Leote

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Leote

#104536 | Leote | 04 nov 2005 17:49

Caro Miguel

Vou permitir-me a ousadia de lhe dirigir a palavra para entrar num tema que sei não lhe ser alheio.
Primeiro, quero, de algum modo, "justificar" esta minha intervenção. Tenho uma base de dados com perto de 9900 indivíduos. Digo bem perto de 9900. São quase exclusivamente algarvios. As excepções são as habituais; quando um algarvio tem ascendência fora do Reino. Também tenho um levantamento quase exaustivo de todas as famílias que por alguma razão ou outra se ligaram com a família Leote em Tânger. Além disso tive a sorte de poder consultar, com toda a liberalidade, um acervo documental da família bastante completo. Nele são claramente e definitivamente corrigidos os “equívocos” que sempre foram sendo propagados por alguns genealogistas e outros Leotes nisso interessados.
Sei que fez/faz um estudo bastante completo sobre a família Leote, com a colaboração do Dr. José Krohn da Silva, com quem, em tempos idos cheguei a falar.
Qual a pergunta? É a seguinte:
Falta muito para esse livro ser publicado? Se é necessária mais informação, como poderei ajudar?
Diga me de que depende a publicação. Com toda a certeza poder-se-ão ultrapassar as dificuldades.
Para um melhor enquadramento descendo de Maria Bárbara das Neves Leote CC Manuel José de Sousa Leote.
Aguardando sua comunicação

João Luís Leote Tavares Esquível
PS. Por ser também minha linha ascendente, tenho muita informação sobre a família e descendências de Lopo Fernandes Tavares, quiçá seja também de seu interesse.

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#104564 | SUÃO | 04 nov 2005 23:53 | Em resposta a: #104536

Caro João Luís Leote Tavares Esquível:

Se da sua parte não houver qualquer inconveniente, prefereria que trocassemos impressões em privado. Caso concorde, deixo-lhe o meu e-mail: miguecorterealarrobasapopontopetê

Com os meus cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#104565 | SUÃO | 04 nov 2005 23:59 | Em resposta a: #104564

Caro João Luís:

Peço desculpa pelo engano mas o meu e-mail correcto é: migcortereal arrobasapopontopêtê.

Cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#104687 | Leote | 06 nov 2005 21:40 | Em resposta a: #104565

Caro Miguel

Acabei de lhe mandar meu contacto.
Espero que o tenha recebido.
Cumprimentos
João Luís

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#137648 | SMARTMUST | 18 dez 2006 22:34 | Em resposta a: #104536

Carissimo joão Luis
Procuro informação acerca de Miguel Jose de Sousa Leote .

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#137713 | Leote | 19 dez 2006 17:02 | Em resposta a: #137648

Olá confrade,

Posso pedir-lhe que se identifique?
Tenho algumas informações sobre a personagem de sua curiosidade.
Pode dar-me uma razão do seu interesse?

Miguel, n. em 1799 em Albufeira e é filho de Lopo e de Inês, Casou-se com Ana Bárbara e teve pelo menos 6 filhos.

Aguardo notícias suas,

Cumprimentos

João Luís Leote Tavares Esqúível

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#137722 | SMARTMUST | 19 dez 2006 19:04 | Em resposta a: #137713

Carissimo confrade

sei que Miguel Leote participou na defesa da Vila de Albufeira contra o ataque das tropas Miguelistas.
Como estou a efectuar um pequeno trabalho sobre este assunto e Miguel Leote faz parte deste acontecimento,conhecer um pouco esta pessoa completa um pouco mais o trabalho.

Se me puder ajudar fico muito grato.

SERGEBRITOARROBASAPOPT

Cumprimentos
Sergio Brito

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#137762 | Leote | 20 dez 2006 09:18 | Em resposta a: #137722

Caro Confrade

Aqui vão os dados que tenho. Foi Vereador em Albufeira nos anos de 1826, 1830 e 1832.

Miguel José de Sousa Leote, nasceu em 1799 em Albufeira, é filho de Lopo Leote Tavares, de Albufeira e de Inês Prepétua de Sousa Prado, de Portimão. Foi um de (pelo menos) 8 irmãos. Casou-se com Ana Bárbara Guerreiro de Aboim de Brito e Melo, nascida em Almodôvar a 22 de Abril de 1790, e teve pelo menos 6 filhos.
Faleceu em Lisboa a 18 de Outubro de 1833.

São estas as informações de que disponho. Caso queira saber os nomes dos avós e dos filhos, queira solicitar.

Cumprimentos

João Luís

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#138078 | SMARTMUST | 23 dez 2006 22:55 | Em resposta a: #137762

Carissimo João Luis
a sua contribuição ajudou-me muito.
O pormenor de que Miguel Leote foi vereador nesses anos é importante pois como sabe grande parte da documentação de Albufeira foi destruida pelos Guerrilhas.
Por acaso sabe onde morreu?Terá sido na prisão?e qual a causa?
Se me facultar o nome dos filhos agradecia.

Muito obrigado e votos de um Feliz Natal

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#138090 | Leote | 24 dez 2006 08:47 | Em resposta a: #138078

Caro Confrade

Não sei onde morreu nem a causa. A data da morte vem referida num documento sobre a contenda da Várzea da Orada.

Os filhos que teve foram:
Francisco Xavier Correia da Silva Leote, n. 15 Set 1818, casado com geração;
Francisco Correia da Silva Leote, n. 1820, casado com geração;
Diogo Maria de Melo Leote, n. 15 fev 1823, casado com geração
Sebastião Maria de Melo Leote, solteiro, SG;
António de Sousa Tavares Leote, solteiro, SG; e
Paula Joaquina Tavares Leote.

Boas festas,

João Luís

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#139649 | SMARTMUST | 08 jan 2007 22:26 | Em resposta a: #138090

Carissimo João Luis
Os votos de um bom ano de 2007.
desculpe uma vez mais a minha curiosidade,como é que posso aceder ao documento sobre a contenda da Orada?
O primeiro filho , Francisco Xavier Correia da Silva Leote encontra-se sepultado no jazigo de familia do cemiterio de Albufeira ,faleceu a 30.12.1896,tive a oportunidade de verificar ao visitar o cemiterio.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#139669 | Leote | 09 jan 2007 08:52 | Em resposta a: #139649

Carp Sérgio,

Queira dar-me seu email. Mandar-lhe-ei dito documento.
Cumprimentos,
João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#139741 | SMARTMUST | 09 jan 2007 19:28 | Em resposta a: #139669

Carissimo João Luis

o meu email é sergebritoARROBAsapo.pt

Obrigado pela sua ajuda

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#142277 | CCS1953 | 29 jan 2007 21:06 | Em resposta a: #139741

Caros Confrades,

Conheço uma família Leote no Algarve. Vivem em Olhão, mas são da Quarteira.
Se necessitarem posso debitar aqui os seus nomes.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#142325 | MigSousa | 30 jan 2007 11:06 | Em resposta a: #139669

Caro Senhor J. L. Leote Tavares Esquível

Revendo ascendências em Tanger, encontro ANTONIO CORREIA DE ANDRADE, casando a 8.11.1649 na Ermida do Espírito Santo com MARIA TAVARES LEOTE, filha do Capitão JORGE CAIADO DE GAMBOA (mais tarde Sargento-Mor) e de MADALENA DA COSTA (casados na Sé a 11.6.1619), neta paterna de GASPAR CAIADO DE GAMBOA e de MARIA MANOEL DE FIGUEIREDO (casados na Sé a 10.9.1589), neta materna de GASPAR LEOTE (o segundo deste nome, CFCR, COC, FCA, e que foi o “Grande Capitão”) e de MARIA TAVARES (casados na Sé a 15.6.1587). Desta só tenho nota de um irmão, CRISTÓVÃO DA COSTA DE GAMBOA, COC com 20$000 Rs de tença desde 1668, pelo que julgo que terá também seguido a carreira das armas.

ANTONIO CORREIA DE ANDRADE, Capitão de Infantaria, foi filho de FERNÃO MARTINS DE ANDRADE, Capitão de Mar, comandante de galeota da Armada, e de ISABEL HENRIQUES (tendo ambos casado a 3.2.1619, na Sé) esta última filha de ANTONIO CORREIA, Almocadém, e de BRANCA PESSANHA, estes casados a 2.9.1584, também na Sé).

Do primeiro casal acima teria sido filha ISABEL DE ANDRADE, segundo Belchior de Andrade Leitão - Genealogias manuscritas da Biblioteca da Ajuda - Titulo Andrades do Algarve -, que a dá com esta filiação, e a anota como tendo casado com "João Maciel da Costa ou de Andrade", casamento este que só se poderia ter realizado depois de 1670, mais ou menos, portanto já depois do despejo de Tânger.

Por essa época documentam-se indivíduos de nome JOÃO MACIEL DE ANDRADE e JOÃO MACIEL DA COSTA em Faro, mas este casamento não se acha nos assentos, ao que me dizem. Todavia, ele pode ter ocorrido em Lisboa em qualquer outro lado.

Ao que tenho lido, a grande maioria dos LEOTE de Tânger veio para o Algarve após o despejo, e não seria de estranhar este casamento de Isabel com alguém residente em Faro, mas não o acho documentado.

Uma vez que tem estudado a fundo estes ramos da família, saberia dizer-me algo sobre esta eventual linha de descendência dos LEOTE de Tânger? Faz alguma ideia em que documentos se terá baseado Belchior de Andrade para deixar esta nota?

Com os cumprimentos, agradece

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#142332 | Leote | 30 jan 2007 11:56 | Em resposta a: #142325

Caro Confrade,

Do ramo João Maciel da Costa/João Maciel de Andrade não tenho nada. Anotei as informações que me deixou.

No entanto relativamente a este assunto tenho a dizer o seguinte

Fernaão Martins de Andrade era filho de Tomé Gonçalves e de Isabel Domingues. Estes últimos também foram pais de pelo menos uma BARBARA COELHO. Esta casou-se com João d'Orta de Andrade (filho de Pero Vieira D'Orta e de Júlia Castelina) a 13 de Maio de 1629 em Tanger.

Tiveram pelo menos duas filhas

Júlia Cristalina casada 18-8-1652 com Gerónimo Costa Lobo (n. 18-5-1633) filho de João Lobo e Isabel Álvares Pereira. Depois de casado foi Juiz da ALfândega de Faro e Capitão-mor de Loulé. CG.

Leonor d'Andrade d'Orta casada em 13 de Setembro de 1609 com Manuel de Oliveira Mateus, filho de Francisco de Oliveira e Luísa Mateus. Não sei se com geração ou não.

Entretanto, António Correia de Andrade teve uma irmã Isabel Domingues casada com António Marreiros ou António Marreiros Soares a 9-10-1661. Este António era filho de Lopo Fernandes e Leonor Vaz. Tiveram pelo menos uma filha, Bárbara Antónia Tavares de Araújo que casou a 2-2-1731 (?) em Lagos(SM) com António Freiras de Siqueira Valadares.

O casal Fernão Martins Andrade e Isabel Henriques teve ainda, pelo menos, dois filhos com o nome de Francisco, nascidos a 11-10-1628 e 6-5-1635. É de concluir que pelo menos o primeiro não tenha sobrevivido. Do segundo nada sei.

Correcções.
Jorge Caiado de Gamboa casou a 6 de Novembro e não 11 de Junho.
Gaspar Caiado casou a 9 de Outubro e não a 10 de Setembro.

No casamento de Isabel Henriques (3-2-1619) a mãe dela aparece como Violante Pessanha e não Branca Pessanha. António Correia, ainda de Violante teve Luísa Correia que casou a 6-6-1619 com Gaspar Marques.

Aparentemente de um segundo casamento com uma Branca Pessanha em 2-9-1584 teve pelo menos....

Violante Pessanha CC Gaspar de Vivaldo
Diogo Correia CC Maria ou Leonor de Negreiros
Ginebra Correia CC 1.º Nicolau de Sousa CC 2.º Heitor de Leão Banha

Cumprimentos

J. L. Leote Tavares Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#142337 | MigSousa | 30 jan 2007 12:16 | Em resposta a: #142332

Caro Confrade:

Muito grato pelos seus esclarecimentos. Tomo nota que me escaparam alguns erros, cuja correcção agradeço.

Sobre as pessoas que indica, mais ou menos eles foram analisadas no passado mês, no tópico Pessanha, Veloso e Cabral do Algarve, em especial com o confrade Rui Pereira, descendente de Julia Castelino, aqui citada.

Continuemos a aguardar que alguém tenha já tropeçado neste assunto, e possa aqui deixar informação adicional sobre esta Isabel de Andrade, de quem tão pouco sabemos.

Fico sensibilizado pela sua atenção, e pela extrema rapidez da sua resposta, o que uma vez mais agradeço.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#142404 | CCS1953 | 30 jan 2007 20:54 | Em resposta a: #142277

Caros Confrades,
A família que conheço é a seguinte:
Lidia Maria Leote Gonçalves Costa, filha de Felisbela Maria Vairinho Leote e de Júlio Gonçalves.
Felisbela, filha de Lidia Vairinhos e esta filha de José Leote.

CUmprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#231755 | LLR | 11 jun 2009 23:58 | Em resposta a: #142337

Caríssimos
Se alguém souber o nome e a ascendência directa da senhora Leotte que casou em meados do sec. XIX com o Dr. António Silvestre do Rêgo, pais de Maria Luiza Leotte do Rêgo, que casou em segundas núpcias com Francisco Côrte-Real, sem descendência, e de Jaime Daniel Leotte do Rêgo, Contra-Almirante e deputado na 1ª República, com descendência, peço que por favor me indique os dados necessários para a minha pesquisa. Obrigado desde já e cumprimentos


Luis Leote do Rêgo
luisleotearrobavodafonepontopt

Resposta

Link directo:

Leote

#231843 | MigSousa | 13 jun 2009 19:15 | Em resposta a: #231755

Caro Confrade Leote do Rego:

Tenho muita pena de não lhe poder ser útil, mas nada sei sobre essas linhas familiares.

Espero que alguém informado possa trazer pistas. Todavia, talvez no excelente Arquivo da Assembleia da República possam constar os antepassados directos do Contra-Almirante Jaime Leote do Rego (uma vez que foi deputado) e na sua documentação haja o nome de seus avôs.

Também nas fichas biográficas militares (talvez até no Clube Militar Naval) acaso haja pistas, mas é assunto de que não tenho experiência, que pessoalmente se limita ao Arquivo Histórico Militar, em Santa Apolónia.

Com os melhores votos de sucesso

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#231851 | LLR | 13 jun 2009 22:46 | Em resposta a: #231843

Caro Confrade Miguel de Sousa
Obrigado pela pronta resposta. Agradeço também as dicas para pesquisa. Essas são realmente coisas de que me posso encarregar para descobrir aquilo que pretendo.
Até sempre e conte comigo

Luis Leote do Rêgo

Resposta

Link directo:

Leote

#231858 | MigSousa | 14 jun 2009 01:21 | Em resposta a: #231851

Caro Luis Leote do Rego:

Uma grande vantagem deste Forum é o grau inesperado de apoio que pode oferecer a quem esteja em dificuldade, ou num impasse.

Espero que em breve possa estar bastante mais avançado, e que possa informar aqui do que achou, pois esses novos dados podem ser a pista para novos aportes, por parte de outros confrades.

Também tenho muita curiosidade pelos LEOTE, embora até hoje só os tenha achado ligados aos meus por afinidade, em Tanger; mas ainda tenho incógnitas nos mais antigos.

"Bonne chance et bonne chasse"

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#231871 | cfpp | 14 jun 2009 13:01 | Em resposta a: #231858

Olá Miguel Sousa, Bom Dia!
Bom - dia, também para Luís Leote do Rego

A minha "caça", não foi além de uma pesguisa ao Google que tem muita informação sobre a figura de Jaime Daniel Leotte do Rego. Mas, numa notícia veiculada pela Câmara de Lagos,(15/07/08), a propósito da decisão de atribuir novas denominações toponímicas na cidade, entre outras, vem a da referida personalidade que nasceu em Lagos a 01 Dez 1867, ingressa na Escola Naval em 1885 e falece em 1923.

No acto da inauguração, estão presentes altas individualidades da nossa Marinha, um neto (Jaime Leotte do Rego) e, um familiar ( Francisco Corte -Real Negrão).

Talvez ajude a obter as informações, através destes familiares directos...

Saudações
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#231874 | LLR | 14 jun 2009 14:39 | Em resposta a: #231858

Caro Miguel de Sousa
É como diz. "navego" de surpresa em surpresa à medida que exploro o forum, e o "feedback" e ajuda podem surjir donde menos se espera. Devemos ser uns bons milhares por aqui, nestas lides, e já deparei com alguns mestres que também se dignam cá vir esclarecer-nos. Devo, no entanto, dizer que não passo dum curioso, a dar os primeiros e hesitantes passos, mas graças a Si, já tenho onde passar umas tardes à procura do que pretendo saber. Aquilo que descobrir vou submeter à consideração dos meus colegas de busca. Um abraço e até breve
Luis Leote do Rêgo

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#231901 | LLR | 14 jun 2009 23:52 | Em resposta a: #231871

Obrigado "colega" Maria Carlota
Escrevo este post depois de lhe enviar resposta á S/ amável mensagem.
Conheço a notícia, o Jaime é o meu irmão mais velho e o Corte-Real que
esteve presente no tal acto foi o Rui, oficial de Marinha e primo,
que já foi comandante do Porto de Portimão e Cascais.
Continuo a busca, apesar de de ter recebido informação com
o nome da minha bisavó. Era Júlia, sujeito a confirmação, mas quero mais....
Obrigado a todos
Luis Leote do Rego

Resposta

Link directo:

Humor indispensável

#231929 | LLR | 15 jun 2009 12:24 | Em resposta a: #231874

Queiram ler os posts todos em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33845
e preparem-se para umas boas gargalhadas e para o
fino humor de alguns confrades nossos com talento.
Luis

Resposta

Link directo:

Respostas

#233077 | LLR | 01 jul 2009 12:09 | Em resposta a: #231929

Caros confrades
Quero participar-lhes que já foram desfeitas as dúvidas que tinha relativas ao nome da minha bisavó Leotte, de Lagos, graças à ajuda inestimável do nosso confrade LAV, que me forneceu a lista completa do meu ramo desde a tal bisavó, e até um pouco mais para trás, com os meus avós, pais tios filhos sobrinhos e até sobrinhos-netos. Venho por este meio agradecer a excelente ajuda, muito para além do pedido. Um abraço LAV e obrigado
Luis Leote do Rego

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#233798 | Leote | 10 jul 2009 00:03 | Em resposta a: #231858

Caro Miguel de Sousa

Também eu me interesso bastante sobre o que se passou em Tanger e como "passaram" para o continente. Diga-me quais as afinidades que lhe despertaram interesse. Posse, eventualmente, esclarecê-lo.

Cumprimentos

João Luís Leote Tavares Esquível

Resposta

Link directo:

Aliot...

#235054 | LLR | 26 jul 2009 14:23 | Em resposta a: #233798

Caros confrades
Não posso deixar de mencionar a declaração do Miguel Côrte-Real no livro FCAA em que afirma que já existiriam no Algarve, ao tempo da conquista, dois comerciantes árabes com o nome Aliot, retirando, sem a necessária pesquisa, qualquer pretensão à origem escocesa da família.
Em consulta ao site www.scotsfind.org encontrei a seguinte e curiosa informação:
The list of Scotish names variants:
Elliot, Aelwold, Allat, Dalliot, Eellot, Eleot, Elewald, Eliot, Eliott, Ellat, Elleot, Ellet
Ellett, Ellette, Elliot, Elliotti, Elliott, Elliswod, Ellot, Ellote, Ellotte, Ellott, Elluat, Eleoat, Eleot, Elot, Ailit, Aileoit, Aillloit, ALIOT, Alleot, Aillet, Aliet, Ellwald, Ellwod, Ellwodd, Ellwold, Ellwood, Elnuand, Elnwand, Eluand, Eluat, Eluwand, Elwand, Elwaird, Elwald, Elwalde, Elwold, Elwood, Elwoode, Elwolde, Elwoold, Elyot, Elyoth, Helewald, Hellwood, Illot, Ilwand

Aqui fica para o que valer

Cumprimentos a todos

Luis Leote do Rego

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#235554 | MLGG | 02 ago 2009 13:01 | Em resposta a: #104536

Caro Leote e caro Miguel,

Primeiro quero pedir desculpa para os errors que vou fazer. Eu fui educada na Alemanha mesmo que sou 1/2 pourtuguesa/algarvia! E essa è a minga primeira pesquisa desse assunto.

Minha mãe é uma leote guerreiro de albufeira e minha tia uma de brito, sempre vivendo em albufeira.

Comprimentos
Mila L.G.G.

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#310809 | saquirap@net.pt | 26 jul 2012 16:31 | Em resposta a: #137713

Caro Leote, desculpe a intromissão mas não pude deixar de ver a vossa troca de informação.

Sou Saquira Pulino, e já à algum tenho cenho pesquisando sobre a familia Leote. Gostaria que me ajudasse se poder, gostaria de obter alguma informação a cerca de José Hermenegildo Samora Leote e de Henrique Brás Leote.


Agardo notícias.

Cumprimentos Saquira Paulino

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#312411 | Leote | 24 ago 2012 11:34 | Em resposta a: #310809

Bom dia,

Desculpe a tardança da resposta mas estive sem acesso.
José Hermenegildo n. 17Abr1939 era filho de Henrique Brás n. 3Fev1898 e de Maria Auta Samora Pincho Martins n. 12Set1901, todos os três em Albufeira. Henrique e Maria Auta casaram a 3Fev1923 nessa mesma vila. Eram primos pelo lado Samora.
José Hermenegildo era um de 7 irmãos quase todos casados e com descendência. Era neto de Pancrácio Samora Leote, filho natural de Maria Elisa Samora Leote. Pancrácio nasceu cerca de 1867 em São Clemente Loulé (mas ainda não consegui obter ou ver cópia do assento de baptismo) e casou com Maria Eduarda Viera, também ela filha natural de Maria Luísa Vieira. Henrique Brás foi, aparentemente, seu único filho.
Tem informação sobre descendência do José Hermenegildo? Gosaria de saber se a tiver.
Cumprimentos,
Leote

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#313335 | saquirap@net.pt | 08 set 2012 23:31 | Em resposta a: #312411

Caro Leote fasso esta pesquisa porque pelo que me foi dito pela minha avô, sou de linhagem LEOTE.
Minha avô teve um filho, ( Carlos Miguel Leote, meu pai ) com o emigrante à Angola ( José Hermenegildo Samora Leote ) por isso o meu enteresse.

Agradeço desde já a atenção que me está a despomibilizar.



Saquira Paulino

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#313362 | S.João de Rei | 09 set 2012 17:51 | Em resposta a: #231755

Caro Luís Leote do Rego

O meu Tio Avô, Victor Hugo de Azevedo Coutinho serviu na Marinha, onde entre outras coisas foi por três vezes ministro durante a primeira República. Certamente o seu Avô, Jaime Daniel Leote do Rêgo e Victor Hugo tiveram relações estabelecidas, em função das origens geográficas e familiares. A nossa família Azevedo Coutinho estabeleceu-se em Lagos na primeira metade do século XVIII, vinda de Mazagão, aí teve alianças familiares com Vilalobos, Corte Real, Mascarenhas, Teles Moniz Corte Real, Mendonça Pessanha, Leote, Aboim …
Na segunda geração nascida em Lagos (S. Sebastião), Gaspar de Vilalobos, 1738-06-14, irmão do meu avô (4º) Manuel de Azevedo Coutinho, casou com D. Maria da Silveira Pita, filha do Capitão Francisco Xavier de Figueiredo e de D. Isabel da Silveira Pita, ambos de Tânger.
Tiveram as filhas:
D. Maria da Silveira
Nasceu em 1761-09-12 e morreu criança.
D. Francisca Vitória da Silveira
Nasceu em 1762-12-08. Faleceu em 1806-08-03.
Casou em 1780-07-26 com o Major, Luís Manuel da Silva Leote, oficial e faleceu a 1/12/1802, filho de Francisco Correia da Silva, nascido em 5/09/1707, Lagos (Sta Maria) e falecido a 23/02/1797, casado a 12/03/1741, Lagos, (Sta Maria) com Vitória Francisca Xavier de Sousa Bassem, n. 9/03/1723, Lagos, (Sta Maria), falecida a 27/06/1780.
Filho:
Gaspar de Vilalobos, Tenente do regimento de Infantaria nº 02, que nasceu a 12/03/1784.
Casou a 19/01/1816 coma a sua prima D. Ana Gertrudes de Azevedo Coutinho( XXVII.22).
Com geração…
Ora bem, acredito que o seu Avô Dr. António Silvestre do Rego, não terá esse nome, mas sim, António Silveira do Rego. E eventualmente ele ou a mulher, ou os dois, sejam descendentes de Luís Manuel da Silva Leote ou familiar próximo referido e da minha prima, e assim sejamos …primos.

Existe também outro ramo Leote que certamente se liga a este e é …o de Manuel de Azevedo Coutinho, nascido a 29/11/1750 em Lagos, onde foi baptizado a 6/12/1750 na igreja de S. Sebastião. Faleceu em Lagos a 2/03/1809 na freguesia de Sta Maria , e jaz na Misericórdia. Casou na igreja de S. Sebastião a 21/02/1779, com D. Catarina Eufémia de Novais de Sousa Leote, que nasceu em 1753 e faleceu a 21/05/1803, sendo sepultada na capela de Sto António . Filha de Manuel José de Sousa Leote, dr que formou-se bacharel em direito pela universidade de Coimbra e foi Juiz de Fora de Mértola e de Torres Vedras e de D. Maria Clara de Novais, natural de Torres Vedras.
Foi Fidalgo cavaleiro da Casa d’El-Rei D.José , por alvará de 29/05/1775. Escrivão da Câmara de Lagos por carta de 2/05/1807, e em virtude do mesmo ofício lhe ser renunciado por seu pai a 2/07/1804. Filho:
Rodrigo Xavier de Azevedo Coutinho.
Nasceu em Lagos a 1780 na freguesia de Sta Maria e lá faleceu em 1832 e jaz na Misericórdia. Casou duas vezes; a primeira na igreja da Misericórdia a 4/07/1809 com D. Maria Clara de Sousa Leote, sua prima, que faleceu a 13/04/1814, sepultada também na mesma igreja. Filha de Joaquim Miguel de Sousa Leote, Capitão, nascido 18/05/1751, Torres Vedras (S. Pedro) – Torre do Tombo, Lisboa, Torres Vedras, S. Pedro, Livro n.º 3 Baptizados Pag. 63, 4/06/1751, o Reverendo Domingos Rodrigues de Mattos Reverendo nesta Freguesia de minha licença baptizou solenemente e pôs os santos oleos em Joachim. Filho de Manuel José de Souza Leote, dr, Natural do Reino dos Algarves, baptizado na freguesia de São Sebastião - Lagos e de sua mulher D. Maria Clara das Neves natural de freguesia de S. Pedro – Torres Vedras.
Cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#315096 | saquirap@net.pt | 10 out 2012 12:59 | Em resposta a: #312411

Sou Saquira Paulino Leote.

Meu pai Miguel Leote diz ser filho de José Hermenegildo Samora Leote, na tentativa de o encontrar encontrei este site que me permitiu obter mais informações.

Se me poder Continuar a ajudar lhe ficarei muito grata.

Meus cumprimentos.

Saquira Paulino

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#315124 | Leote | 10 out 2012 21:41 | Em resposta a: #315096

O meu mail é
joao_esquivel (a) netcabo.pt
Qual o seu?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#315294 | saquirap@net.pt | 13 out 2012 21:46 | Em resposta a: #315124

O meu é saquiradalidet@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Leote

#346196 | mjpcosta | 13 mai 2014 02:13 | Em resposta a: #231858

Caros confrades

Muito agradeceria qualquer informação relativa ao nascimento/baptismo, ascendência e eventuais irmãos de uma minha tetravó, Maria Isabel Correia Leote. Diz o seu assento de casamento, datado de 1847, que nasceu em Lagos, filha de Francisco Correia Leote (tenente-coronel reformado, segundo consta no assento de casamento de uma neta deste, datado de 1862) e de sua mulher, Dona Maria Inácia (dada como Maria do Rosário Faria no assento de casamento da mesma dita neta), da cidade de Lagos.

Diz o seu assento de óbito que faleceu em 1879, aos 66 anos de idade, o que colocaria o seu nascimento por volta de 1813, mas fiz uma busca sistemática nos registos de baptismo de Lagos (Santa Maria e São Sebastião), entre 1800 e 1818, e nada encontrei.

Muito obrigada,
Maria João Pereira da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#346203 | rfmc | 13 mai 2014 10:07 | Em resposta a: #346196

-
Creio que este tópico lhe dará alguma informação
sobre esta familia.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=3457
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#346204 | rfmc | 13 mai 2014 10:12 | Em resposta a: #346203

-
Tinha seguido o tópico errado.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=345719
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Leote

#346214 | mjpcosta | 13 mai 2014 17:12 | Em resposta a: #346204

Caro RFMC

Muito obrigada pela sua pronta resposta.

Infelizmente não tenho ainda elementos suficientes para poder desenvolver este ramo ascendente da minha família. Sem o seu assento de baptismo, nem o assento de casamento dos seus pais, não tenho forma de apurar quem eram os seus avós. Presumo que sendo filha do tenente-coronel reformado Francisco Correia Leote, de Lagos, seja neta paterna do capitão Francisco Leote Tavares e de Ana Joaquina de Sousa Bassem, mas não tenho como o confirmar.

Tinha esperança que algum confrade/confreira deste Fórum se tivesse já cruzado com esta minha tetravó e me pudesse ajudar. O post é recente e pode ser que esse confrade/confreira ainda apareça.

Com os meus cumprimentos,
MJPCosta

Resposta

Link directo:

Leote

#376556 | mjpcosta | 02 jan 2017 04:18 | Em resposta a: #346196

-
Como corrigenda a esta minha mensagem, esclareço que Maria Isabel Correia Leote era filha de Francisco José Correia Leote e de sua mulher, D. Maria Inácia do Rosário Faria, todos de Lagos, segundo os registos, mas o facto é que ainda não os consegui encontrar.

MJPCosta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 17:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen