Alcaides-mores de Barbeita - Século XVII

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Pessoas | Regiões

Alcaides-mores de Barbeita - Século XVII

#102784 | GPC40 | 11 out 2005 23:40

Caros confrades,

Agradeceria a quem soubesse e pudesse informar os nomes, ou referências para pesquisa, dos Alcaides-mores de Barbeita (Monção) na primeira metade do século XVII.

Cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides-mores de Barbeita - Século XVII

#103296 | JM | 18 out 2005 16:02 | Em resposta a: #102784

Caro Confrade

Já algum tempo que iniciei um tópico sobre os senhores do Couto de Barbeita, a que ainda ninguém me soube responder, pelo menos no que se refere a essa época. Não sei se o cargo de Alcaide-mor seria detido pelos senhores do couto\morgadio mas por via das dúvidas tem aqui o link para o ultimo morgado conhecido (nesta base de dados): http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=227313. Se puder olhar para o meu tópico, está em "Lobatos, de Barbeita", pois julgo que conhecerá melhor esta família do que eu.
Com os melhores cumprimentos

Jorge Raposo de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Alcaides-mores de Barbeita - Século XVII

#103338 | GPC40 | 18 out 2005 23:35 | Em resposta a: #103296

Caro Jorge Raposo de Magalhães

Muito obrigado pelas esclarecedoras informações.

Na Inquirição de Genere (Arquivo de Braga) de Francisco Caldas de Araújo, neto de meu 8° avô o Padre Sebastião Lourenço de Caldas, uma das testemunhas diz que este foi pajem e posteriormente soldado (juntamente com a testemunha) da companhia de “Rodrigo Pereira Sottomayor, Alcaide-mor de Barbeita”. Sebastião de Caldas teria obtido a Paróquia de Badim, da qual foi vigário desde pelo menos 1647, como paga dos serviços prestados. Na base de dados do Genea ele está em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=179611

Como se vê, houve confusão, pois na verdade Rodrigo Pereira Sottomayor foi Alcaide-mór de Caminha (por mercê de 7.3.1643) e Senhor do Morgado de Barbeita. Segundo o Genea nasceu por volta de 1620 e foi Mestre de Campo na Guerra do Minho.

Com os melhores cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 14:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen