Brito e Andrade, do Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Brito e Andrade, do Algarve

#104468 | MCN | 04 nov 2005 01:43

Caros confrades,

Tenho uma Inês de Brito de Andrade (provável nome completo, aparece umas vezes como Inês de Brito outras como Inês de Andrade), nascida c. 1625 talvez em Moncarapacho, casada c. 1648 com Marcos Fernandes Lamego (que casou 1ª vez com Antónia de Sande, sua prima no 3º e 4º grau de consanguinidade), filho de Manuel Fernandes Ribeiro e de Inês de Orta, neto paterno de João Ribeiro e de Ana Fernandes, neto materno de Vicente Fernandes e Filipa Arrais, todos de Moncarapacho.

Marcos Fernandes Lamego e Inês de Brito de Andrade tiveram, pelo menos 4 filhos:
- Simão, n. 1649
- Gaspar, n. 1652
- Manuel, n. 1658
- Beatriz da Costa, n. 1658, a qual casou a 13/3/1658 com António de Sousa, lavrador natural da Luz de Tavira, os quais tiveram, pelo menos:
-----Simoa de Brito, n. 1684, de quem descendo.

Procuro mais informações sobre a ascendência de Inês de Brito de Andrade, e sobretudo com a possível ligação a Diogo Fernandes de Brito e Andrade, vedor da Fazenda do Algarve, que de Beja passou a Faro, onde casou, segundo as genealogias, com uma filha de Gonçalo Pacheco, morgado das Cachoeiras. Estes foram pais de Simão de Brito, nascido c. 1450, com quem, pela repetição do nome (Simão/Simoa) nas gerações que mencionei atrás, se sugere a existência de parentesco.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Brito e Andrade, do Algarve

#104475 | josécyr | 04 nov 2005 09:20 | Em resposta a: #104468

Caro Miguel Centeno Neves,

Em relação ao que menciona gostaria de adir o seguinte:

Em relação ao Marcos Fernandes Ribeiro Lamego, nada tenho a acrescentar e confirmo o que menciona na sua mensagem;

Em relação à Inês de Brito de Andrade, acrescento o seguinte;
Julgo que esta já seria viúva de um anterior casamento quando casou com o referido Marcos Fernandes, pois nunca encontrei o nome dos seus pais nem outro casamento anterior, que se tenha realizado em Moncarapacho, claro;

A referida Senhora casa novamente em 22-06-1682, com Vicente Gonçalves, de Santa Catarina da Fonte do Bispo, sendo este já viúvo de Leonor Martins. Foram testemunhas deste casamento, o Capitão Pedro Afonso Pires, o Alferes Manuel Martins Nobre e Fernão Vaz, todos de Moncarapacho (Livro de Casamentos Pag. 113 verso).

Do casal Inês de Brito e Marcos Fernandes, tenho referenciado os seguintes filhos mais:

A) - Maria de Brito, que casa a 1.ª vez com João de Sousa, filho de Domingos Gago e de Isabel de Sousa, todos da Luz de Tavira, em Moncarapacho a 11-05-1682. (R.P. - Pag. 112 – Testemunhas: o Alferes Pedro Fernandes Correia, do Brejo, Luz de Tavira, e Rodrigo Mendes Relego);

Casa 2.ª Vez com Domingos Vaz Montes, filho de António Montes e de Isabel Mourato, todos de Moncarapacho, nesta localidade, em 22-01-1685. (R.P. - Pag. 100 v - Testemunhas no casamento: o Reverendo Padre Bartolomeu Pires, Prior da Luz de Tavira e o Capitão Pedro Afonso Pires).

B) - Domingas de Andrade, que casou com Rodrigo Correia, filho de José Correia e de Antónia de Mendonça, todos de Moncarapacho, nesta localidade, em 21-11-1688. (R.P. - Pag. 133 v - Testemunhas: o Padre Domingos Dias de Carvalho, Marcos da Costa e o Capitão Gaspar Rodrigues Pereira).

Nada mais tenho, salvo que o casamento da filha Beatriz da Costa, com António de Sousa, filho dos já mencionados Domingos Gago e Isabel de Sousa, da Luz de Tavira, o encontro datado de 06-11-1674, e realizado em Moncarapacho – (R.P. - Pag. 42 v - Testemunhas no casamento: Capitão Matias Correia e o Capitão Luís Correia).

Gostaria de trocar mais algumas informações consigo a este respeito depois de ouvir a sua opinião sobre o que lhe mando, pois tenho também interesse no apelido Andrade, e não só, que está ligado à minha família nesta localidade.

Com um abraço,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Brito e Andrade, do Algarve

#104482 | josécyr | 04 nov 2005 10:34 | Em resposta a: #104468

Caro Miguel Centeno,
Esqueci de lhe mencionar uma possível “ligação” a Inês de Brito ou Inês de Andrade.
Peço-lhe que veja o seguinte e estabeleça as suas considerações:

Na Sé de Faro surge o seguinte a 19-07-1611;

Paulo Pacheco, filho de Tomé Pacheco e de Ana Pacheco, casa com INÊS DE BRITO, filha de Luís Lopes de Sande e de Antónia de Brito. (Livro de casamentos - Pag. 58 - Testemunhas no casamento: Manuel da Fonseca Moniz, Miguel de Ataíde de Sárrea e António Palermo).

Os referidos Luís Lopes de Sande e Antónia de Brito, tiveram, também uma outra filha de seu nome, Antónia de Brito que casou, entre Julho e Outubro (não consigo precisar a data por estragos nas folhas do livro) de 1617, com Francisco de Seita (? – Salvo melhor leitura), filho de Gregório Botelho e de Brites de Seita (?). (R.P. - Pag. 116) - Testemunhas no casamento: Cristóvão Côrte-Real, Lourenço Palermo de Faria e Martim Afonso Delgado).

Ora nos referidos assentos não especifica se eles são de Faro ou moradores no seu termo, mas pelo que vejo pelos padrinhos/testemunhas (Manuel da Fonseca Moniz e Miguel Ataíde de Sárrea etc...), creio que estão ligados a Quelfes e a Moncarapacho.

Que lhe parece???
Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Brito e Andrade, do Algarve

#104590 | correa | 05 nov 2005 11:18 | Em resposta a: #104468

Caro Miguel Centeno Neves
Também sou descendente,duplamente,de Simoa de Brito,minha 6ª e 7ª avó.
Tenho essa época de Moncarapacho um pouco atrasada,mas vou tentar encontrar algo mais sobre Inês de Brito de Andrade.
Tem a data do 1º casamento de Manuel Fernandes Lamego?E dos pais?
Julgo que Beatriz da Costa casou a 6/11/1674 em Moncarapacho.A data que indica 13/3/1658 deverá ser a do seu nascimento?
E tem ds datas dos irmãos?
Desculpe tanta pregunta,mas queria pôr en ordem os meus dados,que estavam apenas com a Beatriz da Costa.
António de Sousa era filho de Domingos Gago e Isabel de Sousa,da Luz de Tavira.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Brito e Andrade, do Algarve

#104593 | MCN | 05 nov 2005 12:26 | Em resposta a: #104482

Caro José Cabecinha,

Os dados que aqui colocou são muito interessantes e reforçam a minha convicção de que Inês de Brito de Andrade não fosse efectivamente natural de Moncarapacho. Geralmente os casamentos efectuavam-se nas freguesias das noivas, aliás como acontece precisamente com as duas filhas do casal (Maria de Brito e Beatriz da Costa), com quem os dois irmãos da Luz de Tavira vêm casar. Assim, o mais certo é Marcos Fernandes Lamego ter casado fora de Moncarapacho, razão porque não encontrarmos aqui nenhuma pista sobre Inês. Faro parece-me portanto um bom ponto de partida, sendo muito curioso a possibilidade de haver também parentesco entre as duas mulheres de Marcos FL, por via dos Sandes.

Pelo que escreveu, presumo que tenha encontrado este Marcos FL com o apelido Ribeiro, certo?

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Brito e Andrade, do Algarve

#104600 | josécyr | 05 nov 2005 13:06 | Em resposta a: #104593

Caro Miguel Centeno,
No casamento com Antónia de Sande, vem só mencionado como Francisco Lamego (presumo que por erro do Pároco ou má leitura minha, como tal valerá a pena confirmar), filho de Manuel Fernandes Ribeiro e de Inês d'Orta.
(Livro de Casamentos, pag.ª 36 verso). Menciona também o facto de ele e Antónia de Sande, filha de Gaspar Luís Taborda e Isabel Lamega, serem dispensados em 3.º e 4.º graus de consanguinidade.
Não creio que seja má leitura, uma vez que duvido que o Padre o refira como "Fernandes". De qualquer modo pelos filhos que encontrei do casal, por exemplo, João de Sousa com Maria de Brito, esta aparece como filha de Marcos Fernandes Ribeiro e de Inês de Andrade. O mesmo aconteçe com Manuel da Costa de Andrade, com Maria Mourata, em que o noivo é mencionado como filho de Marcos "Ribeiro" Lamego e de Inês de Andrade (salvo melhor leitura no nome do pai).
Depois de tudo isto começo a levantar a dúvida se de facto estamos perante a mesma pessoa (Francisco Lamego/Marcos Fernandes Lamego)?.
Como não tenho o casamento de Marcos com a Inês Andrade, a dúvida mantem-se.
Esta familia não me está ligada e como tal não tenho confirmação para tudo o que lhe menciono, mas por causa da Inês de Andrade, que poderá estar ligada aos meus Andrades de Moncarapacho, fui-a recolhendo bem como todos os que possuem este apelido.
Espero lhe sirva de algo todo este arrazoado.
Com um abraço
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Brito e Andrade, do Algarve

#104601 | MCN | 05 nov 2005 13:16 | Em resposta a: #104600

Caro José Cabecinha,

Tenho o apontamento do casamento a 10/2/1642 com Antónia de Sande e o mesmo vem referido como "Marcos Frz. Lamego", filho de "M.el Frz. Ribeiro" e "Innes Dorta" (Lº 2-C, fol. 36vº.) Pode ter sido uma incorrecta leitura do Frz. por Francisco.

Cmtos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiros, de Moncarapacho

#104608 | MCN | 05 nov 2005 16:21 | Em resposta a: #104590

Caro A. Correia,
Tem razão, a data de 13/3/1658 corresponde ao baptismo de Beatriz da Costa e não ao seu casamento.

Segue o que tenho, já com os aditamentos do nosso confrade J. Cabecinha:

1 Baltazar Lourenço. Nasceu c. 1525 na freg. de Moncarapacho. Casou com Maria Luís c. 1555 na freg. de Moncarapacho.
--1.1 João Ribeiro. Nasceu c. 1555. Casou com Ana Fernandes, filha de Tristão Fernandes e Teresa Luís, a 8/2/1583, Moncarapacho, em cerimónia celebrada pelo padre Aleixo Gomes. Foram testemunhas Diogo Martins, Heitor Mendes, Brás Lourenço (ou Gonçalves?) e Miguel Afonso.
----1.1.1 Manuel Fernandes Ribeiro. Baptizado a 26/11/1583, Moncarapacho, pelo padre Aleixo Gomes, sendo padrinhos Martim[?] Rodrigues e Inês Rodrigues. Casou com Inês de Orta, filha de Vicente Fernandes e Filipa Arrais, a 9/4/1613, Moncarapacho, em cerimónia celebrada pelo cura Francisco Gonçalves Neto, sendo testemunhas Manuel de Brito, Francisco Madeira e João Rodrigues Taborda. Moradores no sítio de Poço das Figueiras.
------1.1.1.1 N. Faleceu a 31/10/1649 e foi sepultada na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Moncarapacho.
------1.1.1.2 Marcos Fernandes Ribeiro Lamego (provável nome completo, é referido como Marcos Fernandes Lamego e Marcos Ribeiro Lamego). Nasceu c. 1614 na freg. de Moncarapacho. Casou 1ª vez (A) com Antónia de Sande, filha de Gaspar Luís Taborda e Isabel Lamega, a 10/2/1642, Moncarapacho, sua prima em 3º e 4º grau de consanguinidade. Casou 2ª vez (B) com Inês de Brito de Andrade (provável nome completo, é referida como Inês de Brito e Inês de Andrade) c. 1648. Moradores no sítio de Poço das Figueiras.
--------1.1.1.2.1 (A) Manuel da Costa de Andrade. Baptizado a 2/6/1643, Moncarapacho, pelo cura João da Silva, sendo padrinho Manuel de Sárrea de Brito e Isabel de Brito.
--------1.1.1.2.2 (A) Leonor. Baptizada a 29/1/1646, Moncarapacho, pelo cura Vicente Dias de Sousa, sendo padrinhos Pedro Afonso Correa e Simoa Taborda. Terá falecido a 31/10/1649, data em que existe um termo de óbito "de huã f.ª de Marcos Frz. do posso das fig.as".
--------1.1.1.2.3 (B) Simão. Foi baptizado a 4/11/1649, apadrinhado por Gaspar Soares e Maria Fernandes.
--------1.1.1.2.4 (B) Gaspar. Foi baptizado a 27/10/1652, sendo padrinhos João Gonçalves, mercador, e Águeda de Brito.
--------1.1.1.2.5 (B) Manuel. Foi baptizado a 3/1/1654, sendo padrinho João Ribeiro.
--------1.1.1.2.6 (B) Beatriz da Costa. Baptizada a 13/3/1658, pelo padre João de Sousa Cabrita, sendo padrinhos Manuel Martins Nobre e Inês da Costa. Faleceu antes 1696. Casou com António de Sousa, filho de Domingos Gago e Isabel de Sousa, a 6/11/1674, Moncarapacho, em cerimónia celebrada pelo padre João de Brito Guerreiro, cura da freg. da Luz de Tavira, por expressa licença do cura de Moncarapacho o padre Manuel Arrais de Mendonça. Foram testemunhas o capitão Matias Correa e o capitão Luís Correa.
----------1.1.1.2.6.1 Simoa de Brito. Nasceu a 29/10/1684 e foi baptizada a 6/11/1684, Moncarapacho, e foi padrinho Vicente Gonçalves Goes, sendo apresentada por Joana Dias, parteira. Casou com alferes Pedro Afonso, filho de João Afonso e Catarina Gonçalves, a 11/1/1707 na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo testemunhas João Martins Agosto e Manuel de Sousa, ambos da Fonte do Bispo.
------------1.1.1.2.6.1.1 Maria. Nasceu a 2/8/1710 e foi baptizada a 10/8/1710 na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, pelo padre João Martins Simões, sendo padrinhos Domingos Martins Estaço e sua mulher Domingas Guerreira, da freguesia de Santo Estevão.
------------1.1.1.2.6.1.2 Catarina de Sousa. Nasceu a 5/1/1715 e foi baptizada a 13/1/1715 na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo padrinhos Domingos Pereira e sua mulher Catarina Domingues, da freg. de Santo Estevão, Tavira. Casou 1ª vez (A) com Domingos Gago de Sequeira, filho de Domingos Gago de Sequeira e Isabel Afonso, a 21/7/1731, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo testemunhas da cerimónia, celebrada pelo padre Gaspar Afonso de Mendonça, o sargento-mor João Dias Rodrigues, morador na cidade de Faro, e Pedro Vaz Lamego, morador no sítio da Fonte Coberta, freguesia de Santiago de Tavira. Casou 2ª vez com Manuel Gomes a 3/7/1736, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo testemunhas da cerimónia, celebrada pelo padre Fagundes Freire, de Tavira, de Licença do prior Custódio Martins Leiria, frei Joaquim de Sant'Ana e António de Oliveira Morais.
--------------1.1.1.2.6.1.2.1 (A) Domingos Gago de Sequeira. Nasceu a 19/10/1732 no sítio do Marco, e foi baptizado a 26/10/1732 na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, pelo padre Custódio Martins Leiria, sendo padrinho D. Pedro de Alaras da Fonseca Pimentel, natural e residente em Tavira. Faleceu com 66 anos, a 28/11/1798 no sítio do Marco e foi sepultado na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, "em cova da Fábrica desta sua Paroquia; fez testamento, de que são testamenteiros todos seos filhos". Casou com Isabel de Sousa de Mendonça, filha de Manuel Viegas Cavaco e Isabel de Sousa de Mendonça, a 28/10/1754 na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo testemunhas da cerimónia, celebrada pelo padre António Corrêa Valarinho, José de Oliveira Carvalho e Dr. José António Mendes, ambos de Tavira. Viveram no sítio do Marco (meus 7.os avós).
--------------1.1.1.2.6.1.2.2 (A) Maria [Gago de Sequeira ]. Nasceu a 20/11/1735 e foi baptizada a 26/11/1735 na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo orfã de pai. Foram padrinhos Manuel Domingues, casado, do sítio da Torre, e Leonor Viegas, sua tia paterna.
------------1.1.1.2.6.1.3 Vicência de Brito. Nasceu c. 1716 na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira. Casou com Manuel Monteiro Cavaleiro, filho de António Vaz Cavaleiro e Maria Monteiro, a 8/2/1734 na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo testemunhas Domingos de Horta de Oliveira, da freguesia de Santo Estevão e o desembargador Manuel de Contreiras e Aragão, de Tavira.
------------1.1.1.2.6.1.4 Inocência. Nasceu a 25/12/1716 e foi baptizada a 3/1/1717 na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, pelo padre João Martins Simões, sendo padrinhos D. Pedro de Alaras Montes de Oca, cavaleiro da Ordem de Cristo, de Tavira, e Maria Gaga, mulher de Mateus Fernandes, do sítio do Marco.
--------1.1.1.2.7 Maria de Brito. Nasceu c. 1660. Casou 1ª vez com João de Sousa, filho de Domingos Gago e Isabel de Sousa, a 11/5/1682 na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Moncarapacho, sendo testemunhas o alferes Pedro Fernandes Correa, do sítio do Brejo, Luz de Tavira, e Rodrigo Mendes Relego. Casou 2ª vez com Domingos Vaz Montes, filho de António Montes e Isabel Mourato, a 22/1/1685 na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Moncarapacho.
--------1.1.1.2.8 Domingas de Andrade. Nasceu c. 1665 na freg. de Moncarapacho. Casou com Rodrigo Correa, filho de José Correa e Antónia de Mendonça, a 21/11/1688 na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Moncarapacho, sendo testemunhas o padre Domingos Dias de Carvalho, Marcos da Costa e o capitão Gaspar Rodrigues Pereira.
----1.1.2 Catarina. Foi baptizada a 26/1/1586 na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Moncarapacho, sendo apadrinhada por Jorge Gonçalves e Ana[?] Rodrigues.
----1.1.3 Baltazar. Foi baptizado a 12/12/1587 na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Moncarapacho, sendo padrinhos Gabriel Nunes e Simoa Peleja.
----1.1.4 André. Foi baptizado a 8/6/1589 na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Moncarapacho, sendo padrinhos Gaspar Luís [Taborda?] e Inês Martins.
----1.1.5 Leonor Ribeiro (filiação hipotética, não documentada). Nasceu c. 1590 na freg. de Moncarapacho. Faleceu a 22/2/1652 Moncarapacho, Olhão, Faro. Foi sepultada na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Moncarapacho, em jazigo próprio. Deixou testamento, de que foi testamenteiro seu sobrinho António Montes.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiros, de Moncarapacho

#104653 | correa | 06 nov 2005 15:45 | Em resposta a: #104608

Caro Miguel Centeno Neves
Muito obrigado pela extensa informação.
Venho procurando sem exito a ascendencia de Domingos Gago de Sequeira (meu 6º e seu 9º avô) casado com Isabel Afonso e 2ª vez, em 9/2/1711 com Inês Gonçalves (minha 6ª avó) em Santa Catarina de Tavira. Conseguiu encontrar essa ascendencia?
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104696 | MCN | 07 nov 2005 00:29 | Em resposta a: #104653

Caro A. Correia,

Domingos Gago de Sequeira (I), era filho do alferes Manuel Domingues de Sequeira e de Maria Gaga, e nasceu c. 1675. Casou a 1ª vez com Isabel Afonso, filha de Afonso Correa e de Violante Afonso, a 19/3/1703, Sta. Catarina Fonte do Bispo, Tavira. Casou 2ª vez com Inês Gonçalves, filha de Sebastião Rodrigues e Leonor Viegas, a 13/4/1711, Sta. Catarina Fonte do Bispo.

Manuel Domingues de Sequeira seria provavelmente natural de Santo Estêvão. Viveu em Sta. Catarina da Fonte do Bispo, onde faleceu com testamento a 23/1/1717 e era irmão de Francisco Domingues Rosado, natural de Santo Estêvão, falecido a 17/11/1699.

A filiação destes dois irmãos não a tenho documentada, presumo que possam ser filhos de Domingos Gonçalves de Sequeira, morador em Sta. Catarina da Fonte do Bispo, que casou 3 vezes, a 1ª vez com a possível mãe dos referidos (talvez de apelido Rosado), a 2ª a 2/5/1646 em Moncarapacho (onde é apenas referido como viúvo, sem nomear a defunta) com Maria Jorge, viúva de Diogo Pires da Costa, e 3ª vez a 23/4/1659, em Moncarapacho, com Catarina de Sousa.

Contemporâneo de Domingos Gonçalves de Sequeira foi Simão Domingues de Sequeira, mercador de Faro, que andava por Tavira, onde o encontrei por várias vezes referido em escrituras notariais, mas não sei qual a eventual relação de parentesco.

Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104707 | josécyr | 07 nov 2005 09:47 | Em resposta a: #104696

Caro Miguel Centeno,
Efectivamente deverá ter sido erro de leitura minha e assim que volte a pegar no microfilme, farei nova leitura e lhe direi.
Vou ler bem a mensagem que enviou ao António Horta Correia e compara-la com o que tenho na minha base de dados, para ver se lhe consigo dar mais algumas achegas sobre o seu conteúdo.
Já agora e calculando que tem investigado bem Tavira pergunto-lhe se sabe algo sobre António da Costa de Paiva casado com Francisca de Brito, mencionados como sendo de Santa Maria, Tavira. Creio que terão casado por voltas de 1670/80. Foram pais de Manuel de Abreu Pereira, casado em Moncarapacho com Maria de Mendonça, em 18-05-1713.
E na embalagem dos pedidos pergunto se acaso viu também algo sobre João Fernandes de Aguiar, da Luz de Tavira (?) casado com Clara Fernandes Pereira, desta localidade também. Este casal são pais de Manuel Fernandes de Aguiar Faísca que casa em Moncarapacho a 02-04-1716, com Maria da Graça.
Com amizade e mandando-lhe cumprimentos meus e de um seu "parente" o António Centeno Serrano Santos, de Faro.
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104714 | correa | 07 nov 2005 10:39 | Em resposta a: #104696

Caro Miguel Centeno Neves
Renovo os meus agradecimentos por mais este excelente contributo.
Meis cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104861 | MCN | 08 nov 2005 19:48 | Em resposta a: #104707

Caro J. Cabecinha,
Sobre os mencionados nada tenho.
Tenho uns Aguiares, mas de Loulé.
Cumprimentos para si e para o António, que além de primo é meu colega de profissão.
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104877 | jliberato | 08 nov 2005 23:01 | Em resposta a: #104714

Caro A. Correia,
Vejo que está interessado na paróquia de Fonte do Bispo. Convido-o a ver e, eventualmente intervir no tópico
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=48969
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104878 | jliberato | 08 nov 2005 23:02 | Em resposta a: #104861

Caro MCN,
Vejo que está interessado na paróquia de Fonte do Bispo. Convido-o a ver e, eventualmente intervir no tópico
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=48969
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104879 | jliberato | 08 nov 2005 23:03 | Em resposta a: #104707

Caro José Cabecinha,
Vejo que está interessado na paróquia de Fonte do Bispo. Convido-o a ver e, eventualmente, a intervir no tópico
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=48969
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104908 | josécyr | 09 nov 2005 13:54 | Em resposta a: #104861

Caro Miguel Centeno Neves,
Serão entregues os cumprimentos ao António e obrigado pela sua resposta sobre os Paivas.
Tem sugestões, na ausência dos registos paroquiais, para saber algo destes?.
Sei que há vários com o mesmo nome como vereadores da Câmara de Tavira, nos inícios do XVII e mais tarde em 1781, salvo o erro, os descendentes de um António da Costa de Paiva, pagavam por casas em Tavira e pela Fazenda de S. Pedro-Tavira.
Bem adiante...
Agora para si: depois de lançar e ver os seus dados, tenho a dar-lhe mais a seguinte filha ao casal João Ribeiro e Ana Fernandes:

MARIA FERNANDES, filha do supracitado casal, casa em Moncarapacho a 24-09-1617, com António Viegas, filho de António Lopes da Franca e de Catarina Martins, todos naturais de Moncarapacho. Foi padrinho no casamento o Padre Francisco Guerreiro Neto (R.P. – Pag. 70 Verso).

Com amizade,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#104912 | josécyr | 09 nov 2005 14:11 | Em resposta a: #104879

Caro amigo Liberato, assim que tiver aproveitarei a boleia do tópico. Por enquanto ainda nada concreto nessa localidade.
Com amizade,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105054 | josécyr | 11 nov 2005 15:18 | Em resposta a: #104714

Caros Confrades Miguel C. Neves e António Correia, aqui vai algo sobre os meus “Sequeiras” de Moncarapacho, para ver de possíveis ligações aos anteriormente mencionados nas vossas mensagens:


João Afonso de Sousa, casa com Joana de Sequeira, ambos possivelmente de Moncarapacho, em “circa” de 1620:

Filhos referenciados deste casal;

1)Domingos Gonçalves Sequeira, * Moncarapacho em 1621 (?), casa em Moncarapacho a 04-11-1641, com Maria da Costa, filha de Manuel Álvares e de Margarida Neta - (R.P. - Pag. 35 v) - Testemunhas no casamento com Maria da Costa: Manuel Gonçalves e Simão Vaz;

2) Maria Gonçalves, * Moncarapacho em 1625 (?), casa em Moncarapacho a 11-05-1643, com Domingos Dias, filho de João Rodrigues Pires e de Catarina Rodrigues, da Fornalha, Moncarapacho – (R.P. - Pag. 43) - Testemunhas no casamento com Maria Gonçalves: Manuel Gonçalves de Sousa e João Gonçalves Viegas.

3) Maria de Sequeira, * Moncarapacho em 1623 (?), casa em Moncarapacho a 04-09-1658, com João Rodrigues Sardo, filho de João Rodrigues Sardo e de Margarida da Costa, de Moncarapacho – (R.P. - Pag. 119 v) - No casamento com Maria de Sequeira - Testemunhas: Domingos Álvares e Pedro da Costa.

Dos referidos casais descendem, referenciados por mim, as seguintes pessoas:

Do casal 1) – Joana da Costa, casada com Manuel Viegas “Rascão”, filho de Manuel Viegas e de Catarina Dias, em Moncarapacho a 17-06-1675;

João Gonçalves Sequeira, casado com Maria Viegas, filha de Matias Rodrigues Lobo e de Genebra da Costa, em Moncarapacho a 12-09-1684.

Do casal 2) – Joana de Sequeira, casada com Manuel Gonçalves, filho de Miguel Gonçalves e de Beatriz Gonçalves, em Moncarapacho, a 25-10-1678;

Domingas Dias, casada com Manuel Viegas de Andrade, filho de Afonso Vaz Leiria e de Catarina de Andrade, em Moncarapacho, a 18-07-1689.

Do casal 3) – Maria de Sequeira, casada com Gaspar Fernandes, de Vila de Frades, Beja, filho de Gaspar Fernandes e de Catarina Rodrigues, deste mesmo local, em Moncarapacho, a 07-07-1687;

Margarida da Costa, casada com Manuel Rodrigues Viegas (viúvo), filho de Diogo Viegas e de Catarina Gomes, em Moncarapacho, a 04-11-1705.

Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105172 | correa | 13 nov 2005 17:00 | Em resposta a: #104877

Caro Jliberato
Tenho, de facto, ascendentes na freguesia de S.Catarina da Fonte do Bispo-Tavira, mas não tenho nada sobre o que pretende.
Cumprimentos
A.Coreia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105177 | correa | 13 nov 2005 17:50 | Em resposta a: #104696

Caro MCN
O nosso Domingos Gago de Sequeira casou 3ª vez a 2/8/1723, em Sta Catarina da Fonte do Bispo, sendo viuvo de Inês Gonçalves, com Maria de Sousa, filha de Manuel Martins Nunes e Catarina de Sousa.Testemunhas presentes Manuel Martins Nunes e Domingos Gonçalves.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105189 | MCN | 13 nov 2005 21:20 | Em resposta a: #105177

Caro A. Correia,

Apesar da estranha coincidência, salvo melhor opinião, não se tratam dos mesmos. O Domingos Gago (é assim que surge referido) que casa em 1723 é do sítio do Curral da Pedra, enquanto o nosso Domingos Gago de Sequeira é sempre associado aos sítios das Vargens e do Lagar. Depois, no termo de óbito, este é referido como viúvo de Inês Gonçalves, pelo que esta terá sido mesmo a segunda e última mulher.

Maria de Sousa era filha de Manuel Martins NEVES, filho de Manuel Neves e de Isabel Martins, do sítio do Bengado, e de sua mulher Catarina de Sousa, filha de Manuel Gomes e Catarina de Sousa. Para além da já referida Maria de Sousa, tiveram pelo menos mais os seguintes filhos: Isabel de Sousa de Mendonça, de quem descendo, e Manuel de Sousa Neves, casado a 7/1/1739 com Maria Guerreira.

Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105207 | josécyr | 14 nov 2005 10:10 | Em resposta a: #105189

Caro Miguel C. Neves:

Mais uma achega ao que refere na sua mensagem sobre os “Gagos” Sequeira.

Do segundo casamento de Domingos Gago de Sequeira, com Inês Gonçalves, a 13-04-1711, nasce um filho chamado Manuel Domingues Gago, que casa com uma minha “tia”, de seu nome Isabel de Sousa Moniz, em Quelfes a 29-05-1743, filha de Egas Moniz da Fonseca Telles e de Maria de Sousa. Foram testemunhas – (R.P. - Pag. 94): o Padre João de Sousa Pereira e Manuel de Sousa Dourado, de Moncarapacho.

Espero que sirva para algo.
Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105299 | correa | 15 nov 2005 10:20 | Em resposta a: #105189

Caro MCN
Concordo que fui enganado pela coincidencia e pela minha falta de experiencia,pois não fui conferir o sitio da residencia. Em que data faleceu Domingos Gago de Sequeira?
Agora tenho o problema dos seus filhos com Inês Gonçalves.
Fiquei com reservas sobre o Estevão * 20/12/1718, padrinhos o capitão Manuel Martins Pires e Inês da Cruz,casada com o alferes Sebastião de Sousa.
Os outros:
Maria* 1712
Manuel Domingues Gago de Sequeira *1714
Leonor Viegas *1717
Inês Gonçalves *1721
Vicencia Viegas
Bartolomeu Gago de Sequeira
julgo que serão filhos do nosso Domingos.Que lhe parece?
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105306 | MCN | 15 nov 2005 12:47 | Em resposta a: #105299

Caro A. Correa,
Este Domingos Gago de Sequeira faleceu a 31/7/1751, com testamento. É provável que tenha havido de Inês Gonçalves todos os filhos que refere. Eu só tenho referência de:

1. Maria Gaga. Nasceu a 13/9/1712 e foi baptizada a 18/9/1712 na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, pelo coadjutor Brás Dias Leiria, sendo padrinhos o padre João Martins Simões, cura de Santa Catarina e Apolónia Gaga de Sequeira, sua tia paterna. Casou com Manuel Domingues, filho de André Domingues e Maria da Assunção, a 13/9/1734 na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo testemunhas António Gago de Sequeira e Manuel Gomes, ambos da freguesia.

2. Manuel Domingues Gago [de Sequeira]. Nasceu a 22/10/1714 e foi baptizado a 28/10/1714 na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, pelo Coadjutor padre Custódio Martins Leiria, sendo padrinhos o alferes Francisco Martins Correa, e Joana Maria, filha de Manuel Lopes e Maria Correa, todos da freguesia. Casou com Isabel de Sousa Moniz, filha de Egas Moniz da Fonseca Teles e Maria de Sousa, a 29/5/1743 Quelfes, Olhão, Faro, sendo padrinhos o padre João de Sousa Pereira e Manuel de Sousa Dourado, de Moncarapacho.

3. Sebastião Rodrigues Gago [de Sequeira]. Nasceu c. 1715 na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira. Casou com Simoa Correa, filha de Diogo Correa Dourado e Inês Martins, c. 1740.

4. Leonor Viegas. Nasceu a 4/2/1717 e foi baptizada a 8/2/1717 na Igreja de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, sendo padrinhos o seu tio paterno António Gago de Sequeira e a enteada deste, Maria Gonçalves, filha do alferes Francisco Martins [Correa], já falecido e de Maria Gonçalves. Casou com Manuel Correa Dourado, filho de Diogo Correa Dourado e Catarina Mascarenhas de Figueiredo, c. 1735.

Confesso-lhe que os meus apontamentos de Santa Catarina já têm uns 15 anos, quando eu começei nestas lides...

Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105312 | josécyr | 15 nov 2005 14:44 | Em resposta a: #105306

Caro Miguel Centeno Neves, no que respeita à sua mensagem para o António H. Correia, pergunto-lhe se tem algo sobre os meus avós Egas Moniz da Fonseca Teles e Maria de Sousa, pais da Isabel de Sousa Moniz?. Tenho suspeitas, não confirmadas, da sua ascendência, mas...
Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105359 | MCN | 16 nov 2005 00:41 | Em resposta a: #105312

Caro José Cabecinha,
Peço desculpa, essa parte da informação é sua, devia ter deixado bem clara a fonte. Certamente descenderá de Egas Telles Moniz, FCR, que está aqui na BD do Genea.
Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105368 | josécyr | 16 nov 2005 08:39 | Em resposta a: #105359

Caro Miguel C. Neves,
A minha pergunta era, se acaso tinha algo sobre estes nos seus apontamentos ?. A minha relação com eles surge como referência num casal de avós posteriores, concretamente uma filha chamada Ana Maria de São José de Sousa Moniz, que casa em Quelfes, em

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105369 | josécyr | 16 nov 2005 08:55 | Em resposta a: #105368

(Continuação devido a falha)...
... que casa em Quelfes, em 25-02-1756, com Manuel Rodrigues Correia, filho de Manuel Rodrigues Correia e de Juliana Palermo de Faria , estes todos de Ana Velha, Quelfes. Não consegui a pag. do livro do Registo Paroquial.
Temos pois que a Isabel de Sousa Moniz era irmã da minha avó, Ana Maria de São José.
Tenho este ramo parado aqui pois não tenho como consultar o livro de casamentos de Quelfes, onde poderá estar lançado o casamento supramencionado.
Na época aparecem na localidade dois Egas Moniz. Este meu, e um outro Egas Moniz da Fonseca (só, sem Telles), Capitão, filho do Capitão João de Mendonça e de Antónia de Brito. Emcontro-os ambos nos mesmos assentos de casamento, em que são testemunhas, referidos como " Egas Moniz da Fonseca e o Capitão Egas Moniz da Fonseca".
Mais, a Ana Maria de São José e a Isabel de Sousa Moniz, são irmãs de um terceiro Egas Moniz da Fonseca, que casa em Quelfes a
Julgo que o meu será irmão de

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105370 | josécyr | 16 nov 2005 09:09 | Em resposta a: #105369

(continuação)...que casa em Quelfes, a 1.ª vez, a 26-09-1765, com Maria de Sousa de Jesus, filha de Domingos de Sousa e de Joana Viegas, do Azinheiro, Estoi, e a 2.ª vez, em Quelfes, com Joana de Sousa, a 22-08-1774, sendo esta filha de Manuel Viegas Barrancos e de Catarina Rodrigues, de Quatrim-Quelfes.
....(continuação)
Julgo que o meu será irmão de Manuel de Sárrea Telles Moniz, portanto filho do Capitão Gaspar Simões de Sárrea e da sua 1.ª mulher, Ana de Mendonça da Fonseca Moniz. Isto tudo sem certezas claro, mas que justificaria os nomes própios e apelidos nas gerações seguintes.

Peço-lhe desculpas em nome da EDP, pelos cortes momentâneos de energia, que me levaram a todas estas mensagens no mesmo tópico.

Cumprimentos,

José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105544 | MCN | 18 nov 2005 01:25 | Em resposta a: #105370

Caro José Cabecinha,
Infelizmente não o posso ajudar, de Quelfes não tenho nada investigado. Quem provavelmente tem essa gente estudada é o nosso confrade Miguel Côrte-Real.
Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105545 | josécyr | 18 nov 2005 08:33 | Em resposta a: #105544

Caro Miguel C. Neves,
Eu já calculava, de qualquer modo muito obrigado pela sua resposta. Já agora tem algum contacto mais pessoal/directo com o Miguel Côrte-Real?. Este pedido é feito com base, caso o tenha, em que não haja inconveniente em eu poder contacta-lo de uma forma directa, claro.
Cumprimentos,
J.C.

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105546 | SUÃO | 18 nov 2005 08:44 | Em resposta a: #105545

Meu Caro José Cabecinha:

Precisava que me desse o seu e-mail. Não só para lhe dar algumas informações sobre estes seus ascendentes Monizes como para lhe pedir desculpa e dar uma explicação que já há muito lhe deveria ter dado.


Com um abraço,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#105591 | josécyr | 18 nov 2005 20:09 | Em resposta a: #105546

Caro Miguel Côrte-Real,
Não há que me pedir desculpas e muito menos sentir-se obrigado ao que quer que seja. Agradeço-lhe muito a sua ajuda. Este é o meu mail jcabec@hotmail.com.
Desde já obrigado, mais uma vez, por qualquer dica referente aos meus antepassados de Quelfes.
Com um abraço,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106725 | jpgg | 03 dez 2005 22:26 | Em resposta a: #105591

ola

Sou de Santa Catarina e pertenco a uma familia Gago Sequeira (avo e tios) e teria muito interesse em conhecer melhor toda a arvore genealogica; como poderei obter mais informacoes.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106735 | MCN | 04 dez 2005 01:15 | Em resposta a: #106725

Caro jpgg,
Nada como investigar a sua ascendência para ver como (certamente) entronca na família que aqui debatemos. Se quiser envie-me um mail para miguelpontocentenoarrobanetcabopontopt.
Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106890 | josécyr | 06 dez 2005 10:58 | Em resposta a: #106735

Caro Miguel Centeno Neves:

Depois de rever a minha base de dados gostaria de lhe colocar o seguinte:

João Afonso de Sousa, * em Moncarapacho (?) e casado em Moncarapacho (?), ou noutro lado (nunca encontrei este casamento entre os anos de 1606 e 1620 nos paroquiais de Moncarapacho pelo que considero a possibilidade de se ter realizado ou antes desta data – pouco provável - ou então noutra localidade), por volta do ano 1620, com Joana de Sequeira, * em Moncarapacho (?) serão pais de:

Domingos Gonçalves (Sequeira), * em Moncarapacho por volta de 1620;

Maria de Sequeira, * em Moncarapacho por volta de 1623, c.c. João Rodrigues Sardo;

Maria Gonçalves de Sequeira* em Moncarapacho por volta de 1625, c.c. Domingos Dias, todos casados em Moncarapacho:

O referido Domingos Gonçalves (Sequeira), casa uma única vez (que eu saiba) com Maria da Costa, filha de Manuel Álvares e de Margarida Neta, de Moncarapacho, em Moncarapacho a 04-11-1641. (R.P. - Pag. 35 v – Testemunhas: Manuel Gonçalves e Simão Vaz). Teve geração.

Ora nós temos também que:

Domingos Gonçalves Sequeira, de Santa Catarina da Fonte do Bispo, que casa a 1.ª vez, por volta de 1640/45 com uma Senhora da Família Rosado, e que irão ter:

O Alferes Manuel Domingues Sequeira, * 1645 (?) c.c. Maria Gago;

Francisco Domingues Rosado.

O seu 2.º casamento é realizado em Moncarapacho, a 02-05-1646, com Maria Jorge, de Moncarapacho, ou pelo menos lá residente, viúva já de Diogo Pires da Costa.
Desconheço filhos deste casamento.

Por fim o 3.º casamento, realizado também em Moncarapacho, a 23-04-1659, com Catarina de Sousa, presumo que viúva também, pois os pais não são referidos no acto do casamento.
Não conheço filhos deste casal também.

Falecerá o referido Domingos Gonçalves Sequeira, antes de Outubro de 1670, uma vez que a sua 3.ª mulher, casará em Moncarapacho, a 07-10-1670, com Lourenço Vaz de Mendonça.
(Casou esta Senhora ainda uma vez mais a 27-05-1675, em Moncarapacho, com António Viegas Correia).

Será que estas duas famílias terão algo em comum???.

Terá o meu caro amigo algo nos seus apontamentos que ajude a verificar ou a refutar isto?

Tenho interesse neste assunto uma vez que João Afonso de Sousa e Joana de Sequeira, são meus ascendentes, pelo casamento de Maria Gonçalves de Sequeira com Domingos Dias, em 11-05-1643, em Moncarapacho.

Cumprimentos
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106897 | correa | 06 dez 2005 12:23 | Em resposta a: #106890

Caros José Cabecinha e MCN

Como sabem muito me interessa estes Gago de Sequeira.
Está provado que o alferes Manuel Domingues Sequeira é filho de Domingos Gonçalves Sequeira?
Sobre o Francisco Domingues Rosado cc Maria Valente, tenho uma curiosa coincidencia:
Domingos Rosado e Maria Valente ,também de Sto Estevão - Tavira,(cujo casamento ainda não encontrei), meus avós,são pais de Gonçalo Domingues que casou em Sta Catarina em 28/7/1688.Portanto viveram na mesma época e no mesmo lugar.
A propósito desta familia, tenho o baptismo de António Gago de Sequeira, filho de Manuel Dominguas Sequeira e Maria Gaga, a 11/10/1697, em Santa Catarina da Fonte do Bispo,cujo padrinho é o Doutor Manuel de Gois por procuração do Bispo do Algarve D.Simão da Gama.
É a 1ª vez que encontro o Bispo do Algarve como padrinho.Seria vulgar ?
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106901 | josécyr | 06 dez 2005 13:51 | Em resposta a: #106897

Caro Amigo António H. Correia,
Não tenho qualquer indicação da filiação do Alferes Manuel Domingues Sequeira, salvo a "possibilidade" informada pelo caro M.C.N.
Os dados sobre os "Gago Sequeira", só os tenho pelo casamento de Isabel de Sousa Moniz, com Manuel Domingues de Gago Sequeira, em Quelfes, a 29-05-1743, onde o refere filho de

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106902 | josécyr | 06 dez 2005 13:53 | Em resposta a: #106901

(continuação)
filho de Domingos Gago Sequeira e de Inês Gonçalves, de S.C.F.Bispo.
Nada mais.
Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106918 | MCN | 06 dez 2005 18:20 | Em resposta a: #106902

Caro José Cabecinha,

Dada a proximidade geográfica é muito provável que os Sequeiras de Moncarapacho e Santa Catarina da Fonte do Bispo sejam dos mesmos. Devo reforçar que a filiação do alferes Manuel Domingues de Sequeira e de seu irmão Francisco Domingues Rosado num 1º casamento de Domingos Gonçalves de Sequeira com uma senhora de apelido Rosado (atendendo ao apelido de Francisco) é apenas uma hipótese, sem qualquer base documental. Este Francisco Domingues Rosado é mencionado como natural de Santo Estêvão. Deste modo, quer o seu irmão, quer também um ou ambos os seus pais deviam ser desta mesma freguesia. Os paroquiais de Santo Estêvão referentes a esta época ou não existem ou, pelo menos, não estão na TT (parece-me que alguns ainda estão na paróquia, não sei se é verdade).

Desta mesma época há ainda estes Sequeiras em Santa Catarina da Fonte do Bispo, eventualmente também ligados aos abordados nas nossas mensagens anteriores:

1 Catarina de Sequeira. Nasceu c. 1620 e faleceu a 30/3/1689 na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo. Deixou testamento, de que foi testamenteiro seu irmão Domingos Fernandes de Sequeira. Casou com Bartolomeu Lourenço c. 1650. Moradores no sítio do Curral da Pedra.

--1.1 Catarina de Sequeira. Nasceu c. 1650 e faleceu a 11/11/1693 Santa Catarina da Fonte do Bispo, com testamento, de que foi testamenteiro o seu 2º marido Domingos Afonso. Casou 1ª vez (A) com Manuel Martins, filho de Sebastião Martins e Maria Lourenço, a 9/1/1676, Santa Catarina da Fonte do Bispo, pelo capelão João Álvares Nobre, sendo testemunhas Bartolomeu Lourenço Madeira, Francisco Domingues e Domingos Afonso. Casou 2ª vez (B) com Domingos Afonso, filho de Domingos Gonçalves e Maria da Luz, a 31/5/1677, Santa Catarina da Fonte do Bispo, sendo testemunhas Bartolomeu Lourenço Madeira, Diogo Pires e Marcos Fernandes.

----1.1.1 (A) Maria. Faleceu a 7/12/1687 Santa Catarina da Fonte do Bispo.

----1.1.2 (B) Domingas. Faleceu a 5/8/1689 Santa Catarina da Fonte do Bispo.

----1.1.3 (B) Manuel. Faleceu a 11/11/1693 Santa Catarina da Fonte do Bispo.

--1.2 Maria de Sequeira. Nasceu c. 1655 na freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

2 Domingos Fernandes de Sequeira. Irmão de Catarina de Sequeira e seu testamenteiro. Nasceu c. 1620. S.m.n.

e, provável irmão de ambos:

3 Manuel de Sequeira. Nasceu c. 1630 e faleceu a 14/11/1696 no sítio dos Possilgais, freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo, onde era morador. Deixou testamento, de que foi testamenteira sua mulher. Casou com Agueda Gonçalves a 4/3/1656, Santa Catarina da Fonte do Bispo, sendo testemunhas Domingos Lourenço e Domingos Fernandes.

--3.1 Domingos Gonçalves [de Sequeira]. Nasceu c. 1660 e faleceu a 22/4/1700 no sítio dos Possilgais, freg. de Santa Catarina da Fonte do Bispo. Deixou testamento, de que foi testamenteiro seu irmão Manuel de Sequeira. Casou com Maria Domingues c. 1690.

--3.2 Manuel de Sequeira. Foi baptizado a 30/1/1669, Santa Catarina da Fonte do Bispo, sendo padrinhos o padre Domingos Martins Mourato e Domingas Gonçalves. Faleceu com 35 anos, a 7/5/1704 no sítio dos Possilgais. Deixou testamento, de que foi testamenteira a sua mulher. Casou com Catarina Dias, filha de Francisco Vaz e Ana Domingues, a 31/5/1688, Santa Catarina da Fonte do Bispo, pelo cura João Martins Simões, sendo testemunhas Manuel Martins Correa e António Gonçalves.

--3.3 Maria [de Sequeira]. Nasceu a 4/10/1680 no sítio dos Possilgais e foi baptizada a 11/10/1680, Santa Catarina da Fonte do Bispo, sendo padrinhos Diogo Vaz Correa, casado e morador no sítio das Casas Juntas, e Maria de Sequeira, filha de Catarina de Sequeira, viúva, moradora no sítio do Curral da Pedra.

--3.4 Agueda. Nasceu a 6/4/1685 no sítio dos Possilgais e foi baptizada a 14/4/1685, Santa Catarina da Fonte do Bispo, sendo padrinhos Manuel Martins, barbeiro, filho de Francisco Martins, sacristão, e Leonor Gonçalves, mulher de António Gonçalves, todos desta freguesia.

--3.5 Francisco. Nasceu a 15/9/1688 no sítio dos Possilgais, e foi baptizado a 21/9/1688, Santa Catarina da Fonte do Bispo, sendo padrinhos Gaspar Lopes, solteiro, filho de Marcos Fernandes e de Maria Dias, da freg. de São Brás, e Maria Rodrigues, solteira, daquela freg.

Só uma nota final: esta gente aparece geralmente como "Siqueira" e não "Sequeira", umas vez com e outras sem a preposição "de".

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106923 | MCN | 06 dez 2005 18:46 | Em resposta a: #106897

Caro A. Correia,

Também tenho apontado esse assento, parece-me quase certo que o pároco escreveu Domingos Rosado em lugar de Francisco Domingues Rosado e portanto são a mesma pessoa. Este Francisco Domingues Rosado volta a casar 2ª vez, uns meses depois do filho, a 1/11/1688, Sta. Catarina da Fonte do Bispo, com Catarina Leal, viúva de Manuel Rodrigues, sendo testemunhas o alferes Manuel Dias Carvalho e João Martins.

Esta gente tem alguns padrinhos de baptismo e testemunhas de casamento de relevo social; o caso do Bispo desconhecia, mas há por exemplo o Dom Pedro de Alaras Montes de Oca, o seu pai Sebastião da Fonseca Pimentel, o Dr. Veríssimo de Mendonça Manoel, juiz de fora de Tavira, etc.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106989 | josécyr | 07 dez 2005 13:19 | Em resposta a: #106923

Caros
Miguel Centeno Neves e António Horta Correia:

Estive a ler as vossas mensagens e registo também o seguinte;

De facto normalmente a forma gráfica do nome de família é Siqueira e não Sequeira (a grafia incorrecta foi minha) e tanto aparecem com o “de” como com o “e”.

Recordo, mas não sei onde, o facto de me ter aparecido num casamento, também como padrinho/testemunha Dom Pedro de Alaras Montes de Oca. Vou tentar ver em que assento o vi e a que família está ligado. É por certo alguém das “bandas geográficas” do que estamos a comentar.

Creio que o Manuel Dias de Carvalho a que se refere o caro Miguel Centeno é um “meu avô” do qual tenho os seguintes dados:

Manuel Dias de Carvalho (I), referido como sendo de Tavira, viúvo de Catarina Rodrigues, casa em Moncarapacho a 12-01-1660, com Catarina Peleja, filha de João Fernandes Peleja e de Maior Luís.
Creio que o haverá um filho (ou parente próximo) deste e com o mesmo nome (II) que casará, mais tarde, com uma Maria Dourada.

Julgo que o mesmo (I) falecerá perto de Maio de 1670, uma vez que a já referida Catarina Peleja, volta a casar com Manuel da Palma, de Tavira – Santiago, a 05-05-1670.

Sem qualquer confirmação mas pura e simplesmente por dedução, creio que o Manuel Dias de Carvalho (I), será filho de Francisco Mendes Relego e de Maria Ramos, neto paterno de Manuel Pires Rosado e de Maria Guerreira e materno de João Aires e de Bárbara Afonso. Se isto assim fosse, encontrava-se a justificação para os seus “apadrinhamentos” na família “Siqueira”.

Mais uma vez recordo que nada disto está confirmado uma vez que nunca encontrei o seu 1.º casamento com Catarina Rodrigues, que deverá ter sido realizado fora de Moncarapacho. De qualquer modo e embora a paternidade dele seja outra completamente diferente, estará de certeza ligado por laços familiares aos “Rosado”.

Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#106993 | correa | 07 dez 2005 13:59 | Em resposta a: #106923

Caro Miguel Centeno Neves
Vou adoptar a sua indicação e procurar o casamento de Francisco Domingues Rosado com Maria Valente.Darei noticias do que encontrar.
Sobre o nosso Manuel Fernandes Ribeiro (1.1 da sua mensagem de 5/11) tenho o seu 2º casamento:
A 29/3/1652 em Moncarapacho -Manuel Fernandes Ribeiro viuvo de Inês Dorta cc Isabel Lamega ( a sogra de seu filho) viuva de Gaspar Luis Taborda, dispensados no 3º e 4º grau de consaguinidade.Testemunhas Pedro Afonso Correa e Manuel Nartins Pires.
E o seu 3º. já com 77 anos, a 26/4/1660 em Moncarapacho - Manuel Fernandes Ribeiro viuvo de Isabel Lamega cc Beatriz Vaz viuva de Manuel da Costa, de Estoi.Testemunhas Vicente Gonçalves da Costa e Alvaro Fernandes Correa.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#107007 | MCN | 07 dez 2005 17:04 | Em resposta a: #106993

Caro A. Correia,
Agradeço-lhe este novos dados.

Relativamente aos filhos de Marcos Fernandes Lamego, aproveito para rectificar o que deixei mensagem de 05-11-2005, 16:21, onde identifiquei o filho Manuel [nº 1.1.1.2.1 (A)], baptizado a 2/6/1643 como Manuel da Costa de Andrade, quando este é efectivamente o outro Manuel, baptizado a 3/1/1654 [nº 1.1.1.2.5 (B)], nascido do 2º casamento de MFL com Inês de Brito de Andrade.

Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro de Alaras Montes de Oca

#107029 | MCN | 07 dez 2005 23:20 | Em resposta a: #106989

Caro José Cabecinha,

Dom Pedro de Alaras Montes de Oca, que também aparece como Dom Pedro de Alaras da Fonseca Pimentel, foi cavaleiro da Ordem de Cristo, pessoa nobre e das principais de Tavira, vereador da Câmara em 1758 e 1761. Era filho de Sebastião da Fonseca Pimentel, fidalgo de Tavira, e de sua mulher D. Maria Josefa de Alaras Montes de Oca e sobrinho paterno de Luís da Franca Pimentel, desembargador. Dom Pedro casou a 28/5/1729 em Santa Maria do Castelo de Tavira com D. Francisca Xavier Caetana de Aragão e Castro, de Vila Viçosa, filha de Francisco de Sousa da Câmara e de sua mulher D. Maria Antónia de Lemos e Andrade.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#107481 | correa | 16 dez 2005 13:05 | Em resposta a: #107007

Caro MCN
Tenho o seguinte, em complemento de mensagens anteriores :
No dia 18 de Maio de 1653, na igreja da freguesia de Santo Estevão,termo da cidade de Tavira, perante o padre António de Sousa, celebrou-se o casamento de Francisco Domingues, solteiro,filho de André Vaz Pires e de sua mulher Isabel da Franca, com Maria Valente,solteira, filha de Gonçalo Vaz e de sua mulher Isabel de Siqueira, moradores que foram nesta freguesia.
Testemunhas presentes António de Oliiveira, Martim Gonçalves e Domingos Gonçalves de Siqueira.
Julgo que este Francisco Domingues é o nosso Francisco Domingues Rosado.
Se este é irmão de Manuel Domingues de Siqueira fica resolvida a questão da sua paternidade.Como chegou à conclusão de eles serem irmãos?
A presença como testemunha de Domingos Gonçalves de Siqueira indica uma proximidade.Qual será ?
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#107490 | MCN | 16 dez 2005 16:46 | Em resposta a: #107481

Caro A. Correia,
Óptima descoberta! Em primeiríssimo lugar diga-me onde é que estão estes registos de Santo Estevão? Sabe até quando remontam os baptismos?
Estes dados são mesmo muito relevantes. Vou confrontar esta informação com o que tenho e depois dou-lhe a minha opinião.
Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#107512 | josécyr | 17 dez 2005 09:27 | Em resposta a: #107490

Caros M.C. N. e Horta Correia,
Quem será então este André Vaz Pires?.

Em Moncarapacho a 28-02-1661, casa André Vaz Pires, viúvo de Maria Fernandes, natural de Santo Estevão, Tavira, com Inês Rodrigues da Costa, filha de Manuel Soares Baião e de Maria Dias. – Testemunhas (R.P. - Pag. ?- não consegui ler): do noivo: o Capitão Sebastião Afonso Pires e Vicente Martins Romeiro. Da noiva: os Reverendos Padres João de Sousa Cabrita e Sebastião Dias Baião.

O casal André Vaz Pires e Inês Rodrigues da Costa, virão a ter um filho de seu nome Manuel Soares Pires, que casará em Moncarapacho a 18-02-1686 com Margarida Montes de Carvalho, filha de Manuel Dias de Carvalho e de Catarina Peleja – (R.P. - Pag. 107) - Testemunhas no casamento com Margarida Montes de Carvalho: o Reverendo Cónego Rodrigo Lopes Coelho e Manuel de Soares Baião.

. Tenho também interesse nestas famílias uma vez que tanto Sebastião Afonso Pires como Vicente Martins Romeiro como Manuel Soares Baião como Manuel Dias de Carvalho, são meus ascendentes directos e portanto os outros por ligações de afinidade.

Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#107601 | MCN | 18 dez 2005 16:09 | Em resposta a: #107481

Caro A. Correia,

Estive a rever os meus apontamentos e chego à conclusão que poderá ter havido um Francisco Domingues Rosado pai e um Francisco Domingues [Rosado? ou de Sequeira?] filho, pelo facto da data de casamento do primeiro reportar a 1653 e eu ter informação do segundo com filhos crianças a falecer entre 1692 e 1700.

O que é factual é que o alferes Manuel Domingues de Sequeira era irmão de um Francisco Domingues, morador no sítio da Úmbria, Santa Catarina da Fonte do Bispo. Este era casado com Maria Viegas quando faleceu a 17/11/1699, sem testamento "mas seu irmão M.el Do.es Siq.ra do citio do Lagar dara conta do abintestado".

Também é factual que Francisco Domingues Rosado e Maria Valente tiveram os seguintes filhos:
-- André Domingues de Sequeira, nascido em Santo Estevão c. 1660 e casado a 30/10/1684 em Santa Catarina da Fonte do Bispo com Bárbara Fernandes, viúva de Sebastião Rodrigues Correa, filha de Domingos Dias e Beatriz Vaz, sendo padrinhos Baltazar Mendes Pereira e Antão Pacheco, de Santo Estevão.
-- Gonçalo Domingues, nascido c. 1665 em Santo Estevão e casado a 28/7/1688 em Santa Catarina da Fonte do Bispo com Maria Rodrigues, filha de Sebastião Rodrigues e Bárbara Fernandes, sendo testemunhas o alferes Manuel Dias Carvalho e Manuel Soares Pires.

Na fase actual parece-me pertinente reformular a hipótese de filiação dos irmãos Manuel Domingues de Sequeira e Francisco Domingues não em Domingos Gonçalves de Sequeira, com quem de certeza têm relação (e talvez também tenha havido mais do que um deste nome), mas sim no mencionado casal Francisco Domingues Rosado e Maria Valente. Assim se justificaria a transmissão do apelido Domingues por parte do pai e do apelido Sequeira por parte da avó materna, Isabel de Sequeira, passados a estes dois pretensos filhos e aos dois filhos já documentados.

Fudamental agora era encontrar os termos de baptismo de todos os filhos de Francisco Domingos Rosado e de Maria Valente e confirmar ou infirmar esta hipótese. Já agora conviria verificar se eventualmente Manuel Domingues de Sequeira terá casado em Santo Estevão com Maria Gaga, c. 1675-80.

Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#107661 | correa | 19 dez 2005 16:11 | Em resposta a: #107601

Caro MCN
Tenho mais o seguinte:
Aos 3 de Agosto de 1626,na igreja da freguesia de Sto Estevão termo de Tavira,o Beneficiado João da Silva, cura de Santa Catarina da Fonte do Bispo,recebeu Gonçalo Vaz ,solteiro,desta freguesia ,filho de António Gonçalves e de Maria Valente, moradores na dita freguesia de Sta Catarina,e Isabel de Siqueira, solteira, filha de Lourenço Dias,já defunto e de Leonor Gonçalves, moradores nesta freguesia de Sto Estevão.
Testemunhas presentes Domingos Pacheco de Melo e Manuel da Cunha de Melo.
E mais o seguinte:
Aos 8 dias de Maio de 1675, na igreja da freguesia de Nossa Senhora da Luz, termo de Tavira,o padre Brás Quaresma Teixeira, de Faro,recebeu a Simão Domingues de Siqueira, de Faro, viuvo de Maria de Ataide, e Isabel de Andrade, de Tavira, viuva de António Mendes.
Testemunhas presentes Cónego Pedro Ribeiro da Camara, cónego Rodrigo Lopes e Lourenço Beles e Salvador Rodrigues.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#107721 | correa | 20 dez 2005 17:13 | Em resposta a: #107601

A propósito do casamento de André Domingues de Siqueira com Barbara Fernandes, é interessante notar que esta Barbara casada com Sebastião Rodrigues Correia, tiveram uma filha Maria Rodrigues que casou a 28/7/1688 em Santa Catarina da Fonte do Bispo com Gonçalo Domingues, filho de Francisco Domingues Rosado e Maria Valente.
Assim veio a casar com um irmão do genro.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#109252 | correa | 10 jan 2006 17:26 | Em resposta a: #107721

Caros MCN e José Cabecinha
Tenho mais informações sobre a familia de Francisco Domingues Rosado,filho de André Vaz Pires e Isabel da Franca.
André Vaz Pires, deste casamento teve:
-Francisco Domingues Rosado baptizado a 2/2/1635 na igreja de NªSrª da Luz,termo de Tavira,padrinhos Pedro de Mendonça Corte Real e Maria Pacheca.
-Domingos, baptizado a 11/8/1637 na igreja de NªSrªda Luz termo de Tavira,padrinho Pedro Correa.
-André, baptizado a 25/11/1639 na igreja de NªSrªda Luz termo de Tavira,padrinho João Luis.
-Joana Simões falecida a 9/4/1661,enterrada na igreja de Santo Estevão,termo de Tavira.
André Vaz Pires casou 2ª vez a ? com Maria Fernandes, e tiveram os seguintes filhos:
- Simoa, bat. 12/11/1643 na igreja de Santo Estevão,termo de Tavira, padrinho Domingos de Melo da Cunha.
- Mateus, bat 23/10/1644,na igreja de Sto Estevão termo de Tavira, padrinhos Sebastião Afonso Pires e Simoa Taborda.
- Lourenço,bat 20/1/1647, na igreja de Sto Estevão termo de Tavira, padrinhos Francisco Mendes Relego e Inês Simoa.
-Leonor Gonçalves,bat 12/4/1649,na igreja de Sto Estevão termo de Tavira, padrinhos Domingos Gonçalves de Siqueira e Catarina Domingues.
Casou com Francisco de Sousa,filho de Manuel João e Catarina de Sousa, a 6/6/1668 na mesma igreja.
- Isabel de Siqueira,bat. 4/11/1652 na igreja de Sto Estevão termo de Tavira, padrinhos Domingos Gonçalves de Siqueira e Maria Fernandes.
Casou com Domingos Martins Vieira ,de Moncarapacho, a 11/2/1675 na mesma igreja.
- Pascoa de Flores, bat 12/4/1654 na igreja de Sto Estevão termo de Tavira
-João Gonçalves, crismado a 29/5/1672 na igreja de Sto Estevão termo de Tavira, e falecido a 10/8/1675.
André Vaz Pires casou 3ª vez com Inês Rodrigues da Costa( já referida neste tópico) tiveram o filho Manuel Soares Pires, bat a 29/5/1663 na igreja de Sto Estevão termo de Tavira e casado com Margarida Montes de Carvalho (também ja referida)
Quanto ao irmão de Francisco Domingues Rosado, Manuel Domingues de Siqueira,não encontrei vestigios!
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#109274 | MCN | 10 jan 2006 19:31 | Em resposta a: #109252

Caro A. Correia,
Antes de mais um bom ano para si.
De tudo o que aqui deixou, que desde já agradeço, apenas o questiono se tem a certeza que André Vaz Pires casou 3ª vez com Inês Rodrigues da Costa, ou se se trata do filho André [Vaz Pires], baptizado a 25/11/1639, a casar com 21 anos de idade, hipótese que me parece mais plausível.
Em Santo Estevão não descobriu baptismos de nenhum filho de Francisco Domingues Rosado e de sua mulher Maria Valente?
Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#109343 | correa | 11 jan 2006 17:01 | Em resposta a: #109274

Caro MCN
Agradeço e igualmente lhe desejo um bom ano.
No registo do 3º casamento de André Vaz Pires - mensagem de 17/12/05 deste tópico- vem mencionado "viuvo de Maria Fernandes". Não restam duvidas, portanto.
Francisco Domingues Rosado e Maria Valente, tiveram para além do André e Gonçalo anteriormente referidos, a Isabel da Franca ,casada com Vasco Madeira, filho de Manuel Fernandes Relego e Constancia Viegas, a 25/8/1688 em Santo Estevão,testemunhas Pedro Fernandes e Gaspar Soares,padrasto do noivo.
É possivel que ainda apareçam outros filhos.
E de que mãe será filho o Manuel Domingues de Siqueira?
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#109365 | MCN | 11 jan 2006 19:30 | Em resposta a: #109343

Caro A. Correia,
Obrigado pelo esclarecimento. Neste cenário o Manuel Soares Pires é já um filho tardio, nascido quando o pai tinha cerca de 50-55 anos.
Quanto ao Manuel Domingues de Sequeira e potenciais irmãos: só mesmo descobrindo os seus registos de baptismo em Santo Estevão, entre 1653 e, no limite, 1688, datas dos casamentos de Francisco Domingues Rosado respectivamente com Maria Valente e Catarina Leal. A confirmar-se toda esta hipótese de filiação, de acordo com a cronologia, o nosso avoengo terá sido dos primeiros a nascer, cerca de 1655.
Cumprimentos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#109417 | josécyr | 12 jan 2006 14:31 | Em resposta a: #109252

Caro Horta Correia e Miguel Centeno;
tenho algo sobre esta mensagem também, mas necessito tempo para me organizar.
Contudo gostaria de saber o nome dos pais de Domingos Martins Vieira, para fazer e confirmar ligações.
Em relação a Leonor Gonçalves casada com Francisco de Sousa, creio serem os pais de Maria de Sousa que casa com Manuel de Sousa Montarroio.
Cumprimentos
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#109433 | correa | 12 jan 2006 19:29 | Em resposta a: #109417

Caros MCN e José Cabecinha
O registo de casamento de Domingos Martins Vieira não indica os seus pais,apenas que é de Moncarapacho.
Quanto ás datas de pesquisa julgo haver lapso, pois o Manuel Domingues de Siqueira deveria ser filho de Andre Vaz Pires e não de Francisco Domingues Rosado.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#109469 | MCN | 13 jan 2006 01:27 | Em resposta a: #109433

Caro A. Correia,
Conforme deixei na minha mensagem de 18-12-2005, 16:09, eu entendo que terão existido dois Francisco Domingues:

1) Francisco Domingues (sem mais nada, eu é que inicialmente identifiquei como sendo F. D. Rosado) que é referenciado como irmão de Manuel Domingues de Sequeira no seu assento de óbito. Este F.D. terá nascido c. 1655/60 e faleceu a 17/11/1699. Casou c. 1680/85 com Maria Viegas e viveu no sítio de Úmbria, Sta. Catarina. Tenho apenas referência de quatro filhos todos falecidos jovens (Beatriz em 1692, Manuel em 1695, Maria em 1697 e Manuel em 1700). Terá havido outros filhos, mas não tirei apontamento na altura em que fiz estas pesquisas;

2) Francisco Domingues Rosado, filho de André Vaz Pires, nascido em 1635, que casou a 1ª vez com Maria Valente em 1653.

A minha tese é que o Francisco Domingues (1) será filho de Francisco Domingues Rosado (2) e de sua mulher Maria Valente, pelo que estes serão de igual modo, os progenitores do nosso Manuel Domingues de Sequeira. Reforço esta tese pelo facto de Francisco Domingues Rosado e Maria Valente serem documentados como pais de André Domingues de Sequeira (que casa em 1684 com Bárbara Fernandes), e de Gonçalo Domingues (que casa em 1688 com Maria Rodrigues).

André Vaz Pires é que tem filhos desde 1635 até depois de 1661, o que faz com que os filhos de Francisco Domingues Rosado sejam mais ou menos da mesma idade que alguns dos tios (Isabel de Sequeira, Páscoa de Flores, João Gonçalves e Manuel Soares Pires)...

Em resumo: o objectivo é, neste momento, tentar descubrir os baptismos de todos os filhos de Francisco Domingues Rosado e Maria Valente: André (Domingues de Sequeira), Gonçalo (Domingues) e Isabel (da Franca), já documentados nos repectivos assentos de casamento, e PRINCIPALMENTE (para suportar a minha tese!) os baptismos de Manuel (Domingues de Sequeira) e Francisco (Domingues).

Como Francisco Domingues Rosado casou a 1ª vez em Santo Estevão e nos registos é sempre dado como morador nesta freguesia, eu presumo que seja esta a freguesia de nascimento dos filhos. Apontando para idades na ordem dos 20 a 25 anos, à data dos casamentos, estes terão nascido entre 1653 e cerca de 1665.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#109554 | correa | 14 jan 2006 11:02 | Em resposta a: #109469

Caro Miguel Centeno Neves
Agora entendi perfeiramente a sua estratégia. Vamos ver se a conseguimos provar.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#110404 | correa | 23 jan 2006 13:14 | Em resposta a: #109554

Caro Miguel Centeno Neves
A pesquisa para encontrar Francisco Domingues e Manuel Domingues Siqueira como filhos de Francisco Domingues Rosado e Maria Valente, apenas deu como filhos os seguintes:
- Isabel da Franca, bat.a 9/10/1654 na igreja de NªSrª da Luz -Tavira
- André Domingues de Siqueira, bat. a 19/1/1659 na mesma igreja
- Gonçalo Domingues, bat. a 19/9/1664 na igreja de Santo Estevão-Tavira
Julgo que entre 1654 e 1659 e entre este ano e 1664 poderiam ter nascido outros filhos. Talvez em Santa catarina-Tavira.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#110405 | correa | 23 jan 2006 13:14 | Em resposta a: #109554

Caro Miguel Centeno Neves
A pesquisa para encontrar Francisco Domingues e Manuel Domingues Siqueira como filhos de Francisco Domingues Rosado e Maria Valente, apenas deu como filhos os seguintes:
- Isabel da Franca, bat.a 9/10/1654 na igreja de NªSrª da Luz -Tavira
- André Domingues de Siqueira, bat. a 19/1/1659 na mesma igreja
- Gonçalo Domingues, bat. a 19/9/1664 na igreja de Santo Estevão-Tavira
Julgo que entre 1654 e 1659 e entre este ano e 1664 poderiam ter nascido outros filhos. Talvez em Santa Catarina-Tavira.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#110431 | MCN | 23 jan 2006 18:52 | Em resposta a: #110405

Caro A. Correia,
Em face destes novos elementos parece-me sensato suspender a hipótese de filiação neste casal. Os três filhos que refere nascem com intervalos de 5 anos. É um pouco forçado querer que justamente os dois pretensos filhos possam ter nascido noutra freguesia, entre os ditos intervalos.
Em todo o caso acredito que haverá uma ligação entre estes Sequeiras de Santa Catarina e os de Santo Estevão, Luz e Moncarapacho.
Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

Faria Palermo Nobre Canellas

#134922 | 2910 | 21 nov 2006 17:07 | Em resposta a: #104468

Caro Miguel Centeno Neves
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=134351#lista
Julgo que terá dados para completar, sobre esta gente
"Faria Palermos e Nobre Canellas"?

Cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#169998 | MCN | 14 out 2007 00:51 | Em resposta a: #110405

Caro A. Correia,

Volto a este tema para lhe perguntar se tem dados sobre outros filhos e filhas de Gonçalo Vaz e Isabel de Sequeira, para além de Maria Valente.

Aproveito para deixar aqui a informação que Francisco Domingues Rosado casou 3ª vez com Maria da Graça, filha de Gaspar de Contreiras Mourato. Em 1701 é referido como lavrador e morador no sítio do Marco, freg. Sta. Catarina da Fonte do Bispo.

Esta Maria da Graça era irmã de (1) João Martins Simões, lavrador, casado com Catarina das Candeias, moradores no sítio do Poço da Areia, freg. Moncarapacho e (2) Vicente Rolão. Os três irmãos receberam em herança do pai o senhorio e propriedade de 3.000 réis de foro imposto numa morada de casas na Rua Direita de Faro, que era pago anualmente por Manuel Fernandes Bulhão e sua mulher. Em 16/4/1701 Francisco Domingues Rosado e o cunhado João Martins Simões vendem os seus 2/3 do foro anual ao Convento de São Paulo pela quantia de 20.000 réis (escritura do Cartório Notarial de Tavira, cota 8-5-248).

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Gago de Sequeira, Santa Catarinha Fonte Bispo

#170378 | correa | 18 out 2007 20:15 | Em resposta a: #169998

Caro Miguel Centeno Neves

Maria Valente nasceu em 1628, foi baptizada a 12/6/1628.
Gonçalo Vaz faleceu a 1/9/1630. Assim julgo que não tenha outros filhos.
No entanto há uma Catarina filha de Gonçalo Vaz e Catarina Alvares, baptizada a 21/1/1630, todos em Santo Estevão de Tavira.
Será o mesmo Gonçalo ?
Agradeço a informação sobre o 3º casamento de Francisco Domingues Rosado, e a sua herança.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen