Alferes José de Sousa Varela, natural de Alvor

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Alferes José de Sousa Varela, natural de Alvor

#103271 | melisa | 18 out 2005 03:57

Caros Confrades

Por acaso nas vossas pesquisas encontraram o casamento do Alferes José de Sousa Varela com D.Maria de Alhaho (? ou será Velho?) da Costa. ?
Este casamento realizou-se possívelmente por volta de 1720 em alguma das freguesias do Algarve.

Posteriormente este meu antepassado casou em Pera, aos 11/6/1724 com Josefa das Neves e Freitas, natural de Pera e filha de Martinho Gonçalves cc Domingas das Neves.

Encontrar este casamento é fundamental para o conhecimento de seus pais.

Antecipadamente grata por qualquer pista
Melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Alferes José de Sousa Varela, natural de Alvor

#103326 | melisa | 18 out 2005 21:58 | Em resposta a: #103271

renovo o pedido
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Alferes José de Sousa Varela, natural de Alvor

#103390 | rafael | 19 out 2005 15:28 | Em resposta a: #103271

Cara M.Elisa
Se consultar a Monografia de Alvor, de Ataíde de Oliveira lerá sobre os morgados de Messejana , família Velho da Costa, opulentos proprietários rurais. Já têm sido referidos noutros tópicos, se estou lembrado.
Desta família é o cantor João Maria Tudela e a escritora Maria Velho da Costa.
Os meus melhores cumprimentos.
R.Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Alferes José de Sousa Varela, natural de Alvor

#103397 | melisa | 19 out 2005 16:59 | Em resposta a: #103390

Caro Rafael

Seja muito bem aparecido. Então como tem passado?

Agradeco-lhe muito a sua resposta, pois estou num beco sem saída.

Não sei se efectivamente a 1ª mulher do Alferes José de Sousa Varela se chamaria Maria Velho da Costa, esta é apenas uma hipótese, dado não perceber bem o seu nome do meio no assento do 2º casamento dele.
O que sei é que é referida como Dona.

De qualquer modo o que me interessa é encontrar este casamento a fim de saber quem são os pais dele, pois eu descendo do seu 2º casamento.

Por outro lado Athaíde de Oliveira não é de modo nenhum fiável ( pelo menos no que respeita a Alvor) pois mistura famílias que nada têm a ver umas com as outras apenas porque usamo mesmo apelido.

Verifiquei istos nos Ataídes ( de quem descendo) e cuja origem nada tem a ver com a que refere.

Com os Morais (também meus antepassados) cuja origem como referi noutro tópico é Beringel e ligados aos Touros.

Então com os Costa (também meus antepassados) nem se fala, é um completo chorrilho de disparates.

Não sei se foi sempre assim, mas relativamente a Alvor, Athaíde de Oliveira, limitou-se a escrever esta monografia por encomenda, sem nunca se ter aqui deslocado.

Claro que os factos relativos aos finais do século XIX são verdadeiros, mas apenas resultaram da troca de correspondência havida com o prior da altura.

Apresento-lhe os meus melhores cumprimentos

M:Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Alferes José de Sousa Varela, natural de Alvor

#103425 | rafael | 19 out 2005 21:49 | Em resposta a: #103397

Cara M.Elisa

Tem toda a razão, este meu parente cometeu falhas graves; como, por ex: confundir (?!...)ou de propósito considerar nobres algumas famílias, porque usaram determinado apelido e sem prova documental para tal afirmação.

Agradeço a sua simpatia. Felizmente tenho passado muito bem e com ocupações agradáveis, em boa hora o diga; talvez, por isso, tenha descurado a Genealogia.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 06:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen