Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#103097 | luis262 | 16 out 2005 00:10

Boa noite:

Procuro informações sobre a ascendência e/ou familiares ,de Manuel Ferreira da Silva Couto, nascido no Porto cerca de 1885 e falecido na Breia , Vila Nova de Cerveira cerca de 1940, médico e proprietário na Breia, onde existe uma Rua com o seu nome e que posuía igualmente casas e propriedades no Brasil.

Casou com D. Maria Antónia Pereira, filha de João António da Rocha Pereira e de sua mulher, D. Rita Gomes de Barros, ambos naturais de Vila Nova de Cerveira, Sopo.
Deste seu casamento houve geração:
Emílio Tito Ferreirra da Silva Couto, Oficial do Exército que combateu na 1ª Grande Guerra, sendo feito prisioneiro na Alemanha, e faleceu em 1941, por doença, no posto de Coronel; Manuel Ferreira da Siva Couto , Oficial General, q comandante da Região Militar Norte e, bastante mais nova, D. Maria Helena Pereira da Silva Couto, todos naturais de V.N.de Cerveira e com geração.
Era filho de Manuel Ferreira da Silva Couto nascido c. de 1825 e de D.Emília Augusta.
Corre na Família que o seu pai, teria tomado o nome Couto , porque possuía um "couto" e assim se distinguia de um outro Manuel Ferreira da Silva. Tinha a família, como já referi, vastas terras e casas no Brasil, que os seus descendentes só viriam a vender já depois de 1941, época de crise no dito Brasil.

Pergunto: Será que esta família Ferreira da Silva, (depois Couto) terá alguma coisa a ver com uns Ferreiras da Silva, entre eles um Manuel Ferreira da Silva, também da região do Porto e proprietários no Brasil?

Ver: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=52280

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=136040

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#103238 | pgirao | 17 out 2005 20:17 | Em resposta a: #103097

Caro Luís Piçarra,

Conheço pessoalmente e sou parente de parte da descendência de Emílio Tito da Silva Couto. Como é um ramo colateral aos que tenho estudado, não aprofundei o assunto. Está interessado em datas e locais que sejam ponto de partida para investigar essa ascendência?

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#103448 | luis262 | 20 out 2005 00:19 | Em resposta a: #103238

Caro Pedro Girão,

Emílio Tito Ferreira da Silva Couto era tio da minha mulher. Tanto ele como seu irmão Manuel Ferreira da Silva Couto e a mãe de minha mulher ( que era muito mais nova que os imãos) , Maria Helena Pereira da Silva Couto, eram filhos do dr. Manuel Ferreira da Silva Couto.
Estou a procurar ascendentes do lado materno da minha mulher , por isso estou muito interessado nos dados que referiu e agradeço, a sua disponibilidade.
Com os meus cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#103476 | pgirao | 20 out 2005 10:46 | Em resposta a: #103448

Caro Luís Piçarra,

De Emílio Tito foi filho Manuel Torres da Silva Couto, que tal como seu pai foi oficial do Exército. Manuel casou com uma prima de meu pai, Georgina Roseira Cardoso Dias. O avô materno de Georgina era Raul Benjamim Roseira, irmão de minha bisavó Maria Olímpia Roseira, que pode ver em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=325610

Já preparei um fivheiro com os dados que tenho para lhe enviar. Aguardo que me indique um endereço, ou se preferir pode contactar-me para pmgirao arroba iol ponto pt

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#103483 | luis262 | 20 out 2005 12:18 | Em resposta a: #103476

Caro Pedro Girão:

Obrigado pela sua resposta.
Agradeço que me envie esses dados para luispicarra25arrobasapopontopt

Com os meus cumprimentos
Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#103604 | luis262 | 22 out 2005 16:46 | Em resposta a: #103097

Renovação do pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#104279 | luis262 | 01 nov 2005 12:48 | Em resposta a: #103604

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#112469 | luis262 | 20 fev 2006 12:25 | Em resposta a: #104279

Renovo o pedido. Interessava-me siobretudo a ascendência.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#112949 | luis262 | 26 fev 2006 12:36 | Em resposta a: #103238

Caros Participantes

Graças à colaboração de Pedro Girão, pude já há algum tempo, avançar no que diz respeito a Emílio Ferreira da Siva Couto, oficial do exécito, já referido neste tópico e seus filhos, respectivamente tio e primos de minha mulher.
Quanto ao outro filho , irmão de Emílio, Manuel Ferreira da Silva Couto, general do Exército, que casou com D. Maria Rita Salema de La Cueva, nada consegui saber sobre os descendentes directos, embora esteja convencido que uma senhora, D. Maria de Fátima Salema de La Cueva Couto cc D.Manuel de Sousa Holstein BecK , que consta da base de dados do Genea, deva ser sua descendente e portanto prima da minha mulher.

No entanto , o que mais me interessava era conseguir saber a ascendência de Manuel Ferreira da Silva Couto, avô materno de minha mulher, nascido no Porto, cerca de 1850/1855, casado com D. Maria Antónia Pereira, que foi médico e proprietário de casas e quintas na Breia, Vila Nova de Cerveira, ( onde existe uma rua com o seu nome) e era filho de Manuel Ferreira da Silva Couto e D.Emília Augusta.
Como moro em Lisboa, Carcavelos, não é fácil avançar nestas buscas, sem saber a freguesia do Porto onde nasceu. Sei apenas que faleceu na casa da sua quinta da Breia, provavelmente no início da década de 30 do séc XX , o que não é lá muita coisa...

Por isso torno a renovar o meu pedido.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#112950 | luis262 | 26 fev 2006 12:56 | Em resposta a: #103097

Corrijo a data do possível nascimento de Manuel Ferreira da Silva Couto, médico, para cerca de 1855, visto que o seu filho mais velho, Emílio nasceu no Porto, Bonfim a 8.10.1855.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#113053 | luis262 | 28 fev 2006 14:08 | Em resposta a: #112469

Renovação de pedido
LP

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#113820 | luis262 | 11 mar 2006 17:59 | Em resposta a: #112950

Boa Tarde:

Deasculpem o lapso do "post" de 26.2.2006...
Assim : O Dr. Manuel Ferreira da Silva Couto terá nascidoni Porto, c. de 1855/1860, visto que o seu filho mais velho, Emílio Tito Ferreira da Silva Couto, oficial do Exército, nasceu no Porto, Bonfim em 8.10.1855.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#118629 | manuelcouto | 15 mai 2006 15:59 | Em resposta a: #113053

O Meu nome é Manuel Mateus Costa da Silva Couto, sou coronel de cavalaria e filho do Engº Manuel Ferreira da Silva Couto jr, filho do General Manuel Ferreira da Silva Couto. Fiquei como é obvio interresado em saber algo mais sobre a minha familia e também poder ajudar a identificar o paradeiro de mais familiares.
Meu contacto couto@igeoe.pt

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#118662 | luis262 | 16 mai 2006 01:54 | Em resposta a: #118629

Caro Sr.

Camo-me Luís Piçarra, sou arquitecto, professor e casado com Maria Teresa Couto Carneiro, nascida no Porto em 25.09.1946, sobrinha do seu avô, o General Manuel Ferreira da Silva Couto.
O Dr. Manuel Ferreira da Silva Couto, médico, nascido no Porto, mas que vivia sobretudo numa quinta que tinha em Breia Lobelhe, Vila Nova de Cerveira, teve três filhos:
O mais velho, Emílio Tito Ferreira da Silva Couto, oficial do Exército, que combateu na primeira Guerra Mundial, tendo sido feito prisioneiro na Alemanha. Casou, com geração , tendo um filho que foi igualmente oficial do Exercito, Manuel Torres da Siva Couto,nascido na Foz do Douro em 1929, combatido em Angola e na Guiné, onde foi Ajudante de Campo e chefe de gabinete do Governador da Guiné, falecido no Hospital Militar de Luanda, quando ocupava o posto de Capitâo, também casado e com geração.

Do seu avô, alguns anos mais novo, porque esse ramo da família terá a dada altura passado a residir em Lisboa, apenas sei que , entre outros cargos, quando oficial General, foi comandante da Região Militar Norte entre, 1948 e 1953 e casou com Maria Rita Salema de La Cueva, com geração, temos muito poucos elementos sobre a sua descendência.

A mãe da minha mulher, cerca de vinte anos mais nova que o seu irmão Tito, nasceu em Vila Nova de Cerveira em 29.02 1905 e é já falecida. Do seu casamento com Francisco Alves Carneiro, do Porto, teve três filhas e quatro filhos sendo a Teresa, minha mulher, a mais nova das filhas. Lembra-se bem no entento, de ter estado na Igreja de São João de Deus, quando do falecimento da tia Maria Rita.
Grande parte dos descendentes e alguns ascendentes, do Dr. Manuel Ferreira da Silva Couto, tem página editada no Genea, exceptuando precisamente os da parte do seu avô, por não termos elementos, ( existe apenas uma Maria de Fátima Costa Salema de La Cueva Couto, mas não sabemos exactamente que tipo de relação familiar haverá) e seria interessante se, com a sua colaboração se pudesse preencher essa lacuna.
Não sei se terá acesso a essa base de dados, mas se o tiver para obter a respectiva página basta clicar em
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=136040
Caso não tenha esse acesso terei todo o gosto de lhe fornecer esses dados.

Cumprimentos

Luís Piçarra
contacto luispicarra25@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE:Adenda

#118664 | luis262 | 16 mai 2006 02:16 | Em resposta a: #118662

Desde já , de qualquer forma, posso enviar-lhe um ficheiro com os descendentes do Capitão Manuel Torres da Silva Couto.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#118727 | luis262 | 16 mai 2006 23:50 | Em resposta a: #113820

Caros participantes do fórum:

Relativamente às mensagens de 26.02.2006 e 11.03.2006, peço desculpa pelos lapsos, pois bem pode dizer-se que "pior foi a emenda que o soneto"...

Queria eu na altura dizer que, visto o filho mais velho, Coronel Emídio Tito F. da Silva Couto ter nascido no Porto, Bonfim em 08.10.1885, é provavel, que o Dr. Manuel Ferreira da Silva Couto, seu pai, cuja data exacta de nascimento não conheço ainda, tenha n. entre 1855 e 1860.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#418361 | NunoCouto | 30 set 2019 01:57 | Em resposta a: #103097

Boa Noite

Vi este tópico deveras interesante, sou neto de Emilio Silva Couto , Oficial do Exercito como bem dizem aqui.

Resposta

Link directo:

Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#418362 | fravasco | 30 set 2019 09:41 | Em resposta a: #103097

Bom dia

No livro "Lista geral de antiguidade dos oficiais do exército metropolitano", do Ministério da Guerra, 1949, página 20;
consta um general no ramo da Infantaria, Manuel Ferreira da Silva Couto Júnior, nascido a 20.2.1888.

Muito provavelmente filho, do referido médico Manuel Ferreira da Silva Couto.

Sem mais
F. Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Manuel Ferreira da Silva Couto, médico.

#418363 | fravasco | 30 set 2019 09:51 | Em resposta a: #103097

cont.

Acrescento o registo de baptismo (8.3.1888) de Manuel Ferreira da Silva Couto Júnior, em
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=829340
(digitalização nº 104 ou nº 198 do ano 1888 em Bonfim - Porto)

F. Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 01:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen