Guarda Municipal do Porto 1844

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Guarda Municipal do Porto 1844

#102682 | Jorgito | 10 out 2005 17:28

Queira desculpar o abuso por utilizar esta oportunidade, mas não resisti.
Caso seja possível, e tiver acesso, poderia fazer-me o favor de verificar se o meu trisavô nomeado por decreto de 6 de junho de 1844 como capitão da Guarda Municipal do Porto, se consta do seu processo o nome da esposa, data de nascimento da mesma e local. Sei que teve mais dois filhos aí no Porto. Um é meu tio bisavô Capitão-de-Mar-e-Guerra Eduardo João da Costa Oliveira, n. a 12 de Outubro de 1847 no Porto. Minha bisavó chamava-se Amelia Julia da Costa Oliveira; quanto ao outro filho desconheço o nome. Meu trisavô chamava-se José Domingos ou Domingues de Oliveira n. a 1 de Março de 1809, f. a 16 de Março de 1880 e foi para tropa a 19 de Dezembro de 1828 com 19 anos e casado. Nasceu na Praia da Victória, participou na batalha de 11 de Agosto de 1829, tendo desembarcado no Mindelo em 1832. Foi nomeado auxiliar na Divisão de Hespanha em Novembro de 1835.
Muitíssimo obrigado e mais uma vez as minhas desculpas pelo abuso.
Angra, 10 de Outubro de 2005
Victor Jorge Pamplona Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Guarda Municipal do Porto 1844

#102696 | R.Miguel Nunes | 10 out 2005 19:36 | Em resposta a: #102682

Caro Victor Pamplona,

Essa informação, e ainad irei confirmar aquilo que lhe irei dizer, mas julgo que só obterá junto do Arquivo Geral do Exército ou Arquivo Histórico do Exército, onde o processo do seu trisavô certamente estarará arquivado, só então após obter essa informação, talvez, o poderei ajudar...

Cordialmente,
Miguel Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Guarda Municipal do Porto 1844

#102716 | Jorgito | 11 out 2005 02:11 | Em resposta a: #102696

Caro Sr. Miguel Afonso,

Obrigado pela pronta resposta e passo a dar as informações que obtive no Arquivo Histórico Militar em Lisboa:
O General Jose Domingos (ou Domingues) de Oliveira n. na Praia da Vitória. ilha Terceira Açores. Assentou praça a 19 de Dezembro de 1828 como sargento, idade 19 anos, casado, filho de Manuel Macha de Souza. Pais que já encontrei. A minha bisavó é natural da ilha Terceira, mas encontrando a sua paróquia, nem encontro o casamento, as coisas tornam-se difíceis.
No historial de assentos de meu trisavô tem:
CAMPANHAS:
1828-1834 Batalha e Acção da Vila da Praia. Batalha da Praia 11 de Agosto de
1829.
1832 Desembarcou nas praias do Mindelo.
Batalha de Asseiceira 16 de Maio de 1834 na defesa da Cidade do Porto.
1835 Auxiliar na Divisão de Hespanha em Novembro.
Por decreto de 6 de Julho de 1844 foi nomeado Capitão da Guarda Nacional do Porto.
Foi promovido a Tenente em 19-4-1847, a Capitão de 1ª classe po DL de 1 Set de 1861, a Major por DL de 10 de Junho de 1866.
A 26-8-1844 passou à 3ª Secção do Exército.
Reformou-se a 17 de Naio de 1876 por decreto Ordem do Exército nº13
Faleceu a 16 de Março de 1880 na freguesia da Sé, Angra do Heroísmo para onde tinha vindo em 1878. As notícias locais são lacónicas no seu falecimento.

Teve um filho na cidade do Porto a 12 de Outubro de 1847, irmão da minha bisavó nascida cá, mas que não encontro, de nome Amelia Julia da Costa Oliveira. Este irmão foi o Capitão de Mar e Guerra Eduardo João da Costa Oliveira que assentou praça em 8 de Julho de 1862, passando ao efectivo a 20 de Novembro de 1874, faleceu em Maio de 1914. Também da documentação nada consta sobre a mãe, porque nos registos só mencionam o nome do pai. Quanto ao falecimento encerra o livro de assentos somente com: faleceu em Maio de 1914, mas não diz onde por já estar aposentado.

O General José Domingues de Oliveira foi exonerado de Capitão da Guarda Municipal do Porto pelo Duque de Palmela, assim como o Alferes do Regimento de de Infantaria nº 2 - Eduardo Matheus de Almeida Coelho e o Tenente do Regimento de Infantaria nº 6 - Cazimiro Barreto dos Santos. Os dois primeiros por Decreto de 29 de Maio de 1844 (6?) e o último por Decreto de 8-6 do mesmo. Estas datas são contraditórias com a nomeação dos assentos militares. Mas no despacho feito pelo escrivão diz: O Prsidente do Conselho de Ministros, Ministro e Secretário d'Estado dos Negocios do Reino, assim o tenha entendido e faça executar = Paço de Belem em trinta de Julho de mil oitocentos e quarenta e seis.

A minha bisavó casou em Torres Vedras com Silvino Cândido Moniz da Maia.

Desculpe toda esta descrição, pela sua perda de tempo, mas estou parado sem saber da ascendência da minha avó Herminia Amélia Moniz Ramos, porque, também, nada encontro em Torres Vedras. Estive lá dois dias, quer no Registo Civil, quer no notariado da Igreja nenhuma pista encontrei.

Muitíssimo obrigado pela atenção
Com os meus respeitosos cumprimentos
Victor Jorge Pamplona Ramos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 03:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen