Família Marques

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Marques

#10213 | Gian | 04 out 2001 01:41

Procuro informações da família Marques, do Porto. Consta-me que meu trisavô, chamava-se Albino Marques, era de origem nobiliárquica, nascido em Porto, e seu filho, Osório Ivo Marques, casou-se com minha bisavó, Yolanda Lucchesi, descendente dos Condes Lucchesi e aparentada aos Lucchesi-Palli, filha de Ernesto Lucchesi.

Alguém poderia me ajudar?

Giancarlo Marques Zeni
Campo Novo do Parecis/MT - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10639 | doria_gen | 10 out 2001 16:38 | Em resposta a: #10213

Como é que destes Marques você passa a Moniz de Aragão? Sei de um ramo destes que vai dar em Caio César Tourinho Marques, de Salvador (BA), cctm@ufba.br, que deles, dos Monizes, descendia com uma quebra na varonia.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10727 | Gian | 11 out 2001 11:02 | Em resposta a: #10639

É varonia distante, e sem nobreza, creio eu. Eu não "passei" à Muniz de Aragão sem mais nem menos, e nem sei quem é Caio T. Marques...

O que ocorre é que há mais ou menos 5 séculos, os meus antepassados da linha Marques usavam o sobrenome Marques e Muniz de Aragão, que presumo, com o tempo foi cortado só para Marques.

Giancarlo Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10735 | doria_gen | 11 out 2001 12:46 | Em resposta a: #10727

Vamos por partes:

1) Caio César Tourinho Marques, advogado, procurador do staff da Universidade Federal da Bahia, presidente da Associacão dos Amigos do Arquivo da Cúria de Salvador, vem de ser encartado no título português de Visconde de Tourinho. E' meu amigo, e primo de minha mulher.

2) No Brasil e na Bahia, o sobrenome duplo Moniz de Aragão forma-se quando do casamento, em fins do século XVII, de Francisco [Moniz] Barreto de Meneses, com Isabel de Aragão, descendente de um dos ramos que provêm do Caramuru. Portanto, não tem cinco séculos, e falamos de famílias diferentes, a sua e a destes.

3) Há em Portugal duas grandes famílias de nome Moniz, possivelmente aparentadas, até porque usam as mesmas armas desde o século XV, por aí. Uma, os Monizes de Lusignan, que na linha feminina vêm dos reis de Chipre, Lusignan d'Outre-Mer (se alguém precisar da ascendência de Eléonor de Lusignan, tenho-na). Representa esta linha o Marquês de Sampayo.

A outra, dos Monizes algarvios, que se divide em duas sub-linhas, os Monizes de Angeja, hoje nos Marqueses de Angeja, então Noronha Moniz, e os Monizes de Silves, ou Monizes Barretos, que passam à Madeira e daí ao Brasil. Destes ainda existe a varonia de Moniz.

Em que pese a opinião contrária de Braancamp Freire, Filipa Moniz, mulher, em 1480, de Cristóvão Colombo, era dessa linha. (Isso dá uma discussão daquelas...)

3) Há também, em S. Paulo, uma linha Moniz desencontrada, de quem provinha, na varonia, o pintor Benedito Calixto.

4) Não conheço nenhum casamento Moniz + Aragão no fim do século XV, ou começos do XVI. Isso não quer dizer que não tenha acontecido: apenas não sei. Vc pode dar detalhes?

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10772 | Gian | 11 out 2001 18:40 | Em resposta a: #10735

Apenas esboçando...meus antepassados não são do Brasil, são de Portugal. Meu bisavô foi o que veio ao Brasil, na Ia Guerra. Encontrei alguns antepassados dele no século XV com o sobrenome Marquez Muniz de Aragón, espanhóis de Navarra. Não sei se eram realmente varões ou com varonia n'estas famílias, mas assim tinham o sobrenome.

Se quiser me desmentir, vá em frente. Mas acho que a família é minha e acho que quem tem mais informações sou eu...não?

Outra coisa...Não sou parente d'este Visconde. Existem muitas famílias Marques no mundo sem parentesco documentado, pois Marques vem da contração Filho de Marcos, do Gótico Mark Sen, latinizado para Marco Senus, depois Marco Es, depois Marques.

Mas eu lembro que pedi informações...se não pode dá-las, com licença.

Giancarlo Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10779 | Cueca Azul | 11 out 2001 20:27 | Em resposta a: #10772

Prezado sr Marques,

A sua imaginação é realmente fértil... Mas quando se trata de genealogia temos que ter algum cuidado. Objetividade é rei.

Me divirto com as suas colocações em várias discussões. Os seus delírios de Condados italianos são até divertidos. Mas quando começa a ter miragens em relação a ligações com os Muniz de Aragão e a supostas famílias "nobiliárquicas" Marques do Porto, tem que usar mais precaução. Quase caí da poltrona de gargalhadas...

Abraço e... juízo.

L CA G

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10781 | mm81 | 11 out 2001 20:56 | Em resposta a: #10779

Caros amigos,

Mas o que é que se passa aqui?
Porqué é que vejo em toda a gente um grau de agressividade acima do normal. Será por tarmos em tempo de guerra, isto estará a afectar assim tanto as pessoas.
Não se percebe porque que o meu caro Giancarlo Zeni respondeu de forma agressiva, a quem só me pareceu estara aquerer ajudá-lo.
E mais esta ultima resposta, completamente menosprezando e quase insultando-o, por parte de alguem, que não sei quem é (pelo menos deveria dar ao trabalho de pôr o nome)é um completo absurdo.
Não se percebe porquê que as considerações deste, "nosso amigo", Giancarlo Zeni não possam ser levadas em consideração e passiveis de serem válidas. Vá lá o "rapaz", é jovem mas é interessado e curioso, e quem sabe não tem alguma razão.
Vamos ter paz e calma, que neste momento dificil porque passa o mundo, já basta de lutas.
O Forúm serve para troca de conhecimentos e ajuda, nunca se esqueçam.

Cumprimentos fraternos

Manuel Duílio Gomes Leite Rombert Marques (lamento mas o meu Marques nada tem a ver com os que pretende investigar)

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10785 | doria_gen | 11 out 2001 21:13 | Em resposta a: #10772

Bom, interrompo neste momento nossa conversa. Não estou aqui para pedir informações; dou-nas. Se o que sei não interessa a você, lamento muito.

E' necessário também manter um certo nível de civilidade nessas trocas. Por favor, não precisa responder a esta minha mensagem final.

Sempre cordialmente,

Francisco Antonio de Moraes Acciaioli Doria

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10792 | doria_gen | 11 out 2001 21:40 | Em resposta a: #10772

Bom, interrompo neste momento nossa conversa. Não estou aqui para pedir informações; dou-nas. Se o que sei não interessa a você, lamento muito.

E' necessário também manter um certo nível de civilidade nessas trocas. Por favor, não precisa responder a esta minha mensagem final.

Sempre cordialmente,

Francisco Antonio de Moraes Acciaioli Doria

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10794 | Gian | 11 out 2001 21:43 | Em resposta a: #10781

Perdão, Sr. Manuel.

Realmente, eu ando stressado...desculpas sinceras. Desculpe-me mesmo.

Abraços
Giancarlo Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10795 | Gian | 11 out 2001 21:45 | Em resposta a: #10779

ORa!

É vós quem estás a delirar!

Quem me disse que meu bisavô e trisavô e antepassados eram do Porto e nobiliárquicos (descendentes) fora meu avô. Queres o endereço dele para brigar???

Delírios com Condes italianos?Claro!!! A Família Lucchesi não existe e é pouco nobre, nossa...fale com qualquer italiano entendido de genealogia e pergunte dos Lucchesi, ignorante!

Covarde!Nem o nome colocou!

Giancarlo Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10797 | Gian | 11 out 2001 21:46 | Em resposta a: #10785

Sr. Doria,

Peço desculpas. Eu estive realmente muito stressado, e até irracional. Perdão, mais sinceros.

Gian Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10798 | doria_gen | 11 out 2001 21:48 | Em resposta a: #10772

Bom, interrompo neste momento nossa conversa. Não estou aqui para pedir informações; dou-nas. Se o que sei não interessa a você, lamento muito.

E' necessário também manter um certo nível de civilidade nessas trocas. Por favor, não precisa responder a esta minha mensagem final.

Sempre cordialmente,

Francisco Antonio de Moraes Acciaioli Doria

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10804 | Cueca Azul | 11 out 2001 23:00 | Em resposta a: #10797

Caro Sr Marques,

As suas desculpas estão aceites. Compreendo que o stress provoque reações "inesperadas".
O reputadíssimo genealogista Francisco Dória estava apenas tentanto ajudá-lo. Por isso é que participamos neste forum.

Aceito as suas desculpas,

Abraço fraterno,

Luiz CA

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10809 | Gian | 12 out 2001 00:15 | Em resposta a: #10804

Primeiro...meu sobrenome é Zeni...Marques é Materno...Segundo...vós fostes desagradável comigo...não acha que vós deverias se desculpar?

Do Cordial
Giancarlo Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10814 | Cueca Azul | 12 out 2001 00:43 | Em resposta a: #10809

Ilustríssimo,

Se nossos comentários foram recebidos como desagradáveis, imploramos perdão por nossos pecados.

Uma vez mais Cueca Azul assegurou que justiça fosse feita.

Saudações romanas,

Luiz C Azul

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10815 | Gian | 12 out 2001 00:45 | Em resposta a: #10814

Dio Santo...Heiliger Gott...

Poderia dizer seu nome?

Sem recentimentos
Giancarlo Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10819 | Cueca Azul | 12 out 2001 01:21 | Em resposta a: #10815

Caros Giancarlo,

Cueca Azul é meu nome,justiceiro genealógico encapuçado para livrar o mundo da tirania e injustiça no mundo da genealogia.

Justiça foi feita, a Paz foi restaurada. Continuo a minha cruzada.

Mon coeur est mon epée.

Au revoir,

CA

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10825 | doria_gen | 12 out 2001 09:05 | Em resposta a: #10797

Desculpas aceitas :)

O que vc precisar, se eu souber, respondo com prazer. E agradeço o `reputadíssimo' do amigo CA ;-)) Nem tanto...

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10841 | Gian | 12 out 2001 13:15 | Em resposta a: #10825

:)

Grato!

Abraços
Gian Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10859 | Gian | 12 out 2001 17:41 | Em resposta a: #10825

Espere...talvez eu descobri o motivo do alarde...A família paterna do meu avô é judaica, e talvez por isso não seja a Muniz de Aragón verdadeira/legítima. E o nome completo era Marquez Muniz de Aragón Álvarez Cohen, mas foram eliminando um a um...até ficar só Marques.

Abcs,
Gian

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10870 | Cueca Azul | 12 out 2001 19:02 | Em resposta a: #10859

Se estas famílias estavam ligadas a Portugal recomendo-lhe os 3 volumes da obra do José Maria Abecassis - "Genealogia Hebraica". Trata-se de uma das obras mais completas e profissionais que tenho visto.

Não me recordo dos outros nomes mas o Cohen está bem abrangido.

LCAG

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10871 | Gian | 12 out 2001 19:07 | Em resposta a: #10870

Shalom!

Eram sefaraditas estabelecidos em Navarra/Espanha, passaram a Portugal no século XVII. Do Cohen eu tenho muitas info's tb!

Abraços
Gian

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#10892 | doria_gen | 13 out 2001 08:47 | Em resposta a: #10859

Desses infelizmente nada sei, e nem sequer os conheço. Boa sorte!

fa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 02:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen