Origem da família Megre Restier

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Origem da família Megre Restier

#103143 | luis262 | 16 out 2005 19:43

Boa noite:

Levando em conta para além de outras fontes, as referências à família Megre e à família Restier, nomeadamente aqui no Fórum e sobretudo no tópico Família Restier, e ao assento de casamento, mencionado por Vasco Briteiros,na sua intervenção nesse tópico em 12-10-2005 às 23:13, casamento esse realizado na Sé , Porto em 21.11.1800, entre José Correia e Rita Megre Restier.
No dito assento, a Rita Megre REstier, surge como filha de Luís Megre e Angélica Rosa Megre, da Rua do Bonjardim e neta de paterna de Pedro Megre e de Catarina Restier do Reino da França.

Pessoalmente, não conheço qualquer outra referência a Maigres Restier, ANTERIORES a esta data, em Portugal ou noutro qualquer país.

Chamo também a atenção para o facto de Catarina Restier ( talvez de nascença Catherine) é originária do Reino da França, o que indica que pode ser este casamento que deu origem aos Maigre Restier...

A questão está posta... Agora fico à espera de opiniões e colaboração de outros participantes do Fórum.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#103144 | luis262 | 16 out 2005 19:46 | Em resposta a: #103143

Peço desculpa pelas "gralhas", mas não revi o texto...
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#103147 | pinheirov | 16 out 2005 21:13 | Em resposta a: #103143

Caro Luís Piçara

Sugiro-lhe fazer uma pesquisa através de sites franceses de genealogia (se não o fez ainda)compondo na janela de pesquisa de GOOGLE: «groupes genealogie fr» ou «famille Megre Restier» ou «Maigre Restier» ou «Restier».
Encontrará várias pistas dirigidas sobre o apelido Restier que lhe permitirão explorar, pelo menos as origens dessa família (história, armas, brasão) e quem sabe... chegar talvez aos seus mais recentes.
Tenho utilizado com successo estes grupos dos quais sou membro de alguns.
Cumprimentos.

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#104074 | luis262 | 29 out 2005 10:24 | Em resposta a: #103147

Caro Victor M. Pinheiro:

Agradeço as suas sugestões, que já me permitiram avançar alguma coisa sobre os Restier e as suas origens em França.
Dirigindo-me agora também aos restantes participantes do Fórum, renovando o pedidode informações com que abri este tópico.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#104097 | pinheirov | 29 out 2005 22:14 | Em resposta a: #104074

Caro Luis Piçarra

Nada tem que agradecer. Aliás é a segunda vez que o faz e creio agora compreender a razão ao aperceber-me que a minha mensagem do dia 16 foi inicialmente suprimida, e que só agora apareceu. Apareceu esta, e desapareceram outras editadas no mesmo tópico. Recordar-se-á com certeza que acabei entretanto por lhe comunicar a informação que eu tinha, via o seu endereço pessoal. Continuo no entanto sem saber o que se passou, mas apraz-me saber que para alguma coisa serviu a informação que enviei. Caso tenha alguma explicação, agradeço me informe.
Melhores cumprimentos.

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#104102 | vbriteiros | 29 out 2005 22:54 | Em resposta a: #103143

Caro Luís Piçarra,
Casualmente ( investigo os Guimarães da Rua dos Ingleses ) encontrei mais dados sobre Megre Restier:
- D. Maria Amélia Martins Megre Restier, * 28.3.1920: + 14.5.1997.
- D. Adelaide Barbosa Martins Megre, * Fevereiro 1883; +Setembro 1967
Dados obtidos no Cemitério da Lapa - Porto , jazigo nº 12 ( 1860) de António Martins Fernandes Guimarães .
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#104108 | luis262 | 29 out 2005 23:23 | Em resposta a: #104097

Caro Vctor M. Pinheiro:

Alguma confusão que se possa realmente ter surgido é afinal resultado de certas atitudes que levam à não edição de determinadas informações, que no meu simples entender, só levariam aum maior enriquecimento da troca de informações neste forum. São estes os critérios pois...
Quanto à informação que me deu para o meu endreço, permitiu-me para já, avançar um pouco e obter mais dados sobre os Restier franceses, ainda que desgarrados, mas que com alguma sorte e persistência na investigação, poderão contribuir, para conhecer como e quando, esta família entrou em Portugal.
Se conseguir descobrir algum fio condutor, não deixarei de o informar.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#104322 | luis262 | 01 nov 2005 23:09 | Em resposta a: #103143

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#104334 | aeiou2 | 02 nov 2005 05:15 | Em resposta a: #103143

Caro Luís Piçarra,

Segundo a Grande Enciclopédia Luso Brasileira houve um Editor Francês Luís (Louis ) Megre (Talvez fosse Maigre ) Restier, que viveu em Lisboa, séc.XVIII, em 1796,vol.25,p.330, que tinha um colégio e que editou um dicionário.Depois foi para a Covilhã, onde parece que irradiou a família em Portugal.

Os Brasileiros parece-me que talvez sejam filhos deste pois nascem já no séc.XIX

Para as famílias francesas costumo contactar a Igreja de São Luís dos Franceses à rua das Portas de Santo Antão, telef.21 342 58 21, que não são muito "sympatiques et colallaborateures", mas lá vão ajudando quando têem alguma coisa, nascimentos, óbitos, casamentos.

Como outras sugestões :

1.Será investigar o Colégio de Educação

2.Arquivos da Covilhã

3.Pesquisar as várias obras por ele editadas, entre elas um Dicionário da Língua Portuguesa

4.Testamento na TT

Julgo também que o Megre virá de Maigre, a "mania" de traduzir e aportuguesar os sobrenomes era uma imposição da lei.

No familysearch encontra uns Restier de França e muitos da Holanda

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#104338 | luis262 | 02 nov 2005 08:33 | Em resposta a: #104334

Cara Maria

Obrigado pelas sugestões.
Vou entrar "em campo em várias frentes"...

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#165677 | abribas | 24 ago 2007 18:23 | Em resposta a: #103143

Caro Luis,
Não se esta questão já foi entretanto ultrapassada num dos muitos tópicos sobre esta família, mas encontrei por acaso no ADP, em St Ildefonso a 26/8/1812, o baptismo de JOSÉ, filho legitimo de ANTÓNIO Megre Restier com Ana ?Ludovina?, neto paterno de LUIS Megre Restier de Paris, França, com Angelica Roza, da Sé, Porto, e neto materno de Manuel Rodrigues com Luisa Vaz. (ADP, Bob 355, Item 1, fl 258)
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#165723 | luis262 | 25 ago 2007 09:10 | Em resposta a: #165677

Caro António,

Obrigado pelos elementos que enviou.
Neste caso estamos em presença de novos dados sobre Megres Restier do Porto.

Na primeira intervenção deste tópico, referi o casamento realizado na Sé , Porto em 21.11.1800, entre José Correia e Rita Megre Restier.
No dito assento, Rita Megre Restier, surge como filha de Luís Megre e Angélica Rosa Megre, da Rua do Bonjardim e neta de paterna de Pedro Megre e de Catarina Restier do Reino da França.
Ficamos assim a saber que o Luís Megre Restier cc Angelica Rosa (ou Roza), também nasceu em França, tal como os seus pais e teve, entre outros possíveis filhos, Rita M.R. e António M.R.

Há já um conjunto de informações sobre Megres Restier do Porto mas ainda não conegui estabelecer o elo com os que são ascendentes directos de minha mulher, a saber Maria Torquata Megre, nascida em Cedofeita, filha de Tomás Megre Restier, tabelião notário e de sua mulher Ana Gonçalves de Jesus e neta paterna de Francisco Megre Restier, também tabelião, e de Joana Bernardina de Qeuirós .
Este Francisco é contemporâneo da Rita e do António mas...

Cumprimentos´
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#165724 | luis262 | 25 ago 2007 09:14 | Em resposta a: #165723

Corrijo "consegui" e "Queirós" .
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#165725 | ATM | 25 ago 2007 09:49 | Em resposta a: #165724

Alo Luis

Ainda ando por aqui.

Um abraco

Toze

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier

#165808 | FGJ | 27 ago 2007 01:20 | Em resposta a: #103143

LUIS,
Aqui vai o q sei sobre MAIGRE RESTIER. Espero q seja de alguma ajuda.ANGELO MAIGRE RESTIER.1882-Estando viúvo de RACHEL FLORINDA DE MATTOS RESTIER, casou com LEOPOLDINA SOLLIER, filha natural de VICTORIA SOLLIER, em 29-MARÇO-1882, tendo como testemunhas JOSÉ DE CASTRO MAIGRE RESTIER e o Dr. JOÃO PEREIRA LOPES. A noiva apresentou licença do Juízo de Órfãos da 1ª Vara(ACMRJ/São Cristóvão/Livro AP-274, fls. 55).
ANGELINA, f leg de Eugenio Manuel Nunes e Anna Maigre da Gama Nunes.
N 18-05-1910 freg Engenho Novo,Rio.
Bat 18-09-1910 matriz N.S. da Luz do Rocha,Rio.
AP = Manoel Jose Nunes e Maria Amália Fayão Nunes.
AM = Joaquim Alves Ferreira da Gama e Anna Leonor Maigre da Gama.
Padrinhos = João Carlos de Castro Lemos e Vicentina da Gama Nunes.
(ACMRJ / Livro AP-0892, fls. 145v, termo 421).
ANNA, f de Luiz Felippe Maigre Ferreira da Gama e Paulina d’Oliveira Gama.1903/1905-N em 14-09-1903.Batismo em 24-06-1905, sendo padrinhos: os avós paternos Joaquim Alves Ferreira da Gama e Anna Leonor de Castro Maigre da Gama. Avós maternos: Dr. Saturnino de Souza Oliveira e Rebeca Judith de Oliveira (ACMRJ/ N.S.da Luz do Rocha/ Livro E-826, fls. 70v).
Professor CARLOS MAIGRE RESTIER
1847-Diretor do Liceu de Angra dos Reis, Província do Rio de Janeiro
( http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/777/000068.html )

DYRCEO, f leg. de Anthenor Carr Maigre Restier e Elvira de Araújo Maigre Restier. N em 21-04-1907. Bat. em 25-12-1907, sendo padrinhos José de Castro Maigre Restier Junior e Hermínia de Almeida Restier. (ACMRJ/ N.S.da Luz do Rocha/ Livro E-827, fls. 48).

FELIPPE, f leg de Emigdyo Augusto César de Figueiredo e Alexandrina Emilia de Castro Maigre Figueiredo. N em 09-01-1879. Bat em 07-08-1881 na matriz de N.S. da Conceição do Engenho Novo (Rio), sendo padrinhos: Joaquim Alves Ferreira da Gama Jr e Francisca Eulália de Castro Maigre Restier.
AP = Jose Antonio de Figueiredo e Felicidade Carlota de Figueiredo.
AM = Felippe Maigre Restier e Anna Leonor de Castro Restier.
(ACMRJ/ Livro AP-0857/ fls. 91v).

FELIPPE CANCIO MAIGRE RESTIER. 1834- Em 15-02-1834 foi matriculado no 1º ano do 10º curso da Aula de Comércio da Corte.
(A N/ Junta de Comércio/ Códice 168/volume 1/ fls 165).
1835- Em 17-02-1835 foi matriculado no 2º ano do 10º curso da Aula de Comércio da Corte.
(AN/ Junta de Comércio/ Códice 168/volume 1/ fls 191 e Códice 168/vol 3/ fls...).
FERNANDA, f de Dr. Fernando Manuel Nunes e Hortência de Mattos Maigre Nunes. N 29-04-1911. Bat 08-10-1911 na matriz de N.S.da Luz do Rocha. (ACMRJ/ N.S.da Luz do Rocha/ Livro AP-0893, fls. 36v, termo 216).

JOSÉ DE CASTRO MAIGRE RESTIER JUNIOR e HERMINIA DE ALMEIDA RESTIER. 1907- Padrinhos do batismo de Iracema, f leg de Antonio Machado de Almeida França e Joaquina Henriqueta de Carvalho França, N em 26-03-1889, bat em 24-12-1907.
(ACMRJ/ N.S.da Luz do Rocha/ Livro E-827, fls. 47).

JOSÉ, f leg de Frederico Leopoldo da Silva e Yerecê MAIGRE da Silva. N em 23-03-1925. Bat em 15-12-1926 na matriz de N.S. da Luz do Rocha sendo padrinhos: São José e Zuleika Maigre de Figueredo. Na ocasião do batismo morava na Rua Ana Néri 357(ACMRJ/ Livro E-836, fls 98, termo 390).

MARIA DE LOURDES, f de Felippe Maigre Restier e Eurydice Pestana Pereira Restier, contratados civilmente.1901-Nascida em 20-03-1901.Batismo em 30-08-1901, sendo padrinhos: Antonio dos Santos Venâncio Jr e Maria das Dores Pinto dos Santos.(ACMRJ/ N.S.da Luz do Rocha/ Livro E-825, fls. 23v).

PAULINA, f leg de Luiz Felippe Maigre Ferreira da Gama e Paulina d’Oliveira Gama. N em 26-05-1904. Batismo em 10-01-1908, sendo padrinhos: Carlos Maigre Ferreira da Gama e D.Elvira Nicolina Dias da Gama(ACMRJ/ N.S.da Luz do Rocha/ Livro E-827, fls. 51).

RUBEN, f legítimo de Eugenio Manuel Nunes e Anna Maigre da Gama Nunes.1904/1905-N em 17-12-1904.Batismo em 11-11-1905, sendo padrinhos: José de Castro Maigre Restier e Hortência de Mattos Maigre Restier (ACMRJ/ N.S.da Luz do Rocha/ Livro E-826, fls. 87v).





YERECÊ, filha de Alexandre Maigre de Figueiredo Junior e Maria Fernandes Figueiredo. 1921- N em 19-02-1921 na paróquia de Todos-os-Santos_Rio. 1923- Bat paróquia N.S.da Luz do Rocha em 10-03-1923, sendo padrinhos Eugenio de Souza Pinto e Iza de Souza Pinto. No assento de batismo aparece como IERÊCÊ (ACMRJ/ Livro AP-0898, fls.286, termo 1144). 1930-Em 26-10-1930, com 3 (sic) anos de idade, foi crismado na matriz de N.S. da Luz-ARJ, sendo madrinha Yerecê Maigre da Silva (ACMRJ/Livro E-1111, termo 1520).

ACMRJ = Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.
A N = Arquivo Nacional.
ARJ = Arquidiocese do Rio de Janeiro
Atenciosamente,
.
FREDERICO GRINBERG JR em 26/8/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI(RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#166690 | abribas | 06 set 2007 17:53 | Em resposta a: #165723

Caro Luís,
Novamente por acaso, encontrei o casamento de António Megre Restier com Ana Ludovina na Bob 389, Item 2, freguesia da Sé, Lv C-16, fl 106V, 2º, a 23/9/1807.
Ele nat da Sé, fl de Luis Megre Restier e de Angelica Roza.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#166711 | luis262 | 07 set 2007 00:57 | Em resposta a: #166690

Caro António,

Obrigado por mais estes dados , neste caso sobre o casamento de António Megre Restier com Ana Ludovina, que conhecia, mas do qual passei a conhecer a data e localização do assento respectivo.

Conheço , por ora, mais dois filhos de Luís Megre Restier, n. de França, Paris e de Angélica Roza, n. do Porto, Sé :

-Filipe Megre n. no Porto, Sé a 16.11.1760 e aí baptizado a 17.11.1760,
-Rita Megre Restier que casou na Sé, Porto a 21.11.1800, com José Correia, c.g.

Luis Megre Restier era filho de Pedro Megre e de Catarina Restier, ambos naturais de França.
Atendendo às prováveis datas de nascimento, há a possibilidade de Francisco Megre Restier, notário no Porto, que casou com Joana Bernardina de Queirós, ser mais um filho do referido casal...
A ver vamos!
Cordialmente,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#166744 | luis262 | 07 set 2007 16:17 | Em resposta a: #166711

Caro António,

Quando me refiri a Francisco Megre Restier, quiz dizer que é possível que seja filho de Luís Megre Restier e Angélica Roza e, nesse caso, irmão de Filipe Megre, Rita Megre Restier e António Megre Restier.
Aminha mensagem de ontem, poderá não ter sido muito clara sobre essa possibilidade.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#285643 | Luiz Megre Beça | 25 ago 2011 18:39 | Em resposta a: #165723

Caro Luis

Ao consultar o Forum reparei nalgumas duvidas que pôs quanto aos ascendentes de sua mulher.
Muito bem, posso esclarecê-lo do seguinte:

Essa Senhora Maria Torcata era filha de Thomaz Megre Restier, meu trisavô e de Ana Gonçalves de Jesus e neta de Francisco Megre Restier e de Joana Bernardina de Queiroz Azevedo.
Teve entre outros, um irmão esse sim tabelião e notario aqui no Porto, meu bisavô tambem Thomaz Megre Restier.
A Maria Torquata casou com Prudencio Pereira Macambira e teve descendencia.
Estou ao seu dispôr para o poder ajudar naquilo que entender e julge necessario.

Um abraço

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#285724 | luis262 | 26 ago 2011 11:37 | Em resposta a: #285643

Caro Luiz

Obrigado pelo seu contacto e pela sua disponibilidade.
É pois primo da minha mulher, uma vez que têm dois trisavós em comum, o também tabelião Thomaz Megre Restier e Ana Gonçalves de Jesus.
O Luiz é pois neto de um dos filhos de Thomaz Megre Restier e Maria Amélia de Azevedo Viana.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=345731

Gostaria que entrasse em contacto comigo, aqui ou para o meu e-mail luispicarra43@hotmail.com ,pois tinha interesse em conhecer os dados de que dispõe sobre a família.
Uma parte dos elementos que estão editados no geneall, foram por mim enviados com base em documentação que fui recolhendo, bem como com a colaboração de outros participante,em diversos tópicos deste Fórum.

Um abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#285725 | luis262 | 26 ago 2011 11:38 | Em resposta a: #285643

Caro Luiz

Obrigado pelo seu contacto e pela sua disponibilidade.
É pois primo da minha mulher, uma vez que têm dois trisavós em comum, o também tabelião Thomaz Megre Restier e Ana Gonçalves de Jesus.
O Luiz é pois neto de um dos filhos de Thomaz Megre Restier e Maria Amélia de Azevedo Viana.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=345731

Gostaria que entrasse em contacto comigo, aqui ou para o meu e-mail luispicarra43@hotmail.com ,pois tinha interesse em conhecer os dados de que dispõe sobre a família.
Uma parte dos elementos que estão editados no geneall, foram por mim enviados com base em documentação que fui recolhendo, bem como com a colaboração de outros participante,em diversos tópicos deste Fórum.

Um abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Megre Restier no Porto

#285734 | Luiz Megre Beça | 26 ago 2011 12:47 | Em resposta a: #285724

Caro Luis

Obrigado pela sua Nota e embora não tenha o prazer de o conhecer, envio-lhe desde já os meus parabens sôbre os seus conhecimentos sõbre a Familia Megre Restier.
Pelos vistos, a linha da sua Mulher é a mesma que a minha. Sou neto da Beatriz, filha do Thomaz e da Amelia Azev Vianna, que casou com Rodrigo de Chatillon da Rocha Beça e filho de Luiz Megre Beça e Maria José Martins dos Santos Santiago.
Um abraço

Luiz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 13:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen