Genealogia dos Pachecos de Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas

Genealogia dos Pachecos de Ponte de Lima

#103618 | dpa | 23 out 2005 00:30

João Pacheco de Amorim, que foi Almoxarife de Ponte de Lima e Procurador às Cortes de 1643 por Ponte de Lima é dado, na Enciclopédia Luso Brasileira como sendo o autor de uma "Genealogia dos Pachecos de Ponte de Lima". Contactado há uns anos, o autor do artigo referiu ter visto a obra, não se lembrando onde. Alguém saberá do paradeiro desta "Genealogia..."?

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

Gabriel Fernandes Lima e Rosa Pacheco

#247986 | joaoggralves2 | 18 jan 2010 18:05 | Em resposta a: #103618

Caro Diogo Pacheco de Amorim,

Vi na sua página familiar que descende de Gabriel Fernandes Lima e de Rosa Pacheco, de Refóios do Lima. Tenho um antepassado Manuel Fernandes Lima, casado por volta de 1770 em Cendufe, Arcos de Valdevez, que é dado como filho de "Gabriel Fernandes Lima" e de "Rosa Maria", de Refóios do Lima. É provável que seja o mesmo casal... Por acaso terá alguma informação que me possa ajudar a confirmar?

Encontrei isto no ADVCT online:

"Título: Autos de habilitação de Antónia Maria Fernandes, viúva de João Gomes de Araújo, filha de Manuel Fernandes e de Margarida Gonçalves, natural de Refoios do Lima."

"Âmbito e Conteúdo: A habilitante pretende receber como única herdeira, a herança deixada por seu irmão Gabriel Fernandes Lima, também natural de Refoios, falecido no Morro de Água Quente, Mariana (1783); Anos depois em 1797, por morte da habilitante, habilitam-se à mesma herança seus filhos Manuel José de Araújo, viúvo de Eusébia Maria Clara, e seus filhos, Maria Caetana Gomes, viúva de José Luís Cerqueira, e seus filhos, Caetano José Fernandes, casado com Rosa Maria, e Antónia Maria dos Anjos, casada com João Pereira Durães, igualmente naturais de Refoios; Escrivão Francisco da Silva Braga."

(http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&ID=4212766&searchMode=)

Obrigado pela atenção.
João G. Rodrigues Alves

Resposta

Link directo:

RE: Gabriel Fernandes Lima e Rosa Pacheco

#321253 | jmaqm | 18 jan 2013 01:57 | Em resposta a: #247986

Meu caro João Rodrigues Alves,

Há anos que aqui não vinha e, provavelmente, já não irá les esta resposta. Desde logo, muito obrigado pela sua informação sobre a herança de Gabriel Fernandes Lima. Quanto Á sua pergunta, do casal ele será o mesmo, ela não. O Gabriel Fernandes Lima devia ser um D. Juan de Refóios, que teve filhos de várias mulheres, como pude ver pos cópias dos registos de refóios que me foram, em tempo, emprestadas.

Cumprimentos amigos

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Gabriel Fernandes Lima e Rosa Pacheco

#321261 | natercia7 | 18 jan 2013 08:51 | Em resposta a: #321253

Exmo Senhor Diogo PACHECO de AMORIM,


Perdoe, se faz favor, a intrusao de uma monçanense de 83 anos, vivendo em França quasi ha 60 anos. Se o nome de Blandina, de Sobreira lhe fazem lembrar qualquer coisa, talvez eu lhe possa dar infos que desconhece. Mas nao de ordem genealogica, pois nao sei nada sobre os antepassados dos Pacheco. Receba os meus cordiais cumprimentos

Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Gabriel Fernandes Lima e Rosa Pacheco

#321462 | joaoggralves2 | 20 jan 2013 11:16 | Em resposta a: #321253

Caro Diogo Pacheco de Amorim,

Agradeço-lhe a resposta. Esta mensagem que aqui lhe deixei foi anterior às que trocámos por e-mail, através das quais teve a amabilidade de me dar dados importantes sobre o nosso antepassado. Desde essa altura ainda não retomei as pesquisas em Refóios de Lima, se bem que me parece que no ADVCT o acesso aos livros paroquiais mais antigos é complicado.

Por outro lado, é interessante verificar como os interesses genealógicos se vão alargando e, se em 2010, quase nada sabia sobre os Pachecos de Ponte de Lima, hoje tenho o maior interesse neste tema que o levou a criar o tópico. Ao longo dos últimos tempos tenho tentado recolher informação junto de fontes primárias sobre os descendentes de Diogo Álvares Pacheco e de Leonor Lopes, da freguesia de Facha, que penso serem os antepassados de todos os Borges Pachecos da Ribeira Lima, de quem descendem os Pachecos de Amorim e grande parte das famílias ilustres da região. Os nobiliários parecem estar cronologicamente errados, parecendo faltar pelo menos uma geração entre aquele casal, que teve os filhos aproximadamente na década de 1440, e os Pachecos documentados nos livros de registo paroquial mais antigos da vila de Ponte de Lima (c. 1570). São estes Belchior Pacheco, Catarina Pacheco, Ana Borges Pacheco, Maria Borges, Diogo Borges Pacheco, Maria Pacheco, Ana Pacheco, etc, todos aproximadamente contemporâneos.

Desta forma, gostaria de perguntar-lhe se chegou a saber do paradeiro da memória do seu antepassado sobre os Pachecos de Ponte de Lima, pois teria o maior interesse em consultá-la. Acredito, porém, que se tiver mesmo existido, as suas informações tenham sido aproveitadas por Felgueiras Gaio, que pelo que pude comprovar, cometeu muito poucos erros ao tratar esta família.

Com os meus cumprimentos,
João Guilherme Alves

Resposta

Link directo:

RE: Gabriel Fernandes Lima e Rosa Pacheco

#326649 | jmaqm | 03 abr 2013 16:01 | Em resposta a: #321261

Ex.ma Senhora Dona Natércia, muito obrigado pelo seu contacto. Era minha avó e terei todo o interesse nas informações que me possa dar. O meu email é diogo.pachecodeamorim@gmail.com. Muito obrigado, mais uma vez. Com os meus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Pachecos de Ponte de Lima

#436739 | J Bastos | 02 out 2021 13:54 | Em resposta a: #103618

Caro Diogo Pacheco de Amorim:
Encontrei este tópico neste forum, e como é um conhecedor e interessado na genealogia dos Pachecos,tomo a liberdade de o contactar.
Na pesquisa do ramo Pacheco da minha mulher, nos ADVCT, os ascendentes anteriores a 1745 são baptizados em Vitorino dos Piães,nascidos todos no lugar da Matta, Ponte de Lima. Nessa freguesia o registo mais antigo destes Pachecos é o de André Pacheco, aí falecido em 1680, e referido como sendo natural da freguesia da Facha. Consultei os registos paroquiais mais antigos, entre 1593 e 1601,não existem na Facha registos entre 1601 e 1637, mas encontrei muitas referências a Borges Pachecos,.Tem ideia onde poderei encontrar mais informação desse período?
Cumprimentos
José Pedro Bastos
josepedrobaastos@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 23:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen