Documentos de pesquisa

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Documentos de pesquisa

#104607 | Beatriz Machado | 05 nov 2005 16:18

Olá
Se alguém aqui no fórum poder esclarecer-me, agradecia.
Estou a fazer pesquisa sobre os meu antepassados. Os documentos que tenho pesquisado são: registos de nascimento, casamento e óbito. No entanto, gostaria que me informassem se existem outras fontes. Por exemplo, quem essinava as crianças a ler? Existe algum levantamento de quem andava na escola?
Pode-se saber para quem uma pessoa trabalhava numa determinada altura?
Pode-se saber quem foram os patrões de uma pessoa ao longo da sua vida?
Pode saber quantos filhos teve uma pessoa sem ter que pesquisar os registos de nascimento ano a ano?
O que é o rol dos confessados? Onde estão estes documentos?
Muito grato pela vossa atenção.
Bota

Resposta

Link directo:

RE: Documentos de pesquisa

#104693 | vbriteiros | 06 nov 2005 23:13 | Em resposta a: #104607

A sua questão é demasiado generalista. Devia especificar e personalizar o mais possível.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos de pesquisa

#104736 | JCC | 07 nov 2005 15:50 | Em resposta a: #104607

As fontes principais são, habitualmente, a até ao sec. XVI, as que refere.

Na sua falta poderão existir testamentos, documentos de venda ou emprazamentos, procurações, etc. que normalmente se encontram nos arquivos dos tabeliães mas cuja pesquisa é bastante mais complexa.

Existe também o Arquivo Histórico Militar bem como arquivos históricos nos vários ministérios. É bem possível que os arquivos das escolas (que poderão existir desde que existem escolas públicas, mas que desconheço) estejam à guarda do ministério da educação.

Há também o arquivo da Universidade de Coimbra, a leitura de bacharéis e as diversas habilitações (ordens, FSO, de genere, etc), para além de muitos outros arquivos na TT e doa arquivos privados.

Não estou a ser exaustivo mas poderá encontrar uma obra do Prof.Augusto Ferreira do Amaral sobre a temática das fontes na genealogia portuguesa.

Quanto às profissões não creio que, se não as encontrar descritas nas fontes habituais, seja fácil descobri-las.

Finalmente os rois: de confessados e de crismados. Como provavelmente sabe constitui um dever dos católicos confessar-se ao menos uma vez em cada ano, pela altura da Páscoa. Noutros tempos os párocos tinham uma lista (rol) dos seus paroquianos em que iam dando "baixa" dos que se confessavam em dado ano (rol de confessados) ou dos que eram crismado (rol de crismados). Como estas listas eram, geralmente, feitas por família ajudam-nos a conhecer a constituição de cada família num dado ano.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Documentos de pesquisa

#104774 | Beatriz Machado | 07 nov 2005 19:52 | Em resposta a: #104736

Caro João Cordovil Cardoso
Se não se importar gostaria que me informasse onde posso procurar os rois dos confessados e dos crismados. É nos arquivos ou nas paróquias. Temos acesso a esses documenos?
Cumprimentos
Bota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 17:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen