Famíla Macedo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Famíla Macedo

#103966 | egimac | 27 out 2005 15:22

Olá a todos, procuro as origens de Egydio de Macedo e Oliveira e esposa Jeannette de Macedo Oliveira, meus bisavós por parte de pai, se me puderam ajudar eu agradeço, porque estou a tentar construir a árvore da minha família.
Desde já agradeço qualquer tipo de ajuda.
Cumprimentos a todos

Egídio Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#133979 | Ludmila | 13 nov 2006 19:45 | Em resposta a: #103966

Olá Egídio

Também estou tentando construir a árvore genealógica de minha família.
De onde é o seu Macedo?
Minha bisavó materna chamava-se Maria Joana de Macedo, nasceu em 14 de novembro de 1.881 em Bambui , Minas Gerais, filha de Ana Teodora da Silveira e Valeriano Macedo de Leão.
Não sei de que parte de Portugal veio o Macedo.

Gostaria de compartilhar informações

Atenciosamente Ludmila Macedo da Costa Diniz

Resposta

Link directo:

Macedo ...

#134180 | victorferreira | 15 nov 2006 16:32 | Em resposta a: #103966

... e porque não Oliveira?
Caro participante,
Os seus bisavós podem ser pessoas merecedoras do maior respeito e cuja memória pode ser profundamente acarinhada por si e pelos seus, mas há de convir que infelizmente, para a maior parte da população mundial, sejam apenas duas pessoas completamente desconhecidas.
1. não existe uma base de dados facilmente consultável de todos os portugueses que existem ou existiram (e que não foram poucos): nenhum país tem isso. A base do Genea é um bom princípio, mas apenas isso mesmo. Essa "base" está nas Conservatórias dos Registos Civis, nos livros paroquiais que estão nos Arquivos Distritais e outras instituições que os tenham à sua guarda, nas escrituras de transacções de bens, e em mais uma série de suportes documentais, à espera de que nos disponhamos a ir consultá-los;
2. Macedos, como sabe, há muitos. Se calhar até haverá mais que um Egídio Macedo Oliveira. A identificação de alguém passa por saber, mesmo que aproximadamente, de onde é natural (Distrito, Concelho, Freguesia, Localidade) e a data aproximada de nascimento, ou casamento ou óbito. Com isso parte-se para a procura de documentos que permita traçar ou confirmar a sua origem, filiação ou o que se queira encontrar.
Ou o Sr. seu ancestral era de facto uma figura pública ou conhecida da história ou de alguma Entidade, e nesse caso dizer-lhe o nome já é bastante, ou se não, seria um golpe de sorte inacreditável que alguém que sabe da existência dele coincidisse aqui no Forum consigo. Se é disso que anda à procura, gabo-lhe a fé: vai precisar dela. Se é mesmo encontrar o seu ancestral o seu objectivo, pesquise nos papeis da família, nas fotografias com dedicatórias atrás, cartas antigas de tios e pais, documentos de propriedades, histórias que se contem por parentes mais velhos, o que seja. É só aí é que vai encontrar pistas a sério.
O trabalho parece-me ser só seu neste princípio difícil. Mas se tiver dúvidas vá perguntando.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#134392 | mjborges | 16 nov 2006 21:52 | Em resposta a: #103966

Caro Egídio de Macedo

Com efeito, só com estes dados, será sempre difícil encontrar informações mais concretas. De onde são estes seus bisavós? em que época nasceram?
Por acaso conheço duas Jeanettes de Macedo, uma neta da outra, que não sei se serão também Oliveira, mas que sei serem família da cantora Simone de Oliveira, que também é Macedo, por acaso. Uma delas, a mais nova, terá cerca de 70 anos, mais ou menos, nasceu em Moçambique (Búzi), era conhecida dos meus sogros, que também vieram de lá, e foi colega do meu pai, aqui em Portugal, na TAP. Era filha de um Daniel de Macedo e de Maria Amélia...; por sua vez era neta de outra Jeanne ou Jeanette... de origem belga, que casou com um engenheiro agrónomo de apelido Macedo natural de S. Tomé.
A referida Jeanette (a mais nova) teve ainda dois irmãos, cujos nomes foram Danilo e Maria José, nasceram também em Moçambique, tendo esta última ido mais tarde para o Brasil.
Terão estes, eventualmente, alguma coisa a ver consigo?

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#134431 | egimac | 17 nov 2006 09:19 | Em resposta a: #134392

Cara Maria José Borges

Por acaso acertou em cheio, a Jeanette que trabalhou na TAP é minha tia, o meu pai é o irmão mais velha dela, e chama-se Daniel, o nome Danilo, era como o chamavam no Búzi, eu nasci na cidade da Beira.
Infelizmente o meu pai já faleceu, antes de eu decidir investigar a nossa árvore, a minha outra tia a Maria José que é a mais nova, ficou no Brasil.
Muitos dos nossos documentos ficaram perdidos com a saída de Moçambique, a Frelimo não deixou que o meu avó Daniel enviar tudo o que ficou retido no porto de Lourenço Marques.
Bem fiquei bastante contente com esta pequena luz que apareceu no fim do túnel, e agradeço mais alguma informação que puder dar. Se quiser para outros contactos, o mei e-mail é egimac@gmail.com.

Cumprimentos
Egídio Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Macedo ...

#241388 | egimac | 08 out 2009 09:11 | Em resposta a: #134180

Caro victor ferreira, a minha pesquisa com estes dois nomes, levo-me até ao meu trisavô, que era dos Açores, e lá se casou com uma princesa angolar, esta mesma senhora após a morte do meu trisavô, veio para Portugal e casou com um descendente do Duque de Bragança, daí para trás está a ser muito mais complicado.
Complicado é também a árvore por parte da minha mãe, a matriarca da família, não consegue lembrar de muita coisa, e o que diz às vezes não tem sentido, devido à idade.
Mas e que consegui até agora em pouco tempo já foi muito bom.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#241389 | egimac | 08 out 2009 09:14 | Em resposta a: #133979

Peço desculpas de só responder agora, mas as nossas famílias não devem ser as mesmas, porque da minha parte, são todos da Europa, a única parte que foi para o Brasil fonos nós am 1976.
Mas se mepuder dar mais informações sobre os descendentes agradecia, para cruzar informações.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#241397 | Luís Neves | 08 out 2009 10:26 | Em resposta a: #134431

Caros confrades:
A origem antiquíssima do apelido Macedo está precisamente em Macedo, actual Macedo de Cavaleiros, cidade e sede de concelho do distrito de Bragança, província de Trás-os-Montes (em Portugal, claro).
Não é nada de extraordinário que este apelido surja associado a outro igualmente de origem toponímica: Leão. De facto o distrito de Bragança faz fronteira com as terras espanholas que foram do antigo reino de Leão, hoje integradas na região autónoma espanhola de Castela-Leão.
A associação destes dois apelidos pode ser sinal de um trajecto familiar comum a muitos judeus espanhóis que, expulsos do país vizinho em 1492, entraram então em Portugal em grande número, designadamente por Bragança, Miranda do Douro (também no distrito de Bragança) e Vilar Formoso (distrito da Guarda).
Também eu conto com uma tetravó que era Macedo por parte do seu pai, ambos naturais de Trás-os-Montes.
Cumprimentos,
Luís de campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#241401 | egimac | 08 out 2009 11:58 | Em resposta a: #241397

A minha família originas dos "de Macedo e Oliveira" e dos "de Macedo", e não só Macedo, e pelo que já pesquisei, nada tem a haver com Macedo de Cavaleiros.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#241439 | Luís Neves | 08 out 2009 19:51 | Em resposta a: #241401

Caro Egídio Macedo:

Em alguma altura o seu "Macedo" se juntou ao seu "Oliveira". Pode já não saber quando tal aconteceu, mas em algum momento aconteceu. E se o seu "Macedo" tem um "de" a precedê-lo... tal só quer dizer que o seu "Macedo" antes de ser apelido, nome de gente, no caso de um seu ascendente longínquo, foi (como ainda é) nome de terra, de um lugar, de uma povoação. Ser "de Macedo", na origem, tinha o significado de, não estando já em Macedo, não morando já aí, estar ligado a Macedo entre outros motivos por aí ter nascido.
Cumprimentos,

Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#241447 | Luís Neves | 08 out 2009 20:35 | Em resposta a: #133979

Cara Ludmila Macedo da Costa Diniz

A minha primeira mensagem neste tópico foi-lhe, em parte, dirigida a si.
Entretanto aconteceu que estive a consultar uma extensa lista de cristãos-novos de Bragança que, em finais do século XVI, responderam perante o tribunal da Inquisição de Coimbra e, entre os quarenta e dois apelidos correspondentes a outras tantas famílias, englobando um total de cerca de um milhar de indivíduos, encontrei os seguintes que também lhe pertencem a si e aos seus ascendentes que nomeou:
Costa
Leão
Diniz
Tratando-se de indivíduos que, em geral, moravam em Bragança ou nos seus arredores, nos seus nomes, compostos de um modo geral por mais do que um apelido, não abundam os de origem toponímica local como é compreensível. Apelidos de origem toponímica relativos a localidades ou a regiões espanholas (como Leão) ao invés são abundantes. A família Leão (ou Lião) na lista que consultei está representada por largas dezenas de indivíduos.
Pese embora o exposto, não deixei de encontrar uma senhora (cristã-nova de Bragança) chamada Isabel de Macedo Valboena.
Naturalmente não pretendo sugerir que todos os Macedos foram ou descendam de cristãos-novos, designadamente transmontanos...
Cumprimentos,
Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#241484 | egimac | 09 out 2009 09:01 | Em resposta a: #241439

Não concordo com a sua afirmação, já que sei pelos registos de nascimento que por parte do meu pai, o meu avô tem origem belga e a minha avó tem origem alentejana, já por parte da minha mão, o meu avô é da beira interior, zona de Castelo Branco, e a minha avó e da zona de Lisboa, sendo que as origens remotam para a zona do minho.
Por isso essa terra cahamada Macedo de Cavaleiros que no princípio também pensei estar ligada à minha família, nada tem a ver conosco.
O nome "de Macedo e Oliveira" dos meus avós, como já disso tem origem na zona do minho, porque os pais do meu avô paterno, eram imigrantes na Bélgica, e pelo que me consta, os arquivos belgas até a 2ª Guerrra Mundial, foram praticamente destruídos durante o ataque alemão.
Por isso tenho que confiar nas informações dadas pelos meus tios, irmãos do meu pai.

Cumrpimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#241498 | Luís Neves | 09 out 2009 11:37 | Em resposta a: #241484

Caro Egídio Macedo:
O que eu lhe digo é que pela certa um avô de um avô de um avô de um (...) de um seu avô era natural de Macedo. Estou a falar de alguém que provavelmente viveu há algumas centenas de anos atrás. Nessa altura nem Macedo de Cavaleiros era cidade ou vila. O concelho do mesmo nome não existia. O próprio nome "Macedo de Cavaleiros" não existia. O concelho, a vila sua sede, o nome desta são criações do século XIX. Existia uma pequena aldeia chamada Vilar de Macedo o que pressupõe que Macedo era o nome antiquíssimo (talvez anterior à fundação da nacionalidade) de toda aquela região.
Naturalmente os descendentes desse seu antiquíssimo ascendente não permaneceram (sempre) parados no mesmo lugar. É natural até que tenha sido o primeiro a sair de Macedo que tenha sido o primeiro a chamar-se "de Macedo".
Não há nenhuma contadição entre aquilo que o senhor diz e aquilo que eu digo.
Cumprimentos,
Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#304415 | guymac | 28 abr 2012 20:58 | Em resposta a: #241498

Meus caros,

Pretendo dar continuidade ao trabalho até agora efectuado pelo meu irmão Egídio de Macedo, que entretanto faleceu no passado mês de Julho.
Por curiosidade encontrei este tópico, e mensagens que trocaram com o meu irmão... neste sentido sei que com alguns de vós foram trocadas informações que não só por esta via, por isso, solicito, caso haja tempo e disponibilidade que tenham a amabilidade de entrar em contacto comigo através do meu endereço de email guydemacedo@gmail.com. Estou ainda disponível por skype e facebook com o mesmo email.

Sem mais apresento os meus melhores cumprimentos,

Guy de Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Macedo

#338309 | eliton_s | 19 nov 2013 00:40 | Em resposta a: #304415

Prezados senhores,


Tenho um ancestral de nome Antonio Gomes de Macedo (nasceu por 1690-1710) que veio provavelmente para o Brasil nas eras de 1720-1730, pois pedia terras em 1743, na Paraiba, e já era tenente. Tem alguns registros de outro Gomes de Macedo no mesmo estado - Joao Gomes de Macedo - também em 1742. Ao que tudo indica, o tenente Manoel Carlos de Macedo que também pedia terras nas eras de 1770 no mesmo estado era filho ou parente de Antonio Gomes. Alguns especulam ser ele dos mesmos troncos dos Arruda Camara e Ferreira de Macedo de Portugal.

Se alguém souber de alguma informação e puder, por obséquio, compartilhar comigo serei eternamente grato!

Atenciosamente

Eliton

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen