Curvello - Castelo de Vide

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Curvello - Castelo de Vide

#103592 | LProjecto | 22 out 2005 10:00

Caros confrades,

Consciente de que a base de dados do Genea não refere mais dos ascendentes deste "Curvelo", natural de Castelo de Vide:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=246459

... atrevo-me, ainda assim, a perguntar se algum de vós já teve oportunidade de estudar os ascendentes destes indivíduos (ascendentes de D. Isabel Herédia)?

Procuro, sem ainda ter conseguido, um possível entroncamento através dos seguintes indivíduos:

- Manuel Rodrigues Curvello, natural de Castelo de Vide, filho de Manuel Rodrigues Curvello e de Maria Rodrigues. Casou em 02.12.1730, em Santiago de Rio de Moinhos - Borba, com Anna da Cruz.

Agradeço qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#103786 | gmg | 25 out 2005 18:04 | Em resposta a: #103592

Caro Sr. Luís Projecto Calhau,

Também eu descendo da Família CURVELLO, de Castelo de Vide. Não tenho agora os elementos comigo, mas prometo enviar-lhe o que tenho brevemente.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#103806 | LProjecto | 25 out 2005 22:16 | Em resposta a: #103786

Caro Luís,

Foi com enorme satisfação que recebi a sua resposta ao tópico que lancei no fórum.
Fico a aguardar o envio dos elementos de que dispõe para que possamos confirmar possíveis laços de parentesco.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

CURVELOS, de Castelo de Vide

#104052 | gmg | 28 out 2005 22:10 | Em resposta a: #103806

Caro Luís,

Aqui vão os meus apomtamentos sobre os CURVELO.

Esta é a minha Ascendência pelos Curvelo e começa assim:


CURVELOS
de Castelo de Vide

§ 1

I- FRANCISCO RODRIGUES CURVELLO, casou na freg.ª de S. Tiago Maior de Castelo de Vide no dia 17 de Abril de 1662 com FILIPA CORREIA, f.ª de Manuel Correia e de Ana Inchado. Francisco Rodrigues Curvello era viúvo de Ana Fernandes, quando casou a 2ª vez com Filipa Correia.
Tiveram, pelo menos:
II- FRANCISCO RODRIGUES CURVELLO, que segue:


II- FRANCISCO RODRIGUES CURVELLO, casou no dia 1 de Novembro de 1691 na freg.ª de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide, com ANA LOPES, f.ª de Manuel Lopes Africano e de Maria Coelho.
Tiveram, pelo menos:
III- JOÃO LOPES CURVELLO, que segue:


III- JOÃO LOPES CURVELLO, casou no dia 12 de Fevereiro de 1733 na freg.ª de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide, com MARIA DE SOUZA FAGUNDES, f.ª de Diogo de Souza Fagundes e de Catarina Fernandes.
Tiveram, pelo menos:
IV- MARIANA, n. 11 de Abril de 1742, em Castelo de Vide, freg.ª de Santa Maria da Devesa. S. m. n.
IV- ROSA MARIA DE SOUZA, que c.c. MANUEL MOURATO ou GONÇALVES BOLADA (n.º VI, § 1 – Título de SILVAS), f.º de Manuel Mourato e de Maria Godinho; c.g. no § 1 do Título de SILVAS.


Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#104090 | gmg | 29 out 2005 20:07 | Em resposta a: #103806

Caro Luís,

Queira desculpar a palavra "apomtamentos" e aceite a forma correcta: apontamentos.

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#104128 | LProjecto | 30 out 2005 12:02 | Em resposta a: #104090

Caro Luís,

Fico-lhe bastante grato pelos elementos que teve a gentileza de compartilhar. Surpreendeu-me o facto de também ter ascendentes com os dois apelidos "Rodrigues Curvello".
Creio que são muitas as probabilidades de possuirmos, pelo menos, um ascendente "Curvello" em comum, tanto mais que na data em questão e tendo em conta a área geográfica de onde eram naturais, seria muito pouco provável a existência de mais do que uma família com os dois apelidos iguais (sobretudo se considerarmos que Curvelo não é um apelido assim tão comum).
No entanto, os dados que possuímos parecem escassos para a confirmação dessa hipótese.
Fica a dúvida até se fazer luz...!

Comprometo-me a compartilhar novos elementos que, eventualmente, possa vir a encontrar.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#104361 | gmg | 02 nov 2005 14:32 | Em resposta a: #104128

Caro Luís,

Sabe se o Felgueiras Gayo trata da Família CURVELO?

Abraço

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#104388 | LProjecto | 02 nov 2005 20:41 | Em resposta a: #104361

Caro Luís,

Desconheço se o "Felgueiras Gayo" ou as "Genealogias Alentejanas" tratam da família CURVELO, contudo deixamos a questão no ar, pode ser que algum confrade tenha a gentileza de responder...
Sei que nos Costados Alentejanos I e II - de António Pestana Vasconcellos, não existe qualquer referência a este apelido.

Um abraço

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#104487 | dmvasconcelos | 04 nov 2005 10:50 | Em resposta a: #104388

Caros confrades

A propósito deste apelido açoriano, cujo tronco é Mestre António Catalão, pai de Francisco Curvelo e de Genes Curvelo, convem ler "ENCONTRO COM AS RAÍZES - Origens da família Curvello e do seu apelido" (1978) do Eng.º José Honorato Gago da Câmara de Medeiros, Visconde do Botelho. Note-se que Francisco e Genes até poderiam ter herdado o Curvelo da mãe, cuja identidade se desconhece.
O Dr. Gaspar Frutuoso nas "Saudades da Terra" diz apenas que Mestre António Catalão veio para a ilha de Sª Maria (já casado) contratado pelo Infante D. Henrique com o encargo de montar engenhos de açúcar.
Enquanto a maioria dos genealogistas defende que "Catalão" seria uma alcunha indicadora da origem catalã de Mestre António, o Visconde do Botelho segura que o nome completo deste seria António Curvelo Catalão, por ser originário de Valença, onde existem os apelidos Catalan e Crivelli, este último proveniente de Milão.
Mestre António Catão (que nunca usou o apelido Curvelo) vem em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=211729 por ser o mais remoto ascendente por varonia dos Barões de Santa Comba.
O apelido Curvelo, Cruvelo, Corvelo, Corbelo, aparece disperso em todas as ilhas dos açores onde hoje em dia persistem apenas as grafias Curvelo e Corvelo.
Dos Açores passou à Madeira e ao Continente.
Saudaçõs Cordiais,
Duarte Vasconcelos do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#104509 | LProjecto | 04 nov 2005 15:09 | Em resposta a: #104487

Caro Duarte,

Os meus agradecimentos pela sua excelente contribuição, substancialmente documentada, para o esclarecimento da origem do apelido "Curvelo".
Na verdade, desconhecia que o referido apelido estaria associado, nas suas origens, a espanhois e italianos, nem tão pouco fazia ideia do modo como se encontra disperso pelas várias ilhas açoreanas.

Saudações Cordiais,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#108229 | gmg | 28 dez 2005 19:58 | Em resposta a: #103592

Caro Luís Projecto Calhau,

Conseguiu estabelecer alguma ligação entre os meus Rodrigues Curvello e os seus? E conseguiu estabelecer alguma ligação aos Curvelo tratados em algum livro de Genealogia?

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#108232 | LProjecto | 28 dez 2005 20:29 | Em resposta a: #108229

Caro Luís,
Infelizmente não tenho novidades relativamente aos nossos "Curvelos" de Castelo de Vide, pois a minha disponibilidade para fazer pesquisas no Arquivo de Portalegre é substancialmente pouca. Mas fica a promessa de que assim que encontrar mais elementos sobre tais pessoas lembrar-me-ei de si.
Entretanto, pode ser que alguém para aquelas bandas com sua gentileza satisfaça a nossa curiosidade.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#108316 | gmg | 29 dez 2005 21:27 | Em resposta a: #108232

Caro Luís,

Cá fico a aguardar notícias suas! Espero que auspiciosas! "pode ser que alguém para aquelas bandas com sua gentileza satisfaça a nossa curiosidade"? conhece alguém disposto a investigar os Curvelo?

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#115797 | Cassiano | 04 abr 2006 17:55 | Em resposta a: #108316

Tenho um ancestral com tal sobrenome.

Trata-se de Antônio Nunes Curvello, natural da freguesia de São Roque dos Altares, Ilha Terceira, filho de Antônio Nunes (Curvello) e de Maria Fagunda. O referido Antônio casou na dita freguesia duas vezes: a primeira com Maria de Mello, a segunda com Maria da Conceição. Posteriormente, veio para o Brasil (mais precisamente para o estado do Rio Grande do Sul), com o fluxo migratório de açorianos, com a segunda esposa e com seus filhos.

Se alguém tiver algum dado adicional - ou precisar de alguma informação a respeito - por favor, faça contato.

Abraços,

Cassiano

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#130841 | gmg | 11 out 2006 15:45 | Em resposta a: #108232

Novidades sobre os CURVELLO?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#130897 | LProjecto | 11 out 2006 22:31 | Em resposta a: #130841

Caro Luís,

Infelizmente nada tenho a acrescentar aos elementos que deixei nos posts anteriores.
Trata-se de um ramo que permanece estancado dada a minha indisponibilidade para pesquisar no ADPortalegre.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Curvello - Castelo de Vide

#130965 | gmg | 12 out 2006 15:26 | Em resposta a: #130897

Caro Luís,

Assim que tiver disponibilidade e consiga encontrar elementos, informe-me!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: CURVELOS, de Castelo de Vide

#239557 | gmg | 18 set 2009 22:03 | Em resposta a: #104052

CURVELOS
de Castelo de Vide

§ 1

I- FRANCISCO RODRIGUES CURVELLO, casou na freg.ª de S. Tiago Maior de Castelo de Vide no dia 17 de Abril de 1662 com FILIPA CORREIA, f.ª de Manuel Correia e de Ana Inchado. Francisco Rodrigues Curvello era viúvo de Ana Fernandes, quando casou a 2ª vez com Filipa Correia.
Tiveram, pelo menos:
II- FRANCISCO RODRIGUES CURVELLO, que segue:


II- FRANCISCO RODRIGUES CURVELLO, casou no dia 1 de Novembro de 1691 na freg.ª de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide, com ANA LOPES, f.ª de Manuel Lopes Africano e de Maria Coelho.
Tiveram, pelo menos:
III- JOÃO LOPES CURVELLO, que segue:


III- JOÃO LOPES CURVELLO, casou no dia 12 de Fevereiro de 1733 na freg.ª de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide, com MARIA DE SOUZA FAGUNDES, f.ª de Diogo de Souza Fagundes e de Catarina Fernandes.
Tiveram, pelo menos:
IV- MARIANA, n. 11 de Abril de 1742, em Castelo de Vide, freg.ª de Santa Maria da Devesa. S. m. n.
IV- ROSA MARIA DE SOUZA, que c.c. MANUEL MOURATO ou GONÇALVES BOLADA (n.º VI, § 1 – Título de SILVAS), f.º de Manuel Mourato e de Maria Godinho; c.g. no § 1 do Título de SILVAS.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: CURVELOS, de Castelo de Vide

#324419 | PVT.VANESSA | 01 mar 2013 16:45 | Em resposta a: #239557

Olá, como vão? Em um pequeno momento de distração parei para pensar a respeito da formação de minha família e acabei encontrando este fórum. Sei que é antigo, mas não custa tentar. Há alguma grande história por trás de tal sobrenome - Curvello? Grata!

Resposta

Link directo:

RE: CURVELOS, de Castelo de Vide

#324420 | HRC1947 | 01 mar 2013 16:52 | Em resposta a: #324419

Cara Vanessa;
... Pensou.... logo existe!....
http://www.familiaridade.com.br/sobrenome/Curvello.asp
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

Curvello - Castelo de Vide

#409079 | kadois | 29 out 2018 12:21 | Em resposta a: #103592

bom dia me chamo alexandre curvello sou do rio de janeiro - neto de luiz curvello d'avila e cacilda bertis ambos nascido em pirapetinga MG - meu avô filho de agripino curvello e minha avó filha de laureano bertis. gostaria muito de saber mais sobre meus ancestrais se alguém puder me ajudar agradeço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 06:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen