Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Brasil

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#102997 | FF | 14 out 2005 23:45

Haverá, no Brasil (Rio de Janeiro), informações sobre José Joaquim Godinho, Visconde de S. Tiago de Riba-Ul(1836-1885), que foi dirigente do Gabinete Português de Leitura do R. Janeiro?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#103510 | marcelogr | 20 out 2005 18:33 | Em resposta a: #102997

Alguma. No próprio Gabinete, onde estive e tive a oportunidade de recolher um livro sobre os dirigentes do Gabinete e que lhe posso disponibilizar. Tive noticia da existência de um pintura a óleo do Visconde ( Tio- Avô da minha mãe) que, entretanto não encontrei...Possuo mais alguma informação, e demais pessoas da minha familia também.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#103546 | FF | 21 out 2005 00:56 | Em resposta a: #103510

José Joaquim Godinho era avô de minha Mãe (da família Ferreira da Silva). Muito gostaria de "trocar" informações sobre o Visconde, dado que também possuo algumas. Como poderemos fazer?
Ficando a aguardar notícias, os melhores cumprimentos deste seu primo.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#103552 | marcelogr | 21 out 2005 10:11 | Em resposta a: #103546

Por mim, encantado. Só não dei muita atenção ainda às regras da casa e se é ou não possivel trocarmos contactos por esta via, sabe como o poderemos fazer?Eu moro em Lisboa, sendo que todos os meu tios por parte materna e alguns primos meus ainda nasceram e foram criados em São Tiago de Riba-Ul, que muito bem conheço, tendo passado muitos verões em casa do meu avô, que se chamava Joaquim Gomes da Costa Godinho (sobrinho do visconde) conhece?

Melhores cumprimentos,

Marcelo Godinho Rebanda

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#103574 | FF | 21 out 2005 18:26 | Em resposta a: #103552

Obrigado pela resposta. Vivo no Porto e só vou muito ocasionalmente a S. Tiago, onde, quando era muito jovem, cheguei a passar férias. Ainda tenho lá família muito próxima (Casa de Figueiredo). Sucede que não conheço nenhum dos meus parentes Godinhos, salvo, naturalmente, os filhos dos irmãos da minha Mãe, neta materna do Visconde. Como seria muito interessante trocarmos informações, sugiro que, quando vier a S. Tiago, me diga, pois podemos marcar um encontro. Tenho também alguma facilidade de me deslocar a Lisboa.
Os melhores cumprimentos.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#103712 | marcelogr | 24 out 2005 16:16 | Em resposta a: #103574

Ok, fica então assim combinado!

Os melhores cumprimentos,

Marcelo Godinho Rebanda

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#108186 | joaopaz | 28 dez 2005 15:52 | Em resposta a: #103712

Caríssimos, esse ramo dos godinhos de S. Tiago de Riba Ul deu algum fruto por Ovar?

João Paz

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#108190 | marcelogr | 28 dez 2005 16:17 | Em resposta a: #108186

É bem provavel...não lhe sei dizer com certeza, teria de recorrer aos meus familiares, digamos, mais antigos, e que estão a viver na zona....

Marcelo Godinho Rebanda

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#108194 | joaopaz | 28 dez 2005 16:24 | Em resposta a: #108190

Agradeço imenso a preocupação e a rapidez com que me respondeu.

João Paz

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#108221 | FF | 28 dez 2005 18:19 | Em resposta a: #108194

Não tenho qq indicação de os Godinhos de S. Tiago de Riba-Ul tenham ligações a Ovar. É, porém, uma hipótese perfeitamente admissível, considerando a pouca distância entre as duas localidades.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#116905 | tiagogenio | 19 abr 2006 16:25 | Em resposta a: #108221

Caro Francisco Ferreira da Silva Fernandes

Gostaria de saber se existe alguma ligação entre os godinhos de S.Tiago de Riba-Ul e os Godinhos Pinto de Sá de Nogueira do Cravo. Estes Godinhos de Pinto de Sá são tios do Padre António Ferreira de Oliveira, paroco de Nogueira do Cravo e ainda parentes (não sei em que grau) de Manuel Valente Godinho. O trisavô de minha namorada chamava-se Domingos Geraldo Godinho Pinto de Sá.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#117076 | FF | 21 abr 2006 16:25 | Em resposta a: #116905

Caro Tiago,
Sei que há muitos Godinhos na região de S. Tiago de Riba-Ul, penso que todos eles aparentados. Julgo que Nogueira do Cravo não fica longe, pelo que não será de espantar que haja laços de família com o antepassado da sua namorada. Porém, ao certo, nada mais posso dizer.
Já agora: é parente dos Cerejeiras do Porto?
Um abraço do
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#117084 | tiagogenio | 21 abr 2006 17:53 | Em resposta a: #117076

Caro Francisco Fernandes

Desde já agradeço a sua resposta, sobretudo tendo em conta que se trata de assunto que já não está em discussão.
Não será que haverá alguém que possa deslindar este problema de um possível parentesco, e até que ponto se pode realmente falar de uma ligação? Por outro lado, existe um outro problema que gostaria de saber se me consegue esclarecer. Do pouco conhecimento que detenho do Visconde de Riba-Ul sei que foi agraciado com o título de visconde no reinado de D. Luís. Porém, gostaria de saber se já existia nobreza de sangue, ou seja, gostaria de saber se o Visconde era nobre anteriormente à concessão do título? Trata-se apenas de uma curiosidade pessoal, pois, tenho um caso nos meus ascendentes, de um Barão que foi agraciado com o título na segunda metade do século XIX, porém já existia nobreza de sangue.
Respndendo à sua pergunta se existe alguma ligação com os Cerejeiras do Porto. De facto, existe. No entanto é preciso esclarecer que existem duas possibilidade: Podem ser primos directos do meu Pai (pois são filhos do seu tio, ou são meus primos directos (filho de um meu tio. Tudo depende de que Cerejeiras se está a referir. No entanto, uma coisa posso lhe garantir, é que são meus familiares, pois desconheço a existencia de outra família Cerejeira no nosso país.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#117085 | FF | 21 abr 2006 18:20 | Em resposta a: #117084

Caro Tiago,
Estou presentemente a escrever uns pequenos apontamentos sobre o Visconde de S. Tiago de Riba-Ul, não tanto para publicar, mas antes para deixar aos meus netos...
Envio-lhe, pois, um brevíssimo resumo, que creio responde à sua pergunta.
José Joaquim Godinho, Visconde de S. Tiago de Riba-Ul, nasceu no lugar da Igreja da freguesia de S. Tiago de Riba-Ul, concelho de Oliveira de Azeméis, em 12 de Dezembro de 1836.
Oriundo de uma família da citada freguesia (lugares da Igreja, Salgueiro, Vila Cova), era filho primogénito de Joaquim José Godinho e de Ana Maria Joaquina (nascida em 21 de Dezembro de 1797), casados em 6 de Fevereiro de 1836.
Seus pais, modestos lavradores, proporcionaram-lhe, com grande dificuldade, uma educação literária elementar, como a que então se podia obter nas pequenas aldeias de Portugal.
Embarcou muito novo para o Rio de Janeiro, provavelmente com onze anos de idade, onde um seu tio materno, Joaquim António Ferreira da Silva, capitalista e comerciante, o ajudou no início da sua carreira. Dedicou-se ao comércio, vindo a ser proprietário de uma das maiores casas de modas do Rio, situada na Rua do Ouvidor, n.º 59.
Marcou, em pouco tempo e durante toda a sua curta vida, uma posição de relevo na capital do então Império de Brasil, participando em diversas iniciativas de carácter cultural e filantrópico.
Homem activo e inteligente, caracterizou-se pela generosidade. Nunca esqueceu o seu país e, de cada vez que uma calamidade afligia Portugal – por exemplo, a seca havida, em 1855, na então colónia de Cabo Verde (tinha ele apenas 19 anos!), a grande cheia do Tejo, em 1876 –, era um dos mais activos organizadores e um dos mais generosos subscritores.
Ajudou a fundar, em Lisboa, os albergues nocturnos. Da notícia do seu falecimento, inserta n ’O Comércio do Porto de 14 de Junho de 1885, consta que “S. M. el-rei escolheu o benemérito finado para membro da comissão que no Rio de Janeiro tratou de promover a subscrição para a fundação dos albergues nocturnos”.
A terra que o viu nascer foi também objecto das suas dádivas, havendo ali ajudado a criar, em 1875, uma escola primária feminina.
José Joaquim Godinho, considerado benemérito da humanidade na Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal, pertenceu a diversas instituições, tendo sido Presidente (1878-1879) e Sócio Benemérito do Liceu Literário Português e da Sociedade Propagadora das Belas Artes, Presidente e Sócio Benemérito da Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro (laureado com a Cruz Humanitária desta instituição), membro da direcção do Real Gabinete Português de Leitura (Vice-Presidente entre 1879 e 1882 e Presidente interino entre 1882 e 1885), Sócio Benemérito da Caixa de Socorros de D. Pedro V, da qual recebeu a Medalha de Honra, Sócio Honorário do Real Clube Ginástico Português e Director do Banco Rural e Hipotecário.
Foi-lhe concedida a Comenda da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (1878) e o título nobiliárquico (D. Luís, 1882).
Casou, em 31 de Agosto de 1861, com Alexandrina Rosa de Sousa, nascida a 26 de Novembro de 1838, na freguesia da Candelária do Rio de Janeiro, filha de João Nepomuceno de Sousa, nascido em S. Tiago de Outiz, Vila Nova de Famalicão, e de sua mulher Joaquina Rosa da Silveira, de nacionalidade brasileira.
Faleceu, na sua casa da Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, às 11 horas da manhã do dia 12 de Junho de 1885, não tinha ainda completado 49 anos. Foi sepultado no cemitério da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo.
Foi sogro de um dos maiores cientistas portugueses (séculos XIX e XX), o notável químico Conselheiro António Joaquim Ferreira da Silva, professor da Universidade do Porto, casado com sua filha Idalina.
Se quiser mais informações, faça o favor de me dizer.
Um abraço do
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#117238 | tiagogenio | 24 abr 2006 13:25 | Em resposta a: #117085

Caro Francisco Fernandes

Agradeço-lhe as preciosas informações que disponibilizou generosamente e que me foram tão uteis para a compreensão de um problema que é de grande interesse para a minha namorada e também para mim. Penso, do que pude entender que certamente não haverá ligação entre as duas familias de Godinhos, pois o lado Godinho da minha namorada (embora não tenha grandes informações) era certamente marcada por linhagem de sangue (embora não se saiba muito bem de onde e qual). Se por acaso tiver conhecimento de alguém que possa ajudar no aprofundamento da pesquisa da minha namorada agradecia profundamente.
Gostaria de perguntar que Cerejeiras do Porto se refere. Será a descêndencia de Júlio Gonçalves Cerejeira? Ou será a descêndencia do meu tio José Gonçalves Cerejeira Fontes? Porventura não saberá o nome de algum, para que então possa perceber a qual se refere? Naturalmente, será a descêndencia de Júlio Gonçalves Cerejeira (irmão de Manuel Gonçalves Cerejeira - Cardeal Cerejeira e tio do meu pai), pois vivem realmente há muitos anos no Porto.

Gostava de lhe pedir as minhas maiores desculpas por na anterior mensagem me ter esquecido de colocar as naturais saudações finais e o meu nome. No momento estava realmente com enorme pressa, mas não queria deixar de lhe responder. Pedia novamente desculpa pelo sucedido, que sinto como uma enorme falta de respeito e como grave sinal daquilo que não sou.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#117402 | FF | 26 abr 2006 12:48 | Em resposta a: #117238

Caro Tiago,
Como explica Luís de Lancastre e Távora, no seu Dicionário das Famílias Portuguesas (Quetzal Editores, Lisboa, 1989), GODINHO é uma das formas do patronímico de Godim ou Godinho e, por isso, não poderá identificar uma só família, como pretendem alguns genealogistas.
É, porém, perfeitamente natural que os Godinhos de uma dada área geográfica tivessem entre si laços de parentesco, independentemente das posições sociais que ocupavam, o que só poderá ser comprovado (ou não) através do recurso a arquivos.
Excepção feita aos descendentes directos do Visconde de S. Tiago de Riba-Ul, provenientes do casamento de sua filha Idalina de Sousa Godinho com o Conselheiro António Joaquim Ferreira da Silva (deste casamento houve doze filhos, mas nem todos deixaram descendência), pouco sei da família Godinho da zona de Oliveira de Azeméis, possuindo apenas alguns elementos (dados sobre alguns antepassados do Visconde, nomes de outros seus familiares, etc.).
Quanto aos Cerejeiras, referia-me aos filhos do Dr. Júlio Gonçalves Cerejeira, que conheci muito bem.
Um abraço do
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#118758 | marcelogr | 17 mai 2006 17:07 | Em resposta a: #117402

Meu caro,

Aqui tem um Godinho descendente dos mesmos de Oliveira de Azeméis.E mais, a minha avó materna nasceu em Nogueira do Cravo, chamava-se Luciana Martins da Costa, casada entretanto com o meu avô Joaquim Gomes da Costa Godinho!

Marcelo Godinho Rebanda

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#118974 | Alfredo Godinho | 20 mai 2006 19:24 | Em resposta a: #118758

Pois, se eu estiver certo, e penso que sim, o seu avô, era irmão do meu pai, que se chamou Alfredo da Costa Godinho, eles tinham mais irmãos, mas só me recordo de mais um, de momento, o Augusto.
E eles, eram sobrinhos, do Visconde, do qual o meu pai, falava, com orgulho.
Eu gostava, de saber, mais da família paterna, da qual, apenas, tenho a recordação de muito menino, quando, fazia visitas a S.Tiago, onde, ainda brinquei, com alguns primos, dos quais não me recordo, e também me recordo tomar banho no Rio Úl.
Um abraço
Alfredo Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#119001 | Alfredo Godinho | 21 mai 2006 11:44 | Em resposta a: #118758

Caro Marcelo
Em complemento, á mensagem anterior, quero acrescentar, o seguinte:
Nós somos primos em segundo grau, a sua mãe Tina, é que é minha prima directa.
E já agora, também consegui saber, através do meu irmão Emídio, que os irmãos, do seu avô e do meu pai, para além do Augusto, a que me referi, os outros eram, o António e o Agostinho, correcto ?
Seria curioso, conseguir arranjar uma árvore genealógica da família.
A.godinho

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122339 | agodinho | 07 jul 2006 20:31 | Em resposta a: #117085

Caro Franciso,
sou novo no fórum, porém há muito me interesso pela matéria genealogia. Venho acompanhando com muita atenção, antes de me tornar membro. O meu maior interesse, seria conhecer a origem dos meus ascendentes, pelo que pude perceber no fórum, acho que estou no caminho certo. Se não for lhe causar nenhum transtorno, seria possível contar com a sua ajuda, para tal questão ?

Sou neto de Álvaro da Costa Godinho, nascido em Oliveira de Azemeis na freguesia de São Tiago de Riba - Ul

Meu Bisavós são: José Joaquim da Costa Godinho e Rosa Joaquina Gomes Godinho

Um abraço
ALBERT GODINHO PALMEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122487 | FF | 10 jul 2006 21:49 | Em resposta a: #122339

Caro Alberto,
Terei muito gosto em partilhar consigo as informações que possuo sobre os Godinhos de S. Tiago de Riba-Ul, sobretudo no que diz respeito à descendência do Visconde José Joaqum Godinho. Sobre os meus parentes não incluídos na referida descendência, infelizmente pouco sei.
Fico à sua inteira disposição.
Um abraço do
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122564 | Alfredo Godinho | 11 jul 2006 22:31 | Em resposta a: #122339

Caro Alberto
Se me é permitido, posso dizer o seguinte:
Se o seu avô, era Alvaro da Costa Godinho, os seus Bisavós, não eram o José Joaquim e a Rosa Joaquina, estes eram seus trisavós, o seu bisavõ e pai de Alvaro,chamou-se Augusto da Costa Godinho, e era irmão do meu pai.
O Alvaro, seu avô, e que já faleceu á alguns anos, foi meu primo directo.
E o Alberto, neste caso, é meu primo em segundo grau.
O seu trisavô, José Joaquim da Costa Godinho, era irmão do Visconde de S.Tiago de Riba Ul.
Um abraço
Alfredo Godinho
Alfredo Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122601 | FF | 12 jul 2006 13:07 | Em resposta a: #122564

Sobre a última mensagem de Alfredo Godinho, queria dizer que, tanto quanto sei, do casamento de Joaquim José Godinho com Ana Maria Joaquina (6 FEV 1836), além do Visconde, houve apenas 3 filhas: Maria, casada com Joaquim Godinho, Margarida, casada com Manuel Godinho da Costa, Júlia, solteira, e Rita.
Estarei errado?
Um abraço do
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122602 | agodinho | 12 jul 2006 13:14 | Em resposta a: #122564

Alfredo
muito obrigado pela atenção dispensada, obrigado mesmo ! Com a relação á sua consideração, digo o seguinte, acho que estamos falando de outro Álvaro da Costa Godinho, pois tenho certeza que meus bisavós foram aqueles que mencionei, há não ser que os documentos estejam errados! O que podemos fazer para dirimir qualquer dúvida, é confrontar informações á respeito dele, é á única forma....

O Álvaro da Costa Godinho mencionado por vc, faleceu quando e aonde ?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122685 | Alfredo Godinho | 13 jul 2006 19:53 | Em resposta a: #122601

Francisco
Eu não quero afirmar, que tenho a certeza absoluta, mas que me deram a informação, que o meu avô, José Joaquim da Costa Godinho, era irmão do Visconde, isso foi, mas, a realidade pode ter sido outra, e por isso é que cheguei a propôr ao Marcelo, que seria curioso, nós tentar-mos criar a árvore, da nossa família, que pelos vistos somos muitos, mas, nem conhecimento de uns dos outros temos. Pela minha parte estarei sempre disponivel.
Um abraço
Alfredo Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122740 | FF | 14 jul 2006 12:15 | Em resposta a: #122685

Caro Alfredo,
Poderei ser eu que estou errado. Mas tb não me parece muito natural que dois irmãos tivessem o mesmo nome (José Joaquim).
Um abraço do
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122955 | Alfredo Godinho | 17 jul 2006 10:04 | Em resposta a: #122602

Alberto
Só hoje lhe dou resposta, mas, também estive a aguardar algumas informações:
Não tenho para já todas,mas, as que possuo, podem ajudar a se tirar algumas dúvidas.
Deste modo posso informár e sem qualquer ponta de engano do seguinte:
O José Joaquim da Costa Godinho e a Rosa Joaquina Gomes Godinho, foram meus avós.
Do casamento deles nasceram cinco filhos, todos eles homens, e que foram: o Joaquim, o António, o Alfredo, o Augusto e o Agostinho, não necessáriamente por esta ordem, mas de momento, também não sei.
Neste momento, não sei ainda, se o António e o Agostinho, tiveram filhos, espero conseguir essa informação dentro de dias, mas, em relação aos outros, posso dizer-lhe que:
O Joaquim, teve três filhos, a Rosa, a Clementina ( TIna) e o Alfredo (do qual o meu pai, era o padrinho de batizado ), também é de referir que a minha prima Tina, é a mãe, do também participante neste forum, o Marcelo.
O Alfredo ( meu pai ), igualmente teve três filhos, Eu ( Alfredo ), o Emidio e a
Helena ( Lena ).
O Augusto, teve pelo menos um filho, que foi o Alvaro, estou a tentar saber, se houve mais, também procuro saber quantos filhos o Alvaro teve, porque penso, que o Alberto, seja filho de uma filha do Alvaro, e assim sendo, você é neto dele, bisneto do Augusto e trineto dos que você pensa serem seus bisavós, certo?
Pelo que consegui saber, o Alvaro da Costa Godinho, faleceu á cerca de 7/8 anos, e morreu bastante novo, cerca ou pouco mais de 50 anos, também procuro saber o local do falecimento.
Por agora é tudo
Um abraço
Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#122969 | agodinho | 17 jul 2006 14:24 | Em resposta a: #122955

Caro Alfredo,
creio que estamos diante de um impasse, há única informação que confere com as que eu tenho é o fato de meu avô morrer aos 49 anos e que eu (Albert) seja filho de uma de suas filhas. Para facilitar a nossa busca, informo que meu avô faleceu no brasil por volta de 1949, e seus pais, meus bisavós são mesmo o José Joaquim e a Rosa Joaquina.

No mais, torço para que cheguemos á uma conclusão.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#134507 | marcio fontes | 17 nov 2006 18:58 | Em resposta a: #122955

Prezados Alfredo e Alberto, estou a escrever do Brasil. Sou bisneto de Francisco da Costa Godinho, que emigrou de Portugal para cá no final do século 19 (por volta de 1898), juntamente com sua esposa, Maria da Conceição Godinho, e seu sogro e sogra, Francisco Pacheco e Maria da Conceição Costa, e talvez a filha menor, Cacilda da Costa Godinho. Teria sido ele irmão de José Joaquim da Costa Godinho?
Estou pesquisando a família Costa Godinho em Portugal, assim como outra família de minha parte paterna, Trindade Fontes, de Serra da Estrela.
Se tiverem maiores informações a respeito da ascendência de José Joaquim da Costa Godinho talvez encontremos um parentesco.
Obrigado, Marcio Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#275062 | carlagv | 23 abr 2011 23:37 | Em resposta a: #103552

Boa noite Marcelo. Gostaria de lhe dizer que somos parentes diretos. Pois meu avô era o primogenito da nossa famíla e se chamava Alvaro Gomes da Costa Godinho. Fillho de Rosa Gomes e José Joaquim . Tinha como irmãos o Augusto, José, João, Joaquim e Alfredo. Faltam ainda o nome de dois tios-avós meus, mas minha mãe não lembra dos outros tios dela.
A história é um pouco triste e engraçada ao mesmo tempo, pois como era o mais velho, a mãe dele queria que ele fosse padre. Com isso, ele acabou vindo para o Brasil com o padrinho dele, (não sei o nome deste).

OBS: Meu avô era nascido e criado em São Tiago de Riba-Ul.

Com o tempo, depois de várias cartas, meu avô parou de escrever para a família. Assim, acabamos ficando desgarrados da nossa família.

Se você puder, pode me escrever para o email carla.godinhovidal@gmail.com que será uma enorme alegra reativar o contato com os meus depois de tantos anos.

Um forte abraço...

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#275063 | carlagv | 23 abr 2011 23:52 | Em resposta a: #122564

Boa noite

Boa noite Alfredo. Gostaria de lhe dizer que somos parentes diretos. Pois meu avô era o primogenito da nossa famíla e se chamava Alvaro Gomes da Costa Godinho. Fillho de Rosa Gomes e José Joaquim . Tinha como irmãos o Augusto, José, João, Joaquim e Alfredo. Faltam ainda o nome de dois tios-avós meus, mas minha mãe não lembra dos outros tios dela.
A história é um pouco triste e engraçada ao mesmo tempo, pois como era o mais velho, a mãe dele queria que ele fosse padre. Com isso, ele acabou vindo para o Brasil com o padrinho dele, (não sei o nome deste).

OBS: Meu avô era nascido e criado em São Tiago de Riba-Ul.

Com o tempo, depois de várias cartas, meu avô parou de escrever para a família. Assim, acabamos ficando desgarrados da nossa família.

Se você puder, pode me escrever para o email carla.godinhovidal@gmail.com que será uma enorme alegra reativar o contato com os meus depois de tantos anos.

Um forte abraço...

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#423781 | Kika GM | 01 mai 2020 00:56 | Em resposta a: #102997

Caros primos,
Também sou uma Godinho embora ainda não tenha esse apelido no meu nome. Digo isto porque vou acrescentá-lo ao meu nome a partir da minha avó.
Todos os Godinho de Oliveira de Azeméis são da mesma família. Tenho em minha posse uma grande árvore genealógica que foi feita pelo Sr. Dr. Maurício Antonino Fernandes e a Dra. Teresa Cruz Tubby e que demonstra o que vos acabo de dizer. Essa árvore chega aos primórdios dos Godinho que estão descritos neste site. Gostava muito que os meus estimados primos entrassem em contacto comigo através do Facebook. Estou como Kika Martins e vivo em Ponte de Lima. Estou a organizar um grupo com elementos da família e também vou colocar ao dispor de todos a tal árvore que já mencionei.
Agradeço mesmo muito que me contactem.
Os meus respeitosos cumprimentos,
A vossa prima,
Kika Martins.

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#432149 | clementinagodinho | 21 mar 2021 16:54 | Em resposta a: #103574

Sou Clementina Martins da Costa Godinho
Filha de Joaquim Gomes da Costa Godinho,meu pai,que é filho de,José Joaquim da Costa Godinho,meu avô que era filho de Joaquim José da Costa Godinho,e Maria de Jesus da Costa Godinho,"meus bisavós"Maria de Jesus era irmã de José Joaquim da Costa Godinho,Visconde de Santiago de Riba-Ul,cujos pais se chamavam,Joaquim José Godinho,e Ana Joaquina Ferreira da Silva todos nascidos em S.Tiago de Riba-ul
incluindo a minha pessoa assim todos os meus irmãos,Joaquim Gomes da Costa Godinho casou com Luciana Correia Martins da Costa,natural de Nogueira do Cravo,tiveram nove filhos,Rosa,José Maria,Álvaro,Alfredo,Adosinda,Maria,Lúcia, Joaquim e Clementina que sou aquela que meus primos chamam de Tina,meus avós tiveram oito filhos,por ordem de idade Álvaro,Joaquim,Manuel,José,Alfredo,Augusto,António e Agostinho.
Gostaria de trocar a minha Genealogia com Francisco Fernandes Com os melhores cumprimentos Clementina Martins da Costa Godinho

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#434782 | FMF | 30 jun 2021 19:57 | Em resposta a: #432149

Clementina,
Só hoje vi a sua mensagem no Forum, que, confesso, visito muito pouco.
Não sou genealogista e tenho pena dessa minha falha. A meu ver, a genealogia tem muito interesse, sob uma perspectiva histórica e sociológica. Infelizmente, muitas vezes é "usada" somente à procura de brasões e de títulos...
Como já atrás disse, sou neto, por parte de minha Mãe (1906-1986), de uma filha do Visconde de S. Tiago de Riba-Ul, de seu nome Idalina, casada com um primo, o Conselheiro António Joaquim Ferreira da Silva, de Cucujães.
Embora, repito, não seja especialista, escrevi, pensando essencialmente nos meus netos, um artigo intitulado "José Joaquim Godinho. Comendador da Ordem Militar de Nª. Srª. da Conceição de Vila Viçosa, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e Visconde de S.Tiago de Riba-Ul (1836-1885)", publicado na "Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica", Nº4 - Ano IV - 2009. Desse artigo fez-se uma separata, que enviei para a Junta de Freguesia de S.Tiago de Riba-Ul.
Desde então, quase não voltei ao assunto.
Achei interessantes muitas informações que agora vi neste Forum. Haverá, por certo, quem saiba muito mais do assunto do que eu.
Os melhores cumprimentos.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#434796 | clementinagodinho | 01 jul 2021 15:13 | Em resposta a: #434782

Francisco Fernandes
Porque me interesso muito por toda a história de minha família e os familiares mais jovens também, vou escrevendo e pesquisando ,na minha história também entram os nomes de seus avós Idalina e António Ferreira da Silva, caso esteja interessado em ler , aqui lhe deixo meu email
clementinagodinho@ gmail .com

Agradeço sua atenção
com os melhores cumprimentos
Clementina Godinho

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#434797 | FMF | 01 jul 2021 16:20 | Em resposta a: #434796

Clementina,
Muito grato pela sua resposta.
Em breve, entrarei em contacto.
Os melhores cumprimentos do
Francisco Fernandes

franciscomfsfernandes@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435142 | ANTGOD63 | 16 jul 2021 12:23 | Em resposta a: #434782

Bom dia Sr. Francisco Fernandes
Eu vim aqui porque já algum tempo a minha prima Clementina tinha-me falado, só queria dizer que a irmã do Visconde, Maria de Jesus, era mãe do meu avô.
Eu nasci e vivi a minha juventude em S. Tiago de Riba-Ul, sou filho de Augusto Gomes da Costa Godinho, neto de José Joaquim da Costa Godinho.
Eu sei que vem alguém da família do Visconde, á casa de Figueiredo, S.Tiago de Riba-Ul, algumas vezes, não sei se é o sr. Francisco.
Por isso só estou a comunicar, pois se tivesse alguma informação importante sobre a árvore geológica da família Godinho, gostava der saber.
desde já eu meu muito obrigado e desculpe.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435143 | ANTGOD63 | 16 jul 2021 12:24 | Em resposta a: #435142

Esqueci de3 dizer o meu email aacg@sa

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435144 | ANTGOD63 | 16 jul 2021 12:34 | Em resposta a: #434796

Peço desculpa não ter enviado o meu email é aacg@sapo.pt
António Godinho

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435268 | FMF | 22 jul 2021 14:14 | Em resposta a: #102997

Caro António Godinho,
Pouco mais sei sobre o meu bisavô José Joaquim Godinho do que aquilo que consta do Geneall.
Os meus primos que têm casa em Figueiredo (S.Tiago de Riba Ul) são filhos de um primo direito meu, professor universitário, já falecido (António Castro Alves Ferreira de Silva).
Com o falecimento de minha Mãe e de Minhas Tias e Tios (Ferreira da Silva), perdi muita informação oral sobre a família. Escrevi um artigo muito breve, acima referido, que enviei à J. F. de S. Tiago.
Ainda me recordo de uma filha do Visconde, a minha Tia Elvira, que morreu no Porto, quando eu era muito jovem.
Já agora gostaria de saber se alguém tem elementos sobre o Dr. Augusto Ribeiro Vaz, primo da minha Mãe, que eu conheci bem e que tinha uma casa em S. Tiago.
Abraço.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435269 | FMF | 22 jul 2021 14:20 | Em resposta a: #102997

Cara Clementina,
Não tenho ideia de que o meu bisavô se chamasse José Joaquim DA COSTA Godinho, mas apenas José Joaquim Godinho.
Estarei certo?
Cumprimentos.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435290 | ANTGOD63 | 23 jul 2021 22:15 | Em resposta a: #435268

Boa noite
Gostei da resposta, vou saber junta da junta de freguesia, que documentação que têm.
Quanto ao primo de sua mãe, eu vou ver se consigo saber, pois eu já à 52 anos que não vivo em S.Tiago de Riba-Ul, mas vou lá a casa de familiares pelo menos todos os meses.
Se souber digo algo.
Obrigado e cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435297 | clementinagodinho | 24 jul 2021 15:31 | Em resposta a: #435269

Francisco Fernandes
Tem razão o nome do Visconde de Santiago de Riba-Ul é José Joaquim Godinho, por lapso escrevi da Costa Godinho, por esse motivo peço desculpa.

Obrigada meu seu email logo que me seja possível entrarei em contato

Obrigada pela sua atenção
Clementina

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435298 | ANTGOD63 | 24 jul 2021 15:35 | Em resposta a: #435290

Boa tarde
Sr. Francisco Fernandes, desculpe, ontem fui apressadamente a responder, mas gostaria de saber o seguinte:
É o sr. Francisco que vai por vezes à casa de S. Tiago de Riba-Ul no lugar de Figueiredo?
A sua mãe era Idalina, professora do conservatório de música?
Eu pergunto isto só para me situar na informação que eu tenho da árvore geológica, pois eu sei que o Visconde, teve uma filha Idalina e por sua vez também teve uma filha Idalina, a que eu pensa ser a professora de música.
Obrigada, meu email aacg@sapo.pt

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435304 | FMF | 24 jul 2021 23:41 | Em resposta a: #435298

Boa noite.
Já há muito tempo que não vou a casa dos meus primos a Figueiredo.
O Visconde de S. Tiago de Riba-Ul teve uma filha chamada Idalina, minha avó materna.
Por sua vez, esta minha avó, casada com o seu primo Professor Ferreira da Silva, de Cucujães, teve uma filha também chamada Idalina, solteira, que foi durante 40 anos professora de piano no Conservatório de Música do Porto.
Cumprimentos.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435314 | FMF | 25 jul 2021 13:21 | Em resposta a: #435304

Cara Kika Martins,
Nem sempre venho a este site, pelo que as minhas respostas são tardias.
Muito gostaria de ver a árvore genealógica a que se refere, pois sou bisneto, por parte da minha Mãe, do Visconde de S. Tiago de Riba-Ul.
Será possível colocá-la no FB?
Desde já, obrigado.
Cumprimentos.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435315 | carlagv | 25 jul 2021 14:21 | Em resposta a: #435314

Bom dia Francisco,
Poderia me dizer qual é o seu Facebook ? Pois numa pesquisa, achei um Francisco Fernandes de Bragança, e com 6 amigos em comum comigo. Sendo estes, parentes de meu marido, cuja família é oriunda de Espinhoso.

Caso tenhas whatsapp, poderia entrar em contato comigo ?
+5521982127724

Estaremos em Portugal no final de agosto agora, gostaria de conhecê-lo.
Abs,
Carla

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435319 | ANTGOD63 | 25 jul 2021 16:22 | Em resposta a: #435304

Boa tarde
Já percebi, então quem por vezes está na casa de Figueiredo é um dos seu primos.
Em relação ao que me perguntou, em relação ao dr. Augusto Ribeiro Vaz, eu ontem estive em casa de familiares em S. Tiago, disseram-me que devia ser o proprietário, de uma casa que está no lugar de Vila Cova, mas também falaram num nome de Correia e que venderam a casa. Mas quem me dirá a certeza, é uma familiar vizinha, eu vou estar com eles, se não for antes é a 15 de agosto.
António Godinho

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435321 | FMF | 25 jul 2021 16:45 | Em resposta a: #435319

Carla,
De momento, estou sem FB.
Cumprimentos.
F. Fernandes

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435360 | FMF | 27 jul 2021 12:52 | Em resposta a: #423781

Cara Prima,
Quando tiver tempo e disposição, publique neste Forum os elementos de que dispõe sobre os Godinhos.
Desde já, muito obrigado.
Francisco Fernandes

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435948 | ANTGOD63 | 28 ago 2021 18:41 | Em resposta a: #435268

Boa tarde Sr. Francisco
Eu já me tinha esquecido de lhe informar, sobre o falecido Dr. Augusto Ribeiro Vaz.
Afinal eu conhecia-o, viveu numa casa em Vila Cova, S. Tiago de Riba-Ul, tinham um campo de ténis, onde jogava com amigos e tinham balneário com água natural, que depois ia para o rio. Ele vivia com dona Mimi, como era tratada e conhecida pelas pessoas, depois do falecimento do Dr. Augusto, ela ficou a viver com o chauffer, que era de Setúbal.
Venderam alguns terrenos junto ao rio, depois a casa foi vendida aos tais emigrantes que já tinha dito, que estavam em França e agora vivem lá, por vezes vão a França onde têm lá os descendentes.
Não se ficou esclarecido ou se precisa de mais algum assunto.
Abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

Visconde de S. Tiago de Riba-Ul

#435949 | carlagv | 28 ago 2021 19:26 | Em resposta a: #435321

Estimado Sr. Francisco, como estou em Portugal, seria possível conhecê-lo ?

Abs,
Carla Godinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 12:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen