Ajuda para interpretar Assento de Batismo

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Ajuda para interpretar Assento de Batismo

#103496 | FJA | 20 out 2005 16:24

Olá:

Preciso que alguém me ajude a interpretar um assento de batismo de um antepassado meu, que vos transcrevo a seguir. Minhas dúvidas são:

1.- Se "Augusto" é nome ou sobrenome.
2.- No caso de que seja nome, se o sobrenome seria “Affonso”.

Assento:

“Aos trienta dias do mes de Dezembro do anno de mil oito centos oitenta ioito, nesta egreja parochial do Coelhoso, concelho de Bragança, ungí com os santos oleos (…) a um individuo de sexo masculino, aquem dei o nombre de Cesar Augusto, eque nació nesta feguresia, nos veinteseis dias do mes de novembre de anno supra, pelas sete horas da tarde, filho legitimo de Antonio Manuel Affonso; e Maria de Assumpçao, natural do Villa Nova, concelho de Mirandella, ando foram recibidos, porum moradores e parochianos nesta freguesia, donde elle pae e natural. Nieto paterno de Domingo Caetano Affonso, e Rita Affonso; materno de Manoel Antonio e Carolina Amalia. Foram sus padrinhos José do Prado, esua mulher María de Assumpçao, jornaleiros, os queaes todos” (…)


Minhas dúvidas vêm porque sempre pensei que em Portugal os sobrenomes maternos se põem em primeiro lugar (em realidade é assim?)E em dito assento não vem escrito o sobrenome da mãe nem o dos avôs maternos.

Agradeceria muito esta informação, é importante.

Cumprimentos desde Espanha.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para interpretar Assento de Batismo

#103539 | JCC | 20 out 2005 23:29 | Em resposta a: #103496

Caro FJA

Eu diria que o nome é César Augusto uma vez que nos assentos não é costume colocar o sobrenome do baptizando.

Quanto ao sobrenome apenas se saberá mais tarde. De facto Afonso é o sobrenome do pai e do avô. Todavia, em Portugal, os sobrenomes por vezes seguem regras estranhas. Terá que se ver em documentos posteriores qual foi o sobrenome que ele veio a usar.

Quanto à posição em que se põe o sobrenome materno, em Portugal, actualmente, é costume usá-lo em primeiro lugar. No entanto, no passado,havia quem usasse o sobrenome como em Espanha: o paterno em primeiro lugar.

Também acontecia que os padres omitissem, por vezes, sobrenomes das mães ou que estas os não usassem habitualmente.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para interpretar Assento de Batismo

#103630 | FJA | 23 out 2005 14:05 | Em resposta a: #103539

Caro JCC:

Muito obrigado por responder. Foi-me de grande ajuda sua mensagem.

Cumprimentos,

FJA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 01:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen