Familia Leite Velho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Leite Velho

#103866 | fertelde | 26 out 2005 17:59

Agradeço qualquer informaçao sobre esta familia.-
Atentamente,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#106335 | fertelde | 28 nov 2005 12:08 | Em resposta a: #103866

Ola amigos: Busco informaçao sobre Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho, Dr. em Direito pala UN de Coimbra, natural de Mogadouro, *25 de Julho de 1824, filho de Joaquim Jose Teixeira, natural de Mogadouro? e de Ana Luiza de Morais Leite Velho.
Em 1853 emigrou para Rio de Janeiro onde casou e fixou residencia. Escreveu varias obras...
Agradeço qualquer informaçao
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#106553 | PinheirodeCampos | 01 dez 2005 17:11 | Em resposta a: #106335

Caro Fernando

Tenho alguns dados dessa família.

Disponha no que eu puder

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#145683 | Gilson Nazareth | 27 fev 2007 01:48 | Em resposta a: #106335

Fernando,
Vc tem dados concretos sobre o casamento do Dr.Bernardo?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#145699 | mjgoncalves | 27 fev 2007 10:28 | Em resposta a: #103866

Em Angola havia uma grande família Leite Velho. Um veterinário (Dr. Leite Velho) chegou mesmo a ser meu professor, mas julgo que já morreu, porque estive com ele háuns anos e já estava muito doente. De qualquer forma é provável que possa arranjar algum contacto com elementos dessa família.
Com os meus cumprimentos
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#145705 | fertelde | 27 fev 2007 10:48 | Em resposta a: #145699

Estimada Maria José:
O Verterinario è Emilio Leite Velho, meu tio e padrinho, portanto pertenço à grande familia Leite Velho de Angola, de onde também sou natural...
O meu tio e padrinho, felizmente ainda vive, está com cerca de 84 anos, e mantem uma lucidez admirável para a sua idade.-
Agradeço o seu contacto e tentativa de ajuda.
Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#145708 | mjgoncalves | 27 fev 2007 10:55 | Em resposta a: #145705

Fernando: Fico muito feliz por saber queo seu Tio ainda está connosco. Na verdade, há uns anos tivemos um almoço de confraternização e estive com ele e no ano seguinte não apareceu por se encotrar já doente. Estava a pensar , agora, telefonar a uns ex-colegas para saber informações do dr. Emílio( ainda recordo-me que era mesmo) Leite Velho. Para além de ter estado em Nova Lisboa depois vim encontrá-lo em Luanda no Instituto das Industrias de Pesca de Angola.
É que eu também sou de lá. E o Fernando é dos LV do Lobito? E se o dr. LV se lembrar de mim um beijinho muto especial.
Um abraço
Maria José Secca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#145713 | fertelde | 27 fev 2007 11:10 | Em resposta a: #145708

Assim è, sou do Lobito.
Agradeço que entre em contacto comigo para lhe fornecer o mail do meu tio Emilio
Abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#145714 | fertelde | 27 fev 2007 11:11 | Em resposta a: #145708

fertelde@hotmail.com
esqueci colocar a minha direcçâo
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#150653 | Robertojff60 | 30 mar 2007 02:04 | Em resposta a: #106335

Prezado Fernando,

Enviei uma mensagem para a vossa caixa postal do domínio hotmail.com...

Creio que pelas referências sobre Sr. Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho, tem algo a ver com a nossa família....

Mui embora ainda não temos toda a certeza sobre a nossa ascendência que esteja ligado ao Sr. acima citado... Mas, pelas referências e mais alguns detalhes coincidem muito bem às lembranças da nossa família...

Fico no aguardo pela vossas manifestações.

Paz e Saúde

Roberto Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#150654 | fertelde | 30 mar 2007 02:25 | Em resposta a: #150653

Estimado Roberto Jorge:
Aguardo seu contacto para:
fertelde@hotmail.com

Como na mensagem que me enviou anteriormente, também creio que sim, que se pode dar essa ligaçâo familiar.-
Cumprimentos,
Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#150665 | fertelde | 30 mar 2007 10:36 | Em resposta a: #145683

Estimado Gilson:
Só agora vejo que havia colocado esta mensagem perguntando pelo casamento do Dr. Bernardo... Na altura havia já um certo interesse por este assunto. Está ligado à familia do Dr. Bernardo, ou o interesse è meramente de caracter bibiografico?
Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#150666 | fertelde | 30 mar 2007 10:37 | Em resposta a: #145683

Estimado Gilson:
Só agora vejo que havia colocado esta mensagem perguntando pelo casamento do Dr. Bernardo... Na altura havia já um certo interesse por este assunto. Está ligado à familia do Dr. Bernardo, ou o interesse è meramente de caracter bibiografico?
Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#150667 | fertelde | 30 mar 2007 10:37 | Em resposta a: #145683

Estimado Gilson:
Só agora vejo que havia colocado esta mensagem perguntando pelo casamento do Dr. Bernardo... Na altura havia já um certo interesse por este assunto. Está ligado à familia do Dr. Bernardo, ou o interesse è meramente de caracter bibiografico?
Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#150668 | fertelde | 30 mar 2007 10:38 | Em resposta a: #145683

Estimado Gilson:
Só agora vejo que havia colocado esta mensagem perguntando pelo casamento do Dr. Bernardo... Na altura havia já um certo interesse por este assunto. Está ligado à familia do Dr. Bernardo, ou o interesse è meramente de caracter bibiografico?
Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#158442 | fertelde | 05 jun 2007 05:30 | Em resposta a: #145683

Estimado Gilson:
Tenho datos novos sobre o Dr. Bernardo.
Aguardo seu contacto para a minha caixa de correio, fertelde@hotmail.com

melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Velho

#160337 | Robertojff60 | 21 jun 2007 02:13 | Em resposta a: #145683

Prezado Gilson Nazareth,

Tenho informações sobre o casamento do Dr. Bernardo Teixeira de Moraes Leite Velho.

Sou trisneto do Dr. Bernardo T M Leite Velho.

Aguardo pela vossa resposta.

Paz e Saúde

Roberto Jorge

Resposta

Link directo:

Leite e Velho em Mazagão

#279347 | S.João de Rei | 23 jun 2011 15:47 | Em resposta a: #145714

Caro Fernando de Telde

Uma pequena contribuição que eventualmente tenha a ver com os seus!

António Leite, foi um dos maiores vultos Portugueses no início do século XVI, no nossa empresa do Norte de África.
Fez parte do comando de Azamor, com o cargo de contador e depois do de Mazagão como capitão.
De Augusto Ferreira do Amaral, em História de Mazagão (diário) relato as notas que encontrei relacionadas com Leites e Velhos.
1515. António Leite terá feito parte do comando da fortaleza portuguesas da guarnição de Azamor junto com a de Safim, na participação sem sucesso na tentativa de conquista de Marraquexe (Marrocos). Mantendo-se assim sem alteração a nossa estratégia para o Norte de África...
1516. É nomeado capitão de Mazagão interinamente, mantendo o cargo de contador em Azamor até 1517. Durante o período de construção da fortaleza.
1519, 6 de Janeiro. É renomeado capitão de Mazagão, alternando-se no comando com António das Neves até 15 de Dezembro de 1535.
Portanto António Leite esteve praticamente 20 anos em Mazagão, nos seus primeiros tempos, de grande sacrifício, valentia e com uma capacidade de gestão fantástica. A partir da sua saída e já depois de 1541, chegariam os meus parentes e avós…
1542. Relacionado por ter participado numa grande batalha em Mazagão encontra-se Miguel Leite, escrivão-de- contos (contador/tesoureiro), acredito que descendente de António Leite, tendo em conta que os cargos eram hereditários …
1556. É referido num importante combate em Mazagão, o adaíl (cabo de guerra) Fernão Leite.
1559. Fernão Leite é referido noutra circunstância bélica.
1562, 24 de Abril. É referido como participante em batalha, António Velho.
1562, 7 de Maio. Numa das mais importantes batalhas travadas em Mazagão é referido no 1º combate, Jácome Leite e no 2º combate Nicolau Velho.
1640, 11 de Abril. É referido numa grande batalha, Luís Velho.
Não encontrei mais referências a Leites e Velhos.
1769. Entrega de Mazagão aos infiéis

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Leite e Velho em Mazagão

#279372 | fertelde | 23 jun 2011 20:08 | Em resposta a: #279347

Estimado José de Azevedo Coutinho:

Agradeço o ter partilhado comigo estas informaçôes.

Se estivéssemos a falar de António Velho, diria que a possibilidade seria bastante interessante.
Infelizmente nada tenho deste António Leite. Álvaro Álvares Leite sim, seria do meu interesse, escrivâo da câmara de Chaves... n.c. 1530
O Luis Velho, seria interessante estudar um pouco mais, pela data...
Permite-me perguntar-lhe onde obteve estas referencias?

Melhores cumprimentos,

Fernando L. Velho

Resposta

Link directo:

RE: Leite e Velho em Mazagão

#279374 | S.João de Rei | 23 jun 2011 20:31 | Em resposta a: #279372

Caro Fernando Leite Velho

História de Mazagão, por Augusto Ferreira do Amaral. Editora Alfa - Biblioteca da Expansão Portuguesa
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Leite e Velho em Mazagão

#279379 | fertelde | 23 jun 2011 20:44 | Em resposta a: #279374

Obrigado mais uma vez

Fertelde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen