Nobiliário Felgueiras Gayo

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Nobiliário Felgueiras Gayo

#104641 | AJGama | 06 nov 2005 08:33

Haverá algum Nobiliário conhecido que possa de algum modo complementar informações do Felgueiras Gayo? Talvez um que avance uma ou duas gerações. Agradeço atenciosamente qualquer informação que me possa ajudar. Susana Gama.

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#104675 | aeiou2 | 06 nov 2005 18:08 | Em resposta a: #104641

Olá boa tarde,

Há :
1.Últimas Gerações de Entre Douro e Minho,por Machado,José de Sousa,Livros I e II,Edição do autor,Braga 1931

2.Carvalhos de Basto,Cunha e Freitas,Eugénio da Andrea da,Porto 1977,8 volumes

Como deverá saber O Felgueiras Gayo tem muitos erros, que por vezes são repetidos nas duas obras apontadas,por isso tem que se fazer sempre a respectiva verificação nos arquivos desde que que a data assim o permita.

Tem alguma questão em particular sobre alguma família ?

Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#104732 | AJGama | 07 nov 2005 15:31 | Em resposta a: #104675

Cara Maria Oom,

Desde já agradeço a pronta resposta, e se não se importasse colocava-lhe o meu "problema actual":

Na realidade, uma das minhas avós (...) foi Rosa Joaquina da Cunha d'Antas, no Genea na pag. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=336786 casada com Lourenço da Gama Araújo e Azevedo.

Esta Rosa Joaquina era filha de Manuel José de Góis Rego e de Rosa de Sousa, segundo mostram os assentos de baptismo dos filhos. Viveu parte da sua vida, e até à sua morte em 1849, em Romarigães - Paredes de Coura. Segundo a "Monografia de Paredes de Coura", teria ido para ali por ser "aparentada com a ilustre familia de Antas, daquela freguesia".

Ainda segundo o Jornal - A voz de Coura: "descendente dos Antas do Amparo. Teria ainda o apelido Gois: o apelido Gois provinha da Casa de Vila Nova em Fornelos - Ponte de Lima."

Penso que o pai de Rosa Joaquina (Manuel José de Gois Rego) poderá ser o filho de Brás de Goes Rego e de Maria da Cunha (aqui no Genea no

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=208887

mas a verdade é que não consigo ter provas. O assento de óbito não é informativo, este Manuel Gois Rego nasceu em Romarigães mas não casou lá, e Rosa Joaquina também não casou em Romarigães. Procurei também em Ponte de Lima, em Refoios - de onde o marido seria oriundo, e em Fornelos e na Vila, sem sucesso (não encontro o nascimento de Rosa Joaquina, nem o seu casamento).

Como tanto o Manuel de Gois Rego como o Lourenço da Gama e Azevedo vêm mencionados como filhos, no Nobiliário Felgueiras Gayo, gostaria de saber se algum livro um pouco mais actual poderia ser mais informativo.

Agradeço uma vez mais a atenção dispensada, Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#104744 | aeiou2 | 07 nov 2005 17:08 | Em resposta a: #104732

Olá Susana Gama,

Vou procurar, mas não prometo que seja já pois esta semana está muito complicada. Só lá para 6ª feira ou sábado, mas entretanto pode ser que alguém a ajude, pois há quem esteja a investigar Ponte de Lima.

Beijinhos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#104764 | holstein | 07 nov 2005 19:12 | Em resposta a: #104744

No site do NEPS, na freguesia de Romarigães estudada pela Drª Carlota Santos, está Manuel Góis Rego Castro, nascido a 1-11-1747, filho de Brás Góis Rego e de Maria Cunha Araújo falecida a 13-10-1778.

Será este, e a confusão está no apelido Castro?

ASH

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#104784 | AJGama | 07 nov 2005 21:42 | Em resposta a: #104764

Na verdade também já fui ver ao NEPS, mas mantém-se a minha lacuna.

Este Manuel parece desaparecer de Romarigães antes do casamento: não casou em Romarigães - talvez tenha ido para Ponte de Lima, e depois aparece-me uma filha(?) em Romarigães, já casada - Rosa Joaquina da Cunha d'Antas: parte do nome do pai de Rosa Joaquina e a história dos seus antepassados são semelhantes.

Não sei o local exacto do nascimento desta Rosa Joaquina: nos assentos vem como natural de Refoios do Lima, mas já "os passei a pente fino" e não encontrei. Como o nome do pai não é exactamente idêntico ao deste Manuel e não consigo ter o nome dos avós, não os consigo ligar entre si.

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#105428 | aeiou2 | 17 nov 2005 00:10 | Em resposta a: #104732

Cara Susana Gama,

Desculpe só hoje estar a responder, mas além dos vários afazeres, tenho estado com uma cólica renal que não dá paciência para nada, mas não encontrei ainda nenhuma ligação mais moderna.Sabe nem tudo vem no NEPS.
Não terá havido alguma licença especial para o registo dessa sua ascendente ?

Vou dando notícias conforme o que encontrar.

Beijinhos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#105440 | pinheirov | 17 nov 2005 02:40 | Em resposta a: #104732

Cara Susana Gama

Relativamente à sua mensagem, não sei até que ponto poderá ser útil a informação que segue, retirada da minha árvore, mas comunico-lha:
Casada com Boaventura José de Palhares Malafaia (*1796, Sta.Maria dos Anjos, Ponte do Lima)
foi: Maria Theresa da Silva Antas (ou d'Antas em outros registos) *1796 +14.02.1875, filha de João António da Silva Antas e de Maria Thereza, naturais de Sta.Marinha de Arcozelo, Ponte do Lima.
Dos sete filhos que teve, nenhum perdurou o apelido «Antas».
Faleceu em S.João da Ribeira, Ponte do Lima, após seu marido.
Fez testamento e deixou cinco dos seus filhos vivos.
Cumprimentos.

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#105603 | AJGama | 18 nov 2005 21:57 | Em resposta a: #105440

Caro Victor M. Pinheiro

Vou ter em conta estas freguesias numa próxima ida ao Arquivo de Ponte de Lima. Obrigada. Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#105606 | pinheirov | 18 nov 2005 22:14 | Em resposta a: #105603

Cara Susana Gama

Em Ponte do Lima encontrará apenas o Arquivo Municipal.
Será então, o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, onde recuperei essas informações.
Cumprimentos.

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#105610 | AJGama | 18 nov 2005 23:04 | Em resposta a: #105606

Tem razão, referia-me a Viana, também tenho lá ido. Obrigada. Susana Gama

Resposta

Link directo:

Estudo de Carlota Santos (Boletim Neps 14- 2000)

#105611 | Carlos Silva | 18 nov 2005 23:33 | Em resposta a: #104732

Cara Susana Gama,

Rosa Joaquina Dantas, mulher de Lourenço da Gama Dantas Araujo e Azevedo era de facto filha natural do Padre Manuel de Gois Rego (e de Rosa de Sousa, solteira) por sua vez filho de Bras de Gois Rego e de sua mulher Maria da Cunha e Silva.

Veja no mesmo site do Neps, o artigo de Carlota Santos « Contextos socio-economicos da ilegitimidade : estudos de casos » no boletim n° 14, de 2000, em que vem estudada em pormenor essa familia.

Nào tem melhor nobiliario.

Boa leitura.
Melhores cumprimentos.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#105623 | fertelde | 19 nov 2005 11:29 | Em resposta a: #104675

Estimada Maria oom Oliveira Martins:
Como me parece que esta bem informada, por este meio peço ajuda para conhecer sobre a ascendencia de Francisco da Cunha Rego, que foi Presidente da Camara Municipal de Lisboa entre os anos de 1744/49.-
Agradecido desde já,
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#105678 | aeiou2 | 19 nov 2005 23:00 | Em resposta a: #105623

Caro Fernando de Telde,

Já procurei na GELB e nada encontrei, mas um dos meus filhos é amigo de um Cunha Rego. Vou ver o que consigo apurar.
Já contactou com o Núcleo Histórico da C M de Lisboa ? Não sei se é assim que se chama mas deve haver alguma coisa.

Não sou tão bem informada quanto gostaria, mas gosto muito de ajudar

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Estudo de Carlota Santos (Boletim Neps 14- 2000)

#105698 | AJGama | 20 nov 2005 11:33 | Em resposta a: #105611

Caro Carlos Silva:

Muito, muito obrigada. Nem sabe a alegria que tive ao ler a sua mensagem, que veio resolver uma lacuna que eu pensava já ser impossivel de solucionar.
De facto Portugal é pequeno, e este site e os seus colaboradores são excepcionais, nomeadamente na interajuda que dão.
Com os melhores cumprimentos, Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: varias fontes

#105708 | Carlos Silva | 20 nov 2005 13:45 | Em resposta a: #105698

Cara Susana Gama,

Infelizmente nem todas as familias foram tào bem estudadas.
E além disso foi tratada, por um lado, de forma "academica" por investigadores como Carlota Santos, e por outro lado de forma literaria por um dos melhores autores portugueses, Aquilino Ribeiro, na obra "A casa Grande de Romarigàes", que creio vem em bibliografia do referido artigo, e cuja leitura, espero eu, nào a vai decepcionar se nào conhece ainda (nào é genealogia, claro, mas sim literatura, a tratar de alguns seus antepassados).

Note que no Arquivo Distrital de Braga, pode ver as "Inquiriçoes de genere" de :
Manuel Gois Rego Castro
Processo 16927
em Romarigàes – 23/08/1773
filho dos pais acima referidos.

Melhores cumprimentos.
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Estudo de Carlota Santos (Boletim Neps 14- 2000)

#105712 | aeiou2 | 20 nov 2005 14:08 | Em resposta a: #105698

Cara Susana,

Fiquei feliz pela sua alegria, bem haja Carlos Silva
Bjs

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#105793 | fertelde | 21 nov 2005 11:28 | Em resposta a: #105678

Estimada Maria. Agradeço a sua colaboraçao maximo quando um dos seus filhos è amigo de um Cunha rego. O meu Avô materno è Cunha Rego e creio que o seu contacto pode vir a ser bastante mais importante do que em principio poderia parecer. Assim fico aguardando noticias sobre o elo de conecçao que se possa estabelecer entre este meu avô e o amigo do seu filho.
melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Estudo de Carlota Santos (Boletim Neps 14- 2000)

#106310 | costa(rego) | 27 nov 2005 18:44 | Em resposta a: #105698

Bom dia de França...

Encontrei furtuitamente o dialogo iniciado por Suzana Gama, au sujeito d'un seu antepassado.
Curiosamente temos antepassados cumuns... via les ascendents de Teadora Gomes, (os Dantas Cunha) lado materno et Claudino Jose Pereira Rego lado paterno ! Bem que nativo de Romarigaes vivo en França depois de longos anos.

Melhores saudaçoes. Marcos Costa(Rego)

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#327933 | Gama13 | 24 abr 2013 09:04 | Em resposta a: #105610

uOlá Susana.

Você não sabe o quanto me deixou feliz ao encontra-la nesta página!!! Meu avô materno era português. O nome dele era Alberto Gaspar d'Azevedo d'Antas da Gama. Casou-se aqui em Cuiabá - Mato Grosso, com a minha avó, de nome Hermínia Moreira Guarim, que após o casamento passou a assinar Hermínia Guarim da Gama. Minha mãe não sabia muito à respeito do meu avô, pois ele faleceu muito cedo, creio que aos 33 anos (minha mãe tinha uns 6 ou 7 anos) , deixando minha avó e cinco filhos. Agora estou com 65 anos (e sou a caçula da família), mas sempre tive muita vontade de saber mito à respeito dos nossos antepassados em Portugal. Na verdade, não temos nenhum documento, nem mesmo a Certidão de Nascimento do vovô. A única referência que sobrou, foram 6 fotos (de 1935) de uma tia em Portugal, dona Clotilde Helena da Gama e Cunha. Consegui visualizar o seguinte: S. Paio de Agualonga - 5ª Preza do Forno - Romarigães - Paredes de Coura - Portugal. Nessas fotos ela está ao lado do marido (que infelizmente não sei o nome) e também de uma filha (cujo nome também não sei, desculpe-me). Recentemente, encontrei na net o Anuário de Viana do Castelo e para minha alegria e felicidade, no rol de Professores (Romarigães), encontrei o nome da dona Clotilde Anta da Gama. Desde então... comecei a amar este site. Fiz minha adesão e comecei a pesquisar a Família Anta(s). Eu sei que mamãe tinha um tio que era padre, que acredito, seja José Joaquim Antas da Gama. Aqui em casa temos um livro de Horas Marianas e um Crucifixo que era usado por ele (a minha mãe recebeu da tia Clotilde e guaramos com muito carinho)! Agora a minha dúvida: já encontrei o nome de muitos Antas da Gama e não encontrei o nome do meu avô Alberto. Aliás, encontrei o nome da tia Clotilde, graças ao sr. Filipe Pinheiro de Campos (fórum), que compartilha informações importantíssimas (ele está de parabéns!!!). Na publicação consta:
"CLOTILDE
Nasceu em 8 de Abril de 1880
Baptizada a 22 de Abril
Filha de Gaspar d’Azevedo Antas da Gama e
Dona Rita de Cássia Gomes da Gama, ele de Infesta, Coura
e ela de São João de Lobrigos, casados em São Lázaro, Braga.

Neta paterna de Manuel José Antas da Gama e Ana dos Reis Azevedo Poço

Neta materna de Francisco Gomes Corrêa e
Inácia Josefina da Costa Lobão

Padrinhos o Reverendo José Joaquim Antas da Gama
e Dona Helena da Glória Gomes"

Então: eu pensava que a tia Clotilde fosse irmã do meu avô, mas pesquisando a informação acima, não encontrei o nome dele. Então, fiquei a pensar: não seria o pai dele ... Lourenço José da Gama? Ou o Belchior José de Antas da Gama? Desculpe-me! É que comecei a acessar tomar conhecimento no site há menos de 3 dias! É muita informação!!! Mas diante de tudo isso... Susana! Acho que somos parentes!!! Você pode me ajudar a descobrir à respeito do meu avô? Caso você queira, eu tenho fotos dele, inclusive, ao lado da minha avó. Por favor, não deixe de me responder, pois é a primeira vez que descubro um parente (espero que sejamos parentes) de Portugal. Minha mãe já faleceu em 1985 e todos os meus tios e tias, irmãs dela.

Aguardarei sua resposta. Grande abraço da Nínia da Gama Albernaz Hortensi

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#327934 | SUS08 | 24 abr 2013 09:51 | Em resposta a: #327933

Bom dia,

Foi bom saber que há alguém interessado na nossa familia do outro lado do Atlântico!
Neste momento não tenho acesso a base de dados, e o estudo que fiz já tem algum tempo. No entanto penso que a sua familia deve pertencer ao ramo de Gaspar d'Azevedo de Antas da Gama, e acho que o avo não será filho nem do Lourenço nem do Belchior. A tia Clotilde nasceu e batizou-se onde?
Vou tentar aceder novamente ao site, para saber se a posso ajudar.

Cumprimentos,
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#327940 | SUS08 | 24 abr 2013 11:36 | Em resposta a: #327933

Bom dia, já tenho acesso a todas as informações do site.
Eu continuo a achar que deve investigar a descendência de Gaspar de Antas da Gama, acho que seria por aí. Nessa altura quase cada nucleo familiar tinha um padre... Se o tio padre fosse o José Joaquim Antas da Gama teria de ser pelo menos tio-avô... O seu avô seria ou irmão ou sobrinho de Clotilde ( irmão, filho de Gaspar e D. Rita?). O facto de não encontrar o nome do seu avô deve-se provavelmente ao facto de eu não ter estudado essa parte da familia, e não o ter inserido por isso. Talvez o melhor seja começar pelos filhos de Gaspar e D. Rita, e por Clotilde, e ir actualizando a base de dados conforme for conseguindo resultados. A certidão de nascimento de sua mãe deve ter mencionados os nomes dos avós dela, e também serve de fonte.. Depois só tem de encontrar a ligação do avô Alberto ao Gaspar e D. Rita (por isso é importante saber onde é que eles viviam, e a naturalidade do avô).
Cumprimentos, e vá dando noticias,
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#327976 | Gama13 | 24 abr 2013 18:32 | Em resposta a: #327940

Boa tarde prezada Susana Gama.

Gratíssima por responder-me!!! Estou bastante feliz!!! Com relação à tia Clotilde, a informação que tenho (desse mesmo fórum) é que nasceu em 8 de Abril de 1822 e foi batizada a 22 de abril. O local do nascimento, não faço idéia (mas deve ter sido em Paredes de Coura), desculpe-me se estiver errada, mas somente á 3 dias comecei a tomar conhecimento dos endereços aí de Portugal.

Procurei a certidão de nascimento da minha mãe e não consta avós maternos, nem paternos. Só consta: Declarante: o Pai (em 01 de agosto de 1904).

Minha mãe contava que o pai dela tinha a profissão de Guarda-Livros (formou-se em Portugal, mas não sei o nome da escola). Também contou que ele era maçon (aqui em Cuiabá). Não sei se ficou maçon em Portugal, ou no Brasil. Aqui em Cuiabá, nada consta dele em nenhum Loja Maçônica.Ela também contava que ele tinha muitos amigos. Conhecia todas as pessoas daqui e sempre realizava banquetes e que a casa vivia sempre repleta de pessoas. Ah! Na certidão da minha mãe o nome do vovô está Alberto d'Azevedo d'Antas da Gama (sem o Gaspar). Vou seguir suas orientações!!! Estou bem longe de vocês, na região Centro Oeste Brasileira... e tudo isto só está sendo possível graças à internet e a todos vocês, pessoas de muito boa vontade!!! Um abraço da Nínia

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#327989 | SUS08 | 24 abr 2013 21:50 | Em resposta a: #327976

Boa noite Ninia,

Envio-lhe duas paginas que lhe podem interessar:
http://jamador.6te.net/tree2/index.html (Familia de Gaspar de Antas da Gama). O autor refere que podem entrar em contacto para mais pormenores).
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/arquivo/745554.html (21 de Agosto de 1914 – D. Clotilde Helena de Antas da Gama, professora diplomada pela escola do Porto, pediu à Câmara que seja aberto concurso de provimento da escola mascu­lina de Romarigães- seria filha ou neta de Gaspar de Antas da Gama?). O autor deste blog de Paredes de Coura, o Sr. Jofre de Lima Monteiro Alves, é um profundo conhecedor da genealogia de Paredes de Coura, e penso que se há alguém que a pode ajudar, é ele. O seu e-mail é jofrealvesarrobasapopontopt.

Boa sorte,
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Nobiliário Felgueiras Gayo

#328035 | Gama13 | 25 abr 2013 15:43 | Em resposta a: #327989

Prezadíssima Susana!!!! Bom dia!!!!!

Muitíssimo obrigada por tanta atenção!!!! Estou emocionada pela sua gentileza e vontade de contribuir!!! Caso venha a precisar de algo no Brasil, em especial aqui em Cuiabá - Estado de Mato Grosso, pode me escrever. Meu e-mail é: smbbba@terra.com.br

Tenha um magnífico dia de muita Luz, Paz e Amor!!

Um abração da Nínia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 00:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen