Pimenteis e Pavões

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Pimenteis e Pavões

#10406 | rop78487 | 06 out 2001 22:05

Procuro ascendência de Francisco Afonso de Sousa, provavelmente Francisco Afonso Giraldes Pavão de Sousa, natural de Paradinha do Outeiro, casado com D. Francisca Ferreira, século XVII, filha de Francisco Ferreira Sarmento Pimentel, fidalgo da Casa Real, marechal de ordenanças.
António Sousa.
e-mail sousa.antonio@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis e Pavões

#12635 | rop78487 | 09 nov 2001 22:48 | Em resposta a: #10406

Procuro descendentes de Francisco Ferreira Sarmento Pimentel, Tenente de Cavalaria em Miranda, filho de Baltazar Ferreira Sarmento cc D.Derotea Teixeira de Sampayo.

António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis e Pavões

#12641 | magalp | 10 nov 2001 00:19 | Em resposta a: #10406

Caro António Sousa

Temos neste Fórum um verdadeiro perito em famílias transmontanas - Luís Pinto Gonçalves.
Sugiro q. procure aqui o tema de Sarmentos e Sarmento Pimentel. Há vários tópicos do tema c. interessantes e esclarecedoras informações.
Tem (ou terá) no mercado específico muito completas informações de Pimentel, Sarmentos e Moraes Sarmento (estão mto. ligados)do Prof.Doutor Luís Vaz de SãoPayo.
"Armas e Troféus" e ainda "Memórias e Raizes" poderão dar-lhe boa ajuda, no caso de não ficar satisfeito (duvido) com "Os Fidalgos" e "Os Notáveis" do Abade do Baçal, Francisco M.Alves.
cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis e Pavões

#12672 | pimentel | 10 nov 2001 18:05 | Em resposta a: #10406

caro Sousa
Tem por acaso , mais dados s/ esse Francisco Pimentel, que referiu ? agradeço-lhos desde já.
Sobre a informação que pediu, julgo ter algo, vou ver nos m. apontamentos e em breve respondo-lhe.
cumprimentos
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis e Pavões

#12674 | pimentel | 10 nov 2001 18:33 | Em resposta a: #12672

Caro Sousa
realmente, eu sabia que tinha algo, perdido na confusão dos meus apontamentos.
Trata-se deo processo 11861, que pode consultar on-line no ADB, e como fonte primária é real, e não ficção, daquelas que às vezes aparece nos Gayos, Aloes, Baçais e outros.
a Saber:
Balthazar Ferreira Sarmento Pimentel (vinhais) casado com D. Dorothea de Moraes , de val de telhas, Miranda do Douro: tiveram:
José Ferr. Sarm. Pim. , coronel de cavalaria e governador do forte de S. Jõao de D. Adelaide de Bragança. morreu antes de 1810, casou com D. Maria de Jesus Teixeira Sampayo Magalhaes Homem, julgo que em carrrazedo de Montenegro: tiveram:
Padre Alexandre Ferr. Sarm. Pime. nascido em 18-3-1790 e ordenado em 1810, com o pai já falecido,e:
Padre José Ferreira Sarmento.
Não sei se ajuda!
cumprimentos
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis e Pavões

#12689 | Vasco Jácome | 10 nov 2001 22:13 | Em resposta a: #12635

Caro António Sousa

Provavelmente, isto já não adianta nada pois diz que procura descendentes, mas encontra Francisco Ferreira Sarmento e seus passados no Felgueiras Gayo ttº de Ferreiras §12 N21. O autor não lhe apresenta filhos, mas isto não é sentença definitiva, claro. Até porque me parece que devem ser quase contemporâneos, pelo que Gayo pode já não ter tido notícia dessa possível descendência.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis e Pavões

#12847 | rop78487 | 13 nov 2001 21:42 | Em resposta a: #10406

Caros amigos,
Procuro informação de doação de Suçães - Mirandela, doação feita a um cavaleiro de nome Men Gedaz.
Quem foi Men Gedaz?

António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis e Pavões

#12849 | pimentel | 13 nov 2001 22:24 | Em resposta a: #12847

Caro Sr Sousa
Não sei se reparou, mas 3 participantes forneceram-lhe informações, que, boas ou más, deram sem duvida trabalho, por exemplo a minha, obrigou-me a consultar a papelada e, com isso, a gastar tempo.
Entretanto lançou outro post com "PROCURO...etc...", ora o minimo que se pedia era um OBRIGADO, mesmo que essas informações só lhe servissem para.... enfim ...já sabe.

Um Abraço
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis e Pavões

#12854 | rop78487 | 13 nov 2001 22:50 | Em resposta a: #12849

Agradeço a colaboração prestada.
Com pedido de desculpas por não ter agradecido no momento devido.

António Sousa

Resposta

Link directo:

Mem Guedaz Guedeão

#64231 | Vasco Jácome | 05 mai 2004 22:44 | Em resposta a: #12847

Caro António Sousa

Julgo que deve ser:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=17056

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Mem Guedaz Guedeão

#64244 | rop78487 | 06 mai 2004 00:28 | Em resposta a: #64231

Caro Vasco Jácome

Este Mem Guedaz Guedeão, poderá estar relacionado com os Pavão de Sousa?

Digo isso porque (Suçães foi dada a um cavaleiro de nome Mem Guedaz), e no solar dos Pavões em Suçães o brasão tem armas esquartelada de:
1º quartel- Sousa de Arronches; 2º Borges; 3º Aguilar; 4º Rebelo e no centro do brasão Ataíde.
Ou o brasão poderá estar ligado a D. Gonçalo Garcia de Sousa, e porque Parada de Infanções, ou só Parada, foi uma antiga reitoria da Casa de Bragança.

Os ascendentes deste solar tiveram sempre o apelido de Sousa.

Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 15:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen