D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10280 | rmfrp | 05 out 2001 01:26

Boa noite.

Num assento de baptismo de um antepassado meu (de 1729, em Castro Marim), o padrinho é D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida e Senhor del Algarroubo (?), natural das Canárias e assistente na referida vila.

Fiquei com alguma curiosidade em saber quem era este fidalgo e o que estaria a fazer em Castro Marim. Já fiz pesquisa, mas o que consegui saber foi apenas que o título existe, o primeiro titular era das Canárias e alguns dos que tiveram o título tinham de facto os apelidos Benitez e Lugo.

O antepassado em questão é Luís Francisco de Torres, filho de Miguel Francisco de Torres e de Leonor Rodrigues, ambos de Santiago do Cacém. Nada mais conheço da sua ascendência. Sei apenas que nas gerações subsequentes há várias ligações a famílias de origem espanhola.

Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10283 | LBMSPG | 05 out 2001 01:47 | Em resposta a: #10280

Caro Rui Pereira,

Posso adiantar-lhe que o titulo de Marquês de la Florida foi concedido a 24.9.1685 a Francisco del Hoyo y Calderón Lugo y Benitez de Vergara, que foi Regidor Perpétuo de Tenerife, e Mestre de Campo do Terço de Infantaria de Orotava, sendo o actual Marquês Luis Benitez de Lugo y Ascanio, casado com Dona Rosario Massieu y Fernandez del Campo, Marquesa de Arucas.

Se pretender a morada do actual titular peça-me para o meu e-mail que é :

l.pinto@netcabo.pt

Com os melhores cumprimentos

Luis B.de M.S. Pinto Gonçaves

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10326 | rmfrp | 06 out 2001 00:01 | Em resposta a: #10283

Caro Luís Pinto Gonçalves:

Muito obrigado pelos elementos que me forneceu sobre os Marqueses de la Florida. Pela data em que o título foi concedido, o padrinho do meu antepassado será talvez o segundo titular.

Agradeço também a sua oferta relativamente ao contacto do actual titular, mas não penso que tal se justifique, pelo menos de momento.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10407 | PMEQAAT | 06 out 2001 22:19 | Em resposta a: #10283

Caro Luiz

Já que está por dentro dos assuntos da genealogia nobiliárquica espanhola e,devendo você ter em casa alguma bibliografia sobre o tema(eu não tenho),gostaria que me informasse sobre os ascendentes da minha 4ªavó,Doña Matilde de Montufar Infante,condessa de Carvalhal pelo seu casamento com o 2º conde desta designação,meu 4ºavô,e filha dos marqueses de Selva Alegre em Espanha.Pode-me dizer quem foram seus pais,quem foi o 1ºmarquez ,e qual a ligação deste ao longo das gerações com a minha dita avó?

Obrigado
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10409 | rafael mião | 07 out 2001 00:18 | Em resposta a: #10407

Ex.mo Senhor
Ia encerrar o computador ,quando acedi a este tópico.Pensei em não intrometer-me,mas como a informação nunca peca por excesso aí vai:
SELVA ALEGRE(mARQUÊS DE)CONCEDIDO NO eQUADOR POR fERNANDO vi a 13 de Julho de 1747 a D.Juan Pio de Montúfar y Frasso,Cavaleiro de Santiago e Cpitão General e Presidente da Real Audiência de Quito.Em 23 de Julho de 1971 se expediu carta de sucessão a favor de D.aLFONSO DE bullón de Mendoza,casado com D. Ángela Gómez de Valugena y Garcia-Roda.
Continuarei amanhã,se estiver interessado.Muito boa noite com os meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10414 | robalo | 07 out 2001 01:30 | Em resposta a: #10280

Olá Rui Pereira
Estou a começar a interesar-me por encontrar antecedentes e registos da família. Pedia-lhe se me pudesse fornecer todos os elementos que tivesse em relação à sua família, pois Robalinho deverá ser originário de Robalo.
Ando a tentar recolher informação para disponibilizar uma página da geneologia da familia Robalinho na internet.
Já recolhi informações até ao meu trizavô, se quiser que lhe envie alguns dados, dê uma apitadela...

Armando J. Robalinho

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10444 | robalo | 07 out 2001 21:40 | Em resposta a: #10280

Olá Rui Pereira
Fico agradecido pela informação dada já serviu de alguma coisa. Só não percebi a numeração, desculpe lá a minha ignorância...

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10448 | rmfrp | 07 out 2001 23:34 | Em resposta a: #10444

Caro Armando J. Robalinho:

Por favor leia a minha resposta no tema "Antecedentes familia Robalinho".

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10449 | LBMSPG | 07 out 2001 23:35 | Em resposta a: #10407

Meu caro Pedro,

Só agora vi a sua mensagem, porque estive fora, e por isso as minhas desculpas de não ter respondido mais cedo.

Em relação à sua pergunta, posso desde já adiantar-lhe o seguinte :

O titulo de MARQUÊS DE SELVA ALEGRE, foi concedido a 13 de Julho de 1747, a Juan Pio de Montúfar y Frasso Porras y del Corro, que foi Capitão General e Presidente da Real Audiência de Quito, e Cavaleiro da Ordem de Santiago.

O titulo teve já duas quebras de varonia, a primeira em Mendoza e a segunda no actual titular,Alfonso Bullon de Mendoza, que teve carta de sucessão a 23.7.1971. É Professor Catedrático, Cavaleiro da Ordem Militar do Santo Sepucro, Académico da Real Academia de História.

Não tive ainda tempo de consultar mais elementos, mas ainda esta semana lhe enviarei a relação dos vários titulares de MARQUÊS DE SELVA ALEGRE.

Espero que tenham sido uteis estas poucas informações.

Um abraço

Luis Pinto Gonçalves

P.S. Estive a jantar 4ª feira passada em casa da sua irmã Rita.

Um abraço

LPG

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10475 | PMEQAAT | 08 out 2001 17:17 | Em resposta a: #10449

Caros Luiz e Rafael

Muito obrigado pelas informações fornecidas.Fico então à espera de mais elementos,nomeadamente sobre a sucessão de titulares que intermedeia entre o primeiro marquez e Don Joaquim de Montúfar,pai da minha dita 4ªavó,e respectivas mulheres.

Esta ascendência interessa particularmente a todos os descendentes dos 6os Condes de Resende e dos Viscondes de Nossa Senhora da Luz.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: D. Luis de Lugo Benitez, Marquês de la Florida

#10550 | PMEQAAT | 09 out 2001 13:46 | Em resposta a: #10449

Meus Caros

Houve um Marquez de Selva Alegre,não sei se meu antepassado directo ou indirecto,que foi no séc.XIX ,grã-cruz da O.M.de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.Consta da relação de agraciados com esta Ordem dinástica, enunciada no livro de Bélard da Fonseca.Qual deles será?Don Joaquin de Montúfar?

Abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 22:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen