano de nascimento e do nome dos pais para inicarem qualquer busca. Desta forma fica impossível de se ir adiante. A única solução seria se procurar de arquivo em arquivo, ainda que se iniciasse por Aveiros. Ou então aguardar que os dados passem a ser digitalizados e com acesso via internet.

Obrigado por seu interesse. Se puder dar algum esclarecimento, ou lançar alguma luz sobe o assunto, agradeço.

Sinceramente,

SERGIO TORRES DA COSTA

PROCURA: FAMÍLIAS PORTUGUESAS - MONTENEGRO (ligada aos Montenegros de Castelo de Paiva); RODRIGUES DA COSTA (de Campo d´Arca) e BORGES VILLARINHO (sem conhecimento de local).

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO do Castelo de Paiva

#170728 | roz | 23 out 2007 12:05 | Em resposta a: #170721

Caro Sergio Torres da Costa,

Nao sei se ja viu ou conhece mas nas PaginasBrancas (http://pbi.pai.pt) encontrei uma Senhora de apelido Vilarinho Borges, moradora em Odivelas. Talvez seja parente?

Boas pesquisas!
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO do Castelo de Paiva

#170731 | svcosta2000 | 23 out 2007 12:47 | Em resposta a: #170728

Obrigado Rosario,

Não tinha visto. É sempre uma esperança. Tentarei o contato.

Aceite os meus cumprimentos.

Sergio Torres da Costa

PROCURA: FAMÍLIAS PORTUGUESAS - MONTENEGRO (ligada aos Montenegros de Castelo de Paiva); RODRIGUES DA COSTA (de Campo d´Arca) e BORGES VILLARINHO (sem conhecimento de local).

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO do Castelo de Paiva

#170736 | FGJ | 23 out 2007 14:33 | Em resposta a: #170721

SERGIO,
Agora reconheço você. Vc é dos MONTENEGRO de RODEI0, aqui no RJ.
Antes de tudo, acho q vc deveria abrir um tópico intitulado MONTENEGRO DO CASTELO DE PAIVA para tornar mais visível o seu interesse.
Vc sabe q os MONTENEGRO de RODEI0 são aparentados com o escritor CARLOS HEITOR CONY? CHC escreveu uma crônica sobre JOAQUIM PINTO MONTENEGRO e o mencionou em seu livro QUASE MEMÓRIA.
Sds,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO do Castelo de Paiva

#170781 | svcosta2000 | 23 out 2007 21:28 | Em resposta a: #170736

Frederico,

Perfeito! É isso mesmo.

Esse Joaquim Pinto Montenegro vem a ser irmão de minha avó materna, portanto um dos filho desse meu bisavô.

Na verdade o "parentesco" com o Cony não é sanguíneo, pois vem pelo lado da segunda esposa de Joaquim Pinto Montenegro, com a qual têve um casal de filhos, além dos 04 outros filhos do primeiro casamento.


Além do mais, estou seguindo sua orientação, com relação à abertura do novo tópico.

Obrigado e aceite minhas saudações.

Sergio

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO do Castelo de Paiva

#170783 | FGJ | 23 out 2007 22:02 | Em resposta a: #170781

Anotei.
Obrigado, FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#170824 | MLS | 24 out 2007 15:00 | Em resposta a: #170491

Cara Ignez
Só hoje vi a sua mensagem. Muito obrigada.
Quanto ao Francisco Alves Barbosa, acho que nunca usou Santarém. Os pais eram: José Alves Neto Barbosa e mulher Maria Antónia de Noronha. Era, como o meu bisavô Bernardino, natural de Santo Tirso, Portugal. Descobri, entretanto, numa papelada, que este Francisco faleceu no Rio de Janeiro a 9/1/1884. Talvez no óbito conste o nome da mulher. Também sei que foi padrinho da filha de Bernardino nascida a 24/1/1870, de cujo parto faleceu a mãe. Neste baptismo a madrinha foi uma Maria Senhorinha Pacheco. Será a mulher dele? O Francisco nasceu no ano de 1837, por isso pode ter casado bastante mais cedo. O meu bisavô Bernardino foi para o Brasil no ano de 1849. Provavelmente o irmão Francisco foi com ele.
Fico a aguardar notícias.
Um abraço

Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#390298 | advaugustosilveira | 21 mar 2018 03:03 | Em resposta a: #101984

Prezado Francisco,

Possuo a identidade do Sr. Francisco José Fernandes Lopes já que o mesmo é meu bisavô.
De fato ele foi casado com Clara Rosa Brum Lopes.

Qualquer outra dúvida, fico a disposição.

Dr. Augusto Leandro Rocha da Silveira

Resposta

Link directo:

Igreja S. Francisco Xavier, Rio de Janeiro

#400127 | NFA | 22 mai 2018 21:38 | Em resposta a: #390298

Caríssimo Augusto Leandro,

Apenas por mero acaso dei conta desta sua mensagem, gostaria imenso de trocar consigo informações, o meu email freiredandrade@gmail.com.

Para melhor localização o Francisco José Fernandes Lopes e Clara Rosa Brum são meus trisavós.

https://geneall.net/pt/antepassados/544618/geraldina-brum-lopes/?b=


Receba um afectuoso abraço,
Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 18:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen