uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#103225 | anfil | 17 out 2005 18:46

se alguém tiver dados sobre esta familia ficava reconhecido,localizo antónio pinto peixoto,n.em lobrigos a 22/08/1893,f.de miguel pinto peixoto e maria da soledade,neto de josé pinto e maria de jesus,não conseguindo ir além,por falta de datas.
agradecido
anfil

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#103255 | jliberato | 17 out 2005 23:04 | Em resposta a: #103225

Caro anfil,
E não encontrou o casamento de Miguel Pinto Peixoto e Maria da Soledade? No assento de baptismo do filho não se refere a naturalidade dos pais?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#109865 | GoldenDays | 17 jan 2006 19:17 | Em resposta a: #103255

Prezado Anfil,
Sou novo na Genea e vi o seu pedido. Alguns destes nomes estão nas pesquisas que tenho feito sobre a minha família. Queira por favor ver os dados abaixo.

Descendants of Victorino Jose


Generation No. 1

1. VICTORINO1 JOSE He married ANA PINTO.

Child of VICTORINO JOSE and ANA PINTO is:
2. i. JOSE2 PINTO.


Generation No. 2

2. JOSE2 PINTO (VICTORINO1 JOSE) He married MARIA DE JESUS PEIXOTO in S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, daughter of LUIZ PEIXOTO and ANNA UMBELINA.

Notes for JOSE PINTO:
Worker.
Resident in Lugar do Bairro - S.João de Lobrigos

Children of JOSE PINTO and MARIA PEIXOTO are:
i. ABEL3 PINTO, b. March 24, 1860, S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.

Notes for ABEL PINTO:
Born at 02:00 am.
Christened in S.João de Lobrigos (date unknown) as per "Assento nr. 9" in Page 10
Godfather was Francisco Gomes, married, carpenter, resident in Lugar do Bairro, born in S.João de Lobrigos.
Godmother was Lucia Josefina, married, also resident in Lugar do Bairro, born in S.João de Lobrigos.

ii. MIGUEL PINTO, b. February 15, 1862, S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.

Notes for MIGUEL PINTO:
Born at 08:00 am.
Christened in S.João de Lobrigos in 23 February 1862 as per "Assento nr. 7" in Page 63.
Godfather was Miguel Peixoto, married, worker, resident and born in S.João de Lobrigos.
Godmother was Maria Delfina, married, also resident and born in S.João de Lobrigos.

Em relação a MARIA DE JESUS PEIXOTO a ascendência (que partilho pelo lado do meu avô materno) é as seguinte:



Descendants of Antonio Jose da Silva


Generation No. 1

1. ANTONIO JOSE DA1 SILVA He married JULIA MARIA.

Notes for JULIA MARIA:
In the marriage of Luiz Peixoto (Junior) with Joanna Julia the name of the grandmother was LUISA DE JEZUS. Unless it is a different wife of Antonio Jose da Silva. THIS INFORMATION HAS TO BE CHECKED.

The same name LUISA MARIA is given in the marriage of MIGUEL PEIXOTO with Maria Defina.

Child of ANTONIO SILVA and JULIA MARIA is:
2. i. LUIZ DA SILVA2 PEIXOTO, b. S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.


Generation No. 2

2. LUIZ DA SILVA2 PEIXOTO (ANTONIO JOSE DA1 SILVA) was born in S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. He married ANNA UMBELINA, daughter of ANTONIO DE ALMEIDA and EUFRAZIA MARIA. She was born in S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.

Notes for LUIZ DA SILVA PEIXOTO:

In the marriage record (Assento nr. 4 from 1874) of his son António his name was Luiz Peixoto da Silva

In the marriage record (Assento no.2 from 1861) of his son Luiz Peixoto his name was Luiz da Silva Peixoto

In the birth record (Assento de Baptismo nr.5) from 17 January 1874 of his grandson Manoel (son of João Peixoto AND NOT another grandson Manoel that is son of LUIX PEIXOTO JUNIOR) his name (grandfather) was declared as Luiz Peixoto Júnior, which is obviously an error.


Children of LUIZ PEIXOTO and ANNA UMBELINA are:
3. i. MIGUEL3 PEIXOTO, b. Abt. 1831, S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
4. ii. LUIZ PEIXOTO JUNIOR, b. Bet. 1838 - 1839, S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
5. iii. JOAQUIM PEIXOTO, b. Abt. 1844, S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
6. iv. ANTONIO PEIXOTO, b. Abt. 1845, S. João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
7. v. JOÃO PEIXOTO, b. Abt. 1851, S. João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
8. vi. MARIA DE JESUS PEIXOTO.


Peço desculpa por toda esta informação estar em inglês. Penso, contudo, que o poderá ajudar nas suas pesquisas.

Caso possa contribuír com algo com ainda desconheço desde já ficam os meus agradecimentos.

Cordiais cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#110118 | anfil | 19 jan 2006 12:05 | Em resposta a: #103225

Caro GoldenDays
Não sei como agradecer-lhe os dados que enviou,sinceramente já não esperava obter respostas ao pedido.Sou neto deste António Pinto Peixoto,nascido no lugar do Bairro em Lobrigos,que ai viveu até depois de casar,quando vendeu a casa que possuia e alguns bens(todos de herança paterna)e se mudou para a freguesia de Sever de onde era natural a mulher,aí viveu até morrer com a idade de 83 anos,tinha bens próprios e foi mestre carpinteiro,desligou-se porém da familia de Lobrigos por divergências.No assento de nascimento é dado como filho legitimo de Miguel Pinto Peixoto, do Bairro em Lobrigos,carpinteiro e Maria da Soledade,neto paterno de José Pinto, do Bairro em Lobrigos e Maria de Jesus.Sei por ouvir meu avô que tinha em Lobrigos dois tios um José Pinto(do qual conheço uma neta residente em Lobrigos de nome Valentina Conceição Pinto dos Santos,hoje viúva dum primo, Acácio Pinto Peixoto,filho de um irmão de meu avô,que foi carpinteiro e com filhos e filhas casados, uns em S.M.Penaguião outros fora)e um Abel Peixoto a quem se referia com muita afectividade.Meu avô teve onze irmãos,dos quais sobreviveram nove, todos com descendência fora de S.M.Penaguião,destes irmãos apenas sei os nomes.Como pode ver sem datas e com nomes ou apelidos trocados estive sempre num beco sem saida,não há dúvida que os seus dados são os meus dados,como os obteve não sei, mas que me foram preciosos sem dúvida,fico-lhe muito grato e pelos vistos também somos primos.
Resido em Rio Tinto arredores do Porto,aposentado e em vias de ser avô,esta familia não acaba tão cedo,vou-lhe deixar um email de contacto, aflpeixoto@mail.pt ,gostei sempre de genealogia ,tenho mesmo feito um pequeno site sobre a familia de minha mulher onde os meus dados aparecem http://castros.no sapo.pt
Com os melhores cumprimentos,
António Filipe Peixoto(anfil)

Resposta

Link directo:

lobrigos

#110179 | tagilde | 19 jan 2006 23:27 | Em resposta a: #103225

Caro Confrade,

Terá por ventura dados sobre os mencionados no seguinte tópico:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=59467

Muito obrigado

Cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#110189 | GoldenDays | 20 jan 2006 00:26 | Em resposta a: #110118

Caro António Filipe,

Fiz 60 anos esta semana e estou a ver a família a aumentar. Para baixo é normal, agora noutras direcções é uma verdadeira surpresa. Muito obrigado pelos seus elementos. Vão-me servir para validar uma parte colateral da árvore que com algum custo de tempo tenho feito nos últimos anos.

Os Peixotos de Lobrigos não são poucos. As famílias eram numerosas e só como exemplo a minha avó teve treze filhos. Existem dois "Miguel Peixoto" que convém esclarecer. Tudo ficará claro se tiver o ano de nascimento.

Para mim estava claro até agora, excepto a sua referência a um Abel Peixoto seu tio. Ora o meu avô era Abel Peixoto e tinha um irmão Miguel.

Porém eu penso que o seu bisavô Miguel era filho de José Pinto, enquanto que o Abel (meu avô) e o meu tio/avô Miguel eram filhos de António Peixoto. Para ajudar à confusão este António Peixoto teve também outro filho que se chamava José ... tal como o tio do seu avô!

A chave poderá estar no ano de nascimento do seu bisavô Miguel: 15 de Fevereiro de 1862 ou 16 de Dezembro de 1879?

Confirme-me por favor o seu email pois penso que será um email da Telepac com a extensão @mail.telepac.pt bem como se tem o programa Adobe Acrobat Reader.
Se tiver envio-lhe por email um mapa preliminar com os Peixotos já identificados.
Se não tiver o referido programa envio-lhe por carta se me enviar a sua morada por email.

O meu email de contacto é o seguinte: ribeiro.araujo@netcabo.pt

Até breve PRIMO!

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#110191 | GoldenDays | 20 jan 2006 00:33 | Em resposta a: #110179

Prezado Juca,

Já tinha visto o seu pedido no link que enviou. Infelizmente não tenho elementos sobre os Osório. A minha mãe era de S. João de Lobrigos, Lugar de Matos, onde eu passava as minhas férias de Verão quando era pequeno. Porém nasci em Lisboa e as minhas relações com Lobrigos são muito ténues hoje em dia.

Conheço o nome Osório em Lobrigos mas não o sei identificar. Vêm-me à memória alguém relacionado com uma barbearia e com actividades musicais (houve uma banda de jazz em Lobrigos em meados da década de cinquenta!).

Se tiver oportunidade procurarei indagar junto de uma familiar que actualmente está no Porto, mas ainda lá tem casa, sobre o eventual conhecimento de Osórios nessa aldeia.

Não lhe prometo contudo ser célere.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#110192 | tagilde | 20 jan 2006 00:39 | Em resposta a: #110191

Caro Ribeiro de Araújo,

As familias que pesquiso de Lobrigos (S. Miguel e S. João) são diversas mas tenho poucos elementos já que não tive mais oportunidade de ir ao Arq. de Vila Real:

- Costa Gonçalves;
- Osório;
- Pinheiro;
- Queirós;
- Pinto;
- Coutinho;
- Dias de Magalhães;
- Morais;

Se por acaso tiver dados sobre alguma destas familias, eu posso enviar os dados do ultimo casal de que tenho noticia.

Agradeço antecipadamente

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#110243 | anfil | 20 jan 2006 15:12 | Em resposta a: #110189

Caro Ribeiro de Araújo (GoldenDays)
Venho confirmar o email é aflpeixoto@mail.pt não tem telepac e dizer-lhe que tenho Adobe Acobrat Reader,também confirmo o endereço do site da família a que estou ligado e que organizei,embora já precise algumas actualizações, http:// castros .no.sapo.pt eu sou mero utilizador o meu filho está a terminar uma licenciatura em informática e era o meu assistente até casar,agora fiquei dependurado.
Vou transcrever-lhe os meus dados sobre os Pinto Peixoto:
Ger 1 José Pinto c.c. Maria de Jesus viveram no Bairro ,Lobrigos
Ger 2 José Pinto c.c.geração ainda em Lobrigos
Abel Peixoto s.m. conhecimento
Miguel Pinto Peixoto c.c. Maria da Soledade f. de António Gonsalves e Engrácia Rosa ,(cujos filhos alternam apelidos Gonsalves e Martinho,eram espanhóis da Galiza),viveram no bairro,Lobrigos
Ger 3 Elvira Pinto Peixoto c.c.g.
António Pinto Peixoto,n.22/8/1893,c.c.Constança do Carmo Lopes,de Sever,f. de Joaquim Teixeira Lopes e Maria Filomena (Cardoso),viveram no Bairro,Lobrigos até vender a casa nos "quatro caminhos" aos Cerqueira e mudarem para Sever
Augusto Pinto Peixoto c.c.g.
Maria Augusta Pinto Peixoto c.c.g.
Joaquim Pinto Peixoto c.c.g.
Manuel Pinto Peixoto c.c.g.
Custódia Pinto Peixoto c.c.g.
João Pinto Peixoto (alcunha o Homem) c.c.g.
Herculano Pinto Peixoto c.c.g.
Ger 4 José Fernando Pinto Peixoto,n.10/10/1920,c.c. Isabel Lopes Rodrigues do Porto(já falecida),f.de Demétrio Felipe Lopez Lorenzo e Filomena Rodriguez Juy espanhóis de Villar de Ciervo,Salamanca,vive no Porto
Maria Hipólito Pinto Peixoto c.c. Belmiro de Araújo de Sever (ambos já falecidos),viveram em Lisboa c.g.
Isabel Maria Peixoto Lopes de Araújo c.c.g.
António Manuel Peixoto Lopes de Araújo s.
Ger 5 António Filipe Lopes Peixoto,n.31/10/1948,c.c.Maria de Fátima Castro Barros Ferrão de Alijó f. de João Manuel de Barros Castro Ferrão(já falecido) e Dulcidia Cristina Rufino de Castro,(ambos primos e netos por linha paterna do ùltimo Morgado da Ponte em Vila Real e Senhor da Casa da Seara em Alijó)vivem em Rio Tinto,c.g.
Ger 6 Cristina Isabel de Castro Pinto Peixoto,n.29/06/1977,s.
Miguel Filipe de Castro Pinto Peixoto,n.28/08/1981,c.c. Sandra Cristina da Costa Araújo da Trofa
Só para terminar, o meu bisavô só pode ser o Miguel nascido em 1862, pois o outro teria 14 anos quando nasceu o meu avô António, que já era o 2º filho.
Noto que desconhecia o José Pinto da minha Ger 2,mas existiu porque o meu único contacto em Lobrigos é com a neta Valentina,que quando casou teve de pedir dispensa por ser o marido neto do meu bisavô Miguel e primos em 2ª linha.
Quanto ao Abel Peixoto só pode ser o Abel Pinto, é uma troca de apelido.
Com os melhores cumprimentos estou ao dispor,
António Filipe Peixoto (anfil)

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#110298 | GoldenDays | 21 jan 2006 01:49 | Em resposta a: #110192

Aqui deixo alguns nomes que encontrei em pesquisas feitas em microfilmes durante 1998, excepto o primeiro caso da lista. Referem-se Peixotos e alguns Osórios, Queiroz, Ribeiros, Jezus, Barradas, etc.

Talvez possa ser útil a alguém!

Alguns nomes referenciados em Lobrigos

Aires Augusto Pinto de Gouvêa e Seabra
f. de José António Pinto de Gouvêa
natural de Lobrigos, Comarca de Villa-Real
estudante do Segundo Anno Jurídico – Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras – Anno Lectivo 1816/1817
Fonte: Biografias de Escritores Portugueses: Garrett – Editorial Verbo – Página 13




Ano: 1872 – Assentos de Casamento

4 (14JUL1872)
João Peixoto, 21 anos, operário, do Bairro, S. João de Lobrigos, f. de Luiz Peixoto e de Anna Umbelina
com
Josepha a Conceição, 21 anos, operária, das Encomelhadas, S. Miguel de Lobrigos,, f. de António Guedes Barradas, de Santa Marta de Penaguião, e de Rita de Cácia, de Santa Marta de Penaguião.
Foi testemunha Miguel Peixoto, do Bairro.


Ano: 1873 – Assentos de Casamento

No início do livro (09FEV1873)
Consentimento dado pelo tio (José António) para Delfina Roza, f. de Plácido e Maria da Graça, se casar “em virtude de a tirar da vida do peccado”. Presente Luiz Peixoto, procurador da Igreja.


Ano: 1874 – Assentos de Casamento

3 (08AGO1874)
Manuel de Gouvea, 22 anos, de S. João de Lobrigos, residente em Mattos, filho de Ignacio de Gouvea, de S.João de Lobrigos, e de Maria da Graça, de S. João de Lobrigos
com
Maria das Dores, 18 anos, de S. João de Lobrigos, residente em S. Gonçalo, f. de Joaquim Constantino Pereira, de S. João de Lobrigos, e de Henriqueta do Carmo, de S. João de Lobrigos

4 (22OUT1874)
António Peixoto, 29 anos, do Bairro, filho de Luiz Peixoto da Silva, de S. João deLobrigos, e de Anna Umbelina, de S. João de Lobrigos
com
Maria Júlia, 28 anos, do Fontedeiro, S. João de Lobrigos, (sabe ler e escrever), f. de Manuel Lopes, de S. João de Lobrigos, e de Roza Joaquina, de S. João de Lobrigos


Ano: 1875 – Assentos de Casamento

5 (28OUT1875)
Justino Pereira, 23 anos, de S. João de Lobrigos, f. de João Pereira, da Galliza, e de Anna Albertina, do Loureiro
com
Anna Henriqueta, 21 anos, de S. João de Lobrigos, f. de Manuel Lopes, de S. João de Lobrigos, e de Roza Joaquina, de Amarante


Ano: 1876 – Assentos de Casamento

1
Caetano Ribeiro, 24 anos, solteiro, de S. João de Lobrigos, f. António Ribeiro e de Anna Maria, do Bairro
com
Theodora de Jesuz, 21 anos solteira, de S. João de Lobrigos, f. Gregório Gonsalves, de Santa Maria de Tamelão, Província da Galiza e de Balbina Roza, de S. João de Lobrigos

11 (04DEZ1876)
António Ribeiro, 28 anos, solteiro, residente no Lugar de Mattos, S. João de Lobrigos, f. de Manoel Ribeiro, de S. João de Lobrigos, e de Francisca de Jezus
com
Dorothea de Jesus, solteira, natural de Fontes, baptizada em Fontes, f. de António Pereira, de Fontes, e de Anna Guedes, de Fontes.
(e por ser tempo prohibitivo não lhe dei as Bênçãos Nupciais)
(vistos e approvados os assentos deste livro, Fontello, 8 de Feverero de 1877)


Ano: 1877 – Assentos de Casamento

(?) (10FEV1877)
Viriato António Rodrigues, 22 anos, carpinteiro, filho de Manoel Rodrigues, morador em Avelleira, e de Delfina Roza,
com
Luiza do Carmo Guedes


4 (19MAR1877)
José Osório Ferreira, de cama e em perigo de vida, 66 anos, viúvo de Anna Rita do Carmo, almocreve, de S. João de Lobrigos, filho de João Mário Ferreira e de Luiza Rita
com
Anna Amália Peixoto (a qual há anos vivia na sua companhia), 40 anos, solteira, filha de Pantaleão José da Motta e de Roza Ricardina Peixoto Cabral

17 (20DEZ1877)
José do Nascimento, 19 anos, solteiro, de S. Miguel de Lobrigos, f. de José Maria do Nascimento e de Maria Preciosa
com
Joanna Roza, 17 anos, solteira, de S. João de Lobrigos, f. de Diogo Osório e de Thereza de Jesus.


Ano: 1878 – Assentos de Casamento

Existe um casamento de uma Anna Henriqueta, filha de José Ribeiro (será irmão de António Ribeiro?) e de Maria do Carmo, que casa em 07NOV1878 com Ovídio Pinto.


Ano: 1880 – Assentos de Casamento
Luiz Peixoto aparece como padrinho de casamento


Ano: 1881 – Assentos de Casamento
Luiz Peixoto aparece como padrinho de casamento

Ano: 1875 – Assentos de Batismo

28 (04JUN1875)
João, n. 23MAI1875, f. de Manuel de Gouvea e de Maria das Dores, naturais de S. João de Lobrigos, Lugar da Caravia, neto paterno de Ignacio de Gouvea e de Maria da Graça, neto materno de Joaquim Pereira e Henriqueta do Carmo.
Nota: este João casou com Anna da Conceição, falecida em 10FEV1949


Ano: 1860 – Assentos de Óbito

3 (03FEV1860)
Manuel António da Silva, n. de S. João de Lobrigos, 81 anos, viúvo, filho de Manoel António da Silva e de Maria de Queiroz, residente no Lugar de Mattos, neto paterno de José António e de Maria Clara, neto materno de (?) da Província do Minho. Deixa dois filhos.


Ano: 1863 – Assentos de Óbito

16 (21JUN1863)
Rosa Ricardina Peixoto, em S. João de Lobrigos, viúva, não diz idade, filha de José Joaquim Peixoto e de Teresa Pereira Cabral, de Alvações do Corgo. Deixou 5 filhos e fez testamento cerrado.


Ano: 1867 – Assentos de Óbito

19 (20DEZ1867)
Hermelinda, 1/2 anos de idade, de S. João de Lobrigos, f. de José Ribeiro e de Maria do Carmo


Ano: 1872 – Assentos de Óbito

1 (10JAN1872)
José Rodrigo da Silva, f. em S. João de Lobrigos, aos 93 anos, abade da freguesia, natural do Porto, f. de António Ferreira da Silva e Maria Luiza da Silva, naturais do Porto, proprietários. Fez testamento.


Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#110386 | tagilde | 22 jan 2006 22:46 | Em resposta a: #110298

Caro Ribeiro de Araújo,

Agradeço os seus dados, pelo menos 2 assentos que transcreveu cruzam-se com as familias que estudo:

4 (19MAR1877)
José Osório Ferreira, de cama e em perigo de vida, 66 anos, viúvo de Anna Rita do Carmo, almocreve, de S. João de Lobrigos, filho de João Mário Ferreira e de Luiza Rita
com
Anna Amália Peixoto (a qual há anos vivia na sua companhia), 40 anos, solteira, filha de Pantaleão José da Motta e de Roza Ricardina Peixoto Cabral

16 (21JUN1863)
Rosa Ricardina Peixoto, em S. João de Lobrigos, viúva, não diz idade, filha de José Joaquim Peixoto e de Teresa Pereira Cabral, de Alvações do Corgo. Deixou 5 filhos e fez testamento cerrado.

Mais uma vez obrigado

Melhores Cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#202105 | JJML | 02 jul 2008 13:25 | Em resposta a: #110386

Caro Juca Tagilde,

Desculpe a intromissão, mas também procuro acrescentar algo mais sobre um costado da minha familia oriunda de Alvações do Corgo, por curiosidade o apelido Peixoto Cabral surgiu também nos apontamentos que fui coligindo, num ramo colateral.

Assim tenho que ANA AUGUSTA PEIXOTO CABRAL casada c/ JOSÉ VITORINO GUEDES VAZ (2º casamento deste), filho de Manuel Alves Guedes Vaz (id=273649) e de sua mulher Maria da Assunção Pereira Guedes Vaz de Carvalho (id=273650). Que tiveram:

- Alipio Peixoto Guedes Vaz, que estava em Cabo Verde em 1846.
- José Luciano Peixoto Guedes Vaz.
- Eugénio Augusto Peixoto Guedes Vaz, que esteve em Cabo Verde de 1864 a 1869 e casou c/ Lucrecia Augusta de Andrade. CG.
- Maria Hortencia Peixoto Vaz Guedes que casou c/ Joaquim Teixeira (Ribeiro?). CG
- Maria Benilde Peixoto Vaz Guedes.

Agradecia-lhe alguma informação caso tenha algo sobre a referida familia.

Melhores cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#202889 | DAlmeida | 10 jul 2008 23:24 | Em resposta a: #202105

Caro João Mascarenhas de Lemos

Serão seus familiares

Valentim de Faria Mascarenhas de Lemos e seu irmão Alexandre,
nascidos em Gestaçô, Baião no início do séc.XIX ?

Agradecia informação pois são parte da nossa família.

Os meus cumprimentos

D.Almeida

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#202913 | JJML | 11 jul 2008 10:40 | Em resposta a: #202889

Caro D. Almeida,

As pessoas que menciona NÂO são meus familiares.

O meu Mascarenhas vem de Garcia de Mascarenhas (ver Brás Garcia de Mascarenhas), e o Lemos vem da Casa do Cabo em Cernache, Coimbra.

Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#206209 | Sorrizinho | 24 ago 2008 16:36 | Em resposta a: #103225

Sinto-me algo baralhada nesta descoberta de antepassados :) Sou bisneta de João Pinto Peixoto,o Homem, filho de Miguel Peixoto. O meu avô paterno era Acácio Pinto Peixoto, filho de João Pinto Peixoto, e a minha avó é Valentina da Conceição dos Santos Peixoto, a referida neta numa das mensagens que li aqui. Na realidade, o número de Peixotos na aldeia é muito vasto, mas nem todos pertencem às mesmas descendências, pelo menos assim julgo ser, visto que hoje em dia não são todos da mesma família.

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#206759 | anfil | 30 ago 2008 20:12 | Em resposta a: #206209

Sorrizinho
Hoje li a sua mensagem,se não todos, há um razoavel número de Peixotos,residentes e oriundos da freguesia de S.João de Lobrigos,que são parentes,o facto de não se tratarem como tal deve-se à perda de memória colectiva, tão caracteristica deste povo a que também pertencemos.
Peça á sua avó Valentina ou à filha que trabalha no Asilo,(sua tia portanto), as arvores genealógicas que lhe dei há algum tempo e que foram elaboradas,por um nosso primo de Lisboa,completadas com elementos que lhe forneci,ele neste site apresenta-se como GoldenDays sendo Ribeiro Araújo de seu nome.
Com amizade seu primo,
António Filipe Peixoto(anfil)

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#210370 | GoldenDays | 12 out 2008 10:19 | Em resposta a: #206209

Prezada Sorrizinho,

Ando arredado deste forum há já algum tempo pelo que só hoje li a sua mensagem, a quem o meu estimado primo Anfil atempadamente respondeu.

Com as suas e as minhas pesquisas, estas paradas há perto de dois anos, envio-lhe alguns elementos que lhe podem ser úteis. Se quizer informar-me sobre o nome dos seus pais (e o seu próprio nome) poderei adicioná-los à minha pequena base de dados sobre os meus familiares de Lobrigos.
O meu endereço de e-mail é golden.days AT sapo.pt.


Descendentes de Vitorino José:


1 Victorino Jose
+Ana Pinto

2 Jose Pinto
+Maria de Jesus Peixoto

3 Abel Pinto 1860 -
3 Miguel Pinto Peixoto 1862 -
+Maria da Soledade

4 Elvira Pinto Peixoto
4 António Pinto Peixoto 1893 -
+Constança do Carmo Lopes

5 José Fernando Pinto Peixoto 1920 -
+Isabel Lopes Rodrigues

6 António Filipe Lopes Peixoto 1948 -
+Maria de Fátima Castro Barros Ferrão

7 Cristina Isabel de Castro Pinto Peixoto 1977 -
7 Miguel Filipe de Castro Pinto Peixoto 1981 -
+Sandra Cristina da Costa Araújo

5 Maria Hipólito Pinto Peixoto
+Belmiro de Araújo

6 Isabel Maria Peixoto Lopes de Araújo

6 António Manuel Peixoto Lopes de Araújo

4 Augusto Pinto Peixoto

4 Maria Augusta Pinto Peixoto

4 Joaquim Pinto Peixoto

4 Manuel Pinto Peixoto

4 Custódia Pinto Peixoto

4 João Pinto Peixoto (o Homem)

5 Acácio Pinto Peixoto
+Valentina da Conceição dos Santos

4 Herculano Pinto Peixoto

Descendentes de José Pinto dos Santos:


1 José Pinto dos Santos
.. +Maria José
........ 2 João Pinto dos Santos
............ +Olinda da Conceição
................... 3 Valentina da Conceição dos Santos
....................... +Acácio Pinto Peixoto

Cumprimentos amigos dum primo afastado.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#210622 | ondreia | 15 out 2008 11:47 | Em resposta a: #210370

Estive a ler atentamente este tópico, e gostaria de perguntar se alguém tem dados acerca de Severino Bernardo Pinto, casado com Albina da Anunciação Soares e pai de José Bernardo Pinto, este natural de Sanhoane.

Desde já agradeço a atenção dispensada.



Andrea Pinto

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#210624 | GoldenDays | 15 out 2008 12:06 | Em resposta a: #210622

Andrea,
Agradeço a sua mensagem mas infelizmente não possuo qualquer informação sobre os nomes indicados.
Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#213403 | ondreia | 17 nov 2008 10:16 | Em resposta a: #110192

Caro Juca,

Os meus antepassados (Pinto) viveram em S. Miguel de Lobrigos.

Ficar-lhe-ia muito agradecidade se me facultasse os dados que possuir sobre esta família.


Com os melhores cumprimentos.

Andrea Pinto

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#217066 | Sorrizinho | 02 jan 2009 13:25 | Em resposta a: #210624

Olá :)
Pois é, tenho andado algo fugida destas paragens :) Peço desculpa, pelo atraso em responder à solicitação que me foi feita :)
Então, eu chamo-me Ana Patrícia Lopes dos Santos, nasci a 04 de Outubro de 1980 e sou filha de Acácio dos Santos Peixoto e de Maria de Lurdes Lopes de Araújo Peixoto. Tenho mais dois irmãos: Alexandra Maria Lopes dos Santos, nascida a 11 de Abril de 1977, casada com Manuel José Novais Batista, natural também de Lobrigos e de cujo casamento já brotou um rebento, José João dos Santos Batista,nascido a 30 de Agosto de 2000.E o meu irmão: Nuno Miguel Lopes dos Santos, nascido a 12 de Julho de 1978.
Tanto da parte do meu pai como da minha mãe e ao contrário do dito normal, foram-nos dados os sobrenomes maternos, sendo que por isso não temos Peixoto nem Araújo no nome. Já agora o meu avô materno era João Ribeiro de Araújo...achei curiosa a coincidência com os seus sobrenomes também, caro primo GoldenDays :)
Mais uma vez , peço imensa desculpa pelo atraso (já andava toda a gente também a perguntar-se quem seria a sorrizinho :) ) e se precisar de mais alguma informação, prometo ser mais breve :).

Beijinho sereno***
Ana Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#217087 | GoldenDays | 02 jan 2009 15:19 | Em resposta a: #217066

Olá Ana Patrícia,

Verifique por favor se algum dos nomes que tenho na minha base correspondem a possíveis antepassados seus, nomeadamente os 'Peixoto Lopes de Araújo'

1 Maria Filomena (Cardoso)
.. +Joaquim Teixeira Lopes
........ 2 Constança do Carmo Lopes
............ +António Pinto Peixoto 1893 -
................... 3 José Fernando Pinto Peixoto 1920 -
....................... +Isabel Lopes Rodrigues
............................. 4 António Filipe Lopes Peixoto 1948 -
................................. +Maria de Fátima Castro Barros Ferrão
........................................ 5 Cristina Isabel de Castro Pinto Peixoto 1977 -
........................................ 5 Miguel Filipe de Castro Pinto Peixoto 1981 -
............................................ +Sandra Cristina da Costa Araújo
................... 3 Maria Hipólito Pinto Peixoto
....................... +Belmiro de Araújo
............................. 4 Isabel Maria Peixoto Lopes de Araújo
............................. 4 António Manuel Peixoto Lopes de Araújo.

O Belmiro de Araújo é de Sever, razão pela qual penso que 'Anfil' estará em melhores confições para a auxiliar, visto que tem muitas ligações à terra.

Quanto ao ´'Araújo' no meu nome é apnas coincidência já que ele deriva do meu pai com origens no Minho. O meu 'Ribeiro' vem de minha avó materna, nascida em S. João de Lobrigos, embora a tradição familiar refira Sedielos e o meu avô era 'Peixoto'.

Sempre ao dispor.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#217092 | GoldenDays | 02 jan 2009 15:51 | Em resposta a: #217087

Ana Patrícia,

Em complemento da minha anterior informação e para facilitar a sua pesquisa, junto incluo uma lista ordenada dos seus antepassados:

1 Victorino Jose
.. +Ana Pinto
........ 2 Jose Pinto
............ +Maria de Jesus Peixoto
................... 3 Abel Pinto 1860 -
................... 3 Miguel Pinto Peixoto 1862 -
....................... +Maria da Soledade
............................. 4 Elvira Pinto Peixoto
............................. 4 António Pinto Peixoto 1893 -
................................. +Constança do Carmo Lopes
........................................ 5 José Fernando Pinto Peixoto 1920 -
............................................ +Isabel Lopes Rodrigues
.................................................. 6 António Filipe Lopes Peixoto 1948 -
...................................................... +Maria de Fátima Castro Barros Ferrão
............................................................. 7 Cristina Isabel de Castro Pinto Peixoto 1977 -
............................................................. 7 Miguel Filipe de Castro Pinto Peixoto 1981 -
................................................................. +Sandra Cristina da Costa Araújo
........................................ 5 Maria Hipólito Pinto Peixoto
............................................ +Belmiro de Araújo
.................................................. 6 Isabel Maria Peixoto Lopes de Araújo
.................................................. 6 António Manuel Peixoto Lopes de Araújo
............................. 4 Augusto Pinto Peixoto
............................. 4 Maria Augusta Pinto Peixoto
............................. 4 Joaquim Pinto Peixoto
............................. 4 Manuel Pinto Peixoto
............................. 4 Custódia Pinto Peixoto
............................. 4 João Pinto Peixoto (o Homem)
........................................ 5 Acácio Pinto Peixoto
............................................ +Valentina da Conceição dos Santos
............................. 4 Herculano Pinto Peixoto


Repare que na segunda geração a partir do topo existe um 'José Pinto'. Este 'Jose Pinto' aparece também na lista dos meus antepassados, pelo que somos primos afastados.

Aqui segue a lista dos meus antepassados, onde o referido 'Jose Pinto' aparece na 3º geração:

1 Antonio Jose da Silva
.. +Julia Maria
........ 2 Luiz da Silva Peixoto
............ +Anna Umbelina
................... 3 Miguel Peixoto 1831 -
....................... +Maria Delfina 1820 -
............................. 4 Ana Peixoto 1862 -
............................. 4 Luiz Peixoto 1864 -
............................. 4 Virginia Peixoto
................... 3 Luiz Peixoto Junior 1838 -
....................... +Joanna Julia 1844 -
............................. 4 Maria Peixoto 1862 - 1862
............................. 4 Gaberlina Peixoto 1875 - 1876
............................. 4 Manoel Peixoto 1877 - 1878
............................. 4 Rita Peixoto 1863 -
............................. 4 Jose Peixoto 1865 -
............................. 4 Francisca Peixoto 1868 -
............................. 4 Abel Peixoto 1870 -
............................. 4 Maria Peixoto 1873 -
............................. 4 Jose 1869 -
................... 3 Joaquim Peixoto 1844 -
....................... +Maria do Carmo 1850 -
............................. 4 Arthur Peixoto 1874 -
............................. 4 Maria Peixoto 1877 -
............................. 4 Jose Peixoto 1879 -
............................. 4 Alberto Peixoto 1881 - 1966
................................. +Ana Umbelina - 1956
............................. 4 Maria Peixoto 1869 -
................... 3 Antonio Peixoto 1845 -
....................... +Maria Julia 1846 -
............................. 4 Jose Peixoto 1875 -
............................. 4 Abel Peixoto 1877 - 1945
................................. +Vitória de Jesus Ribeiro 1887 - 1965
........................................ 5 Maria Teresa October -
.................................................. 6 Armando Peixoto de Sousa 1942 -
............................................................. 7 Luís
............................................................. 7 Jorge
............................................................. 7 Rui
............................................................. 7 Fátima
............................................................. 7 Sara
.................................................. 6 José Peixoto de Sousa
............................................................. 7 Júlia Alexandra Sousa 1970 -
........................................ 5 João Peixoto
............................................ +Teresa Rocha ?
.................................................. 6 Alberto da Rocha Peixoto
........................................ 5 José Ribeiro Peixoto
........................................ 5 António Peixoto
........................................ 5 Abel Peixoto - 2004
........................................ 5 Palmira de Jesus Peixoto
............................................ +José Jerónimo Mesquita Borges - 1977
.................................................. 6 Maria Vitória Peixoto Borges 1956 -
...................................................... +José Fernando Santos
............................................................. 7 César Peixoto Santos 1980 -
............................................................. 7 Daniel
.................................................. 6 Gina Borges
.................................................. 6 Alfredo Borges
............................................................. 7 Sandra Margarida 1997 -
.................................................. 6 José Peixoto Mesquita Borges
...................................................... +
........................................ 5 Branca Peixoto
............................................ +António Raimundo
.................................................. 6 Maria Emília Peixoto Raimundo 1940 -
...................................................... +José Aristides dos Santos
............................................................. 7 Ricardo Santos
........................................................................ 8 Mateus Santos 2001 -
........................................................................ 8 Luísa Santos 2004 -
............................................................. 7 Flávio Santos
........................................ 5 Maria Emília Ribeiro Peixoto 1911 - 1983
............................................ +Serafim de Araújo 1916 - 1981
.................................................. 6 José Luís Ribeiro de Araújo 1946 -
...................................................... +Maria Madalena do Carmo Bento 1945 -
............................................................. 7 Sérgio Alexandre Bento de Araújo 1973 -
............................................................. 7 Ana Rita Bento de Araújo 1974 -
................................................................. +José Fernando Sanchez Fernandez
........................................................................ 8 José Pedro Sanchez 2001 -
........................................................................ 8 Ana Sofia Sanchez 2005 -
.................................................. *2nd Wife of José Luís Ribeiro de Araújo:
...................................................... +Maria Carmelita Lucas Saraiva 1950 -
............................................................. 7 André Gonçalo Saraiva Ribeiro de Araújo 1982 -
........................................ 5 (Barbara) ???? 1923 - 1947
........................................ 5 Manuel Peixoto
............................. 4 Miguel Peixoto 1879 -
................... 3 João Peixoto 1851 -
....................... +Josepha da Conceição 1851 -
............................. 4 Manoel Peixoto 1874 - 1874
............................. 4 Jose Peixoto 1875 -
............................. 4 Annibal Peixoto 1877 -
............................. 4 Jose Peixoto 1880 - 1882
................... 3 Maria de Jesus Peixoto
....................... +Jose Pinto
............................. 4 Abel Pinto 1860 -
............................. 4 Miguel Pinto Peixoto 1862 -
................................. +Maria da Soledade
........................................ 5 Elvira Pinto Peixoto
........................................ 5 António Pinto Peixoto 1893 -
............................................ +Constança do Carmo Lopes
.................................................. 6 José Fernando Pinto Peixoto 1920 -
...................................................... +Isabel Lopes Rodrigues
............................................................. 7 António Filipe Lopes Peixoto 1948 -
................................................................. +Maria de Fátima Castro Barros Ferrão
........................................................................ 8 Cristina Isabel de Castro Pinto Peixoto 1977 -
........................................................................ 8 Miguel Filipe de Castro Pinto Peixoto 1981 -
............................................................................ +Sandra Cristina da Costa Araújo
.................................................. 6 Maria Hipólito Pinto Peixoto
...................................................... +Belmiro de Araújo
............................................................. 7 Isabel Maria Peixoto Lopes de Araújo
............................................................. 7 António Manuel Peixoto Lopes de Araújo
........................................ 5 Augusto Pinto Peixoto
........................................ 5 Maria Augusta Pinto Peixoto
........................................ 5 Joaquim Pinto Peixoto
........................................ 5 Manuel Pinto Peixoto
........................................ 5 Custódia Pinto Peixoto
........................................ 5 João Pinto Peixoto (o Homem)
.................................................. 6 Acácio Pinto Peixoto
...................................................... +Valentina da Conceição dos Santos
........................................ 5 Herculano Pinto Peixoto


Em conclusão, a 'Maria de Jesus Peixoto', sua antepassada, era irmã do meu bisavô paterno 'Abel Peixoto'.

Como vê este é o nosso pequeno mundo!

Cumprimentos amigos do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#217094 | GoldenDays | 02 jan 2009 16:22 | Em resposta a: #217092

Ana Patrícia,

Hoje realmente as coisas não me correm bem. Há dias assim.

Onde disse:

"Em conclusão, a 'Maria de Jesus Peixoto', sua antepassada, era irmã do meu bisavô paterno 'Abel Peixoto'."

Queria ter dito:

"Em conclusão, a 'Maria de Jesus Peixoto', sua antepassada, era irmã do meu bisavô paterno 'António Peixoto', pai do meu avô 'Abel Peixoto'."

Isto tudo partindo sempre do pressuposto de que a informação que transmitiu na sua mensagem de 24 de Agosto de 2008 está correcta.

Com as minhas desculpas pelo involuntário lapso, envio as minhas saudações amigas e familiares !

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiros (Lobrigos)

#221751 | sogirbol | 20 fev 2009 23:24 | Em resposta a: #217094

Caro Amigo.
Li atentamente todas as mensagens e informações que tem colocado neste forum e se todas elas têm o seu interesse, alguns nomes despertam em mim muita curiosidade.
Tem haver com os nomes da Familia Ribeiro de Lobrigos.
Meu nome é João Ribeiro Borges. Os meus avós eram João Ribeiro e Guiomar de Jesus ( mãe ) e Maria do Carmo Ribeiro (nascida a 19/08/1911)e Joaquim Borges Frederico ( pai). De referir que João Ribeiro e Mª do Carmo Ribeiro eram irmãos.

Se por acaso tem algumas informações que me possa transmitir, desde ja agradeço a sua disponibilidade.

JRB

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#225479 | mariajulia | 03 abr 2009 22:54 | Em resposta a: #103225

caro anfil sou filha de lucinda de jesus peixoto filha de benilde de jesus peixoto e augusto pinto peixoto neta de miguel pinto peixoto e maria soledade só agora comecei a procura de minha arvore se puder construi-la juntos agradeço pois nao conheço ninguem da familia da minha mae um abraço

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#225530 | anfil | 04 abr 2009 17:02 | Em resposta a: #225479

Prima Maria Júlia
Eu próprio tenho muitas lacunas sobre a nossa família,tive uma ajuda inesperada dum primo de Oeiras,que entrou neste site e cruzou informações,usa o indicativo de GoldendDays,vou no entanto ajuda-la como possivel,construindo a sua árvore ascendente até onde sei.
I Geração 1-Maria Júlia (?)
II Geração 2-Lucinda de Jesus Peixoto 3-(?)
III Geração 4-Augusto Pinto Peixoto 5-Benilde de Jesus Peixoto
IV Geração 6-Miguel Pinto Peixoto (n. em S.João de Lobrigos a 15/02/1862, profissão carpinteiro) 7-Maria da Soledade (Gonsalves)
V Geração 8-José Pinto (f. em S.João de Lobrigos ,foi rendeiro da Q.ta da Ponte em Lobrigos)9- Maria de Jesus Peixoto 10-António Gonsalves (Martinho ?) 11- Engrácia Rosa (Martinho?)-(eram espanhóis da provincia de Ourense na Galiza,os filhos tinham de apelidos Gonsalves ou Martinho ou ambos)
VI Geração 12-Vitorino José 13- Ana Pinto 14-Luís da Silva Peixoto (n. em S.João de Lobrigos) 15-Ana Umbelina (de Almeida, n. em S.João de Lobrigos)
VII Geração 16-António José da Silva (Peixoto?) 17-Júlia Maria (Peixoto?) 18- António de Almeida 19-Eufrásia Maria (n. em S.João de Lobrigos)
Augusto Pinto Peixoto seu avô tinha vivos os irmãos Elvira ,António (o meu avô),Maria Augusta,Joaquim,Manuel,Custódia,João (com descendentes ainda em S.João de Lobrigos) e Herculano,todos tiveram descendência que todavia desconheço).
Miguel Pinto Peixoto tinha um irmão Abel Pinto cuja descendência desconheço.
Maria de Jesus Peixoto(desconheço o ano de nascimento)tinha por irmãos Miguel Peixoto n.1831, Luís Peixoto Jr. n.1836 ,Joaquim Peixoto n.1844,António n.1845(deste descende o primo de Oeiras)e João n.1851,todos tiveram descendência.
Como se conclui não conseguimos entroncar os Peixotos que somos.
Esta é a ajuda que lhe posso dar ,para outro contacto dou-lhe um email aflpeixoto@mail.pt também pode encontrar mais dados meus no site da família de minha esposa http://castros.no.sapo.pt
Sempre ao dispor, o primo,
António Filipe Peixoto(anfil)

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#240823 | Nelita | 01 out 2009 11:03 | Em resposta a: #225530

Caro Confrade:

Não sei se lhe diz respeito, mas envio o que encontrei. Pode interessar a alguém que conheça.

JOSÉ JOAQUIM PINTO DA GAMA, ex-professor das primeiras letras, natural de Lobrigos, Bispado de Porto, faleceu aos (28/8/1842), na freguesia de Nossa Senhora da Assumpção do Castanheiro, do Bispado de Lamego, (hoje Castanheiro do Sul, concelho de S. João da Pesqueira). Não fez testamento. Enterrado na Igreja da Freguesia. Pároco José Ferreira de Azevedo.
In Registos Paroquiais de Castanheiro do Sul
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#245229 | mtt | 30 nov 2009 16:13 | Em resposta a: #202889

Caro D. Almeida
Penso que o Valentim de Faria Mascarenhas de Lemos, a que se refere, foi juiz de Direito e casou com uma irmã de António Lopes Mendes, ilustrador de grande mérito e autor de um apreciado livro, A Índia Portuguesa.
Se é este o “seu” Valentim, seria possível dar aqui transcrição do assento de baptismo? Estou sobretudo interessado em verificar se era ou não neto paterno de José Policarpo de Azevedo.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#245332 | DAlmeida | 01 dez 2009 23:03 | Em resposta a: #245229

Caro Confrade
Presumo que esteja a basear-se no livro de Camilo Castelo Branco - O Perfil do Marquês de Pombal .
Também fui levada a pesquisar a relação entre Valentim e JPA , até este momento não consegui o ponto de ligação definitivo.
Investiguei esses personagens de várias formas e recolhi dados que talvez interessem, como agora me parece a outros confrades. A sua intervenção levou-me a criar um novo tópico a pedir colaboração e onde vou colocar o que tenho.
Por agora, gostaria de saber a razão do seu interesse neste tema.
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#245354 | mtt | 02 dez 2009 05:20 | Em resposta a: #245332

Cara Dina Almeida
A minha curiosidade foi suscitada por ter encontrado, no livro que cita, o nome do cunhado do Valentim, António Lopes Mendes, personagem por quem me interessei alguma coisa, no ano passado.
Vi o tópico que lançou. Agradeço-lho, pela parte que me toca, lamentanto não possuir dados que lhe pudessem ser úteis.
Cordiais cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#245373 | DAlmeida | 02 dez 2009 14:10 | Em resposta a: #245354

Caro Confrade

Espero acrescentar os elementos que já pus no outro tópico, mesmo em relação a Valentim e a Antonio Lopes Mendes.

Também me debrucei um pouco sobre Antonio Lopes Mendes.
Mesmo assim, sobre este , aconselho-o a ir à Sociedade de Geografia, em Lisboa, onde fui recebida amávelmente e onde me foi fornecida a informação disponível ; como deve saber ALM foi sócio da mesma.

Tenho tentado também conhecer melhor o outro cunhado de ALM , José Maria dos Santos (irmão da sua mulher) , sobre quem aparece pouca informação.

Dispõe de elementos ?

Cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

António Lopes Mendes.

#245377 | mtt | 02 dez 2009 15:02 | Em resposta a: #245373

Cara Dina Almeida
Sobre esse outro cunhado nada sei. Quanto ao António Lopes Mendes, a minha principal fonte foi o livro de Augusto César da Silva Matos, O Movimento Geográfico em Portugal e António Lopes Mendes (Lisboa, 1882).
Note que consta lá uma informação errada, a data de nascimento. O autor afirma que o biografado nasceu em 30 de Janeiro de 1835, e a verdade é que foi nos citados dia e mês mas no ano de 1833 (Elísio Amaral Neves e A. M. Pires Cabral – Vila Real / Histórias ao café; Vila Real, 2008; p. 162).
Talvez não saiba, mas existem, na colecção epistolar conservada na Casa de Camilo, 18 cartas de António Lopes Mendes, cobrindo um período que vai de Setembro de 1884 a Abril de 1887, e lendo o resumo delas, no Camilo Homenageado, fica-se a saber que este reviu as provas do livro de Lopes Mendes, A Índia Portuguesa, e apenas por razões de saúde o não prefaciou.
Tenho cópia digital de uma destas cartas, pelo que, se ela lhe interessar, faça-mo saber, que lha enviarei.
Cordiais cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: António Lopes Mendes.

#245420 | DAlmeida | 02 dez 2009 22:48 | Em resposta a: #245377

Caro Confrade
O meu interesse tem sido mais do foro genealógico; agradeço a gentileza sobre essa carta e quando oportuno não deixarei de a solicitar.
Entretanto, e quanto à data de nascimento, peço a sua atenção para o seguinte :
.
CASAMENTO DE Antonio Lopes Mendes e Joana Maria dos Santos
.
S.Sebastião da Pedeira – Lisboa – Microfilme nº 2633, item 2 – Torre do Tombo
Diz:
«Nesta Paróquia , em 11 de Setembro de 1873, casaram
Antonio Lopes Mendes, 38 anos, solteiro, natural de S.Dinis de Vila Real, bispado de Braga, morador na Rua do Sacramento à Cruz do Taboado, agronomo, filho legítimo de Antonio Lopes Mendes , proprietário, já falecido e natural da Freguesia de Matamá do Arcebispado de Braga.
e Joana Maria dos Santos, 36 anos, solteira, baptizada na Freguesia do Santíssimo Coração de Jesus, moradora no Palácio das Picoas, filha de Caetano dos Santos, natural da freguesia da Ajuda no Concelho de Belem e de Gertrudes Maria, natural e baptizada em S.Sebastião da Pedreira.
Testemunhas : José Maria dos Santos, casado, proprietário ; António Braga São Romão, casado , proprietário ; Caetano dos Santos, viuvo - todos paroquianos e moradores no Palacio das Picoas .
…. Os noivos assinam também. »

Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#246354 | anfil | 21 dez 2009 18:55 | Em resposta a: #225479

Maria Júlia
Mais uma vez graças ao mérito do nosso primo de Oeiras, Ribeiro de Araújo,posso completar a informação que anteriormente lhe dei,ou seja António José da Silva foi casado com Luísa Joaquina Peixoto Guedes Mourão,esta era filha de Manuel Luís Peixoto e Ana Maria Joaquina Guedes Mourão,neta paterna de Manuel Peixoto de Carvalho e Margarida Clara Pinto,bisneta de António Pereira de Carvalho e Águeda Peixoto.
Estes nossos Peixotos são de Santa Marinha da Pedreira em Felgueiras,quanto aos Guedes Mourão é o ramo de Concieiro,Santo Adrião de Sever em Santa Marta de Penaguião.
Com amizade,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#246371 | GoldenDays | 22 dez 2009 01:30 | Em resposta a: #225530

Prezados Confrades e primos António Peixoto e Maria Júlia,

Gostaria de acrescentar que Miguel Pinto Peixoto e Maria da Soledade tiveram ainda outro filho até agora não mencionado, de seu nome Sótero Peixoto, nascido em Abril de 1890 e falecido com tenra idade em 28 de Agosto de 1891 em S. João Batista de Lobrigos.

A pesquisa sobre os Peixotos e alguns colaterais vai continuando a ritmo de caracol mas vão-se fazendo alguns progressos! Aguardo notícias dos ADs de Vila Real e do Porto para ver se consigo avançar um pouco mais.

Também localizei um inventário orfanológico de Miguel Pinto Peixoto em 1923 (sendo inventariante Maria da Soledade) no ADVR em PT/ADVRL/JUD/TJCPRG/C-D/082/430 (94 páginas) cujas fotócipias simples custam ¤ 40,80 + portes de envio e que pode mais directamente interessar ao primo António Peixoto.

Votos de Bom Natal para todos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: uns pinto peixoto de lobrigos,s.m.de penaguião

#246393 | mariajulia | 22 dez 2009 17:14 | Em resposta a: #225530

quero agradecer a informaçao que me deu ainda nao tinha tido oportunidade de responder mas vou guarda-la com carinho,talvez um dia possa conhecer algum de vos.desejo um feliz natal e um prospero ano novo para todos,ate breve

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiros (Lobrigos)

#286892 | DuxDinix | 09 set 2011 11:25 | Em resposta a: #221751

Caríssimo primo
os teus bisavós foram José Ribeiro e Olinda Rosa, cujos filhos foram Maria do Carmo Ribeiro, João Ribeiro Borges, Florinda Rosa Borges e António Ribeiro. Seria interessante iniciar-se o processo de pesquisa.

Resposta

Link directo:

Parentes em Lobrigos-São João Baptista

#287228 | PP | 14 set 2011 01:44 | Em resposta a: #103225

Caros,

Também ando a pesquisar de momento esta freguesia de Lobrigos.
Já reparei que se interessam pelos Pinto.

Eu tenho na minha BD os seguintes Pinto:

Maria Rosa Pinto, f.ª de João Pinto e Rosa Maria, do lugar de Vila Maior, que casou com Paulo Fernandes (Fernández) da Galiza.

João Pinto, f.º de Amaro? Fernandes e Maria Gonçalves, n. da dita freguesia de Lobrigos.

Tenho reparado que aparecem nesta freguesia muitas pessoas com origem galega, alguém sabe o porquê?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Parentes em Lobrigos-São João Baptista

#287250 | anfil | 14 set 2011 10:42 | Em resposta a: #287228

Caro PP
Fui o iniciador desta coluna e não podia deixar de responder à sua questão de porquê haver tantos Galegos no Alto Douro,sem dúvida pelas carências económicas de então desse país-região de Espanha,no douro vinhateiro, encontravam trabalho e sustento,além de a língua ser comum com as diferenças que a nossa saída da Galiza nos deu(refiro-me ao Condado Portucalense,região do Reino da Galiza)e por cá se foram fixando e os seus descendentes foram os novos senhores do Douro,dou o exemplo de D.Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha,cujos avós maternos eram Gil, originários da provincia de Pontevedra na Galiza .No tempo de Camilo Castelo Branco diziam,que no Peso da Régua,os fidalgos tinham a sua residência no Peso e os galegos na Régua(houve duas povoações na sua origem,daí o nome composto,curiosamente a Régua ofuscou o Peso).
Eu próprio sou de varonia galega, não uso o apelido correcto, o meu trisavô,de S.Joâo de Lobrigos,tinha de registo o nome de José Pinto de Cal,era filho de Vitorino José Da Cal e Ana do Sacramento Pinto,estes Da Cal ou Cal eram da provincia de Lugo na Galiza e fixaram-se em Alvações do Corgo, registou porém os filhos Pinto Peixoto,o Peixoto era da sua avó paterna Maria de Jesus Peixoto(cujo apelido provem duns Peixoto Guedes Mourão de Sever);na geração seguinte o meu bisavô Miguel Pinto Peixoto casou com Maria
da Soledade Gonsalves duns Gonsalves da província de Ourense na Galiza,como vê mais galegos,na ascendência.
Com os melhores cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#288373 | LQGuerra | 02 out 2011 16:34 | Em resposta a: #110386

Caro Tagilde,

Será esse JOSE OSORIO FERREIRA, o mesmo pai de MARIA DA PUREZA OSORIO FERREIRA (n about 1836, f 06.04.1907) filha de JOSE OSORIO FERREIRA E ANA RITA OSORIO?

Há muito tempo que busco esta ascendência.

os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: lobrigos

#288375 | LQGuerra | 02 out 2011 16:58 | Em resposta a: #110386

Caro Tagilde,

Será esse JOSE OSORIO FERREIRA, o mesmo pai de MARIA DA PUREZA OSORIO FERREIRA (n about 1836, f 06.04.1907) filha de JOSE OSORIO FERREIRA E ANA RITA OSORIO?

Há muito tempo que busco esta ascendência.

os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiros (Lobrigos)

#294355 | GoldenDays | 09 jan 2012 19:45 | Em resposta a: #221751

Prezado Confrade,

Só agora reparei na mensagem de 2011 de Duxdinix que se diz seu primo e onde constam os seus bisavós. Na altura em que escreveu a sua mensagem os nomes que indicou nada me diziam em relação às pesquisas que tinha realizado até ao momento. Com os nomes indicados pelo Duxdinix tenho contudo a possibilidade de os entroncar nos meus (nossos, afinal) Ribeiro.
,
Antes de colocar aqui no forum os seus ascendentes tenho necessidade contudo que:
1. me confirme que a informação colocada por DuxDinix está correcta
2. que me indique os nomes dos seus progenitores e as datas/locais de nascimento (p.f. indique caso sejam de Lobrigos, de que Lugar são: S. Gonçalo, S. Miguel, S. João).

Poderei também enviar-lhe caso me indique o seu endereço de e-mail a árvore dos Ribeiro (de Lobrigos) com a informação que até agora recolhi.

Depois de a analisar poderá eventualmente facultar-me datas e locais que - do seu ramo - porventura faltem.

Fiquei ainda curioso em relação a DuxDinix quando invoca a condição de seu primo. Se assim for terei eu também mais um primo até agora desconhecido aqui pelo Forum? Se entender contactar-me por e-mail o meu endereço é o seguinte: ribeiro (ponto) araujo (arroba) netcabo (ponto) pt.


Saudações cordiais deste primo afastado.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen