5° Visconde de Oleiros

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

5° Visconde de Oleiros

#104680 | Sérgio R | 06 nov 2005 18:55

Boa tarde,

a quem pertence o titulo de 5° Visconde de Oleiros?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#104700 | aeiou2 | 07 nov 2005 05:58 | Em resposta a: #104680

Bom dia,

A G.E.L.Brasileira, Vol 19, diz que esse título,1ºvisconde, foi concedido por dec. de D.Maria II, em DUAS VIDAS, 22.11.1854.Havendo um 1ºBarão, dec. 16.1.1837, na mesma pessoa.
Sendo o 3º visconde Francisco de Albuquerque Pinto Dá Mesquita e Castro

cc 1ªvez
D.Inácia de Menezes Pitta e Castro,houve um filho que morreu novo, e

cc 2ª D.Camila Celestino Cláudio Ferreira ,houve,o sucessor 4ºvisconde, (já ultrapassa as duas vidas,mas talvez tenham requerido e pago nova concessão )não sei se assumido, Francisco Rebelo de Albuquerque, bacharel formado em Direito, oficial do registo civil do distrito de Castelo Branco, presidente da C M de Oleiros, governador civil de do distrito de Castelo Branco, ...

Não diz não diz se casou ou teve descendência.

No ANP,II I tomo I, de 1985,nada consta nem em barão nem em visconde.Talvez encontre alguma coisa na edição anterior do ANP.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#107615 | henriques ramos | 18 dez 2005 23:10 | Em resposta a: #104680

Será que o título não era apenas por três gerações?
Se assim for, o último descendente vivo, Francisco Rebelo de ALbuquerque já não teria direito ao título. Poderei mandar informações complementares sobre este ilustre personagem, falecido sem descendência.

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#165501 | juesteves | 22 ago 2007 12:56 | Em resposta a: #107615

Exmo. Sr. Henrique Ramos

Procurando informações sobre a descendência do último visconde de Oleiros encontrei a sua mensagem onde diz que tem informações sobre Francisco Rebelo de Albuquerque. Na esperança de poder saber alguma coisa,pelo menos sobre a extinção deste ramo, o que era importante para um trabalho que ando a fazer, peço-lhe, se possível, algumas indicações.
Obrigada
Judite Esteves

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#221091 | FIGUEIRA | 13 fev 2009 01:06 | Em resposta a: #107615

Caro Henriques Ramos,

Quem é hoje o actual representante dos Viscondes de Oleiros?
Houve um 5.º Visconde?

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#221253 | marco pereira | 15 fev 2009 00:03 | Em resposta a: #221091

Olá todos os caros confrades.
No Livro de Sanches Roque "Alcains e a sua História" fala-se dos Viscondes de Oleiros sobretudo do 2, com fotos e tudo e um pouco da história desta família de Alcains.
Caso esteja interessado diga posso enviar lhe digitalização das paginas.
Saudações Marco Pereira

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#221284 | hmrb | 15 fev 2009 15:56 | Em resposta a: #221091

Caro Nuno Figueira

Em relação aos Viscondes de Oleiros, posso avançar o seguinte: Os meus pais conheceram o chamado "Dr. Rebelo" último Visconde de Oleiros e que morreu sem deixar descendência. Mais ainda, consegui a identificação do mesmo através de uma foto disponível na Torre do Tombo, que os meus pais confirmaram ser ele. Contudo sei que casou já com alguma idade, com a D. Maria Adelaide, relação da qual, como já disse, não houve descendência. Os bens dele foram herdados pelos meus primos e ainda existem muitas coisas actualmente.

Cumprimentos

Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#246985 | riga | 03 jan 2010 13:23 | Em resposta a: #221284

Exmos. Srs.
Não até que ponto esta informação ainda é relevante mas gostaria de acrescentar algo à discussão.
De facto do casamento não resultou descendência, ele serviu sobretudo para alguns se aproveitarem da imensa riqueza do senhor, mas existiram três filhos, fruto de uma relação "não oficial".
Eu mesmo sou neto de um desses filhos.

Os meus cumprimentos

Ricado Garcia

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#247050 | hmrb | 04 jan 2010 08:36 | Em resposta a: #246985

Caro Ricardo

Eu sempre ouvi os meus pais e avós dizerem isso, que ele tinha tido muitas relações mas que já no final da sua vida tinha casado com uma Maria Adelaide e que desta relação não tiveram filhos. É assim que os bens dele vão parar à família dessa Maria Adelaide.

Cumprimentos


Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#247062 | Samuel C O Castro | 04 jan 2010 12:27 | Em resposta a: #246985

Prezado Ricardo Garcia,

Meus votos de um FELIZ ANO, com ótimas realizações em todas as áreas de seu convívio.

Sobre o Francisco Rebelo Albuquerque, 4º Visconde de Oleiros, por ser descendente dos Castros que estão em minha grande base que estou a montar dessa família, tenho interesse em algumas informações, que creio só V. S. teria condições de responder.

Portanto, peço sua especial gentileza, se possível, informar:

a) Ele chegou a assinar Castro ?

b) Confirmas o casamento com a D. Maria Adelaide, conforme informou a colega Hermínia Barata ? Qual o nome completo dela de solteira?

c) Caso se confirme as questões das letras a) e b), anteriores, realmente não tiveram filhos?

d) Caso se confirme a questão da letra a), quais outros relacionamentos que ele teve e, respectivas descendência?

e) Tenho interesse, também, nas datas e locais de N-C-F dele e, se confirmando a letra a), também das pessoas de relaciomente dele e dos descendentes.

f) Caso tiver alguma obra que mencione os dados que informarás, peço o seu favor de informar.

Fico-lhe muitíssimo agradecido no que for possível informar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#247086 | Silcar | 04 jan 2010 20:28 | Em resposta a: #247062

Caro Samuel de Castro

talvez lhe possa adiantar alguns dados:

FRANCISCO REBELO DE ALBUQUERQUE, representante da família e do título de Visconde de Oleiros faleceu, sem geração (pelo menos conhecida como soube por aqui) a 18 de Janeiro de 1957
Casou em Oleiros a 14 de Junho de 1938 com D. Adelaide da Conceição Valentim, nascida em Oleiros a 7 de Abril de 1894 e lá falecida a 1 de Janeiro de 1962.


A CONSEDIDERAR:

TEVE APENAS UM IRMÃO, que faleceu novo sem geração

A REPRESENTAÇÃO SERIA NO IRMÃO MAIS VELHO DO PAI ,as, todos eles (rapazes) faleceram sem geração, assim como a irmã mais velha com geração extinta.

Ficou assim a representação do título na segunda irmã do Pai D. HERMINIA CLOTILDE DE ALBUQUERQUE COSTA E ORNELAS nascida em Castelo branco a 4.5.1863 e onde casou com JOSE LOPES BURGOS

DESTE CASAL nasceu pelo menos um filho DOMINGOS BURGOS nascido em castelo Branco a 11.11.1886 e que casou com uma Sra de nome Marta

DESTE CASAL, nasceu pelo menos uma filha D.MARIA DOMINGAS BURGOS nascida a 30 de Março de 1921
SEGUNDO O A. DA NOBREZA DE PORTUGAL é PRESUMIVEL REPRESENTANTE DO TITULO DE VISCONDE DE OLEIROS



espero ter ajudado

Cumprimentos

Luis Silveira

OS I

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#247101 | hmrb | 04 jan 2010 22:47 | Em resposta a: #247086

Caros confrades

Quanto a esta Maria Adelaide posso acrescentar que era filha de João Valentim e de Maria da Conceição e que tinha uma irmã, a Maria da Conceição Valentim nascida em 1893 e casada com João Luís nascido em 3 Out 1884, irmão do meu bisavô paterno.

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#247229 | Samuel C O Castro | 06 jan 2010 15:18 | Em resposta a: #247086

Prezado Luís Silveira,

Muito obrigado pelas achegas sobre o Francisco Rebelo de Albuquerque.

Caso souber o nome e dados do irmão dele, que faleceu novo e puder me informar, agradeço, pois ele não aparece aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=129210 .

Quais seriam os demais irmãos do PAI dele?, pois também não aparecem aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54538 .

Quanto "a segunda irmã do Pai", a que referiste, aparace no link acima com o nome de Maria Hermínia de Albuquerque Mesquita e Paiva.

Vamos aguardar que o colega Ricardo possa trazer novos elementos de minhas dúvidas.

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#247253 | riga | 06 jan 2010 20:49 | Em resposta a: #247229

Boa noite a todos.
Não me esqueci de responder às perguntas que me foram feitas, porém tenho de falar com os meus familiares que privaram com as pessoas em questão pois eu já não os conheci.
Assim que tiver mais informações voltarei aqui.

Cumprimentos

Ricardo Garcia

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#248068 | Samuel C O Castro | 20 jan 2010 10:51 | Em resposta a: #247253

Prezado Ricardo,

Grato pelo retorno e satisfação.

Ficarei a aguardar suas notícias. Muito obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#248224 | Francisco Queiroz | 22 jan 2010 11:06 | Em resposta a: #247253

Por acaso sabe qual era originalmente a casa do Visconde de Oleiros em Oleiros?
A pergunta pode parecer ingénua, mas só estive em Oleiros uma vez e gostava de confirmar esse dado, com base em fotos que ali fiz na altura.
Obrigado
F Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#248313 | hmrb | 23 jan 2010 10:37 | Em resposta a: #248224

Caro confrade

A casa situava-se e situa-se ainda na rua da Igreja, penso que se chama Rua da Mesiricórdia. Tenho algumas fotos dela.

Cumprimentos.

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#248342 | FraQueiroz | 23 jan 2010 19:47 | Em resposta a: #248313

É uma casa com capela num dos extremos, tendo ao centro portal largo que dá acesso a um pátio e passadiço?
FQ

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#248353 | hmrb | 24 jan 2010 00:38 | Em resposta a: #248342

Sim é essa mesmo.

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#248362 | Francisco Queiroz | 24 jan 2010 10:10 | Em resposta a: #248353

Obrigado.
Existe algum livro ou artigo que refira a dita casa, na sua vertente arquitectónica?
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#248383 | hmrb | 24 jan 2010 17:37 | Em resposta a: #248362

Caro Confrade

Não tenho conhecimento da existência de nenhum. Tenho feito bastantes pesquisas sobre essa e outras casas, nomeadamente uma outra também pertença daquela família, um palacete situado na parte velha da cidade de Castelo Branco e até agora não encontrei nada.


Cumprimentos

Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

RE: 5° Visconde de Oleiros

#249237 | Francisco Queiroz | 05 fev 2010 10:09 | Em resposta a: #248383

É pena essa falta de dados. De qualquer modo, deixo aqui o meu interesse profissional (como historiador de arte) por essa casa em Oleiros. Se algum dia achar que posso ser útil nessa vertente, fica o meu contacto: francisco[arroba]queirozportela[ponto]com
Cumprimentos
FQ

Resposta

Link directo:

5° Visconde de Oleiros

#390235 | DalBuys | 18 mar 2018 21:19 | Em resposta a: #246985

Caro sr. Ricardo Garcia,
Interessa-me muito a descendência de D. Camila Josefina Cabreira Ferreira, mãe do 4º visconde de Oleiros. O senhor disse que ele teve três filhos de outro relacionamento e que é neto de um desses filhos, portanto, bisneto do 4º visconde e trineto de D. Camila Josefina. Poderia dizer-me os nomes dos três filhos e da mãe deles, onde nasceram e, se possível, em que datas. Agradeço se puder escrever-me diretamente para o meu e-mail: dmottabb arroba hotmail ponto com . Estou a terminar um trabalho genealógico iniciado no Algarve e, caso lhe interesse, tenho várias gerações anteriores a D. Camila.
Com os meus melhores cumprimentos,
Dalmiro da Motta Buys de Barros

Resposta

Link directo:

5° Visconde de Oleiros

#390993 | DalBuys | 12 abr 2018 15:12 | Em resposta a: #247062

Caro Sr. Samuel de Castro,
O 4º visconde de Oleiros casou-se em Oleiros, em 14 de junho de 1938, com D. Adelaide da Conceição Valentim, º Oleiros 07.04.1894 e lá + 01 de janeiro de 1962, segundo informação deste sítio, www.geneall.net.
Melhores cumprimentos,
Dalmiro da Motta Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

5° Visconde de Oleiros

#391001 | Samuel C O Castro | 12 abr 2018 17:24 | Em resposta a: #390993

Prezado Dalmiro,

Muito obrigado pelas informações. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 22:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen