Os Correa/Correia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Os Correa/Correia

#103032 | fasc | 15 out 2005 12:30

Sou descendente de uma Família Correa/Correia (Pinto) originária da freguesia de Penajóia, concelho de Lamego.
Já fiz a árvore genealógica até ao ano aproximado de 1710.
Para completar a árvore gostaria de encontrar familiares que pensem encontrar-se ou serem originários desta família, inclusivé no Brasil, para onde emigrou um familiar de nome José Correia Pinto, no período compreendido entre 1840-1850.
Muito grato por eventuais ajudas
Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Os CORREA/CORREIA

#103694 | tcorrea | 24 out 2005 12:44 | Em resposta a: #103032

Sou Corrêa.

Na minha Árvore de Costados, tenho familiares na Amieira do Tejo - Concelho de Nisa e, destes, em Fornos de Algodres.

Resposta

Link directo:

RE:

#103704 | Vieira-SimõesIII | 24 out 2005 14:15 | Em resposta a: #103032

Caro Fernando Correia

Ao saber que pesquisou na freguesia de Penajóia, pergunto-lhe se já se cruzou com uma familia Almeida dessa freguesia.Infelizmente ainda não pesquisei esse ramo pelo que só sei:

1-Gertrudes Cândida *25.12.1856,Almacave Lamego

3-Ana Angélica de Almeida, Penajoia, Lamego

6-António de Almeida, Penajoia
7-Antónia Rosa, Penajoia

Se tiver qualquer informação sobre estes Almeidas, agradeço-lhe.
Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE:

#103720 | fasc | 24 out 2005 18:52 | Em resposta a: #103704

Caro Edmundo Simões

Infelizmente não tenho dados sobre as pessoas indicadas pois não efectuei qualquer pesquisa nem me cruzei com o nome Almeida.

Cumprimentos

Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#111202 | kamalleao | 03 fev 2006 15:05 | Em resposta a: #103032

Você por acaso sabe o porque dessa diferença de Corrêa e Correia??
Eu sou Thiago Correia de Rio das Ostras, RJ, Brasil.
Mas o meu CORREIA veio do estado da Paraíba.

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#111224 | texmel | 03 fev 2006 19:57 | Em resposta a: #111202

Caro Fernando Correa
Penso que já nos conhecemos das reuniões do Ateneu,e que lhe devo o favor
da oferta da sua genealogia que li com muito agrado.
Aproveito para lhe dizer que só encontre hoje o recorte do jornal em que vem mencionado o nome do Padre Penajoia que o Pombal relacionou com o atentado aRei D.José

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#111233 | RCCORREIA | 03 fev 2006 22:03 | Em resposta a: #111202

Trata-se simplesmente de evolução linguistica

A forma mais antiga era Corrêa tendo derivado no Português actual para Correia, tal como muitas outras palavras com a mesma terminação.

Na minha família a forma original perdurou até meados do séc XX mas depois em virtude dum novo acordo ortográfico assumiu a forma nova.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#111276 | MSá | 04 fev 2006 16:17 | Em resposta a: #111233

Caros Rui e Thiago,

saúde.

Permitam-me um pitaco. Também há pessoas da mesma familia que grafam Correia em Portugal e no Brasil e Correa nas Espanha e nos demais países de fala castelhana.

Cordialmente

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#114168 | RCR | 15 mar 2006 08:53 | Em resposta a: #103032

Caro Fernando Correia

Tenho o maior interesse na sua obra, gostaria de saber onde a posso encontrar, em Lisboa.
Pesquiso um costado dos meus filhos, de Penajóia: Trindade, Pinto de Oliveira, Monteiro, Coelho e um José Correia, nascido cerca de 1790, cc. Maria Joaquina Pereira de Jesus, pais de um Bernardo Pereira. Algumas destas pessoas já se encontram na base de dados do Genea, basta fazer uma pesquisa por naturalidade.
Melhores cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#114187 | fasc | 15 mar 2006 10:45 | Em resposta a: #114168

Rita
A minha obra intitulada "A Família Correia (Pinto) da Penajóia" foi escrita e editada por mim e não se encontra à venda; apenas se destina a ser oferecida aos familiares e amigos.
Presumo que a Rita é ou mora em Lisboa e se me enviar o seu endereço tenho muito gosto em lhe oferecer um exemplar do meu livro.
Na data indicada penso não ter nenhum familiar de nome José Correia nascido cerca de 1790 mas tudo é possivel.
O meu endereço de email é : fa.correia@netcabo.pt
Já agora se desejar ter uma visão resumida do conteúdo do meu livro pode consultar o site: www.familiacorreiapinto.com
Melhores cumprimentos
Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#114241 | RCR | 15 mar 2006 22:06 | Em resposta a: #114187

Caro Fernando Correia

Muito obrigada.
Assim fareu.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Correia Pinto da Silva

#114260 | JFMenéndez | 16 mar 2006 00:55 | Em resposta a: #114241

Caro Confrade Fernando Correia

No princípio do século XX, cruza-se episodicamente (porque não houve descendência desse casamento) com a minha família paterna, mais precisamente com uma tia avó, a família Correia Pinto da Silva, que, embora já então residente em Lisboa, era originária da região da Régua / Lamego.
Não tenho muitos dados relativos a registos paroquiais, ao invés dos iconográficos, que são muitos. Isto, devido ao facto do irmão mais velho deste meu tio avô, por afinidade, ter uma casa fotográfica em Lisboa, qualquer coisa … Corrêa, na grafia da época.
Só que estes dados não os tenho agora comigo, por estarem na minha Casa da Lomba, na Figueira da Foz. Ainda assim, se houver interesse, na primeira oportunidade que lá vá, procurarei os dados, deste ramo dos Menéndez Correia, que tenho no arquivo de família.

Cordialmente

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Correia Pinto da Silva

#114271 | fasc | 16 mar 2006 10:47 | Em resposta a: #114260

Caro Confrade José Filipe

Muito obrigado pela sua informação. Penso não haver qualquer ligação entre as nossas familias mas tudo é possivel.
Se desejar confirmar ou estudar essa presumivel ligação peço-lhe que consulte a página da minha familia no endereço : www.familiacorreiapinto.com
Os meus cumprimentos

Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#121548 | mauro1610 | 25 jun 2006 19:49 | Em resposta a: #103032

Sou descendente do Malhadinhas, personagem descrito por Aquilino Ribeiro. Vivo no Brasil e sei que tenho parentes em Portugal, Vila Nova do Paiva, Distrito de Viseu. Gostaria de fazer contato. Pela parte de minha avó paterna somos da família Rocha Leal (descendentes do Malhadinhas) e por parte do meu avô somos Vellozo Correia.
Aguardo contatos.
Mauro Monteiro Correia
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#121586 | fasc | 26 jun 2006 10:42 | Em resposta a: #121548

Amigo Mauro
A minha família Correia (Pinto) é da freguesia de Penajóia, concelho de Lamego, distrito de Viseu.
Não temos nenhum ramo em Vila Nova de Paiva, nem Vellozo Correia.
Um abraço
Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Os Correa/Correia

#133916 | lagrenge2 | 13 nov 2006 10:46 | Em resposta a: #103032

Bons dias...

Encontrei este tópico por acaso e gostaria de entrar em contacto convosco uma vez que sou descendente da família Correa originaria de Lamego (Correa Baguinho Pinto da Silva por sucessivos Casamentos) e gostaria de conhecer os vossos trabalhos a ver se por acaso estamos relacionados uma vez que me lembro de a minha avó dizer que em Lamego os Correas estavam quase todos relacionados

um grande abraço a todos

Edu

Resposta

Link directo:

RE: Correia Pinto da Silva

#133921 | fercar | 13 nov 2006 11:48 | Em resposta a: #114271

Caro confrade Fernando Correia.
Sou Fernando Alberto Peixoto Cardoso e pertenço ao ramo Miranda. Só lhe escrevo estas linhas para actualizar o seu excelente trabalho. Maria da Conceição Ganga de Lima minha esposa nasceu em 08 Maio 1972, minha filha Ana Mafalda Lima Cardoso naceu a 16 Janeiro 1993. O meu sobrinho Francisco Miguel Cardoso Rodrigues já casou e tem uma filha, em breve lhe darei mais elementos.
Um grande abraço do primo.
Fernando Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen