Senhores da Casa do Bonjardim- Porto

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias | Regiões

Senhores da Casa do Bonjardim- Porto

#10418 | artur41 | 07 out 2001 06:01

Caros colegas


Gostaria de obter informações sobre a citada Casa. Sei que um de meus antepassados foi seu Senhor: Belchior Pinto Pereira que se casou, em segundas núpcias com Isabel de Lima e Abreu ( NFP- titº de Abreus, § 3 N 10 ); com geração por mim conhecida.
No entanto desconheço a ascendência de Belchior Pinto Pereira.



Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores da Casa do Bonjardim- Porto

#10425 | Vasco Jácome | 07 out 2001 12:48 | Em resposta a: #10418

Caro Artur Camisão Soares

Belchior Pinto Pereira está no Gayo ttº de Pintos §8 N12 e sua m.er no ttº de Abreus §1 N10, filha do N9 Leonel de Abreu e Lima.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Senhores da Casa do Bonjardim- Porto

#10432 | artur41 | 07 out 2001 16:47 | Em resposta a: #10425

Caro Vasco Jácome


Curiosamente, a informação que me tinham dado indicava outro parágrafo do ttº de Abreus.
Quanto aos dados referentes a Belchior Pinto Pereira: obrigado pela sua indicação.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores da Casa do Bonjardim- Porto

#10434 | magalp | 07 out 2001 19:49 | Em resposta a: #10418

Caro Camisão Soares

Tem o Arquivo Histórico da C. do Porto abundantes notícias da Casa e quinta do Bonjardim.
Essa antiga casa era mais ou menos onde está hoje o edifício do "JN", onde antes estivera a Esc. Comerc. Raúl Dória. Os seus jardins e frondoso parque, estendiam-se ao Campo de Sto. Ovídio (hoje Praça da República) existindo ainda algumas espécies que rodeiam a bela capela da família Pestana de Vasconcellos. A quinta em redor da dita casa foi retalhada e urbanizada há já muitos anos, ainda em tempo do seu último proprietário - Gonçalo Cristóvam Teixeira Coelho de Mello Pinto da Mesquita, MFCR, 16º Senhor da Teixeira e Cergude, 18º Senhor do Morgadio de Vila Real, 7º Morgado do Bonjardim do Porto, Brigadeiro da Real Cavalaria, Comendador da Ordem de N.Sª da Conceição de Vila Viçosa,etc., morreu em Novembro de 1832. Casado com Dona Thereza Joseph Freire de Andrade, filha dos Condes de Bobadela, tiveram 2 filhos, com vasta descendência, muito noticiada em todos os manuais de genealogia desde então aos dias de hoje, assim sendo - Teixera Coelho (representantes dos citados senhorios da Casa de Bobadela, entre muitas outras) Teixeira de Barros, Teixeira da Mota, Meirelles Teixeira Coelho, Meirelles e Vasconcellos, Meirelles Aranha. Dentro da vasta família era bem aceite como natural representante o Engº Ignácio Teixeira Coelho e não quem normalmente é indicada, nos ANP.s etc., por razões muito particulares.
Cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Senhores da Casa do Bonjardim- Porto

#10439 | artur41 | 07 out 2001 20:36 | Em resposta a: #10434

Caro M.Magalhães


Os meus mais profundos agradecimentos pela sua detalhada informação. Tanto a nível de caracterização da Casa, em si, como também de seus representantes ao longo dos tempos.
Tenho-lhe a agradecer a menção ao Arquivo Histórico da C. do Porto.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 08:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen