Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#102854 | luis262 | 13 out 2005 00:05

Caros participantes:

Procuro informações sobres ascendentese/ou familiares de Prudêncio Olympio Pereira Macambira, bisavô paterno de minha mulher), nascido cerca de 1820/30, na Província do Pará, Império do Brasil, médico cirurgião, morador no Porto, filho de Francisco José Pereira (Macambira ?) e de D. Margarida Pereira, que suponho sejam naturais do Brasil.
Casou com D.Maria Torquata Mégre, nascida no Porto, Cedofeita filha de Thomáz Megre Restier e de D. Anna Gonçalves de Jesus Mégre. Tiveram entre outros, filhos, Maria da Conceição Macambira, nascida no distrito do Porto, São Mamede de Infesta , a 26.11 de 1864 ( Registo Nº 72/1864, da Paróquia de São Mamede de Infesta)
Noutro site que não posso aqui citar, encontrei:

-Francisco Inácio Pereira Macambira, nascido cerca de 1831 em Santarém, Pará, Brasil e falecido na mesma localidade. Casou em Santarém, Pará, Brasil cerca de 1855, com D. Maria Cardozo Monteiro , natural da mesma cidade, onde nasceu cercade1835.

-Francisco Pereira Macambira, n. cerca de 1875 em Belém, Pará,Brasil, onde viria igualmente a falecer. Casou cerca de 1889 na mesma cidade , com D. Policarpa Macambira, também natural da dita Santarém.

-José Paulo Pereira Macambira, nascido em 1884 em Belém, Pará, Brasil, casou com D.Francisca Franco nascida em 1888 também em Belém.

São elementos , aparentemente desligados , mas é possivel que a junção dos dois apelidos possa significar a existência de algum tipo de parentesco ...

Aliás aparecem mais algus Macambiras, naturais dessas localidades do Pará, mas sem o Pereira.

Agradeço qualquer tipo de informação.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#102993 | luis262 | 14 out 2005 23:11 | Em resposta a: #102854

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#105148 | luis262 | 13 nov 2005 09:35 | Em resposta a: #102993

Renovação de pedido
LP

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#241095 | Paulo Angelo | 04 out 2009 07:39 | Em resposta a: #102993

Prezado Luis,

Queres conversar sobre a origem do sobrenome MACAMBIRA?

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#241114 | luis262 | 04 out 2009 15:11 | Em resposta a: #241095

Caro Paulo,

Tenho todo o interesse1
Fico a aguardar.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#241307 | Paulo Angelo | 07 out 2009 03:49 | Em resposta a: #241114

Prezado Luís,

Sou membro da família MACAMBIRA e também estou à procura de sua origem. Antes, gostaria de fazer algumas colocações: Macambira (bromelia laciniosa) é uma planta de folhas rígidas e espinhosas que é encontrada na região Nordeste do Brasil. Também há um município no Estado de Sergipe, bem como uma vila entre os Estados do Piauí e do Ceará. Esses dados você já deve saber. Vi suas referências sobre uma família “Pereira Macambira”, da qual descende sua esposa, no Estado do Pará. Aqui no Ceará, em especial no município de Canindé, a família Macambira se instalou e fez história, tendo membros atuantes na história política e econômica daquela urbe. Como a palavra Macambira basicamente se refere ao vegetal que faz parte da flora da região Nordeste, é muito provável que a origem da família seja dessa região brasileira. A família “Pereira Macambira” do Pará pode ter descendência de “Macambiras” do NE, em espécial do Ceará, já que é fato que de terras cearenses saíram muitos de seus filhos para a região Norte do Brasil, em especial para os Estados do Acre e Pará. O Macambira mais antigo a que você se refere nasceu por volta dos anos 1820 a 1830. Por volta desse período, especificamente em 1834 nascia meu trisavô, ANTONIO XAVIER MACAMBIRA. Estou na expectativa de receber uma cópia da certidão de batismo de ANA XAVIER MACAMBIRA (Irmã Clara, de Canindé), que em 18 de dezembro de 1904, juntamente com outras moças canindeenses e sob a orientação do Frei João Pedro de Sexto São João, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas em Belém do Pará. Tal documento deverá revelar, se tiver sorte, os pais e avós de ANA MACAMBIRA, o que comprovaria o que fui informado por familiares: que há uma descendência de nossa família do Capitão-Mor português ANTONIO XAVIER DE MEDEIROS, que em 1775 chegou à região que hoje constitui o município de Canindé e iniciou a construção de uma capela que, em decorrência de possíveis milagres verificados, atraiu muitos católicos, tendo sido ampliada e se transformado ao longo do tempo em Basílica, constituindo-se hoje, esse templo canindeense, no maior santuário de peregrinação de Franciscanos fora da Itália. Retornando ao ponto da origem da família MACAMBIRA, soube de uma parenta, que ainda reside em Canindé, que se dera em decorrência de grande quantidade da planta nativa em uma fazenda pertencente a uma família SANTIAGO. Irei ainda checar outras fontes. Irei também acessar outros familiares e alguns registros públicos e eclesiásticos para tentar encontrar o Macambira mais distante. Gostaria de saber se o amigo poderia pesquisar algo sobre o Capitão-Mor português ANTONIO XAVIER DE MEDEIROS, que pertencia à Ordem Terceira de São Francisco. Aguardo Contato.

Cordial abraço.

Paulo Angelo de Souza Macambira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#242333 | Paulo Angelo | 20 out 2009 02:47 | Em resposta a: #241307

Renovo contato, prezado Luís.

Paulo Macambira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#242528 | luis262 | 22 out 2009 11:37 | Em resposta a: #241307

Caro Paulo,

O Capitão-Mor António Xavier de Medeiros não está esquecido.
Em breve lhe comunicarei se consegui encontrar alguma coisa sobre ele.

Um abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#244186 | Paulo Angelo | 15 nov 2009 03:31 | Em resposta a: #242528

Prezado Luís,

Encontrei o pai de Antonio Francisco Xavier Macambira, meu trisavõ e que nasceu em 1834. Seu genitor foi MANUEL FÉLIX XAVIER MACAMBIRA. Descobri que o ANTONIO tinha um irmão chamado TARGINO. Deve ser o Targino Xavier Macambira que consta no dicionário sobre famílias brasileiras. Irei em busca de uma geração anterior a MANUEL FÉLIX. COntinuo achando que a família MACAMBIRA veio do Nordeste brasileiro. Principalmente do Ceará e da Paraíba. Creio tambem que os primeiros fossem cristão novos. Na Bahia e Pernambuco eles seriam caçados pela inquisição.

Abraços.

Paulo Macambira
Fortaleza/Ceará/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#246645 | Paulo Angelo | 28 dez 2009 19:06 | Em resposta a: #244186

Prezado Luís,

Encontrei o pai de Antonio Francisco Xavier Macambira, meu trisavô que nasceu em 1834. Seu genitor foi MANUEL FÉLIX XAVIER MACAMBIRA. Encontrei um livro que relata que MANUEL era Tabelião na Vila de IPU (hoje municíio de mesmo nome) em 1846. Descobri que o ANTONIO tinha um irmão chamado TARGINO. Deve ser o Targino Xavier Macambira que consta no dicionário sobre famílias brasileiras. Irei em busca de uma geração anterior a MANUEL FÉLIX. COntinuo achando que a família MACAMBIRA veio do Nordeste brasileiro.

Abraços.

Paulo Macambira
Fortaleza/Ceará/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#259545 | janay | 28 jul 2010 19:51 | Em resposta a: #102854

Sou Francisco Janay Soares Macambira filho de Raimundo Jamari Soares Macambira. Sou Neto de Audisiso Soares este casado com Felisbela Macambira Soares. Meu bisavo foi Pedro Xavier Macambira, este morara em uma localidade no município de Itatira conhecida como trapiar dos macambiras. Moro em Itatira município no Ceará, este teve a familia macambira como seu fundador onde ate hoje moram muitos desta familia. gostaria de mais contatos sobre pessoas desta familia. Meu telefone para contato é:
(88)34363200 ou 34361067.
email: soares.janay@gmail.com

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#408665 | AlanMacambira | 16 out 2018 20:53 | Em resposta a: #241307

A família Macambira do sertão não tem nada haver com as outras. O meu sobrenome veio do nome da fazenda que o meu Pentavô tinha na região de Canudos. So os filhos que nasceram depois da aquisição da fazenda receberam o nome Macambira.

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#412690 | Walder | 26 fev 2019 12:39 | Em resposta a: #102854

Sou Bisneto de Leôncio Valentim Macambira e Amélia Rebouças Macambira. Ambos moraram e faleceram em Palmácia/Ce. Sei que ele esteve uma época na região Amazônica ,retornou para o Ceará, mas alguns parentes ficaram. Caso alguém saiba algo favor avisar.
walderserra@gmail.com
Obrigado!

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#417364 | Walder | 26 ago 2019 17:00 | Em resposta a: #241307

Bom dia. Sou neto de Leôncio Valentim Macambira , nascido em Pacoti/CE e falecido em Palmácia/CE . Ele era primo legítimo de Leôncio Xavier Macambira , político de Canindé. Estou pesquisando sobre a família.
Att : Walder Aguiar Serra Jr

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#427962 | FelipeMaciel | 13 out 2020 01:06 | Em resposta a: #102854

A família do meu avô é MACAMBIRA. O nome dele é JOSÉ DO CARMO AIRES MACAMBIRA. Ele é MUITO BRANCO, olhos verdes.. creio que seja descendente de Português. Entre em contato comigo (091) 9-8274-4345

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#433110 | Paes Leme Coelho | 25 abr 2021 04:50 | Em resposta a: #102854

tenho um assento de Francisco Jose Pereira casado com Maria Margarida Pereira Macambira
a um fac siimile para dizer mais precisamente!
É um Batismo de uma filha dele Mais Busco o Casamento deles em Santarém Pará!
Será que não tem ninguém que mora no para aqui no Fórum?
Para me ajudar !
Pois não moro no Pará sei de varias coisas, mas aqui no Brasil e fogo ,tem certos estados que tem informação de sobra!

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#436544 | ACBraga | 25 set 2021 15:03 | Em resposta a: #102854

Meu nome é Antonio Carlos, minha avó Materna se chamava - Sylvia Augusta Pereira Macambira, morava em Santarém Pará - Sua casa em Santarém era conhecida como o Solar dos Macambiras.

Pode me contatar pelo e-mail - antonio.acbs@gmail.com

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#436548 | ACBraga | 25 set 2021 15:20 | Em resposta a: #102854

Mais informações sobre minha avó Sylvia Augusta Pereira Macambira (filha de Maria da Luz Braga Macambira), casada com José Antunes de Vasconcelos Braga e após seu falecimento contraiu segundo casamento com o comerciante português José Antunes Fernandes Monteiro. Todos em Santarém Pará.

Assim creio que Pereira Macambira e Monteiro na cidades de Santarém devem ser as referencias que procura.

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#438969 | patrycialima | 01 fev 2022 15:10 | Em resposta a: #102854

minha avó maria augusta macambira rabelo era de Santarém no Pará

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#438972 | ACBraga | 01 fev 2022 15:55 | Em resposta a: #102854

Infelizmente não conheço Maria Augusta Macambira Rabelo. Sabe o nome dos pais dela?

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#438994 | patrycialima | 02 fev 2022 19:31 | Em resposta a: #438972

simao jose pereira macambira e maria caetana pereira macambira, moradores de santarem no Para. eram seus pais
ja seus avos foram maria margaria tbm de santarem e francisco jose pereira macambira este vindo de portugal. Descobri que ele e irmao de Prudescio olympio que Luis esta procurando

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#439029 | Paes Leme Coelho | 03 fev 2022 21:36 | Em resposta a: #438994

Prudêncio e filho de Frâncico Jose pereira e maria margarida pereira macambira!
agora Simão , sendo irmão de Jose Leopoldo não pode ser filho de Francisco Jose e sim de Jose Joaquim Pereira Macambira tenente coronel em Santarem ,pois Jose Leopoldo e filho de Francisco Jose , a mãe é que não tenho certeza creio ser Jesuina Pereira Macambira!
Jose Leopoldo Pereira Macambira e filho de Francisco Jose Pereira e Maria Margarida Pereira Macambira!

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#439030 | Paes Leme Coelho | 03 fev 2022 21:38 | Em resposta a: #438994

Na Mensagem anterior ficou um Erro, Jose Leopoldo é filho de Jose Joaquim pereira macambira ,e nao como escrevi Francisco Jose!
Francisco Jose e Pai de Jose Joaquim portanto, e avo de Jose Leopoldo !

Resposta

Link directo:

Pereira Macambira, Pará - Brasil e Portugal

#439083 | Paes Leme Coelho | 05 fev 2022 16:52 | Em resposta a: #102854

faleceu nesta cidade 4 feira ultima 21 as 6 horas ,com 29 anos ,Antônia macambira Correa ,um dos mais belos ornamentos do nosso convívio social ,a viúva do Capitão Manoel Xixto Caetano Correa sobrinho do sr Barão de Tapajós !
A pranteada extinta perneteia a uma das nossas mais distintas famílias :filha legitima do falecido tenente coronel Antônio roque pereira macambira e Dona Emília Franco Macambira era irmã dos Drs Jose Paulo Pereira Macambira ,Francisco Pereira Macambira, e o acadêmico Raymundo Macambira e sobrinha do Coronel Leopoldo Macambira tem ainda nesta cidade um Irmão Paterno o Raymunfdo Bueno Pereria Macambira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 23:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen