Brasileiro descendente da familia Correa (Funchal)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Brasileiro descendente da familia Correa (Funchal)

#103353 | renatogloria | 19 out 2005 05:06

Desejo conhecer familiares em portugal, sou filho de MARIA JOSÉ DE ABREU, filha de ANTONIO DE ABREU e MATILDE CORREA.
tios de minha mãe em portugal:
ARSENIO CORREIA, MANUEL CORREA, JOSÉ CORREA e outros dos quais minha mãe, já idosa, não se lembra.
Se você faz parte dessa família, por favor,contate-me. De antemão, sou extremamente grato.
P.S. Minha bisavó materna QUINTINA JOAQUINA CORREA.

Resposta

Link directo:

RE: Brasileiro descendente da familia Correa (Funchal)

#103693 | tcorrea | 24 out 2005 12:39 | Em resposta a: #103353

Sou Corrêa.
No entanto desconheço parentescos no Funchal.
A minha família com esse apelido é natural da Amieira do Tejo, Concelho de NISA.

Resposta

Link directo:

RE: Brasileiro descendente da familia Correa (Funchal)

#103740 | RCCORREIA | 24 out 2005 22:46 | Em resposta a: #103693

A família Corrêa (ou Correia na grafia actual) é uma das mais ilustres da ilha da Madeira.

Ainda hoje o apelido é muito frequente (sendo por exemplo um dos que tem mais registos na lista telefónica da Madeira).

Mas para ajudar serão precisos mais dados (freguesias/lugares de nascimento por exemplo, datas aproximadas, etc).

Existem também publicações do Arquivo Regional da Madeira que referem por exemplo os Casamentos realizados. Infelizmente a consulta online está desligada.

Mas com mais dados poderemos decerto ajudar mais.


Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Brasileiro descendente da familia Correa (Funchal)

#108871 | pperneta | 05 jan 2006 23:23 | Em resposta a: #103740

Além da Família Correia dos Condes da Torre Bela, que é a descrita pelo Rui Correia, existem uma série de outros Correias de origens obscuras, que poderão ou não estar relacionados com esses, e que ao que me parece são os antepassados da maioria dos Correias Madeirenses.

A própria origem da Família Torre Bela está envolta em mistério, e não se sabe ao certo de onde veio o apelido. Ao que parece o genealogista Henrique Henriques de Noronha, membro dessa família, inventou uma série de pergaminhos por forma a dar-lhes o lustro que ele achava q era condizente coma sua situação. Algumas dessas mentiras estão hoje desmistificadas, como o facto de João Afonso, o semi-mítico ancestral dos Torres Belas, nunca ter sido companheiro de Zarco, pois apenas chegou à Madeira cerca de 1460. Mercador, fez a sua casa à custa do seu trabalho, e não da suposta fortuna dos Correias do Reino como fez supor HHN. Não só não foi companheiro de Zarco como teve litígios com o filho deste, por este lhe querer retirar a carta e previlégios de vizinhança, chegando Jº Afº a escrever à Infanta D. Beatriz para que intercedece por ele.

De Inês Lopes, a dama com quem casou, e que HHN faz da família dos Bulhões, a mesma de Stº António de Lisboa, pergaminhos antigos dizem as piores atrocidades - "Inês Lopes, natural de Lisboa, mulher vil e nutada" - como é referido no "Rol dos Judeus" (AHM,2003), e a verdade é que tanto quanto sei, ninguém sabe quem foi.

Outros Correias vieram de outras paragens, como Catarina Correia, natural de S. Miguel, Açores, casada com Bartolomeu Pires em 1585 (Tº de Andrades Correias), mãe de Catarina Correia de Andrade, casada com Pº de Bettencourt de Freitas em 1613. Andrade, dos Andrades do Arco, e Correia - dos Açores, ou de Fcº Fernandes Correia, avô de Bartolomeu Pires, filho de Jorge Fernandes Correia (este casado com Mª de Sousa), enterrado em 1561 no Convtº de S. Fcº do Funchal, e que desconheço quem fosse.

Resposta

Link directo:

RE: Brasileiro descendente da familia Correa (Funchal)

#108873 | pperneta | 05 jan 2006 23:24 | Em resposta a: #108871

intercedece -> Intercedesse

Resposta

Link directo:

Brasileiro descendente da familia Correa (Funchal)

#378329 | gicamacho | 05 mar 2017 17:09 | Em resposta a: #108871

Caro confrade

Procuro pela família Correia de Miranda do Faial. Nesta sua investigação, cruzou com esta família?

Gisele Aznar

Resposta

Link directo:

Brasileiro descendente da familia Correa (Funchal)

#378358 | Jorge Resende | 05 mar 2017 23:22 | Em resposta a: #378329

http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/casamento/index.php?marido=correia+miranda&mulher=&paroquia=50&data=&livro=

casamentos


Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 16:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen