Ferrão - Gouveia e Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ferrão - Gouveia e Coimbra

#103626 | LProjecto | 23 out 2005 13:15

Caros Confrades,

Tenho um ascendente, de seu nome Jacinto José Ferrão, que terá nascido por volta de 1760, em Cativelos - Gouveia. Filho de Manuel Ferrão, natural de Lages - Coimbra, e de Mariana Lopes, natural de Cativelos - Gouveia.

Ignoro se a família Ferrão das zonas de Gouveia e Coimbra estão estudadas, e se existe alguma ligação entre estes "Ferrão" e outros da Beira Alta já estudados, ainda assim, arrisco a solicitar alguma informação sobre indivíduos com este apelido na zona de Gouveia ou Coimbra.

Antecipadamente grato.

Os melhores cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão - Gouveia e Coimbra

#103628 | mjps0300 | 23 out 2005 13:42 | Em resposta a: #103626

Caro Luis,

Quanto aos Ferrões da Beira, chamo a sua atenção para o livro "A família Ribeiro Nogueira Ferrão de Vilhegas da cidade de Viseu" de Maria João Craigie. O livro está na livraria do Guarda Mor. O livro está documentado desde o inicio do sec XVII.
cumprimentos
ms

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão - Gouveia e Coimbra

#103898 | LProjecto | 26 out 2005 22:18 | Em resposta a: #103628

Caro "MS",

Agradeço a resposta pronta e a sugestão de leitura que apresentou.
Aproveito para apresentar outros meus ascendentes de apelido "Ferrão", que supostamente não terão parentesco com os indivíduos que apresentei na abertura do tópico, por derivarem de um outro ramo e serem naturais de um outro local (até ver):

- José António Ferrão, natural de Cortiçô da Serra - Celorico da Beira, nascido provavelmente entre 1790 e 1803. Filho de José Vicente da Cunha (não sei se também fez uso do apelido de Ferrão) e de Maria da Trindade.

Não quis deixar de referir estes elementos, na esperança de que algum confrade possa ter alguma informação sobre tais pessoas.
Atrevo-me para apelar a quem possua a obra "A família Ribeiro Nogueira Ferrão de Vilhegas da cidade de Viseu" de Maria João Graigie, que confirme se existe uma eventual referência a algum dos nomes por mim citados.

Os melhores cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão - Gouveia e Coimbra

#105151 | LProjecto | 13 nov 2005 11:33 | Em resposta a: #103898

renovação do pedido...

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão - Gouveia e Coimbra

#133441 | LProjecto | 08 nov 2006 00:10 | Em resposta a: #105151

Renovo...

Resposta

Link directo:

Ferrão - Gouveia e Coimbra

#354045 | Moicanux | 25 jan 2015 17:36 | Em resposta a: #103626

Viva , meu nome Jorge Daniel de Francisco Gouveia Ferrão.
Meu Avô António Lopes Ferrão de Paços Gouveia
poderemos ser de família!
Cumprimentos
Estamos em Sintra.

Resposta

Link directo:

Ferrão - Gouveia e Coimbra

#354102 | LProjecto | 26 jan 2015 17:40 | Em resposta a: #354045

Caro Jorge,

Agradeço a sua intervenção. Decorridos alguns anos desde que lancei o presente tópico consegui avançar algumas gerações na ascendência destes "meus" Ferrões. Partilho as gerações mais remotas na esperança de que esses elementos possam ser aproveitados por alguém e, eventualmente, relacionados com outros já documentados.

FERRÃO
MACEIRA – FORNOS DE ALGODRES


§ Único

I – ANTÓNIO FERRÃO n. Maceira, concelho de Fornos de Algodres, terá vivido na primeira metade do séc. XVII , embora se deduza que tenha casado já com uma idade avançada ou falecido muito novo, pois sabe-se que em 1725 já era defunto quando há notícia de a sua mulher assistir como madrinha de sua neta Rosa. Casou com Domingas Henriques, n. Carvalhal Redondo – Nelas, cuja filiação se desconhece. Domingas Henriques, ainda solteira, terá vivido no lugar de Figueiredo, termo de Tourais. O referido casal viveu em Maceira, local onde terão nascido os seus filhos (registos de baptismo ainda por localizar).
Deles houve:

1 (II) MATIAS FERRÃO, que segue.

2 (II) MANUEL FERRÃO, n. S. Paio e casou em Arcozelo da Serra a 12.5.1728 com Helena Gomes, n. Arcozelo, filha de Diogo Gomes e de Luísa Dias. Testemunharam Brás de Figueiredo, capitão-mor, natural de S. Paio, e António Lopes Capitão, natural de Arcozelo.


3 (II) MARIA FERRÃO, natural de S. Paio, casou com Manuel Tinoco, tendeiro, da mesma freguesia, filho de Manuel Tinoco, n. Nespereira, barbeiro, e de Francisca Gomes, de S. Paio.
Foram filhos:

1 (III) ROSA, baptizada em S. Paio a 21.3.1725. Foram seus padrinhos de baptismo Manuel Ferrão, solteiro, e sua mãe Domingas Henriques, viúva que ficou do dito António Ferrão.

2 (III) JOSÉ, baptizado na mesma paróquia a 21.4.1728, tendo como madrinha a sua avó materna, Domingas Henriques, já viúva.

3 (III) FRANCISCO, baptizado a 29.4.1731 e teve como padrinhos o seu tio materno Manuel Ferrão e a sua avó Domingas Henriques.

4 (III) ROSÁRIA, baptizada a 9.8.1735 no mesmo lugar.

II – MATIAS FERRÃO, que foi sapateiro, nasceu por volta de 1700 em Maceira. Casou com Maria de Aguiar, natural de S. Paio, filha de Francisco Fernandes Caramelo e de Maria de Aguiar [cf. AGUIAR, de S. Paio].
Desse enlace nasceram:

1 (III) MANUEL, baptizado em S. Paio a 22.7.1722.

2 (III) JOSÉ, baptizado em S. Paio a 30.11.1724. Foram seus padrinhos de baptismo Manuel de Sousa, sapateiro, e sua mulher Maria de Sousa, moradores em S. Paio.

3 (III) LUÍSA, baptizada a 23.3.1727 na mesma freguesia, sendo afilhada do mesmo casal.

4 (III) MATIAS, baptizado a 30.7.1729 na mesma freguesia, contando com o apadrinhamento de Manuel Machado, mercador, e sua mulher Luzia Teresa, ambos de S. Paio.

5 (III) MARIA, baptizada em S. Paio a 30.12.1731. Teve como padrinhos o mesmo casal que apadrinhou seu irmão Matias. Faleceu muito nova.

6 (III) RITA, baptizada a 14.5.1735 em S. Paio e foram seus padrinhos o referido casal, Manuel Machado e Luzia Teresa.

7 (III) FRANCISCO, baptizado a 24.11.1736 na referida paróquia. Teve como padrinhos o seu tio Matias de Aguiar e a respectiva mulher Jacinta Baptista.

8 (III) ANTÓNIO FERRÃO DE AGUIAR, que segue.

9 (III) MARIA, nascida a 21.9.1743 e baptizada 5 dias mais tarde na referida freguesia.

III - ANTÓNIO FERRÃO DE AGUIAR, natural de São Paio, casou com Bernarda Maria da Cunha Vicente, filha de Geraldo da Cunha e de Maria Vicente. O mesmo que se encontra em:

http://geneall.net/pt/nome/1302539/antonio-ferrao-de-aguiar/

Em tempos publiquei sobre Ferrões o seguinte:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/search?q=Ferr%C3%A3o&btnG=Pesquisar

Descendo dos ramos A e B, sendo os fins-de-linha aqueles com os quais inicio cada título.

Creio que os paroquiais de Lajes iniciam em 1593, pelo que ainda não perdi a esperança de progredir na ascendência dos Ferrões do ramo B.

Importa salientar que o apelido "Ferrão" não é assim tão invulgar. Significa isto que duas pessoas com o mesmo apelido ou com representação da sua ascendência no mesmo tenham que ter forçosamente parentesco.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Ferrão - Gouveia e Coimbra

#354103 | LProjecto | 26 jan 2015 17:43 | Em resposta a: #354102

Rectifico parte da mensagem anterior, leia-se:

"Significa isto que duas pessoas com o mesmo apelido ou com representação da sua ascendência no mesmo não terão que ter, forçosamente, parentesco."

Resposta

Link directo:

Ferrão - Gouveia e Coimbra

#354197 | Moicanux | 28 jan 2015 04:43 | Em resposta a: #354103

Viva.
Agradeço imenso a resposta.
Soube por intermédio de meu pai que minha bisavó se chamava Nogueira Ferrão e bisavô Manuel Lopes de Paços da Serra.
Com tempo irei estudar mais sobre árvores geneológicas e graus de parentesco, é uma área que me interessa bastante, pois pretendo um dia fazer a árvore de família.
Boa sorte com sua pesquisa e até breve.
Cumprimentos
Jorge Ferrão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 00:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen