Picheiro ou Pixeiro da Messejana

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103155 | jflfl | 16 out 2005 22:06

Procuro informação sobre a familia Picheiro (Pixeiro) que no seculo XVII viveria na Messejana.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103419 | jflfl | 19 out 2005 19:49 | Em resposta a: #103155

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103426 | Kênia Karla | 19 out 2005 21:49 | Em resposta a: #103155

Desculpe, só estou realizando um teste com meu novo password.

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103453 | FGJ | 20 out 2005 00:57 | Em resposta a: #103155

Qual Messejana?
A vizinha a Fortaleza, capital do Ceará no Brasil?
FredericoGJ
Rio de Janeiro?Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103490 | Conde | 20 out 2005 14:55 | Em resposta a: #103419

Já viu as Linhagens de Portugal ? Estão lá Pixeiros do Baixo Alentejo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103522 | jflfl | 20 out 2005 21:02 | Em resposta a: #103453

Caro Frederico G J
A Messejana a que me refiro é no Alentejo, Portugal. Em todo o caso obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103528 | jflfl | 20 out 2005 21:47 | Em resposta a: #103490

Caro Conde
Não, de facto não vi. Desculpe a ignorância, mas a que "Linhagens de Portugal" se refere?
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103561 | Conde | 21 out 2005 13:27 | Em resposta a: #103528

Ao fascículo de Vilhenas Freires e Andrade, de Beja. Tem um título de Lanças que são Pixeiros.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103568 | LSV | 21 out 2005 15:14 | Em resposta a: #103528

Caro Joaquim Falcão de Lima

Encontro também Pixeiro em Vila Nova de Milfontes nos séc. XVII e XVIII.

Um abraço
Luís Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103641 | jflfl | 23 out 2005 18:30 | Em resposta a: #103561

Caro Conde
Muito obrigado pela explicação. É curiosa a sua afirmação de "Lanças que são Pixeiros". Pode, por favor, explicar melhor? De facto, uns anos mais tarde encontro Lanças na região de Santiago do Cacém e Alvalade.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103642 | jflfl | 23 out 2005 18:33 | Em resposta a: #103568

Caro Luis Soveral
Obrigado pelo seu contributo. Poderia andiantar-me mais detalhes sobre de quem se trata para eu poder analisar eventual ligação com os "Pixeiro" da Messejana que procuro?
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103644 | LSV | 23 out 2005 19:21 | Em resposta a: #103642

Caro Joaquim Falcão de Lima

Do meu trabalho em preparação «Famílias de Vila Nova de Milfontes»:

§
SILVA PAIÃO

1. João da Silva Paião, nasceu cerca de 1660 e foi morador em Vila Nova de Milfontes ou seu termo. Casou a 8.1.1690 em Vila Nova de Milfontes com Joana Rodrigues Pixeiro, aí moradora.

§
MONTE MALVEIRO

1.4. (a) André Afonso, baptizado a 30.11.1692 em Vila Nova de Milfontes, tendo por padrinhos o padre Brás de Medeiros Agosto , beneficiado na igreja de Milfontes e pároco do Cercal, morador na vila, e Bárbara Rodrigues Pixeiro, moradores na vila. Foi morador com sua 1ª mulher na herdade do Freixo, no termo de Vila Nova de Milfontes, donde surge a 18.9.1729 para testemunhar na matriz da vila juntamente com Gregório Machado o casamento de Romão Ferreira Simões com Isabel Raposo, do Cercal. Casou duas vezes: a 1ª com Margarida de Vilhena, talvez a mesma que é baptizada a 17.2.1699 no Cercal, como filha de José Gonçalves e de sua mulher Isabel de Vilhena (tendo por padrinhos António Jorge e Felícia dos Santos), falecida em 1734 e ainda viva a 3.4 desse ano quando surge na igreja do Cercal junto com seu marido a apadrinhar uma criança de nome Maria, filha de Sebastião Soveral e de sua mulher Maria [Moreira] de Campos, moradores na herdade da Castanheira. Não lhes encontrei descendência. Casou 2ª vez a 23.1.1735 no Cercal com Luzia da Conceição da Silva Pinela (b), nascida cerca de 1695/96 nesta aldeia (sendo testemunhas João Jacques de Magalhães e António Neto [Chaínho], ambos de Vila Nova de Milfontes), já viúva de um primeiro casamento com Martinho Soveral, referido no § SOVERAL 1, com descendência deste casamento que aí se segue.
1.4.1. (b) Violante Afonso, baptizada a 17.1.1736 no Cercal, tendo por padrinhos André Nunes Serra, Domingos Francisco Martins, da herdade de Vale Pereiro, no termo do Cercal, e ainda Felícia dos Santos, aí moradora. Casou com António Miguel Soveral, nascido na herdade de João Pais, em Vale de Santiago, e baptizado a 30.9.1736 no mesmo lugar , filho de Francisco Soveral, nascido na herdade do Pesinho em Vale de Santiago e baptizado a 29.9.1677 em São Bartolomeu da Serra, termo de Santiago do Cacém , e de sua segunda mulher , com quem casou a 21.1.1715 em Vale de Santiago , Maria Gonçalves, nascida na herdade do Monte Velho, na mesma aldeia e moradores na herdade de João Pais, onde se tratavam com escravos .
Maria Gonçalves da herdade de Monte Velho era irmã de um João baptizado a 16.2.1696 em Vale de Santiago, e ambos filhos de Mateus Gonçalves e de sua mulher Maria Pixeiro (irmã de Isabel baptizada a 27.6.1680 em Vale de Santiago); e netos maternos de Filipe Vaz, nascido por volta de 1650 e morador no termo de Colos, e de sua mulher Maria Fernandes.

Encontro ainda uma quinta do Pixeiro em Almodôvar. É esta a nota que tenho a propósito de um processo da inquisição de Gaspar Guerreiro, processo esse por bigamia:
IAN/TT – IE, 10478. Era parente muito próximo de António Guerreiro, testemunha no seu processo, de 52 anos de idade pouco mais ou menos, nascido e morador na herdade de Pedro Guerreiro. Em 1700, em diferentes datas, de entre as restantes várias testemunhas referem-se: Domingos de Medeiros Mestre de 47 anos pouco mais ou menos morador na quinta do Pixeiro, freguesia de Nossa Senhora do Rosário; João do Rego Aboim, capitão de auxiliares natural e morador em Almodôvar, de 57 anos de idade pouco mais ou menos; João Leitão de Aguiar, major, familiar do santo ofício, de Almodôvar, de 55 anos de idade pouco mais ou menos; João Soares Galhardo, de 33 anos de idade pouco mais ou menos de Almodôvar, primo em 3º ou 4º grau do réu, por parte do Pai; Luís Guerreiro, de 55 anos de idade pouco mais ou menos, de Almodôvar, juiz; e por fim a própria madrasta, Angela Guerreiro, que acusa o réu de a ter assediado a si e à sua filha, meia-irmão do réu, por querer força-la a pecar com ele

Um abraço
Luís Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103652 | jflfl | 23 out 2005 22:46 | Em resposta a: #103644

Caro Luis Soveral
Muito obrigado por mais este seu "post". Já agora deixe-me perguntar quando vamos ver esse seu trabalho sobre as familias de V.N.Milfontes?
Voltando a Pixeiros, não fazia ideia que existia a "Quinta do Pixeiro". Sabe localizá-la? Ainda terá a mesma designação?
Fiquei curioso com a "herdade João Pais". Sabe algo mais sobre João Pais? E sobre a referida herdade?
Desculpe por mais este conjunto de questões cuja resposta desde já agradeço
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#103687 | Conde | 24 out 2005 12:06 | Em resposta a: #103641

Trata-se de um casamento de uma Lança salvo erro de Castro Verde com um Pixeiro. Mas a geração só usa Lança depois desse casamento.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#104193 | LSV | 31 out 2005 14:03 | Em resposta a: #103652

Caro Joaquim Falcão de Lima

Não lhe sei adiantar com precisão quando é que o trabalho sobre as famílias de Vila Nova de Milfontes estará pronto. Está já feito o levantamento completo dos paroquiais (com excepçãp dos óbito), de 1636 a 1800 e praticamente todos cruzados. Entrevisto agora as gentes da terra para organizar as genealogias actuais. Ligarei depois a generalidade delas aos paroquias até 1800, e ainda assim ficará muito por fazer. Numa fase seguinte avançarei talvez com as famílias que passaram a ser veraneantes nela no séc. XX e até aos anos 70. Enfim, um extenso e complexo trabalho que se iniciou há cerca de 7 anos e que não estará garantidamente pronto antes de mais um outro.

Quanto à quinta do Pixeiro nada mais sei do que lhe disse mas vou tentar informar-me. Quanto ao João Pais penso que é actualmente propriedade da família Beja da Costa ou Passanha. Vou tentar confirmar isso ainda hoje com o Alfredo Maldonado Passanha (Quico) que é Beja da Costa pelo lado da mãe e Maldonado Passanha pelo lado do pai, e tentar saber também como foi a sua sucessão. Dir-lhe-ei depois qualquer coisa.

Um abraço
Luís Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#104230 | jflfl | 31 out 2005 19:15 | Em resposta a: #104193

Caro Luis Soveral
Muito obrigado mais uma vez pelas suas informações.

Acabo de ler o livro do Dr António Quaresma "Historia do Turismo em Milfontes" e encontrei lá uma fotografia com vários familiares meus, em particular a minha avó Alice Pais Falcão. Nos créditos verifiquei que a fotografia foi por si cedida. É um registo interessantissimo. Não resisto a perguntar-lhe se me faculta uma cópia e se porventura tem ligações familiares a estas familias. Uma vez que estamos fora do tópico deixo-lhe aqui o meu e-mail: jfalcaolima arroba mail ponto telepac ponto pt.
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#240197 | manuel espadilha | 24 set 2009 23:28 | Em resposta a: #103155

caro amigo

Pelo que compreendo, descende de pixeiro ou Picheiro da zona de Aljustrel/Messejana. Eu também descendo de José Picheiro que era natural de Aljustrel, como consta no registo de nascimento de meu trisavô António Peixeiro que era natural de Albernoa e possivelmente de quem descendemos a maioria dos Peixeiros que vivem ou nasceram no Sul do País. Tenho procurado no Arq. Dist. de Beja o registo de nascimento do meu quinto avô José Picheiro , mas informaram-me que nada consta no livro de Aljustrel. Vou ainda tentar nas freguesias vizinhas. Pela idade do meu trisavô ele terá nascido talvez aprox. a 1 700, já que este meu trisavô nasceu em 1776. Como já percebeu os meus ascendentes directos a partir do 4º avô Ildefonso , deixaram o nome de Pixeiro para Peixeiro, o facto de todos os Peixeiros que tenho contactado, tanto no distrito de beja como de èvora , me afirmarem serem origináride Albernoa-Beja. Não sei se me conseguirá ajudar. Será que este meu josé Pixeiro (5º avô) terá alguma ligação muito chegada a esse cap.-mor João Lança Pixeiro, que é tão falado em vários forum ?...

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#240584 | jflfl | 29 set 2009 00:11 | Em resposta a: #240197

caro Manuel Espadilha
Eu descendo de um joão picheiro que terá nascido cerca de 1650 na Messejana, Aljustrel. Este João Picheiro terá casado com uma Isabel Matos, natural de S.Luis, termo de Odemira.

Não sei se o conseguirei ajudar.De facto tenho encontrado diversos PIXEIROS em Aljustrel mas não tenho forma de procurar entroncar o seu José Pixeiro neste outro João Pixeiro. Até porque o apelido Pixeiro, perde-se aqui (na minha genealogia) nesta altura do ano de 1650.

Quanto à associação de Lanças e Pixeiros, já não é a primeira vez que oiço dizer que os dois apelidos andaram juntos. Em todo o caso não lhe consigo, por agora, adiantar mais.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#241544 | Panonias | 09 out 2009 18:41 | Em resposta a: #240197

Caro Manuel Espadinha


Revendo agora os meus apontamentos deparei-me com um José Picheiro, viúvo de Domingas dos Reis de S. Martinho, termo de Ourique que casou em Panoyas a 9 de Janeiro de 1752 com Maria Martins, viúva de Tomé Martins moradora na mesma freguesia de Panoyas.
Foram testemunhas do mesmo casamento o Capitão-mór Mateus Rodrigues Cordeiro Pereira e António de Almada Pereira, este último é ainda trisavô do grande artista plástico Almada Negreiros.

A minha família do meu lado paterno também está ligada aos Pixeiros de Albernoa. Ainda tenho lá parentes afastados que usam o apelido Pixeiro/Peixeiro.

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#242121 | manuel espadilha | 16 out 2009 16:18 | Em resposta a: #241544

Caro José Maria


Pelo que me diz a sua família está ligada a peixeiros de Albernoa. Poder-me-à dizer o nome desse familiar? Eu por exemplo descendo de Francisca Júlia Peixeiro, que era filha de Baltazar Peixeiro, neta de Inácio Peixeiro, bisneta de SAntónio Peixeiro, trineta de Ildefonso Peixeiro e tetra-neta de José Pixeiro, este natural de Aljustrel. Ainda não consegui , junto do Arq. Dist. de Beja, o registo deste meu ascendente, mas vou insistir.
Na zona de Aljustrel e Messejana é ue me parecer a origem deste apelido, mas, o que acho curioso é a frequência do nome Baltazar que aparece em metade dos pexeiros que encontro nos forum .

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#242138 | Panonias | 16 out 2009 22:21 | Em resposta a: #242121

Caro Manuel Espadilha



Sempre ouvi falar ao meu pai de uns parentes que tinham em Albernoa de apelido Peixeiro. Trata-se de António Peixeiro Martinho, filho de Margarida Peixeiro e João Martinho, neto materno de Alfredo Peixeiro. Não sei exactamente a origem do apelido, mas bem me parece que é corruptela de Picheiro ou Pixeiro. Este apelido antigamente era muito abundante na região do antigo Campo de Ourique. Em Panoyas tenho-me deparado nas minhas pesquisas também com vários Picheiros/Pixeiros, mas ainda os tenho todos desentroncados e não organizados informaticamente.
No entanto deixou-lhe aqui estes Peixeiros de Panoyas que poderão ainda a vir entroncar nesse seu treta-avô José Pixeiro.

ANTONIO PEDRO PEIXEIRO, casou com Catarina Gomes Louzeiro a 13/6/1673.Tiveram:
Inês, 1675/6.

INÊS PEIXEIRO, casou com Pedro Carrilho. Tiveram:
Luís, 1675/6.

CATARINA PEIXEIRA, madrinha de baptismo em 22/2/1641.

CATARINA PEIXEIRA, cc. Inácio Martins. Tiveram:
Senhorinha, 29/9/1727.

MANUEL RODRIGUES PEIXEIRO, da Bouzana +7/6/1750.


Espero que consiga o respectivo registo paroquial do seu avoengo José Pixeiro, para ser mais fácil, antes de começar a fazer a respectiva pesquisa convém saber aproximadamente o ano do seu nascimento ou casamento.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#242188 | manuel espadilha | 17 out 2009 22:35 | Em resposta a: #242138

Caro Zé Maria

Em Albernoa vive ainda uma minha prima que se chama Margarida Peixeiro, que por acaso também é casada com
um Martinho (joaquim Martinho) e que também tem ascendencia Peixeiro. Portanto são primos um do outro. O pai d
esta Margarida peixeiro chamava-se António Peixeiro, era primo -irmão da minha mãe e era neto de Inácio Peixeiro.Este seu ascendente Alfredo Peixeiro não me lembro de ouvir a minha mãe falar, mas falava que tinha tido três tios, e que tinham nove filhos cada um. portanto está a ver os Peixeiros que saíram de Albernoa. Eu vou tentar, junto do Arq. Dist. Beja, saber os nomes destes tios para saber se algum era Alfredo.



Os meus melhores cumprimentos

Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#242190 | manuel espadilha | 17 out 2009 22:39 | Em resposta a: #242138

Caro Zé Maria

Em Albernoa vive ainda uma minha prima que se chama Margarida Peixeiro, que por acaso também é casada com
um Martinho (joaquim Martinho) e que também tem ascendencia Peixeiro. Portanto são primos um do outro. O pai d
esta Margarida peixeiro chamava-se António Peixeiro, era primo -irmão da minha mãe e era neto de Inácio Peixeiro.Este seu ascendente Alfredo Peixeiro não me lembro de ouvir a minha mãe falar, mas falava que tinha tido três tios, e que tinham nove filhos cada um. portanto está a ver os Peixeiros que saíram de Albernoa. Eu vou tentar, junto do Arq. Dist. Beja, saber os nomes destes tios para saber se algum era Alfredo.



Os meus melhores cumprimentos

Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#242200 | cverde | 18 out 2009 00:39 | Em resposta a: #103155

Caro Joaquim Falcão de Lima

O que sei (e é pouco) sobre esta família Pixeiro/ Pexeiro é o seguinte:

ANTÓNIO PEXEIRO natural de Aljustrel, viúvo de Francisca do Monte, casou (2.º casamento) em 27.02.1718 em S. Miguel do Pinheiro (Mértola) com MARIANA GUERREIRO CAMACHO, natural de S. Miguel do Pinheiro, filha de Diogo Fernandes e de Margarida(?) Camacho, também naturais de S. Miguel do Pinheiro.

Deste casal ANTÓNIO PEXEIRO e MARGARIDA GUERREIRO CAMACHO tenho conhecimento de um filho: BALTAZAR AFONSO PEXEIRO baptizado em Aljustrel em 22.02.1722 do qual descendo:

http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1076576

Descendo igualmente de JOÂO PIXEIRO (filho de BALTAZAR PIXEIRO) casado com MARIA DA LANÇA, pais de ANTÓNIO GUERREIRO (* Castro Verde, Castro Verde b. 05.03.1664 ) casado com MARIA FALEIRA (* Castro Verde, Entradas)

http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1076596

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#242202 | cverde | 18 out 2009 00:41 | Em resposta a: #240197

Caro Manuel Espadilha

O que sei (e é pouco) sobre esta família Pixeiro/ Pexeiro é o seguinte:

ANTÓNIO PEXEIRO natural de Aljustrel, viúvo de Francisca do Monte, casou (2.º casamento) em 27.02.1718 em S. Miguel do Pinheiro (Mértola) com MARIANA GUERREIRO CAMACHO, natural de S. Miguel do Pinheiro, filha de Diogo Fernandes e de Margarida(?) Camacho, também naturais de S. Miguel do Pinheiro.

Deste casal ANTÓNIO PEXEIRO e MARGARIDA GUERREIRO CAMACHO tenho conhecimento de um filho: BALTAZAR AFONSO PEXEIRO baptizado em Aljustrel em 22.02.1722 do qual descendo:

http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1076576

Descendo igualmente de JOÂO PIXEIRO (filho de BALTAZAR PIXEIRO) casado com MARIA DA LANÇA, pais de ANTÓNIO GUERREIRO (* Castro Verde, Castro Verde b. 05.03.1664 ) casado com MARIA FALEIRA (* Castro Verde, Entradas)

http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1076596

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#242203 | cverde | 18 out 2009 00:43 | Em resposta a: #242138

Caro Zé Maria

O que sei (e é pouco) sobre esta família Pixeiro/ Pexeiro é o seguinte:

ANTÓNIO PEXEIRO natural de Aljustrel, viúvo de Francisca do Monte, casou (2.º casamento) em 27.02.1718 em S. Miguel do Pinheiro (Mértola) com MARIANA GUERREIRO CAMACHO, natural de S. Miguel do Pinheiro, filha de Diogo Fernandes e de Margarida(?) Camacho, também naturais de S. Miguel do Pinheiro.

Deste casal ANTÓNIO PEXEIRO e MARGARIDA GUERREIRO CAMACHO tenho conhecimento de um filho: BALTAZAR AFONSO PEXEIRO baptizado em Aljustrel em 22.02.1722 do qual descendo:

http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1076576

Descendo igualmente de JOÂO PIXEIRO (filho de BALTAZAR PIXEIRO) casado com MARIA DA LANÇA, pais de ANTÓNIO GUERREIRO (* Castro Verde, Castro Verde b. 05.03.1664 ) casado com MARIA FALEIRA (* Castro Verde, Entradas)

http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1076596

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#242206 | jflfl | 18 out 2009 03:02 | Em resposta a: #242200

Olá Luis
Obrigado pela sua resposta. O meu interesse mais especifico nos Pixeiro é porque descendo do casal João Pixeiro c.c. Isabel de Matos. Estareamos lá perto mas o "meu" João Pixeiro" é filho de um António Nunes e de uma Domingas Pixeiro. Estamos a falar da mesma época (1ª metade sec XVII) e de Messejana, Aljustrel.
Obg mais uma vez
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#245123 | manuel espadilha | 28 nov 2009 17:07 | Em resposta a: #242202

Caro Luis Figueira

Obrigado pelas informações que me deu a respeito dos Pexeiros. Eu também sou descendente de Peixeiros e ainda tenho pexeiro no nome. Já reparou na coincidência (ou não) da percentagem de pessoas de nome peixeiro que têm como nome próprio BALTAZAR ?... É que o meu avô também era Baltazar. Isto devemos pertencer ao mesmo ramo de Pexeiro. Pedi agora ao ADB a certição de casamento meu tetra-avô Ildefonso Pexeiro para ver se terá alguma ligação ao António Pexeiro, atrvés dos seus dois camentos, com Francisca do Monte ou do 2º casamento, dado ele também ser naturlal de Aljustrel e o seu pai JOsé Pexeiro ter vivido mais ou menos nessa época. Este José Pexeiro já é o meu quinto avõ, julgo que terá nascido à volta de 1 700, em Aljustrel. Constituiu familia em Albernoa e era casado com Barbara Guerreiro, também natural de Aljustrel.


r

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#245343 | coviantiga | 02 dez 2009 00:41 | Em resposta a: #242206

Caros Confrades, pois é um pouco para todos pois somos todos interessados
Como sou também Peixeiro mas dos da Covilhã, repare no Tema que está no Forum sobre Genealogias da Covilhã
Eu e o Levi temos o mesmo trisavó .o meu ramo continua na Covilhã e o dele vai para Portalegre
Tal como ele diz (os últimos, (primeiros que conhecemos na Covilhã) é João da Cruz natural da Covilhã em? ? ? casado com Maria Delfina e depois daí para diante ele descendente de 1 filho do Manuel Vicente Peixeiro- e eu descendente do outro irmão do Manuel, o Francisco Celestino Peixeiro.
Sempre ouvi dizer a meu pai e Avô que todos os Peixeiros do país eram da mesma família. Só que de ramos diferentes.
Não supunha é que já tinham ido para o Brasil!
Agora como "pegam" uns com os outros?
Cumprimentos
Alice Peixeiro

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#295310 | manuel espadilha | 21 jan 2012 19:20 | Em resposta a: #245343

Cara Maria Alice

O seu pai deve ter razão em dizer que os Peixeiros são todos da mesma família. Nós do Baixo Alentejo descendemos dos muitos Pixeiros que , nas minhas pesquisas, tenho encontrado em todos os Concelhos do chamado Campo Branco. (Aljustrel Castro Verde, Ourique e Almodôvar). Presentemente estou na sexta Geração, sem abandonar o apelido Peixeiro que derivou da minha 6ª avó Isabel Pixeiro, casada com Domingos Dias dos quais nasceu José Peixeiro que se fixou em Albernoa-Beja, de quem descendem talvez a maior parte dos Peixeiros espalhados pelo Alentejo e margem-sul do rio Tejo. Pelo que tenho observado nos Forum's os Peixeiros da Covilhã são mais recentes, não acha? Temos agora um ministro de topo que descende directamente do meu 4º avô Ildefonso Pixeiro (* em 1734 em aljustrel) . Mas a àrvore genealógica dele está errada e eu, atravez de mensagens, estou a tentar que a modifiquem. Cumprimentos Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#298257 | manuel espadilha | 25 fev 2012 20:00 | Em resposta a: #242206

Sr. Joaquim

Pelo que observo nos foruns, o apelido Pixeiro tem sempre a sua origem em Messejana ou aljustrel. Sou de Albernoa e o meu 4º avô Ildefonso Pixeiro também veio de Aljustrel e era filho de José Pixeiro e de Bárbara Guerreiro e neto paterno de Domingos Dias e de Isabel Pixeiro. Como no registo de casamento de Isabel Pixeiro e Domingos Dias não indica a filiação deles não tenho conseguido saber de quem são fihos e nem a sua origem. Dado que tenho verificado que o senhor é bastante competente e sempre disposto a ajudar, solicitava-lhe, que se fosse possível , aconselhar-me qual o melhor caminho a seguir para atingir o meu obectivo. Cumprimentos

Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#298270 | jflfl | 25 fev 2012 22:50 | Em resposta a: #298257

Caro Sr Manuel Peixeiro Espadilha
Não sei se conseguirei ser-lhe útil. Desde logo porque não sou investigador da familia Pixeiro. Apenas encontro num dos meus ramos um João Picheiro, da Messejana, que casou com uma Isabel de matos de S.Luis (Odemira). E Ele João Picheiro é filho de Antonio Nunes e de Domingas Picheiro, creio que ambos da Messejana.

Quanto ao seu caso concreto e se já não consegue avançar mais através dos registos paroquiais sugiro que tente outras fontes de informação possiveis, nomeadamente os registos notariais onde poderá, com sorte, apanhar um testamento com informação suficiente para avançar.

Uma outra via será apanhar um processo da Inquisição. Veja se algum desses Picheiros tem habilitação ao Santo Oficio. Se tiver tem aí uma fonte de informação muito útil. Não sei se era esta ajuda que pretendia, mas é a que se me oferece. Em todo o caso disponha.
Cumprimentos
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#298835 | manuel espadilha | 04 mar 2012 18:11 | Em resposta a: #295310

Sr. Joaquim

Muito obrigado pela atenção . Recebi agora 12 registos todos de Aljustrel, mas continuo sem sorte. Vou tentar a sua sugestão dos registos dos Notários. Mais uma vez obrigado. Manuel Peixeiro Espadilha.

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#298837 | manuel espadilha | 04 mar 2012 18:32 | Em resposta a: #242202

Sr. Luís Figueira

Na continuação da pesquisa de meus ascendentes Pixeiros/Peixeiros, recebi o registo de nascimento de Baltazar, filho de António Pixeiro e de Francisca do Monte, com a data de 24/10/1702 e onde consta que era já o 2º casamento de António Pixeiro e não o primeiro, como consta na sua àrvore genealógica. Como não preciso deste registo, porque o meu ramo de Pixeiros é outro, se quiser posso enviar-lho para conferir. Cumprimentos. Manuel Peixeiro Espadilha.

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#299365 | cverde | 10 mar 2012 00:12 | Em resposta a: #298837

Caro Manuel Espadilha
Já lhe respondi para o seu email; tenho todo o interesse no registo que refere e agradeço a sua disponibilidade em o ceder. Cumprimentos Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#299602 | manuel espadilha | 12 mar 2012 19:11 | Em resposta a: #299365

Sr. Luis Figueira

Só hoje vi a sua mensagem e vou transcrever o registo em questão. " Aos vinte e quatro dias do mês de Outubro de mil e sete centos e dois baptizei e pus os santos a Baltazar filho António Pixeiro e de sua segunda mulher Francisca do Monte. Foram padrinhos Baltazar Afonso e Maria Parreira (?) " Cumprimentos Manuel Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#314365 | Vieiraposo | 27 set 2012 22:00 | Em resposta a: #298270

Caro Joaquim Falcão de Lima,

certamente se lembrará de mim, seu vizinho.
Fomos apresentados na Guia pelo Nuno Campos Inácio no lançamento do site.

Estou a investgar alguns costados do meu lado paterno (Alentejo), alguns de apelido Pixeiro.

Caso encontre algum parentesco agradeço que me contacte (vieira-raposo@live.com.pt)

Com os melhores cumprimentos,
Vieira Raposo


Segue a lista das pesquisas efectuadas:

Manuel Raposo N. 17.8.1761 (Sta. Bárbara de Padrões), f. António Guerreiro (N. 5.10.1711 Padrões) e de Anastácia Raposo (N. 28.1.1726 pADRÕES) - que casaram a 12.6.1746 em Padrões. Neto pela parte patrena de Felix Guerreiro e de Maria Fernandes e pela materna de Bento Raposo (Natural do Monte da Serra, termo da vila de Alcoutin, Algarve) e de Laurência da Costa --- estes últimos casaram a 2.11.1714 (Padrões).

Bento Raposo f. Martim Lorenço e de Maria Sueira (assentes na freguesia de Padrões).
Laurência Costa f. Domingos Figueira e de Bárbara da Costa.

----

José Eusébio f. de josé Eusébio e de Mariana Dias casou a 4.9.1854 (Padrões) com Maria Gomes, f. José Gomes e de Angela Maria.


----


Joaquim António (tinha 27 anos quando casou), n. São Clemente, Loulé, Morador no Monte da Almeijoafra em Santa Cruz, Almodovar) é filho de Joaquim António e de Guilherminha de Jesus.
CASOU a 20.4.1898 (Sta. Cruz) com
Teresa Maria (tinha 25 anos quando casou), n. Corte Figueira, Santa Cruz, f. António Gomes e de Maria dos Reis.

António Gomes (Alfaiate, casou aos 31 anos), n Almodôvar, f. João Gomes (Nat. de Celorico da Beira) e de Antónia Maria (Almodôvar)
CASOU a 12.10.1870 (Sta. Cruz) com
Maria dos Reis (de 24 anos, nat. de Sta. Cruz) f. Manuel Cavaco (natural de Salir, Algarve) e de Guilhermina Maria da Palma (Sta. Cruz).

Manuel Cavaco (casou c 35 anos) f. Francisco Cavaco e de Maria Guerreira (de Salir)
CASOU a 17.12.1838 (Sta. Cruz) com
Guilhermina Maria da Palma (de 28 anos) f. Manuel da Costa e de Maria da Palma

André Viegas (viuvo de Maria Pontes)
CASOU a 20.2. 1829 (Sta Cruz) com
Ana de Jesus, f. António Guerreiro e de Ana de Jesus

Manuel da Costa f. de Manuel da Costa Henriques e de Maria Viegas
CASOU a 30.7.1801 (Sta Cruz) com
Maria da Palma f. Francisco Rodrigues e de Maria da Palma

Manuel da Costa Henriques f. Manuel Henriques e de Ana Matosa (moradores no Monte de João Silvestre, Sta Cruz)
CASOU a 22.1.1775 (Sta Cruz) com
Maria Viegas, f. João Viegas e de Maria Dias (moradores no vale do frexo, Sta Cruz)

Francisco Rodrigues f. António Fernandes e de Paula Rodrigues
CASOU a 24.4.1768 (Sta. Cruz) com
Maria da Palma f. Jacinto José Cavaco e de Antónia da Palma

Jacinto José Cavaco f. Bartolomeu Dias e de Maria Viegas (Corte Figueira)
CASOU a 21.1. 1741 (Sta Cruz) com
Antónia da Palma f. de Clemente Vaz e de Iría da Palma

António Fernandes (viúvo de Mariana do Sacramento)
CASOU a 9.9.1736 com
Paula Rodrigues (viúva de António Martins)

Manuel Henriques, f. de Manuel Guerreiro Ribeiro e de Maria Coelha (moradores no monte de jOÃO Silvestre)
CASOU a 24.8.1732 (Sta Cruz) com
Ana Matosa, f. de Marcos da Costa e de Mariana Matosa.
- Maria Teresa Raposo N. 18.1.1870 (Conceição, Ourique) M. 10.11.1952, f. José Raposo e de (Maria) Teresa Duarte (Apareçe tb só como Teresa sou Maria). Neta paterna de Francisco Raposo (Freg. Ourique) e de Rosalina Maria (Conceição, Ourique) e materna de Manuel Duarte (Salvador, Odemira) e de Maria Annica (Conceição, Ourique)


- José dos Santos Nobre bp. 12.11.1813 (Casével), f. Manuel Raposo Nobre (Casével) e de Maria dos Santos (Castro Verde). Neto paterno de Manuel Raposo (Padrões) e de Leonarda Nobre (Casével) e materno de António Luis (Messejana) e de Jacinta Bárbara (N. Sra. do Rosário, termo da vila de Almodôvar).


- Apolinário Pereira BP. 25.10.1812 (Casével), f. Miguel Pereira (casével) e de Ana Teresa (ou Ana Maria, consta dois dois modos). Netp pela parte paterna de Joaquim Pereira (Alvalade) e de Ana Joaquina (Casével) e materno de António da Silva (panoias) e de Maria Guerreira (C.VERDE) ------------- COM ESTE REGISTO HÁ ALGUMA FALHA, Ana Maria (ou Teresa) aparece ora sendo de Aljustrel ora de Castro Verde e com filiação diferente (José Guerreiro e Teresa de Jesus). É estranho!


- Hipolito José Pinto bp. 12.1.1794 (casével) f. sebastiao josé pinto e de felizarda rosa (casével). neto paterno de hipólito josé pinto (Ourique) e de Luiza Varella (C. Verde) e materno de Manuel Ferreira (Casével) e de Bárbara de Santa Roza (Padrões).

- Manuel Raposo Nobre bp. 8.10.1793 (casével) f. Manuel Raposo (Padrões) e de Leonarda Nobre (Casével). Neto paterno de António Gurreiro e de Anastácia Raposa e materno de Joaquim Mestre (Casével) e de Joana Nobre (Messejana)


- Miguel Pereira, bp. 16.2.1780 (Casével), f. Joaquim Pereira (Alvalade) e de Ana Joaquina (Casével). Neto paterno de Manuel Pereira (Alvalade) e de Isabel da Costa (Messejana) e materno de Miguel José e de Isabel Pixeira (ambos de Casével).


- Sebastoão José Pinto N. 1.2.1764 bp. 9.2.1764 (casével) f. Hipólito José Pinto (Ourique) e de Luiza Varella (Castro Verde). Neto paterno de António José Pinto e de Antónia de Britto (Ourique) e materno de Manuel Rodrigues Varella (Casével) e de Maria Rodrigues (Castro Verde).
- Tem pelo menos mais 4 irmãos:
1. Hipólito, bp. 21.10.1772
2. Ana, bp. 26.7.1771
3. Hipólito, bp. 10.1.1770
4. Luiza, bp. 8.12.1768


- Felizarda da Roza, bp. 4.6.1766 (casével) f. Manuel Ferreira e de Bárbara de Sta. Roza. Neta paterna de Fabião Rgues. (Casével) e de Feliciana Ferreira (limite de panoias) e materna de Amaro Rgues. e de Maria do Ô(C. Verde)

- Leonarda Nobre N. 25.8.1765 bp 3.9.1765 (casével) f. Joaquim Mestre (casével) e de Joana Nobre (Messejana). Neta paterna de João Vaz (Almodôvar) e de Sebastiana Rodrigues (Casével) e materna de Sebastião Coelho (Boliqueime) e de Mariana Nobre (Almodôvar).

- Ana Joaquina n. 20.8.1749 (casével) f. Miguel José e de Isabel Pixeira (casével). Neta paterna de Diogo Vaz e de Maria Viegas (vila de cachopo, termo da vila de alcoutim, algarve) e materna de João Pixeiro e de Ana Fernandes (CA´SEVEL).
-TEM uma irmã, Sebastiana , n 2.5.1755


- Miguel José n. 24.7.1720 (casével) f. Diogo Vaz e de Maria Viegas
- TEM pelo menos 2 irmãos
1. Sebastião n. 16.12.1730
2.(?) n. 18.12.1729

- Manuel Ferreira n. 18.11.1726 bp. 28.11.1726 (casével). F. Fabião Rodrigues e de Feliciana Ferreira (Casével)

- Joaquim Mestre n. 3.4.1724 (casével) f. João Vaz e de Sebastiana Rodrigues

- Fabião Rodrigues bp. 5..5.1697 (filho do 2º casamento da mãe) f. Felipe Rodrigues e de Maria do Ô (Casével)

- Nicolau Gonçalves n.4.3.1729 (casével) f. Fabião Almeida e de Matilde da Conceição (casével).

Desculpe o Português e a falta de maiusculas.

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#314370 | jflfl | 28 set 2012 01:36 | Em resposta a: #314365

Olá
Como está? claro que me lembro e claro que sim, lhe darei nota dos picheiros que encontrar. mas devo dizer-lhe que os meus "Picheiro" surgem lá mais para trás no primeiro quartel do século XVII...
Mas não entendi quem é que, no seu caso, é Picheiro e em que freguesia aparece.
Abraço
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#314372 | Vieiraposo | 28 set 2012 07:25 | Em resposta a: #314370

Bom dia.

Tenho o seguinte:- Miguel Pereira, bp. 16.2.1780 (Casével), f. Joaquim Pereira (Alvalade) e de Ana Joaquina (Casével). Neto paterno de Manuel Pereira (Alvalade) e de Isabel da Costa (Messejana) e materno de Miguel José e de Isabel Pixeira (ambos de Casével).

Parece-me que o casal Miguel José e Isabel Pixeira seja do principio do Sec. XVIII.

Como já só tenho o dia de hoje em Beja vou entrar noutras freguesias, caso possa tento avançar mais uma ou duas gerações desta Isabel Pixeira.

Um abraço
V-R.

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#314573 | jflfl | 30 set 2012 21:14 | Em resposta a: #314372

Olá
Sempre conseguiu subir um pouco mais nos Pixeiros?
Abraço
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#314582 | Vieiraposo | 30 set 2012 23:26 | Em resposta a: #314573

Boa noite.

Infelizmente não.
Não tive tempo para procurar o casamento de Miguel José com Isabel Pixeira. No nas cimento da filha, Ana Joaquina, aparece como sendo de Casével.
Em conversa com o José António Rafael, que me disse que alguns Lança usavam também Fernandes, começo a pensar que a mãe de Isabel Pixeira (Ana Fernandes) pode ser Lança...

Entretanto estou com este ramo parado. Até voltar do voluntariado não vou conseguir avançar.

Abraço
V-R

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#315960 | manuel espadilha | 24 out 2012 11:53 | Em resposta a: #314582

Desculpe a intromissão, mas como também estou pesquizando os Pixeiros/Peixeiros e tenho alguns registos de casamento e de baptizo que talvez lhe sirvam de referência, entre eles , Gaspar Fernandes Rebocho (?) e Maria Pixeiro realizado em Casével no dia 31.5.1702 ele filho de Miguel Rebocho (?), nat. de Messejana e ela filha de André Gomes , já defunto, e de Isabel Pixeiro , moradores em Casével.

Eu descendo de Isabel Pixeiro e Domingos Dias, que tiveram três filhos em Aljustrel em 1699, 1701 e 1707, mas ainda não consegui o seu registo de nascimento e nem de casamento.



Cumprimentos. Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#338183 | Vieiraposo | 16 nov 2013 16:09 | Em resposta a: #295310

Caro Manuel Espadinha,

encontro, na minha genealogia, uma 8.ª avó chamada Isabel Pixeira, filha de João Pixeiro e de Ana Fernandes. Aparece, no nascimento da minha 6ª avó Ana Joaquina, em 1749, como sendo de Casével. No entanto acredito que sejam de Messejana, isto porque nos registos mais recentes aparece como sendo de Messejana esta Ana Joaquina.

Tem alguns elementos que me possa ajudar?

Cumprimenta,
Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#339623 | manuel espadilha | 16 dez 2013 15:22 | Em resposta a: #242190

Caro José Maria

Depois de pesquisar todos os Peixeiros de Albernoa e como não encontrei nenhum Alfredo Peixeiro, verifico que Alfredo Guerreiro é que casou com Maria, filha de Joaquim António Peixeiro (Ameixa) e Margarida Antónia. Convivi de perto com este primo, mas não conheci esta filha porque ela casou em l925 e eu nasci em l941. No entanto conheci a Margarida e o Manuel Ameixa, que ainda cá estão, mas julgo que duma segunda mulher. Ameixa era alcunha, mas no casamento ele assinou Ameixa.




Cumprimentos
Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#339626 | manuel espadilha | 16 dez 2013 15:45 | Em resposta a: #338183

Caro Raposo

Tenho o nascimento dos 5 filhos e o registo de óbito de Isabel Pixeiro e Domingos Dias, nascidos Aljustrel. No entanto,não consigo encontrar o nascimento e nem o casamento deles. Eu julgo devem ter vindo de Santana da Serra para aljustrel . Aquela freguesia não tem livros daquela data na net. Elementos que lhe lhe possam ser úteis só se fôr com origem em Aljustrel e Albernoa. Domingos Dias quando enviovou (em l737) foi para junto dos filhos em Albernoa, pelo que compreendo pelos casamentos e óbitos de filhos em Albernoa, a partir daquela data.


Cumprimentos

Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#339629 | Vieiraposo | 16 dez 2013 17:06 | Em resposta a: #339626

Caro Manuel Pixeiro Espadinha,

a minha Isabel Pixeiro CASOU com Miguel José (nascido a 25.7.1720 Casével), filho de Diogo Vaz e de Maria Viegas (Cachopo, Alcoutim). Era ela (isabel) filha de João Pixeiro e de Ana Fernandes, referindo que são de Casével.


Cumprimenta,
Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#342957 | Vieiraposo | 25 fev 2014 23:58 | Em resposta a: #315960

Caro Manuel Espadinha,

Esse André Gomes casado com Isabel Picheira, são meus 10.ºs avós. Tem mais alguma referência deles?

O que tenho é o seguinte:

João Pixeiro casou em 1709 em Casével com Ana Fernandes. Ele é filho de André Gomes e de Isabel Pixeira e ela filha de Manuel Rodrigues Barbeiro - não consigo perceber se é apelido ou profissão - e de Isabel Rodrigues (todos de Casével).

Agradeço toda a informação possível.

Cumprimentos,
Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#344089 | manuel espadilha | 20 mar 2014 20:27 | Em resposta a: #338183

Caro Vieira Raposo

A minha 6ª avó Isabel Pexeiro parece que era de Ferreira do Alentejo. No registo de nasc.de um seu neto, em Santa Vitória, consta que ela é natural de Ferreira do Alentejo. Já pesquisei mas ,como não tem filiação, não tive sorte. Mas foi uma surpresa para mim. Houve lá muitos Pexeiros. Pesquise na Goolle Ildefonso Pixeiro, que tenho a minha ár
vore feita até 1696.

Cumprimentos
Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#383269 | espadilha | 01 ago 2017 12:46 | Em resposta a: #242138

Bom dia. Como já tenho a minha árvore genealógica quase pronta, se é que alguma vez se consegue,já percebi quem são os seus parentes Peixeiros em Albernoa. O Sr. será neto de Alfredo Guerreiro, nat. de Garvão, casado com Maria, baptizada em Albernoa no dia 8.8.1905, filha de Joaquim Inácio Peixeiro Ameixa (que eu conheci bem) e de Margarida Antónia, nat de Entradas. Tenho o resto da filiação.


Manuel Peixeiro Espadilha
Email- Manuel.espadilha@gmail.com

Resposta

Link directo:

Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#421454 | josemariaferreira | 07 fev 2020 20:51 | Em resposta a: #314365

Caro Vieira Raposo

Sou descendente de Diogo Vaz Ribeiro e de Maria Viegas naturais do Cachopo e que vieram morar para a freguesia de Nossa Senhora da Conceição, no antigo termo de Messejana. Descendo deste casal através do seu filho Amador Ferreira nascido em Cachopo. Qualquer coisa em que o possa ajudar, é só dizer.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Picheiro ou Pixeiro da Messejana

#421480 | espadilha | 08 fev 2020 10:59 | Em resposta a: #421454

Estive a reler as mensagens trocadas onde eu me enganei no nome do "Ti Ameixa" Ele era António e não Joaquim. Viveu muitos anos em Abela, onde nasceram os filhos, mas acabou por voltar a Albernoa. Os filhos mais velhos não os conheci, porque terão casado na Abela, mas conheci a Margarida e o Manuel Ameixa. A Margarida faleceu recentemente, com mais de 90 anos e o Manuel casou nos anos cinquenta , em Almodôvar e nunca mais o vi.

Pesquise Manuel Peixeiro Espadilha- Geneall. net e veja a minha árvore, que vai ter algumas surpresas.

Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 13:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen