nobreza titular e imemorial,militar,maçonaria

Este tópico está classificado nas salas: Formação

nobreza titular e imemorial,militar,maçonaria

#102835 | alexandre,o grande | 12 out 2005 19:44

Caros amigos

Tenho algumas duvidas e pessoa sua ajuda.

Alem da nobreza hereditaria e titular existem outros tipos de nobreza?
como e qual pessoa devo me referir com o pre nome de "Dom"??
só devo me referir como "Dom" aquele que tem nobreza por titulo???
Gostaria muitissimo de saber se os altos postos de militares conferem à alguem a nobreza (ou seja podem se tratar como "Dom")??
faço o mesmo questionamento para aqueles que possuem postos na ordem maçonica.

obrigado

Eduardo Oliveira Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: nobreza titular e imemorial,militar,maçonaria

#103096 | alexandre,o grande | 16 out 2005 00:10 | Em resposta a: #102835

renovo minhas duvidas.Obrigado.Eduardo Oliveira Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: nobreza titular e imemorial,militar,maçonaria

#103105 | Jonezes | 16 out 2005 03:48 | Em resposta a: #102835

Meu Caro Eduardo Oliveira Ferreira

Em Portugal, há um sentido lato da palavra nobreza que abrange todos os que não têm profissões "mecânicas". O tratamento de Dom era conferido pelo Rei a determinadas pessoas e é transmissível a todos os descendentes varões. No tempo dos Filipes o tratamento foi conferido automaticamente a todos os títulos com grandeza. Consequentemente, nem todos os nobres têm direito ao tratamento de Dom, mas não deixam, por isso, de ser nobres.

Os melhores cumprimentos

Fernando Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: nobreza titular e imemorial,militar,maçonaria

#103125 | saboia | 16 out 2005 16:11 | Em resposta a: #102835

Sugiro adquirir o "Tratado Juridico das Pessoas Honradas", à venda neste site. Segundo ele,existiam em Portugal tres categorias de nobreza: principal do reino, distinta, e ordinaria. Na propria nobreza principal haviam segmentos não-titulados. hereditários ou não, como Senhores de terra, alcaides-mores, comendadores, rico-homens, e outros, além de algumas das categorias de fidalgos, e dos exercentes de certas funções públicas geralmente ligadas à fidalguia. Na nobreza distinta outras categorias de fidalgos, como os da "cota d'armas" , e os cavaleiros e escudeiros. Na ordinária os que foram nobilitados por certos cargos em que eram admitidos, como desembargadores, clérigos acima de determinada hierarquia, e até licenciados(análogo ao atual doutorado) e bacharéis . O Dom e Dona eram para as "pessoas de tratamento distinto" previsto por lei não apenas para os titulares de nobreza, valendo lembrar que existiam os "nobres de linhagem" e os "fidalgos de linhagem", que assim eram considerados em razão da filiaçao, embora não herdassem os títulos ou foros dado o princípio do morgadio ou outras diferenciaçoes legais. Quanto á Maçonaria, certamente não, inclusive por ser uma sociedade ilegal aí e em diversos países, conquanto, no Brasil, nosso D Pedro I (vosso IV) tenha sido seu grão-mestre.
É apenas minha opinião, não necessáriamente correta em tudo.

Cordialmente,

João Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: nobreza titular e imemorial,militar,maçonaria

#103135 | alexandre,o grande | 16 out 2005 17:54 | Em resposta a: #103125

Obrigado pela atenção

suas informações abriram meus horizontes.Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 21:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen