Pesquisas no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Pesquisas no Brasil

#102765 | fasc | 11 out 2005 18:59

Um meu familiar foi para o Brasil por volta de 1850. Presumo ter lá casado e ter tido 4 filhos que faleceram antes de regressar a Portugal. Gostaria de ter conhecimento dos pormenores da sua estadia no Brasil para complementar dados que tenho sobre a sua vida em Portugal após o regresso. alguém me pode ajudar informando quais os Organismos ou Entidades que posso consultar para as pesquisas? Obrigado.
Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#102775 | Lourval | 11 out 2005 22:36 | Em resposta a: #102765

Oi Fernando.
Onde ele morou? Se foi em São Paulo posso ajudar.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#102803 | fasc | 12 out 2005 10:11 | Em resposta a: #102775

Oi Lourval
Não tenho a certeza mas pode ter sido em São Paulo. É uma possibilidade.
Seu nome era JOSÉ CORREIA PINTO (LEÃO DE CARVALHO), natural da freguesia de Penajóia, concelho de Lamego, nascido em 1830.
Se puder ajudar agradeço. O apelido entre parentesis foi usado por ele, penso que, depois de regressar a Portugal.
Obrigado
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#102847 | Lourval | 12 out 2005 22:29 | Em resposta a: #102803

Oi Fernando.
Eu entrei no sítio da telefônica, que funciona apenas no Estado de São Paulo. Há muitos "Correia Pinto" e muitos "Leão de Carvalho" .... cerca de vinte famílias cada. O que acha? Eu acha que Leão de Carvalho seriam poucos.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#102884 | fasc | 13 out 2005 16:26 | Em resposta a: #102847

Estou tentando saber data e destino da ida do meu familiar para o Brasil. Porque não tenho ainda esses dados e são muito importantes. Mal saiba entrarei em contacto novamente para tentar resultados aí em São Paulo, ok? Se é que ele foi para São Paulo.
Obrigado pela sua disponibilidade. Cumprimentos
Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#106152 | fasc | 25 nov 2005 19:34 | Em resposta a: #102847

Neste momento já sei que meu familiar de nome JOSÉ CORRÊA PINTO foi para a cidade de RIO GRANDE, Estado do Rio Grande do Sul, em Agosto ou Setembro de 1853 (saída de Portugal). Era solteiro, 23 anos de idade, profissão sapateiro.
Como poderei saber dados sobre a sua vida no Brasil, seu(s) casamento(s), filhos, etc.
Obrigado por qualquer informação.
Cumprimentos
fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#106175 | Lourval | 26 nov 2005 02:03 | Em resposta a: #102803

Luiz Leão de Carvalho Tel: (51) 3222-3363

Rua 24 Outubro, 33 ap 6
Independência - Porto Alegre - RS
CEP: 90510-002

Oi Fernando. Este telefone acima eu tirei do seguinte sítio:

http://www.telelistas.net/

Selecionei o Estado do Rio Grande do Sul e coloquei o nome Leão de Carvalho

Existem inúmeras possibilidades de pesquisar neste sítio. Você pode inclusive colocar o nome da cidade. Eu coloquei Rio Grande, que fica no Rio Grande do Sul e coloquei o nome Pinto. Mas não foi conclusiva a pesquisa neste caso.

Vamos pensar no que fazer.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#106332 | fasc | 28 nov 2005 10:24 | Em resposta a: #106175

Amigo Lourval
Muito obrigado pela sua pesquisa.
O que essencialmente busco são dados sobre o meu familiar em Rio Grande entre 1853 e 1880(?).
Sei que teve 4 filhos mas todos faleceram pelo que será dificil encontrar algum descendente mas não é impossivel.
O nome que usou no Brasil foi José Corrêa Pinto e só depois de regressar a Portugal acrescentou o Leão de Carvalho.
Porém, também vou pesquisar as Telelistas.
Um abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#106358 | Concha | 28 nov 2005 17:35 | Em resposta a: #102765

Também procuro saber +/- na mesma data, movimento de emigrantes madeirenses de e para o Brasil (1850 e 1950).
(minha avó materna nasceu em São Paulo : Maria Ventura Augusta dos Ramos)
Se me poder ajudar agradecia.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#106365 | mendesdossantos | 28 nov 2005 18:31 | Em resposta a: #106332

Meu caro Fernando,
tenho uma querida amiga que mora nessa cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Queira entrar em contato comigo pelo email gloriamendes_@hotmail.com e veremos se consigo ajudá-lo em alguma coisa.
um abraço
Gloria

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#106382 | Lourval | 29 nov 2005 01:56 | Em resposta a: #106358

Cara Concha,
Sua avó materna nasceu em São Paulo. Você está em São Paulo? Eu estou perto. Cumprimentos.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#106398 | Concha | 29 nov 2005 13:30 | Em resposta a: #106382

Caro Lourval,
Eu vivo na Ilha da Madeira-Funchal.
A minha avó é que nasceu e viveu em São Paulo, até casar com o meu avô.Estou tentando saber como e onde morava,porque não tenho nenhuma referência dessa época.
Vou algumas vezes ao Brasil, mas de férias e inclusivé passei o Carnaval 2003 em São Paulo. Adoro sempre......
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#108001 | eurocomex | 26 dez 2005 04:08 | Em resposta a: #102765

Estou no Rio de Janeiro, se puder ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#108006 | fasc | 26 dez 2005 10:45 | Em resposta a: #108001

Muito obrigado.
Preciso de ajuda mas na cidade de Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#108129 | miro | 27 dez 2005 23:48 | Em resposta a: #108006

já agora, não custa pedir, procuro informações do meu tio-avô Luiz Rodrigues Queiroz ou Machado que vivia na cidade de Obidos - Pará no inicio do século XX, perdemos o contacto.
procuro descendentes de Justeniano Martins Machado que faleceu no Recife - Pernambuco no inicio do século XX.
procuro descendentes de José Gomes de Moura Machado que viveu no estado de Pernambuco no inicio do século XX.
se alguém precisar de informações do concelho de Mondim de Basto - Trás os Montes, posso dar.
cumprimentos.
belmiro ribeiro

Resposta

Link directo:

Pesquisas no Brasil

#108161 | Lourval | 28 dez 2005 11:23 | Em resposta a: #108129

Caro Belmiro,
Tu podes pesquisar no sítio http://www.telelistas.net
Eu por exemplo encontrei Marilena de Moura Machado em Recife - Pernambuco. Eu também encontrei um telefone comercial de Eventos Moura Machado em Olinda - Pernambuco. Eu também encontrei Elias Rodrigues de Queiroz em Óbidos - Pará. Sempre com endereços e telefones.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#108170 | ts | 28 dez 2005 12:58 | Em resposta a: #108001

Hoje li a sua mensagem e gostaria de saber se me consegue ajudar numa pesquisa que estou a fazer e até hoje não encontrei nada. Já escrevi para a Santa Casa da Misericórdia do R. Janeiro, Polícia R.J. e outros.
Gostaria de saber se um dos meus familiares que foi para o Rio de Janeiro deixou família lá ou outros dados. O que possuo: Henrique Pereira dos Santos, nascido em 1877, em V.N. de Gaia. Viveu na Praia de Botafogo, 442. Em 1921 foi passada uma procuração para autorizar a filha a casar. De momento não tenho mais dados comigo mas posso dar mais algumas informações.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#108337 | aluizioalac | 30 dez 2005 02:02 | Em resposta a: #108170

Prezado colega Fernado Correia,

As entradas de imigrantes Portugueses deste período que você pesquisa está no Arquivo Nacional que fica no Rio de Janeiro. Quase todos os imigrantes passavam primeiro pelo porto do Rio de Janeiro.
Deve fazer contato com o Cartórios para pesquisa de Registro Civil, ou seja, registro de nascimento, casamento e óbito a partir do ano de 1889.
Para busca de assento de batismo e matrimônio deve fazer contato com o Arquivo da Arquidiocese.
A Santa Casa da Misericórdia não é um bom lugar para pesquisas.

um abraço

Aluizio - Rio de Janeiro - BR

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#108491 | LS | 31 dez 2005 18:45 | Em resposta a: #102775

Bondia !

Meu bisavo José Nunes Carriço nascéu em 1884 em Camarneira Covões perto de Cantanhede em Portugal. Foi para o Brasil com suas filhas Aida de Jesus Lourenço de 15 anos et Idalina de Jesus Lourenço com 9. Partiram com o navio AVON de Lisboa até Santos no Brasil onde chegaram o 07 abril 1925 e com o destino de BAURU fazenda de Antonio Rodrigues. Estavam acompagnados por Sophia de 27 anos e a filha Francelina de 17 meses.

Pode me ajudar na minha perquista para descubrir a descendencia que existe ?

Como encontrar uma pista sobre a fazenda de Antonio Rodrigues ?

Agradeço muito por qualquer ajuda !

Lourenço Sylvia

Resposta

Link directo:

Pesquisas no Brasil

#108500 | Lourval | 31 dez 2005 20:08 | Em resposta a: #108491

Oi Lourenço.
Eu encontrei Iracy Toloi Carriço em Bauru. O endereço dela é:
Rua Campos Salles, 2083.
Bauru - Vila Falcão - SP
Brasil
o telefone dela é: 14 3234 1978
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Carriço

#108505 | Lourval | 31 dez 2005 20:32 | Em resposta a: #108491

Lourenço,
Eu percebi que há mais Carriços em Santos do que em Bauru. Minha filha mesmo tem uma amiga de sobrenome Carriço, aqui em Santos, onde moro. Será que eles foram realmente para Bauru?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#108558 | Lages | 01 jan 2006 20:43 | Em resposta a: #108129

Caro Miro : Sou português, radicado no Brasil há 52 anos, mais precisamente em Recife, Pernambuco. Por acaso vi uma comunicação sua para o fórum e posso lhe dar alguns esclarecimentos. As pesquisas aqui no Brasil são bem difíceis, não só por falta de documentos anteriores a 1850, também pelas dificuldades que criam os Cartórios Civis, como também pelo tamanho da cidade , que é dividida em cerca de 8 zonas. Sem saber em que zona morreu uma pessoa, fica difícil, porque o Recife no início do século XX já tinha uns 200.000 habitantes. Se você for a uma Igreja dos Mormons que tenha um CHF, eles possuem microfilmes de registos do mundo todo, inclusive dos cartórios civis e permitem aos não-membros pesquisar, que é o que eu faço aqui para conseguir pesquisar minha família de Mondim de Basto (Carvalho, Magro etc), pois a última vez que fui a Portugal foi em 1998. Você diz que pesquisa nessa área ; fiquei curioso. É sobre que família ? Eu já consegui registos de parentes até 1600, em Paradança, Atei, Vilar de Ferreiros, Ermelo, Vilar de Viando e Campos, mas gosto de trocar experiências com quem também é da região. Voltando aos seus parentes, vou pedir à minha cunhada que trabalha no Imposto de Renda, que tem registos dos contribuintes de todo o país, para ver se ainda existe alguém com esses sobrenomes Martins Machado e Moura Machado. Pode ser que ainda haja , quem sabe. Depois volto a me comunicar. Um abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#108564 | miro | 01 jan 2006 22:16 | Em resposta a: #108558

viva antonio,
a minha familia é quase toda originária do concelho de mondim de basto, principalmente da freguesia do bilhó mas também de atei e ermelo. eu pesquiso todas as pessoas nascidas no lugar de travassos que foi onde eu nasci. quanto às pesquisas, eu também consulto os microfilmes dos mormons. se quiser dar uma vista de olhos no meu blog - travassos1.blogspot.com
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Família Carriço

#108575 | LS | 02 jan 2006 01:31 | Em resposta a: #108505

Obrigada !

Vou tentar ligar para essas pessoas !
Tenho so uma duvida ! Gostaria contatar un descendente que existe como e provavel ser de uma das filhas do meu bisavo. Na minha familia as tinhamos o nome da mae que é como eu De Jesus Lourenço ! Portanto e ai que é dificil (se casaram ou se pudiam mudar de nome ?) acho que devo procurar nomes com De Jesus ou Lourenço ou tambem De Jesus Lourenço ?

Muito obrigada de me ajudar !

Resposta

Link directo:

RE: Família Carriço

#199053 | LS | 03 jun 2008 03:17 | Em resposta a: #108505

Bon dia,

Afinal não tenho a certeza. Foi informação que possui do Memorial do Imigrante. Pois foi a declaração que eles fizeram a chegada em Santos,

Cumprimentos,

Lourenço Sylvia

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#210607 | Maria M Luz | 15 out 2008 04:45 | Em resposta a: #106152

Caro Fernando Correia
Em Santa Catarina há um município com o nome de Correia Pinto. Fica perto de Lages (região serrana de nosso estado). Quem sabe você procura no Google o site sobre este município e descobre alguma coisa a respeito desse nome.
Boa sorte! Maria M Luz

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Brasil

#211665 | Millafre | 26 out 2008 16:45 | Em resposta a: #108001

Soy una portuguesa nacida en España como tantos hijos de personal consular, que tengo que escribir en castellano por mis dificultades ortográficas para hacerlo en portugués.

He visto en un foro de genealogía portuguesa su ofrecimiento para búsquedas en Rio de Janeiro, y me dirijo a usted por ver si me puede ayudar en el asunto que le expongo:

Estoy tratando de conseguir la partida de casamiento de mi tercera abuela

LUISA CAROLINA DAS NEVES (o DA COSTA NEVES) con
JOAO JOAQUIM RODRIGUES DE CARVALLO
casados en la parroquia de N.S. da Gloria entre 1854 y 1856.

¿Sería posible para usted ver en los libros parroquiales la partida y mandarme una transcripción? Espero sus noticias y quedo a su disposición para cualquier
gestión en los registros parroquiales o civiles de Galicia.

María Alexandra Homem de Almeida Braga
Via Norte, 9-3º A
36206 Vigo (España)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 15:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen