Visconde de Gemunde

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas | Famílias

Visconde de Gemunde

#10238 | artur41 | 04 out 2001 17:21

Caros colegas


Venho-vos dar conta de documentação interessantíssima, lida
em casa de miha prima Maria do Carmo(prima direita,pelo lado
materno, de minha avó Maria de Assunção Camisão. Esta minha prima, casou-se com António José Luís Simões Mendes, filho
de Phedro Luís Mendes e de Maria Amália da Piedade Simões
(Mendes). Neto do 1º Visconde de Gemunde, e de Vicência (Mendes), de naturalidade Brasileira.
DO casamento de minha prima Maria do Carmo, nasceu Isabel Fátima Valente Simões Mendes(Torrado) que casou com José Manuel Torrado, tendo duas filhas: a Ana Cristina, e a Sandra Marília; ambas, estudantes e solteiras.
Trata-se de documentos referentes a Manoel Luiz Mendes, 1º visconde de Gemunde:
Manoel Luiz Mendes, nasceu no lugar de Camposinos, freguesia de Via Todos, concelho de Barcelos, diocese de Braga; conforme consta do registo paroquial desta freguesia
num dos livros de baptizados a fls. 62 verso.
Era filho de Luiz António Mendes e de Joaquina Ferreira da Cruz. Neto paterno de António José Mendes e Maria Pereira da freguesia de Gemunde. Neto materno de Manoel Ferreira da Cruz e Ana Ferreira(da Cruz).
É nomeado, por Carta patente de 1886, para Vice-Cônsul do Estado do Rio de Janeiro. Registado no Consulado Geral aos
15 de Janeiro de 1898.
Em 13 de Maio de 1896 é-lhe concedido por decreto o título
de Visconde de Gemunde. Ficando obrigado ao pagamento da quantia de 1.200 mil reis de mercê e dos correspondentes adicionais; ficando obrigado a apresentar esse documento na
Secretaria de Estado de Negócios da Fazenda, segundo regulamento de 28 de Agosto de 1860. Registado no Arquivo
da Torre do Tombo a fls. 1480 do Livro 8 do Regimento de Mercês por 3.500, Lisboa 3 de Junho de 1896, Vitorino Gonçalves a fêz.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10239 | alentejo | 04 out 2001 17:44 | Em resposta a: #10238

Caro Artur,


A "Nobreza de Portugal e do Brasil" chama-lhe António Luís Mendes, FCCR (23-II-1897), Comendador da Ordem de Nossa Srª da Conceição, o título foi-lhe concedido por dec. de 11-Vi-1896 (D. Carlos).

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10240 | Carlos Silva | 04 out 2001 17:59 | Em resposta a: #10238

Caro Artur Camisào Soares,

Se nào me engano Gemunde é freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicào.

Acontece que a Camara de Famalicào tem desenvolvido especial esforço em volta de seu patrimonio historico.

Efectivamente, Famalicào é concelho relativamente "novo", com um patrimonio que se pode considerar de pouco relevo, em comparaçào com o do vizinho concelho de Guiamràes (para dar uma ordem de ideias).

No entanto é um concelho industrializado, desenvolvido, "rico" para assim dizer.

Vai portanto desenvolvendo notavel esforço para por em relevo aquilo que tem na materia.

Assim, apareceu (ou està a aparecer) um museu Bernardino Machado, no palacete do barào da Trovisqueira.

Creio que o museu nào està aberto ainda ao publico. No entanto ja publica trabalhos sobre a emigraçào "Brasileira" no séc. 19, em volta de figuras importantissimas como o Barào de Joane (Pai do Presidente Bernardino Machado), o Barào da Trovisqueira, e se nào me engano outros baroes, viscondes, condes, (posso pormenorizar se estiver interessado), saidos da emigraçào "Brasileira" entre os quais se me lembro bem se deve incluir o Visconde de Gemunde.

Provavelmente o Arquivo Municipal de VN de Famalicào (ou o Museu) estarà interessado na documentaçào, se a familia a disponibilizar.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10241 | artur41 | 04 out 2001 18:10 | Em resposta a: #10239

Caro Nuno


Tem toda a razão quanto ao nome próprio: mea-culpa!!!
Efectivamente confirmo por leitura do
documento autêntico que o nome que consta é: António Luiz Mendes.
Relativamente aos decretos poderemos
estar a falar de coisas distintas.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares


P.S. Realmente há coisas incríveis
Sabia que o nome era António
e não Manoel. Aida ontem estive
com o documento nas mãos!?
Enfim, aconteceu!

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10242 | alentejo | 04 out 2001 18:17 | Em resposta a: #10241

Caro Artur,

Acontece a toda a gente :-)

Seria interessante averiguar a descendência desse titular, já que o referido Livro diz que se desconhecem outras circuntâncias. Seria interessante um dia aparecer essa obra actualizada.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10244 | artur41 | 04 out 2001 18:40 | Em resposta a: #10240

Caro Carlos Silva


Estive a falar ao telefone com a minha prima Maria do Carmo, mãe
da Isabelinha: 4ª Viscondesa de Gemunde.
Ela não se opõe, desde que o original
fique com ela.
Poderá talvez, vir a ser objecto duma
exposição!?


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10245 | Carlos Silva | 04 out 2001 18:44 | Em resposta a: #10240

Relativo ao Visconde de Gemunde, vejo mais a seguinte referencia :

"Actividades Socio-Culturais, Comerciais e Personalidades de Vila Nova de Famalicào no inicio do séc. XX" por Eduardo Manuel santos Carneiro, in boletim cultural n°14, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicào, 1996, pp.119 e seguintes.

Embora nào seja o assunto principal do topico tomo a liberdade de confirmar o condicional antes escrito :
Ao lado de Antonio Luiz Mendes (1846-1915), Visconde de Gemunde, devem se assinalar mais :

José Francisco da Cruz Trovisqueira (+1898), Barào da Trovisqueira
Bernardo Ferreira da Costa e Sousa (+1900), Conde de S. Cosme do Vale
Manuel Ferreira da Costa e Sousa, 1° barào de Famalicào
Antonio Luiz Machado Guimaràes (1820-1882), 1° barào de Joane
no que diz respeito ao nobilitados, sendo de salientar, além desses, mas na mesma "inclita geraçào" do progresso de Vila Nova, José Joaquim de Sousa Fernandes (1849-1928).

cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10246 | artur41 | 04 out 2001 18:46 | Em resposta a: #10242

Caro Nuno,


Estou a envidar esforços junto das minhas primas, para se fazer um inventário do legado de António Luiz
Mendes.
Darei notícias futuramente.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10247 | artur41 | 04 out 2001 18:52 | Em resposta a: #10245

Caro Carlos Silva


Fico-lhe muito agradecido por esses dados, que me está a fornecer.
Transmitirei a informação às minhas primas.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10253 | Vasco Jácome | 04 out 2001 22:05 | Em resposta a: #10240

Caro Artur Camisão Soares e Carlos Silva

Apenas intervenho para assinalar o facto de que Gemunde é freg. do concelho da Maia, como podem verificar em www.anmp.pt, pegada ao concelho de Vila do Conde, como podem ver em “Mapas” do www.sapo.pt, por exemplo.

Não sei se poderá dar o caso de o título não ser sobre a esta freguesia, mas sim sobre outro local, eventualmente de Famalicão. Mas a família deve saber disso.

De qualquer modo, isto não impede que o Visconde estivesse ligado a Famalicão e as instituições locais não se interessem pelos seus factos biográficos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10259 | artur41 | 04 out 2001 22:43 | Em resposta a: #10253

Caro Vasco Jácome


Pelo que sei, a minha prima Isabel, tem mais dados sobre seu antepassado e sobre alguns seus primos.
O pai dela, representante do título ainda mantinha relações com seus primos brasileiros, o mesmo não se passa com a Isabel.
Uma coisa é certa, a ela pertence grande parte do espólio. Ela é que tem que decidir.
Quanto ao facto de Gemunde pertencer
à Maia, essa é a realidade.


Cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10261 | Carlos Silva | 04 out 2001 23:02 | Em resposta a: #10253

Caro Vasco Jacome,

A antiga freguesia de Gemunde (a de Famalicào) foi anexa à de Outiz. Outra fonte diz que a de Brufe (o Abade do Louro, 1867), o que me parece opiniào isolada. Sào freguesias limitrofes, situadas perto de Viatodos.
José Augusto Vieira no seu « Minho Pittoresco » (1887) nào a esqueceu.

O antigo solar (e Torre) de Gemunde, em Outiz é uma muito bela casa.

Nào significa que seja origem do Titulo.
A ligaçào do Visconde a Viatodos basta para explicar empenho no desenvolvimento da vizinha Vila Nova de Famalicào.

Suponho que as biografias dos “Aspectos de Vila Nova” (1959) de Vasco César de Carvalho dào a resposta.

Melhores cumprimentos.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#10313 | Vasco Jácome | 05 out 2001 20:04 | Em resposta a: #10261

Caro Carlos Silva e Artur Camisão Soares

Desconhecia a existência dessa antiga freguesia.

Assim sendo, sempre pode ser que a “origem geográfica” do apelido seja de um local de Famalicão.

Realmente, é uma pena que vários obras sobre titulares não se refiram a este aspecto, de identificar o local a que os títulos dizem respeito. Aí, honra seja feita aos autores do “Livro de Oiro da Nobreza”!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#11096 | sapeca | 15 out 2001 23:12 | Em resposta a: #10261

Meus caros amigos:
A antiga freguesia de S. Miguel de Gemunde, do então julgado de Vermuim, era honra no século XIII e XIV, a qual veio a recair nos Sás, sendo que João Afonso de Sá dela era senhor através de sua mulher Maria Martins "de Gemunde".
Esta linhagem medieval dos "de Gemunde" é referenciada amiudadas vezes nas inquirições de D. Afonso III, D. Diniz e D. Afonso IV.
De resto, Pero Pais de Gemunde e seu irmão Fernando Pais, foram cavaleiros de D. Sancho II, sendo o 1.º um dos que assina a carta de foral de Vila Nova de Famalicão, cabeça da "terra" de Vermoim.
Os Sás foram de igual modo padroeiros da igreja desta freguesia, como o foram da de S. Tiago de Antas.
Quanto à linhagem dos "de Outiz", que tão proximamente anda ligada à dos Sás, por ambas derivarem da "de Gemunde", pertencia ela (como a dos Sás) à dos naturais dos mosteiros de S. Simão da Junqueira (através de uma ligação documental, ainda pouco consistente, à linhagem dos "Farizeus"), Pedroso, Grijó e Moreira, na categoria dos cavaleiros e escudeiros.
Sobre tudo isto me refiro no meu estudo "Sás - As origens e a ascensão de uma linhagem".
A freguesia do concelho da Maia, teve sempre e tem ainda hoje como orago S. Cosme e Damião.

Um abraço a todos.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Gemunde

#11103 | artur41 | 15 out 2001 23:33 | Em resposta a: #11096

Caro Fernando Moreira de Sá Monteiro


E eu sou testemunha do que diz, pois tive o privilégio de ler o seu estudo; obra que gentilmente me ofereceu, com dedicatória.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 07:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen