Alcaides de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Alcaides de Lisboa

#102321 | fertelde | 06 out 2005 09:51

Estimados. Peço ajuda para conhecer a figura de Francisco da Cunha Rego que foi Alcaide da Cidade de Lisboa entre 1744 e 1749.
Agradecendo de antemao ,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161308 | fertelde | 29 jun 2007 18:26 | Em resposta a: #102321

Pedido renovado.
Algum investigador por aqui, sobre o Municipio de Lisboa?

Cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161454 | fertelde | 01 jul 2007 07:43 | Em resposta a: #102321

Peço ajuda para conhecer a figura de Francisco da Cunha Rego que foi Alcaide da Cidade de Lisboa entre 1744 e 1749. Está na IANTT on-line, mas eu gostaria de saber quem eram os pais...
Agradecendo de antemâo ,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161462 | aeiou2 | 01 jul 2007 11:31 | Em resposta a: #161454

Bom dia, caro Fernando de Telde,

No Genea encontra só 18 Alcaides, na GEPB, não consta este nome.

A CML, vai editar um livro sobre os Alcaides de Lisboa na Idade Média.

Também não sei quando acabaram os alcaides, mas julgo que é uma figura da Idade Média.

Se escrever no Motor de usca do Google encontra vária informação.

Cumpts.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161597 | fertelde | 02 jul 2007 18:46 | Em resposta a: #161462

Estimada Maria:
Bom dia também para sí, e o meu obrigado pela resposta.
Este nome, está inscrito em lápide de mármore à entrada da Câmara Municipal de Lisboa, onde em várias lápides, aparecem de forma cronológica os nomes dos inumeros Alcaides e presidentes daquela Câmara. Tenho foto daquela onde aparece Francisco da Cunha Rego...
Na IANTT on-line, também aparece. Mas o meu objectivo está em conhecer a sua ascendencia. Parece ser o que era natural de Guimarâes, filho de Mathias de Carvalho, que aparece também na IANTT on-line...

Francisco da Cunha Rego
Datas 12/07/1733
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.17, fl.481v
ÂmbitoConteúdo Carta. Vereador do Senado da Câmara de Lisboa.
EntidadeDetentora IANTT

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161638 | aeiou2 | 03 jul 2007 07:04 | Em resposta a: #161597

Caro F de Telde,


Encontrei no Google, Francisco da Cunha Rego Chaves,*19.9.1881,Lisboa,+6.2.1941 Lisboa,filho do general de brigada António Augusto Chaves e de Mariana C da Cunha Rego.

Talvez esta,Mariana C da Cunha REgo, seja familiar do Francisco da Cunha Rego.

Como o marido é militar, talvez, no seu processo individual venha o nome dos pais, e com sorte sejam militares, e o pai o Francisco da Cunha Rego e assim agarra o fio à meada.

O que, eu encontrei foi Ministro das Finanças, do Ultramar, Governador Geral de Angola, Governador da Companhia Niassa em Moçambique, Prof. da Escola Militar, coronel de Engenharia, Medalha de Prata Classe de Comportamento Exemplar, COMde Aviz, C OS Tiago da Espada,lente adjunto da Esc. de Guerra durante a 1ª G Guerra.

Melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161639 | fertelde | 03 jul 2007 07:37 | Em resposta a: #161638

Estimada Maria:
Agradeço a sua mensagem, porém è de referir-lhe que estes datos fui eu que os coloquei, quer na minha página pessoal no genea, quer nos datos que estâo na página oficial do próprio Genea Portugal.
Tenho o processo militar de Francisco da Cunha Rego Chaves em CD, que pedi para o Arquivo Histórico Militar em Lisboa. Também cabe informar, que F. Cunha Rego Chaves era primo direito do meu avô.
A Srª Mariana Correia da Cunha Rego era tia do meu avô, e conheço a sua ascendencia no que está até ao momento colocado no Genea, e na minha página pessoal. Estou tentando entroncar ao que foi Alcaide de Lisboa na familia Cunha Rego. Por isso solicitei ajuda no forum, a ver se há alguma pista nos Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa, ou se se consegue algum elemento na Torre do Tombo.

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161642 | aeiou2 | 03 jul 2007 09:06 | Em resposta a: #161639

Afinal não dei pista nenhuma.

Paciência como diz a minha neta, fica para a próxima.

Cumpts.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161643 | fertelde | 03 jul 2007 09:28 | Em resposta a: #161642

Nâo, até deu, pois a informaçâo que o pai era Coronel nâo a tinha, estava para lhe perguntar em que página vio a informaçâo...

Cmpts

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161688 | aeiou2 | 03 jul 2007 15:27 | Em resposta a: #161643

Fui ao Google e escrevi o nome Francisco da Cunha Rego e aparecem vários sites e pdf para consultar.
Cmpts

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides de Lisboa

#161729 | fertelde | 03 jul 2007 21:18 | Em resposta a: #161688

Estimada Maria:
Ok, entâo é a página em PDF, infelizmente nâo tenho conseguido abrir esta página em PDF. Mas como viu, até foi uma ajuda o "pequeno" pormenor do pai de Francisco ter sido Tenente Coronel. Isso poderá ajudarme a iniciar buscas para chegar pelo mennos até aos avós, pois como nâo é meu ramo directo, nâo vou aprofundar muito naquela direcçâo da familia Chaves...

Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 04:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen