Família Vieira de Menezes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Vieira de Menezes

#104373 | soninhasud | 02 nov 2005 16:33

Este é meu primeiro acesso. Não sei ainda como funciona. Gostaria de obter alguma informação de como utilizar essa ferramenta para obter informações sobre a família acima. Se alguém se propuser me ajudar, agradeceria.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#104570 | soninhasud | 05 nov 2005 00:54 | Em resposta a: #104373

Atualmente moro em uma cidade satélite de Brasília, mas meus familiares, meu avô, por exemplo, ( Joaquim Vieira de Meneses) era baiano. Estou procurando por seus familiares daquele estado (ou não). Conhece alguém?

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#133160 | vieira01 | 05 nov 2006 17:44 | Em resposta a: #104373

Boa Tarde:
Eu sou Vieira de Menezes, que outrs tópicos me pode dar?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#133524 | vieira01 | 08 nov 2006 19:29 | Em resposta a: #104373

Cara Amiga:

Não tenho grande experiencia, mas acho que o mais dificil já fez agora é só responder aos contactos. especifique o que quer...
Cumprimentos
Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#133627 | vieira01 | 09 nov 2006 18:38 | Em resposta a: #133524

Cara Amiga:
Estou a ver que não vai conseguir... Tinha algum interesse, pois meu pai chamava-se Joaquim F. Vieira de Menezes.
Cumprimentos
vieira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#133765 | soninhasud | 11 nov 2006 17:45 | Em resposta a: #133627

Obrigada por responder e perdoe-me por demorar tanto a retornar seu contacto. Já não acreditava que alguém pudesse contactar-me.
Tenho interesse em conhecer mais sobre a família dos "Vieira de Menezes", "Vieira" ou "Menezes". Meu bisavô que viveu no Nordeste do Brasil se chamava MANOEL VIEIRA DE MENESES (com S em vez de Z) e tinha como esposa MARIA CEZÁRIA DE JESUS.
Meu avô chamava-se JOAQUIM VIEIRA DE MENEZES, que passou seu sobrenome para o meu pai, de quem eu herdei.
Procurei neste sítio mais informações, mas não tenho experiência também. Gostaria de saber informações de imigrantes que vieram para o Brasil que tenham esses sobrenomes ou de famílias que vivam aqui ou em Portugal.
Pelo que pude ler a respeito do sobrenome ele é espanhol, mas tenho grande motivo para acreditar que meus antepassados vieram de Portugal.
Por gentileza, o seu contacto é daqui mesmo do Brasil ou de Portugal?
Obrigada!
Vieira de Menez (isso mesmo! o meu sobrenome já foi reduzido)

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#133769 | vieira01 | 11 nov 2006 18:46 | Em resposta a: #133765

O meu contacto é de Portugal, Mas penso que sendo o meu pai Vieira de Menezes, o mesmo provem de duas famílias absolutamente distintas dos Vieiras por parte de minha avó e de Menezes pelo m/ avô que se chamava Joaquim Alves Correia de Menezes, portanto ligado aos Menezes seria Correia.
Segundo li o nome é Ibérico, sobre os Menezes e seus ramos tem na Genea varias informações sobre ramos da família que foram p/ o Brasil, dos Vieiras vários foram os familiares que por aí estiveram, de qualquer forma eu vou tentar saber mais algo.
Cumprimentos
Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#133772 | soninhasud | 11 nov 2006 19:31 | Em resposta a: #133769

Realmente, não só na Genea, mas na Internet, de uma forma geral, há muitas informações sobre esses ramos.
Estou coletando e agrupando-as para depois estudá-las, uma vez que são muitas.
Pesquisando hoje não encontrei, mas em outra ocasião vi referências a um livro, publicado em Portugal, sobre a genealogia dos MENEZES. Infelizmente não consegui encontrá-lo desta vez.
Aqui temos a publicação literária "CRÔNICA DA CASA ASSINADA" - Um dos mais importantes e densos romances da literatura brasileira dos anos 50, que narra a saga dos Menezes, uma decadente família de fazendeiros das Minas Gerais - muitas vezes essas publicações baseiam-se em alguns fatos. Verei se consigo um exemplar. Preciso começar por algum lugar.
Se houver algo em que posso ajudá-lo (a).
Grata pelo seu interesse.
Cumprimentos
Vieira de Menez

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#133870 | vieira01 | 12 nov 2006 18:38 | Em resposta a: #133772

Minha Amiga:

Em portugal há vários livros sobre genealogia onde naturalmente, consta como família importante, não me tenho dado ao cuidado de os procurar, além disso existe a Torre de Tombo "arquivo geral português", onde quem tiver tempo e saber pode recolher informações preciosas.
Até lá vamos estudando. Tem alguma referencia da localidade de onde provinham seus antepassados?

Cumprimentos de seu possível parente

Vieira01

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#134880 | vieira01 | 21 nov 2006 10:17 | Em resposta a: #133870

Mais uma achega.
Meu avô chamava-se Joaquim Alves Corrêa de Mennezes nasc. em 22/02/1890, natural de Peso da Régua e era filho de Francisca Corrêa Teixeira de Menezes natural da Freg. e Conc. de Resende e de Camillo Alves Fernandes natural de Peso da Régua,. Será que alguma coisa encaixa?
Cumprimentos
vieira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#135393 | soninhasud | 25 nov 2006 12:43 | Em resposta a: #133870

Meus avós são da Bahia, um dos Estados do Brasil, cuja capital é hoje conhecida como Salvador.
Pesquisando no sítio: www.emtursa.ba.gov.br obtive algumas informações sobre a fundação da capital do Estado, que também foi a Capital do Brasil durante um longo período e onde aportavam algumas armadas portuguesas, principalmente.
Vou cruzar as informações com as disponívies no Genea e ver se consigo informações mais específicas.
Não estou tendo o tempo que o trabalho requer.
Cumprimentos
Vieira de Menez

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#135426 | vieira01 | 25 nov 2006 19:42 | Em resposta a: #135393

Eu Estou àespera p/ me deslocar a Vizeu ao Arquivo Geral do Distrito, que sei que é valioso, e logo lhe direi algo.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#136035 | soninhasud | 30 nov 2006 01:47 | Em resposta a: #135426

Visitei o sítio www.ad-viseu.com e tive desejo de o conhecer. Inelizmente nós brasileiros não guardamos muitos do nossos registros importantes.
Espero que tenhas sucesso.

VM

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#136533 | vieira01 | 05 dez 2006 19:24 | Em resposta a: #136035

Não vai ser fácil antes de Natal eu poder tratar desta situação. Espero a seguir tratar de tudo isso.
Quanto ao sítio é sobre o quê? Deverá ser visto no wwwsapo.pt, Talvez "arquivo distrital de viseu".
Grande abraço
Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#136756 | soninhasud | 08 dez 2006 01:20 | Em resposta a: #136533

O sítio é sobre o "Arquivo Distrital de Viseu". Quando tiver pesquisado mais, tentarei contacto com o Arquivo para ver como posso conseguir dados.
Quanto a continuar o trabalho depois do Natal, está tudo bem. Confesso que não estou com muito tempo. Além de trabalhar estou estudando também.

Abraço
Vieira de Menez

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#136835 | vieira01 | 09 dez 2006 19:17 | Em resposta a: #136756

OK Soninha, Eu vou tentar, depois direi-lhe-ei algo, se ñ comunicarmos antes BOM NATAL p/ TODA A fAMÍLIA VIEIRA DE MENEZES. São muitos?
Um Grande Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Vieira de Menezes

#138101 | soninhasud | 24 dez 2006 16:30 | Em resposta a: #136835

São muitos dispersos pelo Brasil. Para você também um FELIZ NATAL; e a toda Família Vieira de Menezes.
Até breve,
Soninha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 set 2024, 15:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen